Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Critica

• Por favor inicie sessão para responder
74 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 luisrjorge

luisrjorge

• Membro
  • Registo: 24/11/2009

Publicado 10 Janeiro 2014 - 02:32

Desde algum tempo que tenho vindo a reparar que que cada vez mais existe um problema serio aqui no forum que antes nâo acontecia. Chama-se bajulacao... este forum que eu considerava um dos melhores do genero e onde existiam muitas criticas construtivas assim como muitas visualizacoes em quase todo o tipo de genero fotografico que estao presentes nas galerias, hoje em dia isso nao acontece.basicamente sao quase sempre os mesmos a fazerem o upload das fotos equase sempre os mesmo a comentar e reciprocamente... Ja me faz lembrar uma galeria tipo olhares.
Outra situaCao que me chateia é as muito visualizacoes de certas fotos e depois nem um comentario, atencao que o mal é generalizado . Por outro lado fotos relativamente medianas na minha opiniao têm imensos comentarios do tipo "excelente foto", so falta dizer aproveite e visite a "x"galeria ...
Parece que existe galerias que proliferam tipo " paisagem urbana/natural e outras tanto ou mais interessantes tipo retratos ou preto e branco ou mesmo strobish quase que desapareceram.

Opa desculpem la este desabafo mas parece que este forum aos poucos está a perder muitas qualidades e alguns users que faziam excelentes criticas e postavam fotos geniais aos poucos vao desaparecendo.

Bons clicks a todos e muitas visualizacoes

Anúncios

Partilhar Post #2 Jorge Folha

Jorge Folha

• Administrador
  • Registo: 06/03/2013
    • Local: Ponte de Lima

Publicado 10 Janeiro 2014 - 07:34

Desculpa a resposta rápida mas ao fim de 9 anos só posso dizer que foram pelo menos 8 vezes que surgiu um tópico destes. É cíclico, e depois de muito se dizer vai continuar na mesma, por isso nem vou começar, mas agradeço na mesma todos os comentários.

Partilhar Post #3 MDPN

MDPN

• Membro
  • Registo: 07/10/2012
    • Local: Vila Nova de Famalicão

Publicado 10 Janeiro 2014 - 10:21

Desde algum tempo que tenho vindo a reparar que que cada vez mais existe um problema serio aqui no forum que antes nâo acontecia. Chama-se bajulacao... este forum que eu considerava um dos melhores do genero e onde existiam muitas criticas construtivas assim como muitas visualizacoes em quase todo o tipo de genero fotografico que estao presentes nas galerias, hoje em dia isso nao acontece.basicamente sao quase sempre os mesmos a fazerem o upload das fotos equase sempre os mesmo a comentar e reciprocamente... Ja me faz lembrar uma galeria tipo olhares.
Outra situaCao que me chateia é as muito visualizacoes de certas fotos e depois nem um comentario, atencao que o mal é generalizado . Por outro lado fotos relativamente medianas na minha opiniao têm imensos comentarios do tipo "excelente foto", so falta dizer aproveite e visite a "x"galeria ...
Parece que existe galerias que proliferam tipo " paisagem urbana/natural e outras tanto ou mais interessantes tipo retratos ou preto e branco ou mesmo strobish quase que desapareceram.

Opa desculpem la este desabafo mas parece que este forum aos poucos está a perder muitas qualidades e alguns users que faziam excelentes criticas e postavam fotos geniais aos poucos vao desaparecendo.

Bons clicks a todos e muitas visualizacoes

Não sei a que bajulação se refere!

Quanto às categorias mais utilizadas pelos utilizadores, não há nada a fazer, não se vai obrigar as pessoas a tirar um tipo de fotografias que não lhes é natural.

Quanto ao facto de serem sempre os mesmos useres a postarem as suas fotografias, apenas deixo uma dica - post as suas - até poruqe não me lembro de ter visto muitas fotografias da sua autoria. DÊ o exemplo!! 

