Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Critica

• Por favor inicie sessão para responder
74 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 27 Outubro 2015 - 04:02

O problema aqui são os pseudo-mestres.
Pessoal que coloca fotos para veneração.
Eu já tentei fazer algumas críticas em alguns tópicos, mas fui logo escorraçado, não pelo OP, mas pelos seus fãs.
São tópicos onde só se pode dizer "muito bom", " perfeito" e meter aqueles bonequitos que fazem a vénia.
Depois lá acaba por aparecer o OP, no auge da sua grandiosidade, a dizer que tudo o que foi criticado foi propositado ;)
Se são tao perfeitos, porque metem aqui fotos? Só consigo realizar a parte da veneração :)

Depois há tópicos como o da fotografia de rua, onde alguns mestres decidiram remodelar e recriar o conceito.
Fotografia de rua agora é fotografia poética, a preto e branco, altos contrastes e baixa exposição.
Cheguei a partilhar lá uns "snaps, que nem fotografia era, quanto mais fotografia de rua"...
Enfim.
Gosto do tópico da macro-fotografia, pois vão postando fotos e dando criticas construtivas, sem mestrias à mistura.

Eu vou postando uma ou outra foto, em busca de feedback, mas chego a ter umas 150/200 visualizações e 0 comentários.
Tenho vindo a participar mais num fórum internacional, onde existem centenas de milhares de users registados e onde o feedback é muito maior.
E não vejo tantos gurus da fotografia.

Fiquem bem :)

Editado por Emanuel M, 27 Outubro 2015 - 04:04 .

Anúncios

Partilhar Post #22 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 27 Outubro 2015 - 08:50

Sinceramente não vejo esses gurus por aí...

Há sim muita gente que vem aqui apenas descarregar as suas fotos e não participa minimamente.

Partilhar Post #23 SnowSkier

SnowSkier

• Moderador
  • Registo: 15/06/2009
    • Local: Albufeira City

Publicado 27 Outubro 2015 - 09:43

Muito do que aprendi na fotografia foi aqui. Alguns dos que mais me ajudaram foram deixando de postar cá. Cada um terá as suas razões mas espero que entendam que as razões são sempre pessoais. Quem sai, sai porque quer; quem fica, fica porque quer.

Não vou parar por aqui nem resumo a minha formação ao que aprendo aqui, se bem que um forum como este é precioso. Mas uma formação mais sistemática também é e por isso tenho tentado aproveitar a experiência de fotógrafos locais.

Se um dia evoluir ao ponto de poder criticar as fotos de colegas como vocês têm criticado as minhas e poder, assim, retribuir a este forum o que ele me tem dado, serei feliz.

Se faço mais elogios do que críticas, nunca pensem que sou bajulador. Talvez seja fácil de me impressionar, só isso.

Epá!!! :huh:

Fantástico. Estou exactamente com a mesma opinião do Anterix, sem mudar uma vírgula. Ele acabou por escrever precisamente o que eu escreveria neste tópico. Anterix: :mestre:

Para acrescentar, dado que já cá ando há uns anos no FF, diria que é cíclico como já foi dito mais acima. Não acho que o FF seja como o olhares...o olhares é mesmo uma "montra" e aqui sempre se aprende mais qualquer coisa.

:th_up:

Partilhar Post #24 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 27 Outubro 2015 - 12:03

Acho que a malta está a exagerar e a levar demasiado a peito as coisas... Aprendi e aprendo muito aqui. Posso dizer que as minhas fotos acumulam milhares de visualizações no flickr e não deixo de as colocar aqui e por vezes nem um comentário receber ou receber comentários incipientes.
Muitas vezes também faço comentários só para a pessoa perceber que há gente com atenção ao que ela faz.
Agora, participo... Não me calo, nem levo a peito críticas... Oiço e vejo como devo retirar algo disso... Posso até não concordar ou ficar chateado de a malta não dizer nada, mas não deixo de postar...
Mas isso sou eu que twnho uma postura de andar aqui na desportiva... E também com a consciência do que me disseram um dia aqui: fotografia não se aprende num ano. Demora vários anos a aprender... Estou aqui para isso

Partilhar Post #25 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011

Publicado 27 Outubro 2015 - 12:31

Aplaudo o post do lloper, que até já levou várias vezes na capaceta de minha parte.  :D  :th_up:

Estes desabafos do OP (e de que o seguiu) são legítimos, toda a gente tem direito a desabafar, mas não passam disso mesmo. Quero dizer que o fundamento, enfim, é "relativo". Tem muito a ver com a postura e a expectativa com que as pessoas que se sentem atingidas vêm para aqui.

Quem vem para aqui à espera de muitas palmadinhas nas costas, pode correr mal. Pode não receber "feedback" ou pode receber um "feedback" que não estava à espera. Mas porquê "cobrar" o que os outros disseram ou deixaram de dizer?

Pessoalmente, posso dizer que aprendi muita coisa aqui. E não falo só da parte técnica da coisa.

Não me arrependo nada de ter partilhado aqui fotografias. Também me aconteceu não receber "feedback". Paciência, foi porque a foto que eu partilhei não disse nada a ninguém (e isto é um "feedback"!). Mas não é por isso que vou deixar de partilhar porque sei que, se houver alguma foto que suscite alguma coisa a alguém, vou receber "feedback".

Depois faço uma coisa que até pode ajudar alguns dos que desabafaram (e até pode parecer pretensioso): eu não considero todas as opiniões da mesma forma. Considero mais a opiniões de uns do que de outros. Todas as opiniões valem alguma coisa e devem ser consideradas (até porque convém não fechar "horizontes), mas eu também posso perceber a perspectiva do opinador e interpretar a avaliação.

Retirem o bom do que recebem como "feedback", "encaixando" devidamente (com humildade, às vezes) as críticas más e não "embaideirando em arco" com uma crítica positiva. E deixem-se de lamúrias.

Partilhar Post #26 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 27 Outubro 2015 - 13:35

Critiquem.

Queixem-se.

Façam acusações.

Mas não se esqueçam de fazer uma auto avaliação.

Para termos um forum melhor só há uma solução, melhora-lo!

Partilhar Post #27 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 27 Outubro 2015 - 17:13

Critiquem.
Queixem-se.
Façam acusações.
Mas não se esqueçam de fazer uma auto avaliação.

Para termos um forum melhor só há uma solução, melhora-lo!

X2
E mais não digo!

Partilhar Post #28 Stormbringer

Stormbringer

• Membro
  • Registo: 17/01/2016

Publicado 22 Janeiro 2016 - 23:13

Apenas estou registado faz alguns dias e já deixei aqui posts com algumas fotografias.

Como ainda estou a aprender  e a iniciar-me nesta linda arte possívelmente não serão as melhores, é perfeitamente natural, se de outra forma fosse estaria preocupado, poderia ser algum génio e não sei se suportaria tamanho peso sobre os meus ombros.

E como tive alguma dificuldade inicial em perceber a forma como se fazia para aqui o upload das fotos se calhar fiz as coisas um

pouco à pressa e não ficaram posts como os colegas do forúm gostariam que ficassem.

E se finalmente o consegui é a membros do forúm que tenho de agradecer por me terem esclarecido as minhas dúvidas.

Como já se disse aqui, noto que realmente existem muitas visualizações sem que alguém comente seja aquilo que for.

As críticas, desde que construtivas, são sempre de louvar e contribuem enormemente para a motivação e crescimento de quem

gosta de fotografia a ainda está nos seus primeiros estágios.

Acredito que essa situação acabe por desmotivar os membros mais recentes ao não verem quaisquer vantagens nas suas humildes contribuições para esta comunidade.

Quanto a principiantes e mais evoluídos é uma situação perfeitamente natural, não conheço ninguém cuja primeira patente num qualquer exército tenha sido a de General.

Já alguém aqui falou em Guettos, é sempre mau a sua criação.

Quanto a isso basta recordar a história para avivar na nossa memória quais os seus resultados.

Se não for possível a convivência aqui entre iniciados e catedráticos da fotografia então o melhor será criar-se um sub-forúm para estes primeiros a fim de não incomodarem os segundos.

É apenas uma opinião de um dos últimos a chegar, vale a importância que lhe quiserem dar, nada mais.

Posso até nunca lá chegar e jamais passar de um curioso, mas tenho tempo e sobra-me vontade.

Assim, amanhã bem cedinho, muito antes do sol nascer, partirei acompanhado da minha fiel amiga ( a saber uma NIKON D5200 ) para mais uma jornada daquilo que mais gosto de fazer - FOTOGRAFAR.

Um grande bem haja a todos vós.  

Partilhar Post #29 Samwise

Samwise

• Membro
  • Registo: 03/03/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 23 Janeiro 2016 - 02:53

Viva, Stormbringer,

Não atires já a toalha ao chão, dá um desconto ao pessoal e tem alguma paciência. :)

Dois conselhos para os próximos testes: não coloques tantas fotos seguidas de cada vez, e faz um resize às imagens antes de fazers o upload (para 800x600, por exemplo). Estás a importar as fotos com a resolução toda, e isso faz demorar bastante o processo de visualização. Estes dois factores juntos afastam possíveis comentários e comentadores.

Eu ainda vou comentar algumas fotos tuas, mas vai ser aos poucos.

Partilhar Post #30 jssaraiva

jssaraiva

• Membro
  • Registo: 30/04/2008

Publicado 23 Janeiro 2016 - 10:08

Dois conselhos para os próximos testes: não coloques tantas fotos seguidas de cada vez, e faz um resize às imagens antes de fazers o upload (para 800x600, por exemplo). 

x2

Partilhar Post #31 Stormbringer

Stormbringer

• Membro

Publicado 23 Janeiro 2016 - 13:13

Ora aí está o que faz falta, como dizia Zeca Afonso "O que faz falta é animar a malta".

Agora fora de brincadeiras.

Agradeço imenso o teu comentário pois é assim que se aprende.

O ter posto muitas fotos foi apenas desejo incontrolável de iniciante.

Quanto ao tamanho só no final reparei que realmente fica muito grande e pesado, vou ver se na próxima já corrijo isso.

Terei de ir aprendendo aos poucos.

De qualquer forma obrigado pelos reparos :th_up:

Partilhar Post #32 Stormbringer

Stormbringer

• Membro

Publicado 29 Janeiro 2016 - 22:56

Adeus amigos, já tirei as minhas conclusões.

Partilhar Post #33 LViieira

LViieira

• Membro
  • Registo: 04/01/2014
    • Local: Portugal

Publicado 31 Janeiro 2016 - 21:21

Boa noite a todos,

Descobri este tópico e estive a lê-lo rapidamente na diagonal para perceber os vários pontos de vista. 
Reparem que um tópico com mais de 2 anos, e parece pelos comentários que ainda é um tema actual... 
Pelos vários fóruns onde já me inseri desde os 15 anos e agora com 26 (menino :D), das mais variadas áreas, até estrangeiros sobre "parabólicas e boxes de satélite descodificadas", compreendo onde o OP pretendia chegar e digo que não é mal só deste fórum, é transversal em vários.

Deduzo que seja mais uma questão cultural portuguesa, porque existe um paralelismo entre este caso e outros da vida social e laboral. 

Mas vou colocar a questão de outro ponto. 
De quem cá está à mias tempo:
- o que esperam de os novos utilizadores que se registam neste fórum?
- que contributo ou iniciativa esperam deles?
- em que pensam vocês "séniores" poderem contribuir para criar algo positivo?

Acho que são questões importantes de reflectir.
Tal como uma loja necessita de clientes satisfeitos que queiram voltar a comprar, um fórum precisa de utilizadores satisfeitos e motivados para cá voltarem... 

Como em tudo na vida, há quem seja muito bom no que faz, e há quem é amador e queira melhorar.
Devem existir críticas construtivas, já não concordo é com o habitual "está feio, não presta", quando o ideal será sempre "para a próxima tenta assim desta forma para puderes tirar melhor proveito, vais ver que depois vais conseguir fazer melhor"

Bem haja!

Editado por LViieira, 31 Janeiro 2016 - 21:24 .

Partilhar Post #34 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 31 Janeiro 2016 - 21:45

Se for a ver 90% dos velhos users deste forum começaram como começam agora os novos,;

- como e qual máquina comprar?

- Olhem lá as belas fotos que fiz hoje ao por do sol na praia da...

- A minha máquina é melhor cá tua.

ETC.

Não se pode pedir às pessoas que começam agora que não comecem como nós começamos há uns anos.

Mas, pode-se e deve-se é pedir aos "velhos" que evoluíram, que não deixem de participar com conteúdos evoluídos e ao mesmo tempo tenham paciencia com as questões dos novos.

Por isso disse e volto a dizer que se querem melhor forum, façam-no!

Partilhar Post #35 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 01 Fevereiro 2016 - 10:38

A necessidade do fórum mudou com o tempo. Hoje com o facebook e instagram pode-se ter feedback instantâneo nas fotos. Eu sou do tempo em que as fotos tinham no máximo 800px por causa da velocidade da internet... Não havia nada disso para partilhar fotos rapidamente...

Como tal, o que os utilizadores querem é um pouco diferente do que queriam antigamente.. Hoje qualquer fotógrafo tem 10k seguidores no instagram. Tem mais de 250 likes por imagem. Se teve 100 visualizações num tópico e ninguém disse sequer que a imagem tava fixe, é um desperdício de tempo... 

Não vale a pena lutar contra isso... Chegam, abrem 5 posts, não recebem críticas, não comentam nada, vão embora.... 
E acho que isso é expectável... Há outros fóruns onde também deixei de ir e colocar fotos... 

Acho que há formas de agarrar novos utilizadores, mas não pelo simples funcionamento do fórum como está hoje. 

Partilhar Post #36 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 01 Fevereiro 2016 - 11:53

a julgar pelas eststisticas no fundo da pagin principal a esmagadora maioria dos "visualizadores" são visitantes não registados .... 

65 utilizadores activos (nos últimos 15 minutos)

18 membros, 40 visitantes, 7 membros anónimos

esta até está muito boa... geralmete a proporção de visitantes é muito maior

Partilhar Post #37 HugoSousa

HugoSousa

• Membro
  • Registo: 02/11/2015
    • Local: Odivelas, Portugal
    • Newborn & Lifestyle Photography

Publicado 01 Fevereiro 2016 - 12:47

A necessidade do fórum mudou com o tempo. Hoje com o facebook e instagram pode-se ter feedback instantâneo nas fotos. Eu sou do tempo em que as fotos tinham no máximo 800px por causa da velocidade da internet... Não havia nada disso para partilhar fotos rapidamente...

Como tal, o que os utilizadores querem é um pouco diferente do que queriam antigamente.. Hoje qualquer fotógrafo tem 10k seguidores no instagram. Tem mais de 250 likes por imagem. Se teve 100 visualizações num tópico e ninguém disse sequer que a imagem tava fixe, é um desperdício de tempo... 

Não vale a pena lutar contra isso... Chegam, abrem 5 posts, não recebem críticas, não comentam nada, vão embora.... 
E acho que isso é expectável... Há outros fóruns onde também deixei de ir e colocar fotos... 

Acho que há formas de agarrar novos utilizadores, mas não pelo simples funcionamento do fórum como está hoje. 

Concordo, De facto a Internet mudou e por isso para se obterem Likes, não é necessário este fórum. Eu vejoos fóruns de uma forma diferente ... talvez porque sou da área.

O Facebook, Tweeter, Instagram existem para partilhar e obter likes dos comuns mortais. Servem para se chegar a um leque maior de visitantes, e visualizadores. Os Fóruns genéricos, servem para se obter informação sobre tudo rapidamente, mas onde não se quer aprofundar os assuntos. os foruns especificos, como este, servem para se ir mais longe.

Se eu quiser apenas um Like, não venho aqui. Se eu quiser apenas um comentário, Very nice! Não venho aqui. Aqui procuro quem sabe mais do que, que me oriente e me diga o que fiz de errado e o que fiz de bem ... mas que não se resuma a um Nice! ou Não gosto!

Para termos um forum equilibrado, precisamos de novatos que quiram de facto aprender, receber criticas construtivas, verem os erros a serem apontados, e serem reconhecidos pela evolução que mostram. Também precisamos de ter, users mais experientes, num outro nivel técnico que posam apontar os pontos positivos e os negativos de forma a potenciar a evolução dos mais novos.

O problema é que muitas vezes temos os "experts" a dizerem apenas ... "Não gosto", "Volta lá e disparar mais", "Não me diz nada", etc... e os Novatos a ficaram ofendidos quando alguem lhes aponta uma critica.

O certo, é que este fórum só vai evoluir e viver, se a quantidade de experts que queiram ensinar e tenham prazer em ver novatos a se desenvolverem nesta área, for aumentando. Se os experts sairem e/ou deixarem de criticar construtivamente ... deixa de fazer sentido vir aqui.

