Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Ajuda para entrar no mundo VINTAGE !

• Por favor inicie sessão para responder
83 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #21 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro
  • Registo: 07/06/2008

Publicado 13 Janeiro 2014 - 06:15

Aconselho que compres uma máquina fotográfica de filme. Olha, qualquer coisa como uma Nikon FM ou FE ou uma Pentax K1000 ou MX. Deves conseguir algo em bom estado por cerca de €200. Depois investes numa boa 50 mm. Das antigas, claro e de preferência F/2 ou f/1.8 que são mais baratas e melhores dos que as mais luminosas. De seguida usas Ilford HP5. Aprendes a revelar a película (é bastante fácil) Depois o mais difícil é arranjar um scanner de jeito. Sem gastar muito vai para os scanners da Epson que digitalizam película. Vais ver que gozas imenso e que não gastas em tudo mais do que uns €700 a 800.

Obrigada pela dica. Mas esse dinheiro para já não posso gastá-lo só nesse ramo.

Mas vou andar de olho. Onde aconcelhas a comprar?

Anúncios

IT Partilhar Post #22 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 13 Janeiro 2014 - 06:16

Soluções "práticas" das duas uma:

- Ou adquires mesmo uma maquina analógica e fotografas com filme de média/alta sensibilidade.

- No digital, apostas na pós-edição. Existem filtros que dão aspecto "vintage", e dá para ajustar o nivel de ruido. Os mais puristas vão dizer que não é a mesma coisa, mas desenrasca bem. Nem precisas de lentes.

Paulo, que filtros são esses?

Pode parecer estupida a pergunta, mas como se pode ver a diferença entre média/alta sensibilidade e baixa?

Partilhar Post #23 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 13 Janeiro 2014 - 09:43

Eu tenho alguns,que não são mais que umas actions para o photshop ( se me lembrar, logo meto na dropbox e envio-te o link ).

Aliás, se pesquisares "vintage camera raw" tens alguns videos para transformação logo no ficheiro RAW, que por ventura podem ser aplicados no DPP da Canon.

Em relação à sensibilidade, e que os mais experientes me corrijam, tens filmes de baixa sensibilidade ( menos de 100 ), média sensibilidade até 400 e depois mais de 400 é de alta sensibilidade.

IT Partilhar Post #24 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 13 Janeiro 2014 - 16:24

Eu tenho alguns,que não são mais que umas actions para o photshop ( se me lembrar, logo meto na dropbox e envio-te o link ).

Aliás, se pesquisares "vintage camera raw" tens alguns videos para transformação logo no ficheiro RAW, que por ventura podem ser aplicados no DPP da Canon.

Em relação à sensibilidade, e que os mais experientes me corrijam, tens filmes de baixa sensibilidade ( menos de 100 ), média sensibilidade até 400 e depois mais de 400 é de alta sensibilidade.

Outra questão de burro:

Sensibilidade vai significar qualidade?

Partilhar Post #25 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 13 Janeiro 2014 - 23:33

Sensibilidade = ISO 

Exemplo: ISO 100, 200, etc

Consoante a luz disponivel terás que usar um filme com menor/maior sensibilidade. Um ISO maior, tal como no digital, adciona mais ruido.

Editado por Paulo M. F. Pires, 13 Janeiro 2014 - 23:37 .

Partilhar Post #26 ricardoA

ricardoA

• Membro
  • Registo: 25/02/2011

Publicado 13 Janeiro 2014 - 23:59

Uso uma smc-pentax-a 50mm f1.7 (40€ mais coisa menos coisa) com um adaptador para Canon EOS (7€) numa 60D e posso-te dizer que gosto bastante dos resultados, tanto que vendi a minha canon 50mm f1.8.

