Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Ajuda para entrar no mundo VINTAGE !

• Por favor inicie sessão para responder
83 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro
  • Registo: 07/06/2008

Publicado 12 Janeiro 2014 - 16:35

Boas Tardes a todos....

Eu sei que o digital é uma coisa espetacular e um avanço que vai ser sempre desejado.

Mas eu amo tanto aquele ruído da antiguidade. Parece-me que sempre desejamos o que é agora passado. Torna-lo presente, tornou-se o meu futuro ... heheh (a veia poetica esta fornecendo sangue ao cerebro mesmo neste momento).

Bem, eu sou um Às nessa matéria! Invertendo isso, é a realidade.

Quero entrar nesse mundo. Mas surgem-me muitas perguntas:

Que lente comprar? Que lentes eu sei que existem adapatadores para a minha canon 450D?
Como ver se tem qualidade, etc etc etc etc (3x)

Podem-me abrir os olhos neste campo?

Obrigado. Todas as informaçoes sao preciosas :)

Anúncios

Partilhar Post #2 Duarte Godinho

Duarte Godinho

• Membro
  • Registo: 09/07/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 12 Janeiro 2014 - 16:51

Se queres sair do mundo do digital porque não compras uma máquina analógica ? Não tem necessariamente que ser manual, mas se és fã do viver a fotografia, acho que ias gostar de perceber como funciona um fotometro, como se foca num bichinho de ferro com 20 ou 30 anos, etc etc etc (3x) ;)

O meu conselho: procura algo tipo analógica com uma lente 50mm f1.8. Hás-de encontrar algo. Agora depende de ti e para onde queres levar a máquina, se fizeres intenções de fotografar desporto com uma objectiva manual, mesmo na 450D, para além de um grande desafio, não te safas com o que acabei de te aconselhar :)

Boa sorte !  :foto:

IT Partilhar Post #3 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 12 Janeiro 2014 - 16:57

Para já quería-me concentrar com maquina digital, mas ter uma lente manual.

Nao acham melhor sentir primeiro o efeito e avançar para uma camara analogica, para perceber mais sobre impressao, etc?

Partilhar Post #4 Ruinog

Ruinog

• Banido
  • Registo: 17/12/2013
    • Honni soit qui mal y pense

Publicado 12 Janeiro 2014 - 18:01

Para já quería-me concentrar com maquina digital, mas ter uma lente manual.

Nao acham melhor sentir primeiro o efeito e avançar para uma camara analogica, para perceber mais sobre impressao, etc?

Não estás a perceber bem a questão. não há lentes digitais nem lentes analógicas! O que tens é fotografia por meios químicos - também dita analógica - e fotografia por meios digitais. Isso nada tem a ver com as objectivas, tem sim a ver com o meio foto sensível - filme ou sensor digital. Com a tua EOS 450D só podes fazer foto digital, qualquer que sejam as objectivas que lhe coloques.. Capisce?

Partilhar Post #5 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 12 Janeiro 2014 - 18:08

O mais barato é equacionares uma 50mm. Isto porque são as mais comuns e mais faceis de encontrares.

Ao nível dos encaixes um dos mais populares é o m42. E um adaptador m42 - EOS é baratinho (10-15 € no ebay). Mas existem muitos mais.

Há algumas 50mm baratas bastante populares, como a Carl Zeiss Jena 50mm f2.8 ou a Zuiko 50mm 1.8 (esta não é m42) ou mesmo a Helios 44 f2 (55mm). Depois tens outras não tão baratas, mas de melhor qualidade como as Takumar, as Zeiss sonar e planar, entre muitas, muitas outras.

Tens vários sites dedicados a reviews deste tipo de lentes (p.e. http://www.mflenses.com).

Por menos de 50€ consegues uma 50mm e um adaptador e começas a brincadeira. De notar que com a tua 450d só vais conseguir usar o modo manual ou prioridade de abertura com uma lente destas, mas é uma experiência bastante gratificante.

Aqui nos classificados tens algumas oportunidades porreiras. O OLX também é um sitio a procurar. Mas o ebay é onde terás a melhor oferta.

