Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Ajuda para entrar no mundo VINTAGE !

• Por favor inicie sessão para responder
83 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 psilocibo

psilocibo

• Membro
  • Registo: 16/09/2011
    • Local: Almada

Publicado 17 Janeiro 2014 - 09:46

Na percebo, querem look analogico ao fotografar em digital? Entao fotografem em analogico...

Lentes manuais ( as tais que chamas vintage...) não te dão um look vintage.

bom...qual é o problema em aliar os beneficios do digital (versatil, funcional,pratico,...) a um "look" mais analogico e menos "esteril" dos dias de hoje? A VSCO tem filtros excelentes e há montes de pessoal a usar com excelentes resultados. Por outro lado há lentes manuais, que por diversas razões, têm uma assinatura propria que é dificil de reproduzir alem de que custam uma fracção do preço do monte de plastico que é vendido hoje

Anúncios

Partilhar Post #42 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro
  • Registo: 09/01/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 17 Janeiro 2014 - 10:53

^a minha questão é que focagem manual em maquinas digitais, cujo ecrã de focagem não está minimamente preparado para ajudar à focagem não é nada pratico. O que nos dias de hoje é das poucas coisas que ainda vejo como positivas no digital.

No que diz respeito a equipamento, o analógico é como o digital, existem maquinas e lentes para todos os bolsos.

Eu em 35mm prefiro rangefinders, se bem que o que uso mais acaba mesmo por ser apenas medio formato e uma Olympus XA pequena no bolso.

IT Partilhar Post #43 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro
  • Registo: 07/06/2008

Publicado 17 Janeiro 2014 - 16:18

Entao agora podem-me explicar isso do médio formato e rangefinders etc etc? :)

Partilhar Post #44 Ruinog

Ruinog

• Banido
  • Registo: 17/12/2013
    • Honni soit qui mal y pense

Publicado 17 Janeiro 2014 - 23:29

Entao agora podem-me explicar isso do médio formato e rangefinders etc etc? :)

Então não eras tu que não tinhas "guito" para comprar um corpo antigo, tipo Nikon FM ou similar, e vens agora perguntar coisas em relação a material muitas vezes mais caro? Sabes quanto custa uma Leica M4, por exemplo? Ou uma Hasselblad? Esquece...

Partilhar Post #45 ricardoA

ricardoA

• Membro
  • Registo: 25/02/2011

Publicado 17 Janeiro 2014 - 23:39

O rapaz só pediu para lhe explicarem. O formato tem a ver com o tamanho do filme: 35mm é o formato 'normal', depois tens o médio-formato que geralmente sãos os 120mm (rolos ligeiramente mais largos), e depois o grande-formato. Mas por enquanto fica-te pelos 35mm. 

35mm-film.jpg

120film.JPG

E isto e uma camara de grande formato, que não usa rolos. Tiras uma foto de cada vez numa 'folha' negativo. 

tachihara_4495.jpg

Editado por ricardoA, 17 Janeiro 2014 - 23:53 .

IT Partilhar Post #46 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 18 Janeiro 2014 - 01:41

Então não eras tu que não tinhas "guito" para comprar um corpo antigo, tipo Nikon FM ou similar, e vens agora perguntar coisas em relação a material muitas vezes mais caro? Sabes quanto custa uma Leica M4, por exemplo? Ou uma Hasselblad? Esquece...

Vai-me desculpar, mas eu disse que ia comprar? O saber nao ocupa lugar!

IT Partilhar Post #47 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 18 Janeiro 2014 - 01:43

O rapaz só pediu para lhe explicarem. O formato tem a ver com o tamanho do filme: 35mm é o formato 'normal', depois tens o médio-formato que geralmente sãos os 120mm (rolos ligeiramente mais largos), e depois o grande-formato. Mas por enquanto fica-te pelos 35mm. 

http://www.guidetofilmphotography.com/ph...

http://www.danmassey.co.uk/theoryimages/...

E isto e uma camara de grande formato, que não usa rolos. Tiras uma foto de cada vez numa 'folha' negativo. 

http://www.kenrockwell.com/tech/images/t...

Mas isso vai interferir na qualidade ou apenas no tamanho que possivelmente iremos revelar?

Partilhar Post #48 ricardoA

ricardoA

• Membro

Publicado 18 Janeiro 2014 - 01:56

Vai interferir e não é pouco, mas não te preocupes com isso ao início. Todos os formatos têm o seu propósito, e em todos eles consegues imagens com excelente qualidade. 

Dá uma vista d'olhos neste canal, aprenderás muito: http://www.youtube.c...tography/videos

Editado por ricardoA, 18 Janeiro 2014 - 02:00 .

IT Partilhar Post #49 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 18 Janeiro 2014 - 10:28

Vai interferir e não é pouco, mas não te preocupes com isso ao início. Todos os formatos têm o seu propósito, e em todos eles consegues imagens com excelente qualidade. 

Dá uma vista d'olhos neste canal, aprenderás muito: http://www.youtube.c...tography/videos

Sim, só estou a fazer perguntas para sabes o que consiste os termos :)

Obrigada pela ajuda! Vou dar uma vista de olhos

IT Partilhar Post #50 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 18 Janeiro 2014 - 12:35

Já agora, aqui em Dublin tem muitas casas de antiguidades. Acham que vale a pena ver os preços lá? Como se consegue ver se está em bom estado?

Obrigado

Partilhar Post #51 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 18 Janeiro 2014 - 12:48

Vale bem a pena. Mas tenta verificar o estado das coisas.

IT Partilhar Post #52 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 18 Janeiro 2014 - 13:09

Vale bem a pena. Mas tenta verificar o estado das coisas.

