Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

A Arte contemporanea é uma farsa

• Por favor inicie sessão para responder
86 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 ricardoA

ricardoA

• Membro
  • Registo: 25/02/2011

Publicado 17 Janeiro 2014 - 20:20

Arte normalmente refere-se a um conjunto de atividades que têm como objeto a produção de peças sem qualquer utilidade funcional pratica para além da descrição ou representação de um pensamento ou ideia. Vulgo, peças de arte.

É muito simples de perceber.

Gosto de pensar que pode, não necessariamente, ter outros propósitos, neste caso o de protestar, sensibilizar, chocar, alertar, criticar, etc...

Anúncios

Partilhar Post #22 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 17 Janeiro 2014 - 20:59

Pois, mas foi devido a movimentos com esse tipo de pretensões dos artistas que na minha opinião a arte se perdeu um pouco. Isto é, começou-se a confundir Arte com protesto ou critica. Critica social, politica etc.

Isto é, uma pessoa pode olhar para uma peça como um protesto, mas isso é meramente um condicionamento do observador, não do autor.

Editado por nbplopes, 17 Janeiro 2014 - 21:06 .

Partilhar Post #23 pdro

pdro

• Membro
  • Registo: 23/08/2012

Publicado 17 Janeiro 2014 - 21:03

Mas essa é também uma das funções da Arte. a de questionar, experimentar, abordar, provocar....

Partilhar Post #24 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 17 Janeiro 2014 - 21:07

Uma das funções e uma das principais funções, como inerentemente forma de expressão.

Partilhar Post #25 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 17 Janeiro 2014 - 22:53

A única pretensão da boa arte é descrever. Basta olhar para os trabalhos dos maiores génio nessa atividade. É evidente que ao observar uma descrição varias coisas podem acontecer na mente do observador mas penso que tal pretensão esta longe dos o objetivos do autor quando o trabalho é bom.

A descrição da guerra civil espanhola, uma flor, um grito, a virgem, um parto, um corpo, a solidão, o passar do tempo, uma noite silenciosa e muitas outras coisas que se queira descrever. A descrição do autor sobre esta matérias pode provocar  muita coisa ao observador, mas duvido que pensem nisso.

Agora quando o autor pretende mais que isso, pretende condicionar o observador, provoca-lo, leva-lo a questionar e depois ... sai isto: -

Editado por nbplopes, 17 Janeiro 2014 - 23:25 .

Partilhar Post #26 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 20 Janeiro 2014 - 01:33

Dois pontos

Sobre o artigo. Arte para ser Arte tem de ser reconhecida por Instituições, logo círculos fechados... Ser uma farsa é uma falsa questão. Então DaVinci também é arte que é farsa porque é reconhecido por Instituições.

A arte como protesto muitas vezes vem de um aproveitamento do que o artista faz. Dou um exemplo excelente e extremo para se perceber. Os Homens da Luta só estavam a fazer umas piadas a gozar até com os movimentos de 74. Entretanto já estavam a liderar manifestações. Tiveram de sair de cena para não se prejudicarem enquanto artistas que querem ser mais do que aproveitados...

Partilhar Post #27 dmarquizz

dmarquizz

• Membro
  • Registo: 10/03/2010

Publicado 20 Janeiro 2014 - 10:31

1545982_453015178159815_2109307422_n.jpg

Partilhar Post #28 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 10:56

muito bom! :)

direto ao assunto

Partilhar Post #29 agomes

agomes

• Membro
  • Registo: 21/08/2007

Publicado 20 Janeiro 2014 - 11:51

@ dmarquizz

E podes concluir daí que todos os rissóis, hoje em dia, são uma farsa?

Editado por agomes, 20 Janeiro 2014 - 12:00 .

Partilhar Post #30 psilocibo

psilocibo

• Membro
  • Registo: 16/09/2011
    • Local: Almada

Publicado 20 Janeiro 2014 - 12:24

a arte hoje em dia parece que perdeu as amarras e as poucas referencias que lhe sustentavem alguma sanidade mental...parece que vive unica e exclusivamente de chocar quem vê e está sempre a tentar superar-se nesse aspecto...artistas a mijar numa performance , uma palma de ouro para um filme de uma miuda à descoberta da sua orientação sexual com cenas de sexo explicitas, os filmes do Lars von Trier que parece ter prazer em chatear quem vê, fotos de de cactos numa parede num concurso de fotografia do BES...um gajo hoje em dia para encontrar um meio termo nesta porcaria toda com que é bombardeado não é facil.

Editado por psilocibo, 20 Janeiro 2014 - 12:25 .

Partilhar Post #31 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 20 Janeiro 2014 - 13:21

Também se pode ir por outro lado, e mantendo-nos na metáfora gastronómica, porque não pegar num simples e banal rissol e torná-lo em algo extraordinário para o palato?  :)

Partilhar Post #32 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 13:42

a arte hoje em dia parece que perdeu as amarras e as poucas referencias que lhe sustentavem alguma sanidade mental...parece que vive unica e exclusivamente de chocar quem vê e está sempre a tentar superar-se nesse aspecto...artistas a mijar numa performance , uma palma de ouro para um filme de uma miuda à descoberta da sua orientação sexual com cenas de sexo explicitas, os filmes do Lars von Trier que parece ter prazer em chatear quem vê, fotos de de cactos numa parede num concurso de fotografia do BES...um gajo hoje em dia para encontrar um meio termo nesta porcaria toda com que é bombardeado não é facil.

E estes senhores dirigem tanta coisa? Isto devia abrir o jornal da TVI... Faz sentido...

Partilhar Post #33 ricardoA

ricardoA

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 14:11

Antes gajos a mijar em jornais, que pessoal a pintar taças de fruta. 