Tenta procurar uma objectiva sem fungos, com o anel de focos fluido e sem estar perro, com as laminas da abertura sem oleos e sem estarem presas e as lentes sem riscos ou outro tipo de danos. Lentes que não tenham multicoating (normalmente identificadas com MC) irão produzir mais aberrações que as lentes de hoje em dia.

Tudo isto é uma simplificação, porque isto é um universo bem grandinho e como muito mais do que eu conheço.

Boa sorte, na minha humilde opinião fazes bem, é bem divertido.

IT Partilhar Post #6 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 12 Janeiro 2014 - 20:18

Não estás a perceber bem a questão. não há lentes digitais nem lentes analógicas! O que tens é fotografia por meios químicos - também dita analógica - e fotografia por meios digitais. Isso nada tem a ver com as objectivas, tem sim a ver com o meio foto sensível - filme ou sensor digital. Com a tua EOS 450D só podes fazer foto digital, qualquer que sejam as objectivas que lhe coloques.. Capisce?

Eu percebi.

Eu apenas disse que era melhor para mim começar nesse mundo, nao com maquinas analogicas, mas com lentes manuais. 

Partilhar Post #7 Duarte Godinho

Duarte Godinho

• Membro
  • Registo: 09/07/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 12 Janeiro 2014 - 20:24

Eu percebi.

Eu apenas disse que era melhor para mim começar nesse mundo, nao com maquinas analogicas, mas com lentes manuais. 

e o que ganhas com isso ?

IT Partilhar Post #8 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 12 Janeiro 2014 - 20:39

Obrigado Resteves.

Boas dicas. Mas uma pergunta que deve ser estupida mas vou fazê-la.

Existe adaptador para todas as lentes?

IT Partilhar Post #9 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 12 Janeiro 2014 - 20:40

e o que ganhas com isso ?

Esqueça. obrigado pela sua ajuda. Mas quero ajuda mais pratica.

Partilhar Post #10 resteves

resteves

• Membro

Publicado 12 Janeiro 2014 - 21:09

Obrigado Resteves.

Boas dicas. Mas uma pergunta que deve ser estupida mas vou fazê-la.

Existe adaptador para todas as lentes?

Não sei se entendi bem a pergunta. Não existe um adaptador universal. O que precisas é um adaptador do tipo de encaixe X para o Y, ou seja do tipo de encaixe da lente que queres usar para o tipo de encaixe da tua máquina.

Por exemplo:

Para usar as minhas lentes de encaixe m42 na minha canon uso um adaptador do tipo m42 para EOS. Para usar as lentes Olympus na Canon uso um do tipo Olympus om para EOS. E assim sucessivamente.

Os adaptadores são reutilizaveis, podes ter apenas um para cada tipo de encaixe e usa-lo nas lentes que precisares.

Por outro lado não sei se existem adaptadores para todos os tipos de encaixe para EOS, acho que não. Mas existindo, o que tens de ter atenção é se permitem o foco no infinito ou não. P.e. para usares lentes Canon de encaixe FD (as lentes canon da era analogica), para conseguires obter foco no infinito precisas de um adaptador com elemento optico. Estes adaptadores, para além de caros, retiram qualidade optica.

No entanto tens vários tipos de encaixe que, para canon eos, apenas precisam de um adaptador mecanico (que "enrosca" de um lado do tipo da lente e do outro o tipo da máquina). Estes são baratos e funcionam muito bem. Os encaixes mais populares deste tipo são m42, Olympus OM, Contax/Yashica, entre outros.

Há adaptadores destes encaixes para EOS do "chinês" que são baratos e funcionam lindamente.

Partilhar Post #11 Ruinog

Ruinog

• Banido

Publicado 12 Janeiro 2014 - 21:27

Eu percebi.

Foste tu que escreveste isto?

"Mas eu amo tanto aquele ruído da antiguidade. Parece-me que sempre desejamos o que é agora passado. Torna-lo presente, tornou-se o meu futuro"

Então deves tirar as devidas conclusões.

Fotografares com uma máquina digital utilizando uma lente autofocus ou uma lente de focagem manual não te dá aquilo que tu dizes pretender. Quanto muito dá-te fotos...desfocadas!

IT Partilhar Post #12 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 12 Janeiro 2014 - 21:34

Entendi Resteves.

Então seria melhor comprar uma das lentes que tu referis-te no post acima e comprar o adpatador M42. Certo?