Alguma técnica para o fazer? :)

Partilhar Post #53 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 18 Janeiro 2014 - 15:52

sujidade nas lentes por dentro das memas igual a não interessa :)

Partilhar Post #54 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 18 Janeiro 2014 - 16:42

Para as lentes ver o pó e fungus nas lentes, folgas ou rigidez em demasia no anel de foco, confirmar que o diafragma abre e fecha bem, sem estar peganhento.

Nas máquinas ver se a parte da pilha não está enferrujada ou teve pilhas com derrames, se o visor está claro e nítido, se o obturador funciona, etc.

Mas o melhor é procurar no youtube, há vídeos a exemplificar como detectar os problemas mais comuns

IT Partilhar Post #55 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 18 Janeiro 2014 - 17:46

Boa. Obrigado pela ajuda :) vou pesquisar mais!  :)  ;)

Partilhar Post #56 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 12:25

E a area do negativo está proporcionalmente relacionado com a definição e qualidade geral da foto final. 

Pensa assim, quanto maior o negativo, menos terá que ser ampliado e maior informação fica gravada no negativo.

Um negativo de 120, em frames 6x6, com 5,6cm x 5,6cm apresenta-te uma area de 31,36cm2.

Usando filme de 35mm, as dimensões diminuem para 3,6cmx2,4cm, tendo a area total 8,64cm2

Ou seja, com filme de 120 tens uma area cerca de 4 vezes maior. Terás muito mais detalhe.

A questão é que as máquinas de médio formato, para além de pesadas e normalmente maiores que a tipica e comum SLR, são também mais caras.

Por exemplo, se calhar encontras uma boa SLR como uma Pentax k1000 ai por 50€ com uma lente 50mm, no entanto um conjunto de médio formato pode facilmente levar-te para os 300/400€ por uma Bronica, ou facilmente chegar aos 800€ ou mais por um conjunto Hasselblad.

Editado por Gonçalo-Rodrigues, 20 Janeiro 2014 - 12:30 .

IT Partilhar Post #57 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 16:06

E a area do negativo está proporcionalmente relacionado com a definição e qualidade geral da foto final. 

Pensa assim, quanto maior o negativo, menos terá que ser ampliado e maior informação fica gravada no negativo.

Um negativo de 120, em frames 6x6, com 5,6cm x 5,6cm apresenta-te uma area de 31,36cm2.

Usando filme de 35mm, as dimensões diminuem para 3,6cmx2,4cm, tendo a area total 8,64cm2

Ou seja, com filme de 120 tens uma area cerca de 4 vezes maior. Terás muito mais detalhe.

A questão é que as máquinas de médio formato, para além de pesadas e normalmente maiores que a tipica e comum SLR, são também mais caras.

Por exemplo, se calhar encontras uma boa SLR como uma Pentax k1000 ai por 50€ com uma lente 50mm, no entanto um conjunto de médio formato pode facilmente levar-te para os 300/400€ por uma Bronica, ou facilmente chegar aos 800€ ou mais por um conjunto Hasselblad.

Entendi perfeitamente. Exato a qualidade sempre se paga. Mas para ver se me adapto vou entrar nos 35mm primeiro e experimentar a sensação :)

IT Partilhar Post #58 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 16:35

Então entre 50 a 60€ o que me incentivam?

Eu nao pesco nada de qualidade, etc, etc 

Sabem onde posso comprar depois os rolos? Onde digitalizar? Etc etc

Partilhar Post #59 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 18:22

Máquinas com mount m42 são sempre porreiras porque arranjar toneladas de boas lentes a custos baixos.

A Practika super TL 2 arranjas por 20/30€ já com lente 50mm:

http://www.ebay.es/i...=item3f2ecdd51f

Neste exemplo, o conjunto fica-te em 17,5€ + portes por uma SLR.

Podendo gastar um pouco mais, tens a Pentax Spotmatic que tem uma construção bem melhor ( 30/40€ pela maquina).

No que diz respeito a rangefinders, tens imensas Kievs como a Kiev 4 por 50/60€ já com lente. Uma camera brutal para o preço que tem, a lente é uma cópia da zeiss 50 f2 e só posso dizer maravilhas sobre esta Kiev.

Mas tens imensa coisa boa e barata, Practikas, Pentax, Yashicas etc.

O site máquinas de outros tempos tem por norma uma grande variedade.

A nivel de rolos e revelação podes encontrar tudo isso na colorfoto, Jvalles e mais lojas.

Aproveita e visita o forum nacioal de fotografia analógica, podes aprender imenso com o pessoal e tópicos existentes!

Editado por Gonçalo-Rodrigues, 20 Janeiro 2014 - 18:25 .

Partilhar Post #60 ricardoA

ricardoA

• Membro

Publicado 20 Janeiro 2014 - 19:19

Eu tenho uma Praktica MTL5 que me custou cerca de 6£ sem lente. Só fiz dois rolos com ela porque estava cheia de light leaks e o avanço do filme também não estava bom. 

Depois arranjei uma Pentax ME SUPER de que gosto muito. Consegues arranjar uma com lente por qualquer coisa entre os 40€(com sorte) e os 80€. Já é uma camara muito capaz: tens modo full-manual, prioridade à abertura, e um shutter speed máximo de 1/2000 que dá jeito. Recomendo esta camara a qualquer pessoa que se queira iniciar, ou reiniciar no analógico. 

Recentemente fiz um investimento maior e comprei uma Contax G1 + Carl Zeiss 45mm F2, que é um brinquedo que estou a adorar. É relativamente rápida a focar, pequena quanto baste, e, acima de tudo, tem uma lente magnífica. Ainda estou em fase de testes, mas estou a gostar muito dela. 

Editado por ricardoA, 20 Janeiro 2014 - 19:24 .