Partilhar Post #4 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 10 Janeiro 2014 - 10:31

Também sou apologista, como o chefe, de que é algo cíclico. Se reparares, nesses tópicos mais movimentados, são pessoas que se conhecem, ao vivo, e fazem o mesmo tipo de fotografia.  Dessa forma é inevitável que exista uma certa, vá lá, camaradagem.. ( bajulação não! ). Não critico, porque qualquer um de nós faria/fará o mesmo,sem nos apercebermos :D

Em relação aos comentários, existe algo que está mais associado à essência do ser humano, do que propriamente a grupos: "Para teres comentários terás que comentar..." 

Tipo, se assim é, assim terá que ser. Em qualquer lado, se não comentares, poucos comentários terás nas tuas fotografias. Falando particularmente de mim, que estou numa fase de "renascimento", já imagino que, quando começar a publicar vou ouvir as cigarras nos meus tópicos :D

Agora verdade seja dita: Não tenho visto muitos trabalhos que saiam do tema "paisagem" e "LE". Não tenho nada contra esse tipo de fotografia, mas se reparares é o que tem tido mais movimento. Por isso culpo mais os fotógrafos por falta de algo diferente que desperte a atenção dos comentadores.

Mas lá está são fases... o ano ainda agora começou.

Partilhar Post #5 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 10 Janeiro 2014 - 11:20

É verdade que existem grupinhos, vá clãs. No entanto não concordo com a bajulação. Haverá um maior cuidado com a forma como se escrevem as criticas entre membros do grupinho? Sim há, e em casos até pode existir um refreio de critica mais dura, mas dai à bajulação vai uma grande distancia.

O grupinho da fotografia de rua (provavelmente o tópico mais longo do fórum) é um pouco impermeável, mas não deixam de produzir algumas fotos bem interessantes.

O grupinho das paisagens é mais amigável e acolhe todos os que usam aquela secção. Tanto que até marcam passeios e encontros, partilham técnicas e até equipamentos. Ao fim ao cabo não será esse o principal objectivo do fórum? Fomentar a partilha de experiencias, conhecimentos e partilhar interesses comuns?

Há muitas secções vazias, é verdade, mas ai o MDPN disse tudo, não podemos obrigar ninguém a fazer fotos que não quer ou não tem interesse.

De tempos a tempos o fórum recebe sangue novo, como é o caso do momento actual, mas se reparar-mos são sempre os mesmos que se disponibilizam a receber.

Depois claro, há o principio da reciprocidade, tal como indicou o Paulo. Temos que dar para receber.

Os comentários são encorajados? Não, não são, depois das conversas dos BES e FNAC e dos descarrilhamentos de inúmeros tópicos com acusações de ignorância e snobismo generalizado, o leigo perde o interesse em comentar as fotos fora da sua zona de conforto, mas, como o Jorge disse, tudo é cíclico e daqui a uns meses já somos todos amiguinhos outra vez.

Por falar nisso, estou a dever um telefonema ao Leal para marcar um passeio.

Partilhar Post #6 pdro

pdro

• Membro
  • Registo: 23/08/2012

Publicado 10 Janeiro 2014 - 12:26

pessoalmente, também não entendo como bajulação... entendo é que há algum desconhecimento fotográfico e qualquer coisa que fuja da "normalidade" que essa pessoa conheça surge como espectacular e fantástico, mesmo não sendo nem espectacular, nem fantástico, apenas... normal.

as conversas BES/FNAC acompanhei-as e pontualmente participei, mas não considero que tenham descarrilado no mau sentido. como disse o ansel, num tópico que (esse sim) infelizmente descarrilou, foi dura mas cordial na troca de ideias. mas também sinto que, por vezes, o "leigo" tem um toque de impenetrabilidade à crítica, que também não motiva a que uma pessoa comente muito mais - já me deparei com isso algumas vezes, o que de certa forma me fez meter os travões à crítica e à troca de opiniões. por vezes, simplesmente não tenho nada a dizer sobre as imagens, também acontece.

acrescento também que penso que o pessoal devia-se preocupar com a técnica qb, às vezes perde-se muito a discutir coisas mais "inúteis" nas imagens e a dar-se menos valor que o que se devia da própria imagem. e se queres que te diga a verdade, é por isso que tenho pena que não hajam mais discussões como a do BES/FNAC, que essas tiveram a "infelicidade" de se encontrarem temporalmente muito próximas, independentemente da divergência de opiniões. mas são as únicas conversas que abanam um pouco os pilares da "certeza" do elementos mais novos (e menos novos também), com mais ou menos conhecimento e que confrontam as imagens que diariamente são aqui apresentadas - hajam mais debates desse género, que só não ganha quem não quer :)

Editado por pdro, 10 Janeiro 2014 - 12:32 .

Partilhar Post #7 NSS

NSS

• Membro
  • Registo: 30/11/2011
    • Local: VN Famalicão

Publicado 10 Janeiro 2014 - 14:03

fotos relativamente medianas na minha opiniao têm imensos comentarios do tipo "excelente foto"

Concordo que há um pequeno grupo de utilizadores que não consegue ser imparcial na crítica de uma foto de um amigo, e que tendencialmente, comentam as fotos de quem conhece em detrimento de outros. Também há quem elogie à procura de elogios... Isso não me incomoda. O que me incomoda é quando és sincero e se dirigem para ti com resposta rude. 

No fundo, podemos mudar isso, participando com opinião bem fundamentada, sincera com e respeito, parte de todos nós.

Partilhar Post #8 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 10 Janeiro 2014 - 14:38

acrescento também que penso que o pessoal devia-se preocupar com a técnica qb, às vezes perde-se muito a discutir coisas mais "inúteis" nas imagens e a dar-se menos valor que o que se devia da própria imagem. e se queres que te diga a verdade, é por isso que tenho pena que não hajam mais discussões como a do BES/FNAC, que essas tiveram a "infelicidade" de se encontrarem temporalmente muito próximas, independentemente da divergência de opiniões. mas são as únicas conversas que abanam um pouco os pilares da "certeza" do elementos mais novos (e menos novos também), com mais ou menos conhecimento e que confrontam as imagens que diariamente são aqui apresentadas - hajam mais debates desse género, que só não ganha quem não quer :)

Não sou contra as discussões BES/FNAC, pelo contrário, achei bastantes elucidativas, até ao ponto em que a malta começou a gravitar para os extremos.

Mas tens razão, deviam existir mais.

Quanto ao meu comentário da impermeabilidade, prende-se com o interagirem com participantes fora dos habituais, não tanto com as criticas. Mas p.f. não te sintas atingido com o meu comentário. Pessoalmente tenho apreciado bastante as tuas participações nas fotos dos outros (inclusive nas minhas).

Partilhar Post #9 pdro

pdro

• Membro
  • Registo: 23/08/2012

Publicado 10 Janeiro 2014 - 17:10

Quanto ao meu comentário da impermeabilidade, prende-se com o interagirem com participantes fora dos habituais, não tanto com as criticas. Mas p.f. não te sintas atingido com o meu comentário. Pessoalmente tenho apreciado bastante as tuas participações nas fotos dos outros (inclusive nas minhas).

apenas comentei isso porque efectivamente já me aconteceu: haver recusa ao meu comentário numa postura algo do género "quem entende disto sou eu e não tu" - e não me estou a referir a ti. também já li várias vezes a mesma coisa, em fotografias que não comentei, o famoso chavão "as regras são para ser quebradas" como defesa de algo pouco capaz.... daí ter dito "toque de impenetrabilidade à crítica", apenas utilizando a tua palavra e não "esgrimando-a" :)

portanto, não entendi como alguma espécie de ataque pessoal, pelo que não me senti atingido de forma alguma, não tens que te preocupar com isso :)

Editado por pdro, 10 Janeiro 2014 - 17:11 .

Partilhar Post #10 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 10 Janeiro 2014 - 17:48

Não li isto tudo mas concordo com algumas das críticas ao forum. Se bem que não tenho muito tempo aqui, acho que uns 2 ou 3 anos, já noto muita perda de qualidade nos conteúdos.

Não podemos meter a cabeça na areia e dizer coisa do tipo; a crítica é recorrente, etc.

Temos obrigação de fazer melhor e criticar já é algo de positivo.

Para além do que foi apontado quero também apontar um certo tipo de participantes que colocam uma foto 5* de quando em quando e ficam a receber os aplausos. Mais nada!

Partilhar Post #11 lycan

lycan

• Membro
  • Registo: 05/05/2011

Publicado 10 Janeiro 2014 - 19:09

Não acho nada fora do vulgar. É assim em qualquer lado.

Tenho é reparado ultimamente na tendência em lançar tópicos escritos em inglês. Deve dar um ar mais chique concerteza. Eu quero um tópico chique...

Partilhar Post #12 CyberJ

CyberJ

• Membro
  • Registo: 03/09/2012
    • Local: Vialonga

Publicado 10 Janeiro 2014 - 19:20

Boas, vou dar os meus 5c de opinião, se é que ela vale de alguma coisa.

Vou começar por dizer que como novo membro deste fórum, mas com mais de 10 anos de experiência em fóruns, este tem sido o fórum onde tenho tido mais dificuldade em me integrar.

Claramente é um fórum onde o espírito de entre-ajuda não abunda, e a ajuda para com os nobbys ainda é mais limitada.

Não quer dizer com isso, que não existam meia de dúzia de membros que não queiram ajudar, eu próprio já fui ajudado por alguns membros, mas comparativamente a outros fóruns fora da área da fotografia essa ajuda é muito escassa.

Em relação às bajulações, não sei se existem, o que existe, e falo por mim, é muitos nobbys como eu darem uma opinião sobre uma foto, opinião essa que pode ser muito positiva, mas por falta de conhecimentos técnicos para fazer uma crítica mais rigorosa.

Honestamente acho que os admins do fórum deveriam tomar uma resolução para resolver os problemas reportados neste tópico, e essa resolução é simples e têm duas soluções possíveis.

1. Tornam o fórum num fórum elitista como muitos o pretendem tornar e apenas aceitam membros por convite e com provas dadas.

2. Criam uma secção de iniciação à fotografia com moderadores com vontade de ensinar onde os nobbys utilizam para aprender e deixam as outras secções para os profissionais.

Sou moderador de um fórum de aquariofilia, e é mais ou menos assim que as coisas funcionam, e funcionam bem, quando o membro iniciante começa a ganhar know-how e a ter montagens competentes é convidado a deslocar as suas montagens (fotos e setups de aquários) para outras secções.

Partilhar Post #13 tarantino

tarantino

• Membro
  • Registo: 15/09/2008
    • Local: Oeiras
    • inserir frase aqui em Latim

Publicado 26 Outubro 2015 - 08:45

Enquanto registado desde 2008 e espetador desde 2007, venho reavivar este tópico porque me vejo a anuir positivamente aos pontos que antecedem a sua criação: falta de originalidade, falta de honestidade na critica, falta de participação qualitativa, migração de muitos users de grande valor ou diminuação abrupta da sua participação:( relembro para quem cá andava, nomes como maxim, nunopicado, filipeestrela, hertizel, anseladams, jpspider, ivolázaro antes Horus; entre outros),  não falando da "aparição"" de 2-3 iluminados da estética e imagética clássica, que nos educam - meros mortais-  nos nossos gostos simplórios e básicos,  como imberbes veneradores do Digital, de imagens bem compostas, nitidas, bem focadas, não-tremidas, bem expostas, e bem iluminadas. 

Confesso que nunca considerei isto o olhares de 2010, mas é o que é. Bajulação não diria, mas falta de nervo no comentário, falta de hombridade, sim! 

O meu objetivo com isto é mais falar do tema que o resolver, pois estamos num país democraticamente livre(seja isso o que for) e que cada um se expresse com os subterfúgios que cria para se defender tanto melhor!  Mesmo que sejam nas qualdiades que acima defini pautarem este espaço, de momento.

tenho acima de tudo pena, pois cresci muito aqui fotográfica e culturalmente, mas neste momento,......

Partilhar Post #14 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 26 Outubro 2015 - 09:26

O que me parece é que o nível deste fórum é como muita coisa em Portugal. Há uma frase (é um termo em inglês, peço desculpa) que explica isso bem "big fish in small pond".
As pessoas evoluem e procuram outros caminhos. Quando alguém tem uma dúvida um pouco mais complexa, ou específica, não vem aqui, vai a fóruns internacionais, onde há quem perceba realmente do assunto.
Se eu precisar de uma crítica para uma foto, não é aqui que a venho pedir. Já o fiz,mas para me dizerem "o horizonte está torto..."??

Este fórum tem o seu lugar e, na minha opinião, faz muito por quem fografa, mas só até certo ponto, não é perfeito, (nem tem que o ser).

Partilhar Post #15 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 26 Outubro 2015 - 12:24

Antes de tudo, não deveríamos "misturar" todas as saídas no mesmo saco. Digo isto, baseado no que vi aqui, nos outros forums ( como simples mortal ou não.. ).

Assim:

- Alguns saíram por falta de tempo e assim o comunicaram. Neste grupo incluo muitos que evoluíram e procuraram outro tipo de "reconhecimento".

- Outros, porque chegou aquele dia em que apareceu alguém que os "contradisse". Por mais que a sua participação fosse invejável, isso não implica que sejam donos de uma verdade suprema. O que vi mais foram birras do tipo: "Eu sou bom e fiz muito aqui! Agora vou embora, e vocês vão chorar!". Birras... 

- A evolução de um grupo especifico dentro do forum ( seja macro, paisagens ou filosofia ).Existem uns que acreditam que se pode tornar um projecto maior, dedicado à causa. Já vi alguns casos de sucesso. E aprovo. Não podem esperar é que o forum se "transforme" e se torne especifico ao serviço de um grupo especifico dentro da comunidade.

- Desacordos entre "Facções". Gostava eu de ter uma solução eficaz, mas penso que não existe. Grupo A ataca B, B Chora, ou vice-versa... Se por alguma razão, alguém toma partido de um lado ( já nem falo se um dos grupos for moderado ), temos logo saídas dramáticas.

Referente às criticas das fotografias: Já percebi que é assim mesmo. Até sites como o 1X perceberam que, para haver "movimento" não se pode esticar a corda. Uma vez perdi temo a ler uns comentários das minhas fotografias, e das dos outros e... qual semelhança com um olhares.. 

Agora, no fundo, bem lá no fundo, TODOS queremos reconhecimento e uma certa bajulação. Não me lixem. 

Sem querer mencionar nomes, mas já vi a seguinte situação:

- User A publica N fotografias. 

- Recebe nunca menos de 2~3 páginas de criticas... ou melhor: "Excelentes & Perfeitos".

- Um dia publica e não recebe criticas.

- Abandona o forum porque não recebe criticas construtivas.

Ok, há excepções... mas desde que aqui ando, vi isso acontecer N vezes. Agora, venham me convencer que esses membros procuravam "evolução.

Só para terminar o capitulo "criticas". Na minha perspectiva são TODAS válidas e importantes. Agora o que nós fotógrafos temos dificuldade em atingir é que, se a critica não parece "contextualizada" ao tipo de fotografia, é porque a nossa "mensagem" falhou em passar a algum do público...

Se numa fotografia de rua, alguém está preocupado em criticar o contraste, as cores ou o horizonte, é porque não percebeu a "história" ou o "conceito exposto". Para mim é falha do fotografo e não do "conhecimento" sobre a matéria por parte do critico. 

Por fim, e para os poucos que não adormeceram: Parte Técnica.

Por vezes os pedidos são vagos ou não tem seguimento por parte do OP... Ou até têm, mas ninguém resiste à rivalidade das marcas e "grupos" e o utilizador entra para comprar uma DSLR e acaba por comprar um micro-ondas.

Mas lá está, muita coisa poderia ser melhorada, mas não existem foruns/galerias perfeitos. Mais vale às vezes deixarmos as coisas seguirem o seu rumo natural.

Partilhar Post #16 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 26 Outubro 2015 - 14:16

Muito do que aprendi na fotografia foi aqui. Alguns dos que mais me ajudaram foram deixando de postar cá. Cada um terá as suas razões mas espero que entendam que as razões são sempre pessoais. Quem sai, sai porque quer; quem fica, fica porque quer.

Não vou parar por aqui nem resumo a minha formação ao que aprendo aqui, se bem que um forum como este é precioso. Mas uma formação mais sistemática também é e por isso tenho tentado aproveitar a experiência de fotógrafos locais.

Se um dia evoluir ao ponto de poder criticar as fotos de colegas como vocês têm criticado as minhas e poder, assim, retribuir a este forum o que ele me tem dado, serei feliz.

Se faço mais elogios do que críticas, nunca pensem que sou bajulador. Talvez seja fácil de me impressionar, só isso.

Partilhar Post #17 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 26 Outubro 2015 - 17:58

Deixo os meus cinco cêntimos.. nem sequer é um raciocinio com principio meio e fim. São comentários "soltos" daquilo que é a miha experiencia enquanto utilizador.

- Muita gente nem sequer sabe postar... esconde o Exif, publica a foto sem contexto nem pretexto nenhum etc... ... muita paisagem nem sequer menciona a localização etc.... Eu pessoalmente se uma foto me cativa, mal ou bem, se não conseguir ver o Exif passo à seguinte e ignoro... se nem sequer dá para ver como a foto foi feita  (cãmara, objetiva, tempo de exposição etc...se nem se pretende a intenção ou a disposição... um gajo comenta o quê.. ?

Muita foto é a publicada apenas com o boneco e o título (obrigatório,, senão nem isso)...

- A mesma coisa para as duvidas ou pedidos de ajuda... "a minha máquina deixou de focar...." e nem dizem qual marca , modelo etc... quem quer ajudar ainda tem de andar a perguntar aquilo que era obvio ser publicado logo no pedido...

- Um post pode andar dias sem comentários (aqui é mais nos pedidos de ajuda técnicos, equipamentos ... ) mas assim que o 1º se chegue à frente e mande um bitatite o post ganha logo aceleração... ou seja , muita gente posta para contradizer o(s) gajo(s) que mandou o(s) bitatite(s) anterior(es).. nem é um verdadeira vontade de ajudar mas "mostrar" que se sabe mais que o vizinho... e é como diz o Paulo.. o desgraçado quer uma DSLR e sai daqui com um microodas... ou fica a ver os "entendidos" a degladiar-se á sua frente...   

- Eu pessoalmente deixei práticamente de postar outra coisa que não seja macro .. porque muitas vezes quando tentei postar outro tipo de fotografias a "criação escapava ao criador"... o post tornava-se numa tertúlia de "entendidos" (para por a coisa de um modo polido) e no fim o raio das fotos que postei era o que menos contava ou interessava ali.... 

Ao menos a macro é mais "branco é galinha o põe".... :D

- A publicação de fotos diminuiu muito (estou aqui há uma ano e tenho essa impressão...) já por algumas vezes me dei ao trabalho de contar qual é o conteúdo da primeira página dos posts actualizados mais recentemente... por vezes, dos 25 posts listados apenas 5 ou seis contêm fotos... os resto é sobre equipamentos.

- No ultimo ano muita gente "regular" e activa foi embora.. deve acontecer isso a toda a hora (todo o ano).

- Outra gente publica uma foto por dia durante quinze dias seguidos.. quem é que tem pachorra de deixar um comentário todos os dias?... publiquem uma série de 6 ou 7 de uma vez... não tenho dados estatisticos mas sempre fiquei com a ideia que uma série cativa mais o pessoal a deixar umas linhas do que fotos isoladas...