Agora, se queres ter o feeling do analógico, arranja mas é uma câmara analógica. Arranjas uma Pentax, Nikon, Minolta, qualquer coisa com uma 50mm por 60/80€, ou mais barato até. Podes comprar filme à we-love-film, ou mandar vir da fotor3 que te fica bem barato. Recomendo o Rollei RPX 400 (ou Kentemere 400, que é exatamente a mesma coisa mas mais barato).Podes ver alguns resultados com esse filme aqui, http://thehibernacul...rollei-rpx-400/

Se quiseres uma compacta, as olympus mju (principalmente a mju II) e as XA são muito boas.

Editado por ricardoA, 14 Janeiro 2014 - 00:04 .

Partilhar Post #27 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 14 Janeiro 2014 - 22:36

Eu diria para comprares antes um livro...
Algo perto do "Introdução á fotografia"...

Não vais ter ruído por ter uma lente analógica. 
Se queres ter uma imagem com aspecto analógico com a tua máquina, aprende a usar photoshop ou similares. Com a lente que tens já vais conseguir ter esse efeito.

Se queres ter uma imagem realmente analógica, compra algo como a canon eos300. Assim as lentes da analógica vão servir também para a digital. Mas depois pensa como vais fazer para ver as imagens... 

Partilhar Post #28 Ruinog

Ruinog

• Banido
  • Registo: 17/12/2013
    • Honni soit qui mal y pense

Publicado 15 Janeiro 2014 - 16:55

Eu diria para comprares antes um livro...
Algo perto do "Introdução á fotografia"...

Não vais ter ruído por ter uma lente analógica. 
Se queres ter uma imagem com aspecto analógico com a tua máquina, aprende a usar photoshop ou similares. Com a lente que tens já vais conseguir ter esse efeito.

Se queres ter uma imagem realmente analógica, compra algo como a canon eos300. Assim as lentes da analógica vão servir também para a digital. Mas depois pensa como vais fazer para ver as imagens... 

X1

Partilhar Post #29 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 15 Janeiro 2014 - 22:15

Como é que um user com tantos posts nunca se interessou pelo analógico? :)

Só uma dúvida ;)

IT Partilhar Post #30 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 15 Janeiro 2014 - 22:30

Como é que um user com tantos posts nunca se interessou pelo analógico? :)

Só uma dúvida ;)

INTERESSAR INTERESSEI-ME :)

faltou é dourados €€€€€€€€ :)

Partilhar Post #31 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 15 Janeiro 2014 - 22:34

Com 20, 40e compras uma reflex. Tira uns rolos e percebe os processos. Vais gostar :)

Partilhar Post #32 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 15 Janeiro 2014 - 22:41

Rafael, sei que estou em minoria, mas se queres experimentar uma lente de foco manual, compra só a lente. Mais tarde se quiseres ir para analoógico, compra uma máquina compatível com a tua lente.

Se te fores meter nisto tudo agora vais gastar montes de dinheiro em equipamento, rolos, relevações, digitalizações, etc. E no fim podes não te adaptar sequer a uma focagem manual.

A sugestão do deim (a do livro) é boa, mas tens informação na net que chegue para a iniciação. O livro concentrará a informação é verdade.

Partilhar Post #33 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro
  • Registo: 09/01/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 16 Janeiro 2014 - 13:38

Na percebo, querem look analogico ao fotografar em digital? Entao fotografem em analogico...

Lentes manuais ( as tais que chamas vintage...) não te dão um look vintage.

Analogico não te dá ruido, dá-te sim grão em rolos de maior sensibilidade.

Outra coisa, focar lentes manuais em máquinas digitais como a 450D não é sequer prático a meu ver.

Esse tipo de máquinas não têm um screen que facilite a focagem manual, o mais provavel mesmo é ficares como fotos desfocadas.

Desfocado é bem diferente de "vintage".

Uma máquina analogica não custa balurdios..

Uma Praktica 5mtl com encaixe m42 e ja com lente arranja-se por 20€ ou menos. Aí sim tens não só o look que queres como  experiencia diferente de usar material manual e realmente analogico.

Editado por Gonçalo-Rodrigues, 16 Janeiro 2014 - 13:40 .