Acho que, pelo menos às vezes, a arte deve mesmo ter essa função de chocar. No entanto, chocar só por chocar tem de ser muito bem conseguido para fazer faz sentido. Não me choca nem um bocadinho ver gajos a defecar num jornal, é fácil entender a crítica inerente.

Uma pessoa lê um Naked Lunch do William S Burroughs e pensa, "porra isto não faz sentido nenhum, é nojeira gratuita; que porcaria", no entanto é um dos livros mais importantes duma época em que os valores tradicionais dos USA estavam a ir por água abaixo, e o próprio mundo depois de levar com duas bombas atómicas nos cornos já não via salvação nem em deus nem na ciência, daí o livro representar uma total amoralidade, mais do que um niilismo, é uma ousada inversão, ou ausência total, dos valores/realidade que até então se tinham como padrão. E quem diz este, diz os poemas do Allen Ginsberg que se calhar não são "bonitos", mas ficaram para a história e são estudados em faculdades por esse mundo fora, porque na altura chocaram e disseram o que os gajos que se limitavam a "descrever", e falar de coisas bonitas não diziam. 

http://www.youtube.c...h?v=eGWu_dC0z0U

http://www.youtube.c...h?v=9v-ANXLaViw

Editado por ricardoA, 20 Janeiro 2014 - 15:41 .

Partilhar Post #34 ricardoA

ricardoA

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 14:47

Vou-me contradizer, mas que se f.....

'Artistas' são, geralmente, os que se estão a cagar para a fama/fortunas/beber cocktails com sobrinhas com modelos, e círculos de sorrisos amarelos, claro que há uns que fogem a regra. 

Sinceramente, nem sei se o que o Ansel Adams fazia era arte ou não. Muitos dirão que não, muitos dirão até que a fotografia não é nem nunca vai ser arte. Eu digo, "O que é que isso interessa?". Artista é um gajo que sacrifica uma parte da sua vida pela sua 'arte', seja escrever romances, pintar quadros ou ir à pesca, e se isso dá mais ou menos valor ao seu trabalho já parte de cada um de nós.

Há quem defenda que para se apreciar uma peça d'arte como deve de ser devemos deixar de parte TUDO o que sabemos sobre o autor. Não sei se concordo com isso ou não, mas que se ganhou o hábito de glorificar o artista ganhou. Ora o grave aqui é o valorizar da obra ás vezes quase que exclusivamente em função dessa glorificação do artista, e um caso flagrante é Vivian Maier. As fotos são porreiras? São; mas naquela altura já havia dezenas de fotógrafos a fazer o que ela fez dez vezes melhor. A Vivian Maier não era diferente de algumas pessoas deste forum: tinha uma rotina fotográfica que guardava só para ela. Mas agora surgem pessoas a fazer-lhe biografias, e documentários com música de elevador de fundo, e coiso e tal como se a mulher fosse uma espécie de ser superior. Querem colocá-la num patamar ao qual ela provavelmente se negou. Não, era uma pessoa como nós todos. Artista pode ser qualquer um, seja erudito ou analfabeto. 

http://www.youtube.c...h?v=wWxmv4iT3TI

Editado por ricardoA, 20 Janeiro 2014 - 15:20 .

Partilhar Post #35 ricardoA

ricardoA

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 14:54

A arte como protesto muitas vezes vem de um aproveitamento do que o artista faz. Dou um exemplo excelente e extremo para se perceber. Os Homens da Luta só estavam a fazer umas piadas a gozar até com os movimentos de 74. Entretanto já estavam a liderar manifestações. Tiveram de sair de cena para não se prejudicarem enquanto artistas que querem ser mais do que aproveitados...

Mas desde quando é que esses gajos são artistas ou é arte o que eles fazem? Eu acho-lhes piada, e gosto do que eles fazem, mas dizer que aquilo é arte é a mesma coisa que dizer que o castelo de são jorge é uma galinha. Eles fazem, humor/entretenimento mais ou menos de intervenção. 

Criou-se o hábito de chamar artista a tudo o que aparece na televisão, desde o Toy à Júlia Pinheiro. 

Editado por ricardoA, 20 Janeiro 2014 - 14:57 .

Partilhar Post #36 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 17:08

Mau... Teatro/Representação não é arte Ricardo?

Partilhar Post #37 ricardoA

ricardoA

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 19:15

Claro que pode ser. 

Partilhar Post #38 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 19:25

Então lá está. Arte como forma de protesto é sempre difícil de classificar. E fazer xixi em cima de jornais não é arte. É como dizia o colega, procura chocar... Uau... Assim é fácil fazer arte...

Partilhar Post #39 ricardoA

ricardoA

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 19:29

E fazer xixi em cima de jornais não é arte. É como dizia o colega, procura chocar... Uau... Assim é fácil fazer arte...

Talvez não seja, mas também não me parece ser o ponto mais importante. Não leves a mal, não quero parecer arrogante, mas sinceramente ja me estou a cagar para o que é ou deixa de ser arte. Vejo as coisas, se me disserem alguma coisa, se me parecer que foram feitas com honestidade e humildade qb, chega-me. Mas eu não sei nada, sou um "puto" de 24 anos; só posso esperar que com o tempo as coisa comecem a fazer mais sentido na minha cabeça. Só não tenho paciência para 'artistas' pretensiosos e vedetas. 

Editado por ricardoA, 20 Janeiro 2014 - 19:32 .

Partilhar Post #40 pdro

pdro

• Membro
  • Registo: 23/08/2012

Publicado 20 Janeiro 2014 - 19:32

penso que ninguém recusa que a Literatura também é arte. e a literatura científica? também o é? :hmm: