Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Critica

• Por favor inicie sessão para responder
74 respostas a este tópico

Partilhar Post #61 SnowSkier

SnowSkier

• Moderador
  • Registo: 15/06/2009
    • Local: Albufeira City

Publicado 04 Fevereiro 2016 - 16:31

Eu, no meu caso, critico a forma como vejo a fotografia de outros users mas, como eu gosto, ou seja, aos meus olhos. Não percebo muito de fotografia já que é apenas uma paixão que tenho e gosto quase de fotografar tudo o que me aparece à frente. Respeito a opinião dos outros naturalmente e gosto de publicar as minhas fotos. Faço inúmeras mas só publico aquelas que acho que valem alguma coisa em termos de análise. Já passei do tempo em que ficava fod... por não ter comentários em fotos que até acho que podiam ser comentadas. No entanto, também gosto que me digam o que está mal. Há fotos que publico e que até acho medíocres e lá vem o comentário que está boa ou nem por isso. Acho que o fórum serve para isso mesmo. Além de publicar o nosso trabalho, recebermos criticas e comentários sempre que tal se justifique. Agora, quando não tem comentários e acho que até é uma foto com alguma qualidade é que fico perplexo por não ter comentários. Mas, lá está...o que para os meus olhos está muito bom, para outros pode não estar e tanto pode haver um comentário tipo "palmadinha nas costas" ou não, ou mesmo um comentário tipo "deita abaixo" o que nem sempre é agradável.

Acho que temos que viver com isso, de uma forma ou de outra.

Para mim também há os users do costume com um tipo de fotografia a que já nos habituaram e se calhar, por isso, já nem se comenta ou então comentamos do tipo "5 estrelas" porque ao fim e ao cabo, o nosso conhecimento em termos de fotografia não nos permite dizer mais nada para além disso.

Quanto a mim, vou continuar a publicar as minhas fotos, tenham ou não comentários, sejam estes bons ou maus ou assim-assim. Acho que é para isso que o fórum tem galerias, para além de outros temas, naturalmente.

Anúncios

Partilhar Post #62 alfsa

alfsa

• Membro
  • Registo: 07/07/2015
    • Local: Braga

Publicado 04 Fevereiro 2016 - 16:53

Eu, no meu caso, critico a forma como vejo a fotografia de outros users mas, como eu gosto, ou seja, aos meus olhos. Não percebo muito de fotografia já que é apenas uma paixão que tenho e gosto quase de fotografar tudo o que me aparece à frente. Respeito a opinião dos outros naturalmente e gosto de publicar as minhas fotos. Faço inúmeras mas só publico aquelas que acho que valem alguma coisa em termos de análise. Já passei do tempo em que ficava fod... por não ter comentários em fotos que até acho que podiam ser comentadas. No entanto, também gosto que me digam o que está mal. Há fotos que publico e que até acho medíocres e lá vem o comentário que está boa ou nem por isso. Acho que o fórum serve para isso mesmo. Além de publicar o nosso trabalho, recebermos criticas e comentários sempre que tal se justifique. Agora, quando não tem comentários e acho que até é uma foto com alguma qualidade é que fico perplexo por não ter comentários. Mas, lá está...o que para os meus olhos está muito bom, para outros pode não estar e tanto pode haver um comentário tipo "palmadinha nas costas" ou não, ou mesmo um comentário tipo "deita abaixo" o que nem sempre é agradável.

Acho que temos que viver com isso, de uma forma ou de outra.

Para mim também há os users do costume com um tipo de fotografia a que já nos habituaram e se calhar, por isso, já nem se comenta ou então comentamos do tipo "5 estrelas" porque ao fim e ao cabo, o nosso conhecimento em termos de fotografia não nos permite dizer mais nada para além disso.

Quanto a mim, vou continuar a publicar as minhas fotos, tenham ou não comentários, sejam estes bons ou maus ou assim-assim. Acho que é para isso que o fórum tem galerias, para além de outros temas, naturalmente.

x2

Partilhar Post #63 Samwise

Samwise

• Membro
  • Registo: 03/03/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 04 Fevereiro 2016 - 18:30

Será que não há?

Não, não há. Há uma série enorme de variáveis contextuais e conjunturais (individuais e colectivas) que não controlas, e embora possas tentar influenciá-las, o seu comportamento/resultado conjunto é sempre muito mais forte do que as acções que tentes lançar.

Partilhar Post #64 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 04 Fevereiro 2016 - 18:54

Não, não há. Há uma série enorme de variáveis contextuais e conjunturais (individuais e colectivas) que não controlas, e embora possas tentar influenciá-las, o seu comportamento/resultado conjunto é sempre muito mais forte do que as acções que tentes lançar.

Discordo. 

Sites como o 1X, Flickr ou 500px não nascem do acaso. 
Há uma serie de variáveis que controlas e que utilizas a teu favor. Crias a comunidade que queres. Mas precisas de a querer criar... 

Partilhar Post #65 Samwise

Samwise

• Membro

Publicado 04 Fevereiro 2016 - 19:04

Deim, podes arranjar infinitos exemplos de sites de fotos que funcionam e que têm um afluência quotidiana regular e elevada, isso é uma realidade, mas foca-te no caso concreto que temos nas mãos: um Fórum português dedicado à Fotografia em geral - um projecto que tem uma estrutura de funcionamento que não é novidade (antes pelo contrário, está em declínio face a novos tipos de plataformas participativas), e uma bagagem comunitária já com alguns anos em cima (querendo enfatizar com isto a questão do desgaste e da erosão dos seus membros).

Partilhar Post #66 pldias

pldias

• Membro
  • Registo: 12/02/2011

Publicado 05 Fevereiro 2016 - 00:40

Em Portugal tens o olhares, que para muito é muito mau para outros é muito bom. na minha opinião já foi muito pior e cada vez se ve melhores trabalhos por lá.

Alguém falou em censura e lapuz a azul, deve ter sido para mim que fui eu quem falou em mais moderação, não estou a dizer para andarem a apagar tópicos e post, só peço que andem mais atento a muito picardia que as vezes existe que parece que estamos na selva, a aliar a isto quando os moderadores lá vão, ou fecham o tópico ou deixam um aviso que se continuar vai haver consequências, neste fórum posso responder com um LOL, noutros em que participo se uma pessoa entrar 3 ou 4 vezes em conflitos, é mandada descansar uma semana.

Na minha opinião isto só faz bem, pois acho que alguns membros tambem deixam de participar por verem que outros membros não sabem respeitar a opinião dos outros, uma coisa é concordar ou discordar, outra é respeitar e já vi aqui muita falta de respeito e poucas consequências.

Este é o forum em que eu tenho menos participações, ao contrario de outros onde estou a menos tempo, mas nos outros, vejo a opinião das pessoas ser respeitada, não vejo 1000 tópicos sobre a mesma coisa.

Partilhar Post #67 alexb

alexb

• Membro
  • Registo: 03/12/2010
    • Local: Almada

Publicado 05 Fevereiro 2016 - 12:29

Boas a todos!

Do que tenho lido neste tópico, o forista "Deim" parece-me que já tocou nos aspectos mais importantes e relevantes para a discussão.

Nunca foi tão fácil como é hoje expôr as nossas fotografias online e retirar daí imensos elogios, mesmo que as mesmas não tenham qualidade nenhuma. Infelizmente, com o formato actual da galeria "Crítica", é isso mesmo que se está a passar e isso reflecte-se na qualidade dos trabalhos, na qualidade das críticas e consequentemente na afluência.

A esmagadora maioria das imagens é duma pobreza assustadora e mais do que inexperiência, o que seria perfeitamente aceitável, revela descuidado e displicência. Não podemos mudar os fotógrafos mas podemos filtra-los. Talvez não seja exequível, uma vez que exigiria uma equipa de curadores mas acho que seria a forma mais segura de garantir alguma qualidade. Até admito que todos os trabalhos fossem aceites mas os que não demonstrassem algum cuidado acabariam num sub-tópico apropriado com um título que não deixasse dúvidas. Desta forma obrigaria a todos os que quisessem  aprender com as críticas a ter alguma preocupação e auto-crítica (que tanta falta faz) com as imagens que postam neste forum.

A mesma coisa se passa com as críticas. A esmagadora maioria ou são elogios fáceis e gratuitos ou são juizos de opinião totalmente infudamentados e igualmente gratuitos como "não gosto" ou "não me diz nada" ou são críticas demasiado superficiais e muitas vezes apenas soluções imediatas que na realidade não são nada construtivas como "a linha do horizonte está torta" ou a muito vulgar "eu fazia assim..." ou "eu punha a pedrinha mais para a direita", etc.

Pode ser uma medida polémica mas acho que o forum e quem o usa, teria muito a ganhar se fossem impostos critérios a quem pode criticar. Poderia começar por ser um colégio composto pelo staff, obviamente, e também por users que o staff considere possuir os conhecimentos mínimos a uma crítica construtiva e com o tempo mais membros poderiam ser convidados a possuir estes direitos dentro do forum. Diferentes direitos dentro dos foruns é uma prática vulgaríssima na administração de foruns online.

Pessoalmente, a maior dificuldade, especialmente para nós Portuguêses, será separar os afectos da objectividade. 

E há duas regras muitíssimo simples de implementar que aumentariam sem margem para dúvidas a qualidade do sub-forum críticas:

-Quem expõe uma imagem ser obrigado a contextualizar a fotografia, o contexto fotográfico e acima de tudo a sua intenção com a mesma.

-Proibir sem qualquer margem os assuntos offtopic. Quem reponde aos tópicos de crítica só pode mesmo criticar a fotografia ou fotografias expostas e nada mais.

Neste momento, com o formato actual, venho ao forum diariamente mas mais para ver assuntos relacionados com hardware, notícias gerais e classificados. Tudo o que diz respeito à fotografia e crítica, já nem me dou ao trabalho. A média de tudo o que lhe diz respeito, imagens e críticas, é demasiado má e podem-me chamar arrogante, mas acho que como está não contribui muito para que cresça como fotógrafo.

O essecnial como disse e muito bem o Deim é perceber o que se pretende que o forum seja e só depois decidir objectivamente e sem medos para que tal se proporcione.

Cumprimentos

Partilhar Post #68 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 05 Fevereiro 2016 - 13:38

Pode ser uma medida polémica mas acho que o forum e quem o usa, teria muito a ganhar se fossem impostos critérios a quem pode criticar. Poderia começar por ser um colégio composto pelo staff, obviamente, e também por users que o staff considere possuir os conhecimentos mínimos a uma crítica construtiva e com o tempo mais membros poderiam ser convidados a possuir estes direitos dentro do forum. Diferentes direitos dentro dos foruns é uma prática vulgaríssima na administração de foruns online.

Pessoalmente, a maior dificuldade, especialmente para nós Portuguêses, será separar os afectos da objectividade. 

E há duas regras muitíssimo simples de implementar que aumentariam sem margem para dúvidas a qualidade do sub-forum críticas:

-Quem expõe uma imagem ser obrigado a contextualizar a fotografia, o contexto fotográfico e acima de tudo a sua intenção com a mesma.

-Proibir sem qualquer margem os assuntos offtopic. Quem reponde aos tópicos de crítica só pode mesmo criticar a fotografia ou fotografias expostas e nada mais.

E vestíamos todos uma fardinha com dois "F" e saudávamos o professor quando ele entrasse na sala :P

Quem participa no fórum sabe ao que vem e quem mete aqui fotos também...

A "piada" de um fórum é mesmo esta.

Cada um partilhar a sua visão, por muito boa ou má que seja.

A ideia de escola não assenta aqui.

Assenta num fórum privado, onde os "pros" seriam convidados a participar e os membros seriam convidados a registarem-se.