- Mas que sei eu..... quem quer fica e aproveita o bom que o forum tem.. quem não quiser ficar que vá para outro com os mesmos problemas por certo... 

Editado por Camara Lenta, 26 Outubro 2015 - 18:03 .

Partilhar Post #18 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010

Publicado 26 Outubro 2015 - 18:02

Eu concordo com as críticas do tarantino e também com a ideia de que é preciso falar das coisas que nos atormentam.

Eu sou bastante mais novo aqui mas também sinto que isto tomou um rumo que me faz ficar à margem.

O forum mudou de há uns 4 anos para cá?

Mudou um pouco.

Eu mudei a minha forma de ver / fazer / pensar fotografia?

Mudei muito!

Estas duas mudanças, naturais, e em sentidos contrários, criam um abismo entre mim e o forum.

É preciso ver uma coisa: Estes foruns são e serão sempre ocupados maioritariamente por principiantes e os interesses de principiantes são diferentes dos interesses de quem já passou essa fase.

Este facto provoca pelo menos dois tipos de atitude dos participantes mais antigos; Ou saem / colocam-se à margem ou formam guetos, grupinhos de amigos que se inter-relacionam e autoprotegem.

Basicamente é isto que penso sobre a evolução ou desevolução deste e de outros foruns do género.

Partilhar Post #19 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 26 Outubro 2015 - 23:17

Estou cá à pouco mais de um ano, e partilho muito da opinião do Antero.

Aqui aprendi e dei os "primeiros passos" (ainda os ando a dar), e tive a oportunidade de conhecer pessoas que me têm ajudado e ainda ajudam!

Deixei de postar fotografias, por alguns motivos. E como estamos aqui a falar sem grelos nos dentes, primeiro porque me aborrecia sempre o facto de ter algumas dezenas de visualizações e por vezes nem meia dúzia de comentários, e os que tinha, eram sobretudo das pessoas com quem mais me identifico aqui no fórum (pelo facto de termos entrado ao mesmo tempo - Anterix e Câmara Lenta) e das pessoas que partilham o gosto pelo Urbex/Decay. O mais engraçado, é que antes de postar, já as fotos tinham sido "escrutinadas" pelos meus pares, e vinham aqui, fazer o "jeito" de repetir o que me tinham dito em privado, para que a coisa não morresse sem ter um comentário...dito isto, deixou de fazer sentido para mim, postar aqui as minhas fotos de Urbex.

Bem sei que é daquele tipo de fotografia, que, ou se gosta, ou não se gosta, e por vezes, até há uma ou outra que tem uma boa composição e uma edição menos medíocre...mas porra...andamos todos a aprender, e é verdade que há por aqui meia dúzia de artistas que muito devem à humildade e que nada fazem para ajudar os seus pares, que vêm na maior parte das vezes, humildemente pedir ajuda para coisas que até podem parecer muito básicas, mas para quem pergunta, presumo sejam dúvidas honestas.

A minha postura de algum tempo para cá tem sido muito na linha do que atrás afirmo. Não posto fotografias. Venho cá todos os dias, e tenho diariamente várias visitas ao fórum, e ainda assim, tenho 8 páginas de "novo conteúdo" por ler, ou reler. Venho cá, não posto, porque não me parece que faça grande falta postar! As minhas fotos não são obras de arte, mas uma critica construtiva de vez em quando caia bem, e se fosse variando as pessoas que comentassem, tanto melhor.

Admito que aqui aprendi muito, e conheci pessoas que muito me têm ajudado a evoluir e a aprender a cada dia. O que escolhi fazer neste fórum foi basicamente partilhar essa aprendizagem com os demais, e quando digo os demais, refiro-me obviamente aos mais novos, aos que entram aqui a "pedir desculpa antecipadamente pelo transtorno que está a causar aos grandes gurus da fotografia" (aconteceu comigo).

Sempre que vejo uma questão relacionada com algo onde me sinta à vontade para ajudar, continuarei a fazer o que tenho feito. Dentro do que posso e sei, continuarei a ajudar, todos sem excepção, dando prioridade aos mais "recentes". Faço-o sobretudo porque é onde sinto que possa fazer alguma diferença. Ajudar quem precisa, e eu possa ou saiba!