Partilhar Post #34 Ruinog

Ruinog

• Banido
  • Registo: 17/12/2013
    • Honni soit qui mal y pense

Publicado 16 Janeiro 2014 - 15:47

Na percebo, querem look analogico ao fotografar em digital? Entao fotografem em analogico...

Outra coisa, focar lentes manuais em máquinas digitais como a 450D não é sequer prático a meu ver.

Esse tipo de máquinas não têm um screen que facilite a focagem manual, o mais provavel mesmo é ficares como fotos desfocadas.

Uma Praktica 5mtl com encaixe m42 e ja com lente arranja-se por 20€ ou menos. Aí sim tens não só o look que queres como  experiencia diferente de usar material manual e realmente analogico.

Tens toda a razão! X1

IT Partilhar Post #35 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 16 Janeiro 2014 - 16:16

Rafael, sei que estou em minoria, mas se queres experimentar uma lente de foco manual, compra só a lente. Mais tarde se quiseres ir para analoógico, compra uma máquina compatível com a tua lente.

Se te fores meter nisto tudo agora vais gastar montes de dinheiro em equipamento, rolos, relevações, digitalizações, etc. E no fim podes não te adaptar sequer a uma focagem manual.

A sugestão do deim (a do livro) é boa, mas tens informação na net que chegue para a iniciação. O livro concentrará a informação é verdade.

Eu realmente quero viver essa experiência. Mas também não me quero atirar de cabeça, quero realmente perceber como funciona.

Goncalo, já me explicaram isso e já entendi. Eu sei que quem percebe "bastante" é dicifil conter a raiva com respeito à ignorância dos outros. Sim admito que sou um ignorante neste aspecto. Estou aqui para a aprender porque aprendi a fazer perguntas e não me calar até entender, não olhando para o que muitos possam pensar. Não sei, quero saber. Pronto é isso.

A questão do "vintage" já entendi.  Essa Praktica 5mtl que falas-te consegue-se bons resultados ou vale a pena investir mais um pouco?

Obrigado ;)

Partilhar Post #36 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro
  • Registo: 09/01/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 16 Janeiro 2014 - 16:58

enquanto máquina é suficiente, tens depois a vantagem do mount, o m42 tem centenas de lentes disponiveis a bons preços.

A investir mais só se for em melhor vidro mesmo, ou então noutro corpo com melhor construção, ou rangefinder se preferires ao invés das SLRs

Partilhar Post #37 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 16 Janeiro 2014 - 17:14

Rafael, mas não te esqueças dos custos adicionais que o resteves referiu atrás, aos quais se pode acrescentar o armazenamento dos negativos em condições, etc, e foi por essa razão que vendi parte e a melhor parte do meu material analógico. :pout:

Mas uma coisa baratinha só para experimentar e aqui concordo que a experimentar seja mesmo em analógico, também não será por isso que ficarás mais pobre. :)

IT Partilhar Post #38 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 16 Janeiro 2014 - 17:49

enquanto máquina é suficiente, tens depois a vantagem do mount, o m42 tem centenas de lentes disponiveis a bons preços.

A investir mais só se for em melhor vidro mesmo, ou então noutro corpo com melhor construção, ou rangefinder se preferires ao invés das SLRs

Entendi. Entao o que me aconcelhas neste momento?

Partilhar Post #39 Iloper

Iloper

• Membro

Publicado 16 Janeiro 2014 - 20:56

Nikon FG20 a 80e na Cashconverters de Alfragide. Depois de ter dito isto aqui amanhã já lá não está.. vai cedo :)

Partilhar Post #40 ricardoA

ricardoA

• Membro
  • Registo: 25/02/2011

Publicado 17 Janeiro 2014 - 00:41

Entendi. Entao o que me aconcelhas neste momento?

Bom preço e boa camara.

Se quiseres gastar menos ainda, arranjas uma pentax me super + lente por cerca de 60€. tenho uma e gosto dela.

Editado por ricardoA, 17 Janeiro 2014 - 00:42 .