Como fórum público, não se pode impor ao FF regras desta natureza.

Certamente existirão foruns/sites/blogs dessa natureza.

Eu digo sempre o mesmo - a aprendizagem é contínua e não é por ser pro ou não que deixamos de ser fotógrafos...

Há amadores bem melhores do que alguns profissionais.
E há profissionais que aceitam bem criticas de alguns amadores. É uma boa forma de evoluir por vezes.

O importante não é ser o maior, é ser o melhor.

Saber ouvir criticas ao próprio trabalho é algo muito fundamental.

Mas ri-me com o fórum se transformar num "colégio composto pelo staff" :P

Era mudar o nome do fórum para "The Royal Photography School".

Cumps

Editado por Emanuel M, 05 Fevereiro 2016 - 13:42 .

Partilhar Post #69 alexb

alexb

• Membro

Publicado 05 Fevereiro 2016 - 15:07

Mas ri-me com o fórum se transformar num "colégio composto pelo staff"  :P

Era mudar o nome do fórum para "The Royal Photography School"

Emanuel, desconfio que haja aqui um problema linguístico de comunicação e admito que o problema possa ser meu, mas acho que não percebeste nada do que disse. Um colégio não tem necessariamente de ser uma sala de aula com um professor. Por colégio, entendo um conjunto de pessoas com as mesmas habilitações em termos de forum.

E não. Um forum, ou neste caso específico um sub-forum de crítica, não tem de ser um local público onde todos dão a sua opinião e onde todos podem postar o que quiserem. Se querem uma espécie de rede social com orientação fotográfica, então não mexam que está no bom caminho e esta discussão não faz muito sentido.

Conheço e frequento diversos foruns e em muitos existem regras e restrições e acima de tudo obrigações de quem lá posta.

Não há certo nem errado. Ambos têm prós e contras. A vantagem de uma outra versão é que o forum poderia ser um local de real aprendizagem e de troca de saber entre quem gosta e pratica fotografia. Neste momento é verdade que é totalmente livre mas pouco mais é que uma troca de galhardetes, palmadas nas costas e picardias (falo apenas do sub-forum da "crítica").

Como eu disse e já outros tinham dito antes o importante é perceber-mos o tipo de forum que queremos. Não venham é queixar-se da escolha que fizeram.

Percebo perfeitamente o Inglês mas teimo em vir diariamente ao ForumFotografia e adorava ter um espaço falado em Português onde se falasse a comentasse a sério a fotografia e neste momento o sub-forum "crítica" não se parece nada com esse espaço.

Editado por alexb, 05 Fevereiro 2016 - 15:07 .

Partilhar Post #70 Emanuel M

Emanuel M

• Membro

Publicado 05 Fevereiro 2016 - 15:36

Eu entendi perfeitamente o que era o colégio composto pelo staff.

O resto que disse foi para brincar com a situação, que não concordo...

Basicamente o staff seria composto por fotógrafos, ou não, entendidos de fotografia e "filósofos" desta arte.

Eles é que comentavam e escolhiam outros membros "capazes" para pertencer ao clube.

As publicações teriam que seguir regras e serem "dignas" de serem publicadas neste espaço - as restantes "fotos de caca" seriam relegadas para um "sub-tópico apropriado com um título que não deixasse dúvidas" (basicamente, onde os nabos poderiam mostrar as suas fotos)...

Eu entendi, mas parece-me demasiado Marxista para ser posto em prática.

E como seriam seleccionados os candidatos? Por quem? Como se encontrariam as competências necessárias para avaliar o que é bom ou não?

Neste momento este fórum não serve para aprendizagem?

Como é que eu, e muitos outros, aprendemos tanta coisa neste fórum então?!

Eu também frequento outros fóruns internacionais, e alguns têm uma secção profissional, onde "profissionais de fotografia" podem exibir os seus trabalhos e comentar.

Não é no entanto uma zona restrita...

Não me leves a mal, estás registado desde 2010 e nunca vi nenhuma publicação tua (tens apenas 143 posts).