Quanto ao que diz o Câmara Lenta, acerca dos exifs...partilho a opinião dele com uma vertente talvez mais formativa ou informativa (chamem-lhe o que quiserem). Não custa nada a malta partilhar o raio dos settings das fotos...a mim ajudou-me a perceber como obter alguns resultados...valesse o que valesse, fazia os meus testes e a coisa funcionava. Quando aqui cheguei vi (continuo a ver) muitas fotos, sobretudo no Flickr e no 500px, onde a minha preocupação era perceber os settings para perceber que resultado poderia obter com eles...e havia "tradição" do Urbexeter's que por cá andavam, pura e simplesmente não partilharem os exif's. Um dia qualquer numa das saídas onde estive com eles, ao almoço, fartei-me de lhes dar na cabeça. Resultou. Agora, todas as fotos levam com o exif para a malta perceber...Valha isso o que valer!

Depois e porque o fórum não vive só de users também tenho uma palavra para quem o administra.

Como sou da área da comunicação digital, olho muitas vezes para este espaço como um negócio que poderia ser melhor cuidado e melhor tratado. Afinal aqui há todos os dias tráfego, há investimento (presumo) das marcas que aqui investem em posicionar-se juntos dos seus potenciais clientes e tudo isto deveria ser melhor cuidado! Afinal de contas...isto pode ser um bom negócio, ou não? O servidor tem custos anuais...o tempo despendido, tem um valor...etc etc

E não me perguntem como poderia melhorar, mas uma coisa sei...devemos "acarinhar" todos, sobretudo os novos que se registam. Quando fazem um post de apresentação, na minha opinião deve ser mandatário que um dos admin's faça as "boas vindas" a esse membro. Quando há um registo, há sempre um email envolvido. Na parte da administração vocês conseguem verificar se esse email criou algum tópico, e se não o fez, arranjar formas de cativar e incentivar a que haja uma maior participação desses user's...afinal, todas as areas, vivem de "sangue novo" e nesta não me parece que seja diferente. Com mais users, mais tráfego, mais interação, haverá com toda a certeza um valor acrescido que o fórum pode entregar a quem cá queira investir, seja na forma de publicidade, seja na forma de passatempos...os passatempos...também já deixei uma palavra de desagrado a um que está constantemente a ser cancelado por falta de participação...porque será? Alguém parou 1 segundo sequer para perceber...é que são já uns 3 ou 4 passatempos abortados...

Depois ainda haveria que tomar conta dos Classificados. Vou lá com alguma frequência, e aborrece-me o facto de que existam diariamente 100 ou 200 post's novos sendo a coisa monopolizada por 3 ou 4 user's que fazem deste espaço o seu espaço prestigiado e privilegiado de vendas...não censuro, mas raios...regulem a coisa...não permitam que haja tantos posts seguidos do mesmo user, talvez limitar o número de post's diários...nesta área, haveria que meter ordem! E há uma boa parte do pessoal registado, que só o está para puder anunciar vendas, sem que seja obrigatório haver um mínimo de posts como o é nas votações dos passatempos, por exemplo.

Não vejam estes reparos como mais uma critica fácil...reflictam também sobre isso e cuidem o que é de todos nós (sim, também sinto que é um pouco meu)!

Bora lá continuar a falar as coisas sem grelos nos dentes, de uma forma desempoeirada, com diplomacia e elevação, para que este post não descambe como muitos outros do género?

Editado por iMarco, 26 Outubro 2015 - 23:24 .

Partilhar Post #20 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 26 Outubro 2015 - 23:35

Realmente, se há "coisa" que não percebo é porque "evaporam" os novos membros acabados de registar??

Vejo os post de apresentação, e nunca mais ninguém os vê...

Quanto ao fórum, infelizmente, cada vez está mais morto... É que nem de hardware se fala quanto mais discutir fotografia...