IT Partilhar Post #13 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 12 Janeiro 2014 - 21:37

Foste tu que escreveste isto?

"Mas eu amo tanto aquele ruído da antiguidade. Parece-me que sempre desejamos o que é agora passado. Torna-lo presente, tornou-se o meu futuro"

Então deves tirar as devidas conclusões.

Fotografares com uma máquina digital utilizando uma lente autofocus ou uma lente de focagem manual não te dá aquilo que tu dizes pretender. Quanto muito dá-te fotos...desfocadas!

Diz-me se estou errado.

Com lentes manuais não consigo tal efeito de ruído?

Obrigado

Partilhar Post #14 resteves

resteves

• Membro

Publicado 12 Janeiro 2014 - 21:44

Entendi Resteves.

Então seria melhor comprar uma das lentes que tu referis-te no post acima e comprar o adpatador M42. Certo?

Não compres sem investigar um pouco mais. Procura na net, vê a opinião da malta das lentes. Procura no flickr ou no 500px por sets com essas lentes para veres se gostas do que sai. Claro que terão muita edição em cima, mas estas lentes antigas costumam produzir imagens distintas entre si. Por exemplo, a minha helios produz imagens bem quentes, enquanto que a zuiko produz imagens com tonalidades mais neutras.

Não compres por impulso. pensquisa, lê o que se diz e depois decide.

Partilhar Post #15 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 12 Janeiro 2014 - 21:44

O "ruído" é uma caracteristica do filme/sensor, não das lentes. O maximo que poderás obter das lentes é cores/contraste/bokeh da "época".

Partilhar Post #16 Ruinog

Ruinog

• Banido

Publicado 12 Janeiro 2014 - 22:03

Diz-me se estou errado.

Com lentes manuais não consigo tal efeito de ruído?

Obrigado

É isso mesmo.

IT Partilhar Post #17 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro

Publicado 12 Janeiro 2014 - 22:13

Paulo e Rui já percebi :)

O que voces aconcelham?

Partilhar Post #18 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 12 Janeiro 2014 - 22:35

Soluções "práticas" das duas uma:

- Ou adquires mesmo uma maquina analógica e fotografas com filme de média/alta sensibilidade.

- No digital, apostas na pós-edição. Existem filtros que dão aspecto "vintage", e dá para ajustar o nivel de ruido. Os mais puristas vão dizer que não é a mesma coisa, mas desenrasca bem. Nem precisas de lentes.

Editado por Paulo M. F. Pires, 12 Janeiro 2014 - 22:38 .

Partilhar Post #19 resteves

resteves

• Membro

Publicado 12 Janeiro 2014 - 22:36

Eu não sou a melhor pessoa. Há foristas bem mais conhecedores que eu mas das que tenho, as minhas favoritas são:

- Olympus Zuiko 50mm f1.8 (Olympus OM mount)

- Auto Revuenon 35mm f2.8 (M42 mount)

- Helios 44 55mm f2 (M42 mount)

A Helios será a mais barata e mais facil de encontrar (há várias versões, eu tenho a 1, mas as mais popular são a 2 e 4).

Atenção que o meu objectivo quando comecei a comprar lentes vintage foi experimentar lentes prime a custo baixo. Por isso fui para as lentes abaixo dos 50€.

Se encontrares uma SMC Takumar 55mm f1.8 em bom estado considera. Tem muito boa fama.

Partilhar Post #20 Ruinog

Ruinog

• Banido

Publicado 12 Janeiro 2014 - 23:08

Paulo e Rui já percebi :)

O que voces aconcelham?

Aconselho que compres uma máquina fotográfica de filme. Olha, qualquer coisa como uma Nikon FM ou FE ou uma Pentax K1000 ou MX. Deves conseguir algo em bom estado por cerca de €200. Depois investes numa boa 50 mm. Das antigas, claro e de preferência F/2 ou f/1.8 que são mais baratas e melhores dos que as mais luminosas. De seguida usas Ilford HP5. Aprendes a revelar a película (é bastante fácil) Depois o mais difícil é arranjar um scanner de jeito. Sem gastar muito vai para os scanners da Epson que digitalizam película. Vais ver que gozas imenso e que não gastas em tudo mais do que uns €700 a 800.