E lanças uma "bomba" destas?! :P

Isto é quase intimidante - "Neste momento, com o formato actual, venho ao forum diariamente mas mais para ver assuntos relacionados com hardware, notícias gerais e classificados. Tudo o que diz respeito à fotografia e crítica, já nem me dou ao trabalho. A média de tudo o que lhe diz respeito, imagens e críticas, é demasiado má e podem-me chamar arrogante, mas acho que como está não contribui muito para que cresça como fotógrafo."

Nem é intimidante, é mais arrogante :P

Mas a forma que encontraste para "resolver o problema" é ridícula.

Acho que o melhor é mesmo não te dares ao trabalho. 

Mais uma vez, não me leves a mal, começaste mais ou menos bem no primeiro parágrafo, mas depois foi sempre piorando...

Claro que existem aqui elevados níveis de subjectividade e estamos num local de crítica.

Critico portanto a tua crítica ao fórum (que não é perfeito, longe disso, mas que não é tão mau quanto o pintas).

Cumps

Partilhar Post #71 alexb

alexb

• Membro

Publicado 05 Fevereiro 2016 - 15:51

Não, não percebeste. Eu nunca disse que só as boas fotografias ou bons fotógrafos é que seriam aceites. Se assim fosse , não seria um forum de crítica, mas sim de exposição. O que disse é que as fotografias teriam de demonstrar preocupação e cuidado de quem as faz, e para isso até um principiante pode ter. E não é o que se passa actualmente.

Eu não tenho problema nenhum em que as minhas imagens sejam sujeitas a uma selecção prévia por outros e corram o risco de não ser aprovadas. A minha arrogância não vai tão longe. 

Talvez sejam ridículas as minhas sugestões. Mas foram feitas com respeito e nunca ofendi ninguém. Deve ser influencia de procurar outros foruns ridículos como o 1x.com que às vezes tenho estas ideias. Aconselho-te a lá dares uma vista de olhos na secção da crítica para veres uma ideia ridícula posta em prática.

Marx defendeu repartição igual da riqueza por isso se sou elitista, Marx não deve ser o melhor exemplo para me descrever.

O que começo a concordar contigo é no teu conselho que não deveria ter-me dado ao trabalho.

Com tanta humildade em discutir o assunto e a ouvir o que os outros têm para dizer como a que demontras, sinto que a minha arrogância não tem lugar aqui.

Pelos vistos, 143 posts não chegam para um forum livre e aberto.

Cumprimentos

Editado por alexb, 05 Fevereiro 2016 - 15:52 .

Partilhar Post #72 Emanuel M

Emanuel M

• Membro

Publicado 05 Fevereiro 2016 - 16:07

Agora estás a querer dar a volta ao assunto :)

Até subentender que eu estou a ser mal educado - não viste a quantidade de smiles que usei?

É tudo na brincadeira.

Conheço o 1x.com, tem imagens fabulosas, é no entanto algo do género de um Olhares quando acasala com o Instagram :P

Mas compreendo que tenhas preferência por esse tipo de plataforma...

Eu não tenho conta no 1x.com, tenho no Olhares, não gosto daquilo.

Meto uma foto de vez em quando e é sempre a mesma coisa (fabulosa, fenomenal, linda foto e especialmente o "aguardo olhar sobre o meu trabalho").

Vou-me registar no 1x.com a ver se é a mesma coisa.

Eu só critiquei o teu primeiro post...

Se calhar expressaste-te de forma mais agressiva do que devias, se calhar não.
Até poderia ter sido exactamente aquilo que pretendias dizer.

O que não tem cabimento é continuar com isto :)

As opiniões estão dadas...

Cumps

Editado por Emanuel M, 05 Fevereiro 2016 - 16:09 .

Partilhar Post #73 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 05 Fevereiro 2016 - 17:15

Por um lado acho injusta a questão de "vetar" fotos e tornar o sistema elitista. Não creio que seja de todo o espírito do fórum enquanto comunidade. 
Por outro lado sinto falta dos bons trabalhos, do empenho e das novidades. 

