Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Ajuda para entrar no mundo VINTAGE !

• Por favor inicie sessão para responder
83 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #81 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro
  • Registo: 07/06/2008

Publicado 05 Fevereiro 2014 - 22:21

Pensava que tinha respondido.. estranho!

Sim, dá. As "Eos Digitais" têm o mesmo mount.

Thanks men ;) 

Anúncios

Partilhar Post #82 galifao

galifao

• Membro
  • Registo: 03/03/2009
    • Local: Almeirim

Publicado 10 Fevereiro 2014 - 20:49

Como ja tens Canon é um pouco mais complicado. Se tivesses Nikon a tarefa era mais facil, as objectivas da analogica servem na digital, e sem adaptadores, quanto muito perdes o autofocus em caso de lentes af antigas, e, isso apenas nas cameras digitais mais baratuchas.

Partilhar Post #83 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro
  • Registo: 09/01/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 11 Fevereiro 2014 - 13:15

^Então estás a dizer que máquinas Nikon com motor de focagem conseguem fazer autofoco em lentes sem capacidade de auto-foco? :hmm:

Partilhar Post #84 Picacuca

Picacuca

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 14 Abril 2014 - 14:11

Entendi Resteves.

Então seria melhor comprar uma das lentes que tu referis-te no post acima e comprar o adpatador M42. Certo?

Atenção com os adaptadores, porque muitas vezes a câmara pode perder o foco pelo facto das objectivas serem acopladas a distâncias diferentes relativamente ao plano focal...

Se apenas queres a experiência de focar manualmente e nada mais, dou-te um conselho muito prático: desliga o AutoFocus. Simples, mais prático que isto, não conheço! :-)

Mas, se queres realmente comprar uma objectiva manual, então tens que ter em atenção que, nem todos os adaptadores servem, e por outro lado, não há adaptadores para todas as objectivas. Pelo que percebi, usas Canon, não? Então cá vão umas dicas...

Pela pouca experiência que tenho numa tentativa que fiz de adaptar umas lentes antigas da Canon que aqui tenho, posso dar-te umas dicas: esquece as lentes mais antigas da Canon, refiro-me àquelas que têm uma baioneta accionada por um anel.

Não sei se sabes (e se não sabias, ficas a saber), que a Canon mudou de baioneta ainda na fase da fotografia analógica. De modo que, as ultimas objectivas dessa fase, servem perfeitamente nas câmaras digitais. Mas já são objectivas AF...

Para as objectivas mais antigas (as tais em que a baioneta é accionada por um anel), é preciso um adaptador com uma lente, que é caro e mesmo assim, nem todos funcionam bem. Com alguns desses adaptadores, a máquina pura e simplesmente nem dispara. São as maravilhas da electrónica e da informática, aplicadas à fotografia... :-)

Tens no entanto uma saída: lentes da Nikon. As lentes AF vintage da Nikon, normalmente têm uma boa área para colocar a mão e fazer foco manual, portanto, quase nem te apercebes que estás a trabalhar com uma lente AF. Por outro lado, sei que existem bons adaptadores Nikon-Canon. Perdes o AF (mas também não o querias), e com alguns desses adaptadores, mantens a informação de quando a lente está a focar em algum ponto (aquela bolinha verde que aparece normalmente na parte superior direita do visor).

Posto isto, aconselho-te a ires ao mapa: http://www.sixhat.ne...erial-em-2a-mao

PS: e o que eu aconselho mesmo... Se queres entrar na "máquina do tempo" e fazer uma viagem ao passado, acho muito bem, mas o meu conselho é que entres mesmo, não ponhas somente a ponta do dedo do pé, para avaliar a temperatura. Isso não funciona, só vais gastar dinheiro e ficas sempre meio preso entre dois mundos, sem experienciar nenhum deles como devias.

Não estou com isto a aconselhar que abandones o digital e te dediques inteiramente ao analógico (até porque poderás sempre tirar partido do melhor desses dois mundos) mas apenas que, sem experimentares mergulhar em todo o processo, do início ao fim... Sem perderes o medo de errar, estragar definitivamente uma imagem, e voltar a tentar, aprendendo com esse erro, nunca vais saber o que é o processo analógico.

Por isso, estou como outros que já te aconselharam: compra uma analógica, vê uns vídeos no youtube, consulta uns fóruns, gasta uns rolos, faz os teus disparates, e aprende. Isso sim, é que dá gozo! :-)

Não entres a medo, mergulha! E depois disso, se precisares de mais dicas, dispõe. E boa sorte. :th_up:

Picacuca