Falo por mim ... eu quando aqui cheguei coloquei algumas fotos ... recebi algumas criticas, algumas opiniões, e percebi que não estou a fazer bem. Parei de colocar fotos, e estou na fase de aprendizagem com os exemplos dos outros, e ler muito e a fotografar o máximo que posso. Espero e conto daqui a uns tempos voltar a colocar algumas fotos aqui e ter quem as critique e me mostre o caminho. Não pretendo ser profissional, nem roubar o trabalho a ninguém ... quero apenas saber e conhecer esta arte.

Partilhar Post #38 alfsa

alfsa

• Membro
  • Registo: 07/07/2015
    • Local: Braga

Publicado 01 Fevereiro 2016 - 12:51

Concordo, De facto a Internet mudou e por isso para se obterem Likes, não é necessário este fórum. Eu vejoos fóruns de uma forma diferente ... talvez porque sou da área.

O Facebook, Tweeter, Instagram existem para partilhar e obter likes dos comuns mortais. Servem para se chegar a um leque maior de visitantes, e visualizadores. Os Fóruns genéricos, servem para se obter informação sobre tudo rapidamente, mas onde não se quer aprofundar os assuntos. os foruns especificos, como este, servem para se ir mais longe.

Se eu quiser apenas um Like, não venho aqui. Se eu quiser apenas um comentário, Very nice! Não venho aqui. Aqui procuro quem sabe mais do que, que me oriente e me diga o que fiz de errado e o que fiz de bem ... mas que não se resuma a um Nice! ou Não gosto!

Para termos um forum equilibrado, precisamos de novatos que quiram de facto aprender, receber criticas construtivas, verem os erros a serem apontados, e serem reconhecidos pela evolução que mostram. Também precisamos de ter, users mais experientes, num outro nivel técnico que posam apontar os pontos positivos e os negativos de forma a potenciar a evolução dos mais novos.

O problema é que muitas vezes temos os "experts" a dizerem apenas ... "Não gosto", "Volta lá e disparar mais", "Não me diz nada", etc... e os Novatos a ficaram ofendidos quando alguem lhes aponta uma critica.

O certo, é que este fórum só vai evoluir e viver, se a quantidade de experts que queiram ensinar e tenham prazer em ver novatos a se desenvolverem nesta área, for aumentando. Se os experts sairem e/ou deixarem de criticar construtivamente ... deixa de fazer sentido vir aqui.

Falo por mim ... eu quando aqui cheguei coloquei algumas fotos ... recebi algumas criticas, algumas opiniões, e percebi que não estou a fazer bem. Parei de colocar fotos, e estou na fase de aprendizagem com os exemplos dos outros, e ler muito e a fotografar o máximo que posso. Espero e conto daqui a uns tempos voltar a colocar algumas fotos aqui e ter quem as critique e me mostre o caminho. Não pretendo ser profissional, nem roubar o trabalho a ninguém ... quero apenas saber e conhecer esta arte.

x2

Partilhar Post #39 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 01 Fevereiro 2016 - 13:39

HugoSousa, agora a questão é o que é que os experts ganham com isso. 
O que é que um fotógrafo de desporto com 20 anos ganha em vir aqui ajudar os outros a melhorar? 

É que ao fim do dia acaba quase por ser uma comunicação numa via única. E é por isso que no final muitos dos melhores acabam por se afastar. 

Partilhar Post #40 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 01 Fevereiro 2016 - 13:42

x2

x3

com uma achega.....

O pessoal também não tem uma boa atitude ao "postar" fotos.... põe a foto e o titulo (porque é obrigatório) e não diz nada... sem texto, nem pretexto... sem se perceber o que anda a fazer ou o que lhe passou pela cabeça...

sem uma introdução...

ora eu por mim passei a ignorar esses posts.. sejam novatos ou veteranos... 

se alguém nem sequer se deu ao trabalho de escrever duas linhas a apresentar o seu trabalho.. vou-me chatear eu a escrever para ele?

e nem é preciso ir para as fotos.. até nos pedidos de ajuda acontece... gente a pedir ajuda para um problema que tem na máquina e nem sequer diz que modelo de máquina tem etc... um gajo quer ajudar e ainda tem de estar a perguntar o óbvio....

são precisos dois para dançar um tango.... e para receber há que dar primeiro.. a vida é assim.