Acho que ainda há bom trabalho, mas vejo em muito mau trabalho pessoas a serem felicitadas pelas fotos.  

Partilhar Post #74 Samwise

Samwise

• Membro

Publicado 05 Fevereiro 2016 - 20:47

Mas vou colocar a questão de outro ponto. 

De quem cá está à mias tempo:
- o que esperam de os novos utilizadores que se registam neste fórum?
- que contributo ou iniciativa esperam deles?
- em que pensam vocês "séniores" poderem contribuir para criar algo positivo?

Acho que são questões importantes de reflectir.
Tal como uma loja necessita de clientes satisfeitos que queiram voltar a comprar, um fórum precisa de utilizadores satisfeitos e motivados para cá voltarem... 

Como em tudo na vida, há quem seja muito bom no que faz, e há quem é amador e queira melhorar.

Enquanto vou meditando sobre o que se tem debatido neste tópico, aproveito para responder a estas três inquirições.

- O que esperam de os novos utilizadores que se registam neste fórum?

Espero essencialmente que encontrem aquilo de que vieram à procura em primeiro lugar, e depois que encontrem valor suficiente para sentirem que vale a pena engrossar esta comunidade com a sua participação continuada.

De quem está a aprender a mexer numa máquina, e à procura do seu "eu artístico", espero que tenha a paciência e a dedicação suficientes para não desmotivar, e sobretudo para não desistir aos primeiros embates com a realidade e com comentários menos abonatórios. Espero que reconheça que há uma diferença entre receber só elogios, e receber criticas que podem levar a uma aprendizagem. Nesse sentido, espero que vão partilhando aqui as experiências boas e más que compõem o percurso natural de uma curva de aprendizagem.

Dos "prós" (recém chegados) espero as mesmas qualidades: paciência e dedicação, mas aplicadas a ensinar os restantes. Espero também alguma capacidade de encaixe, para não se sentirem ofendidos por comentários "ao lado", ou faltas de entendimento sobre o seu corpo de trabalho por parte de quem não "sabe nada". Espero naturalmente que partilhem o mais possível os seus trabalhos e as suas motivações, e que participem nas inúmeras secções do fórum.

- que contributo ou iniciativa esperam deles?

Sobretudo que não deixem de partilhar os trabalhos e de os submeter a apreciação - sabendo de antemão que:

1 - Podem não receber comentários nenhuns

2 - Podem receber comentários a "cascar", às vezes com maus modo e nenhuma sugestão para melhorar

3 - Podem receber comentários "sem profundidade" ("gosto", "fixe", etc), que podem saber bem mas que não servem para nada

4 - Podem receber comentários que apontam em sentidos contrários, gerando confusão sobre qual é afinal "a maneira certa para fotografar".

Espero que, face a estas hipotéticas e em muitos casos prováveis respostas, saibam reagir/responder de forma a retirarem algum valor do sucedido.

É natural que fiquem desmotivados quando não se verifica uma aceitação, mas a questão que importa é saber como vão reagir a essa desmotivação: podem não responder nada, podem reagir mal, podem dizer que "já sabiam dessas falhas", e podem amuar e desaparecer (não ganham nada com isso), ou então podem orientar a vossa participação para contrariar estas questões: olhando em primeiro lugar, com o vosso próprio espírito crítico, para os trabalhos colocados, partilhando de antemão o que pretendem dos comentários, pedindo clarificações quando não entendem o que está a ser dito, orientando os vosso interlocutores para as questões que são importante para vós, comparando as fotos com outras semelhantes (e respectivos comentário), etc, etc. etc. Não desistam - persistam. A dedicação traz recompensas.

Em que pensam vocês "séniores" poderem contribuir para criar algo positivo?

Para além daquilo que é mais óbvio e fundamental (ajuda, partilha de conhecimentos, partilha de trabalhos e motivações), espero de todos os que já passaram por um processo de aprendizagem (qualquer que seja), e que sabem exactamente quais foram as maiores dúvidas e as maiores dificuldades que encontraram, que exponham espontaneamente informação que ajude os mais "júniores", olhando para os contextos em que se inserem os comentários, e complementando as participações com esse conhecimento "extra" que os novatos nem sabem que existe. Não se fiquem pelo óbvio - dêem antes um passito à frente...

Partilhar Post #75 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 06 Fevereiro 2016 - 19:24

Oi aqui fica o meu primeiro e ultimo contributo nesta thread.

Relativamente ao site:

Este forum penso que é um lugar único na comunidade fotográfica em Portugal. É um lugar onde se partilham fotografias com um teor bastante eclético e se discute mal ou bem a fotografia partilhada. Isso, tanto quanto sei é raro. Não acontece no 500px, não acontece no Olhares, acontece um pouco no 1x, ...

Por outro lado é um forum em que normalmente os criadores, iniciantes ou menos iniciantes têm a coragem de partilhar não só fotos finais para projetos que possam ou não ter como também os seus rascunhos. Pessoalmente onde aprendo mais é a pensar sobre os rascunhos tanto ou mais do que a fotografia feita, até porque para fotografia feita nada melhor que um bom livro, uma ida a uma galeria, e coisas mais.

A minha sugestão para melhorar o forum é esta:

1) Penso que o layout do forum não é benéfico para a fotografia partilhada. É de veras pior do que a imagem impressa. O que compromete um bocado a discussão.

2) Carece a meu ver, de uma atividade editorial sobre os conteúdos partilhados. Não estou a falar em apagar posts e coisas mais. Estou a falar em evidenciar de alguma forma eventualmente as melhores imagens de cada local. Tipo o portfólio não de um fotógrafo ou outro, daquilo que se vai partilhando. Até porque aparecem coisas muitos boas sobre os mais diversos temas.

Relativamente aos iniciados:

1) O que sugiro é que experimentem muito, façam muita fotografia, e vejam muita fotografia nos mais diversos campos. Em tempos esta última era muito dificil de concretizar. Hoje é muito mais fácil. Dá para ter um ideia do número infidável de possibilidades da fotografia.

2) Ganhem uma pele de corcodilo em relação aos vossos pares, em relação ao negócio em torno da fotografia. Quanto mais densa e forte melhor. Mas não se perca a sensibilidade para o mundo que pretendem expressar. Porque no fundo essa é a mais importante e certamente deverá ser essa coisa que os move.

3) Usem ferramentas como este site.

Relativamente à qualidade da fotografia partilhada.

​Não sei muito bem do que os meus comparsas de forum se queixam. Em qualquer das threads que vá vejo fotografias extraordinárias, boas e muito boas que deveria ser destacadas de alguma forma! Vejo fotografias suficientes. E vejo rascunhos.

A percentagem de fotos suficientes e rascunhos face ás outras é perfeitamente normal num forum como este. No fundo nada mais do que qualquer fotógrafo com alguma experiência não veja no seu arquivo não é verdade? Quem se queixa, se calhar deveriam olhar mais de frente para o seu arquivo e não tanto de esguelha, digo eu.

Relativamente à qualidade da crítica

Bom, eu nesta matéria penso que cada um que se queixa que faça uma auto análise também da crítica que faz. E procure melhorar o mais possível dentro da disponibilidade que tem. Há pessoas que claramente tentam fazer isso, outros nem por isso.

Como disse anteriormente se virem boa fotografia sobre os mais diversos temas o suficiente chegam à conclusão que as possibilidades são quase infinitas. E que pese embora haja receitas para se fazer imagens suficientes, mais do mesmo, o que já por si não é fácil, não há no entanto receitas para se fazer algo que seja mais que isso, o que é bem mais complicado, mais arriscado e bata-se muito mais com a cabeça nas paredes. Para tal, uma boa testa de ferro é imprescindível.

Abraço,

Nuno

Editado por nbplopes, 07 Fevereiro 2016 - 00:12 .