Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Dúvidas - Fotografias calçado e têxtil

• Por favor inicie sessão para responder
20 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 emanuelp

emanuelp

• Novo Membro
  • Registo: 21/06/2012

Publicado 03 Janeiro 2014 - 16:26

Boa tarde,

Trabalho para uma empresa que vende artigos de desporto e moda, sendo que sou responsável pela fotografia e design (apesar de perceber pouco de fotografia).

Até agora, as fotos têm sido muito básicas, num estúdio improvisado (uma softbox e uma sombrinha + uma Nikon D90).

No entanto, os nossos sites vão ser reestruturados, e um dos aspectos que pretendemos melhor são as fotografias. Melhorar e, ao mesmo tempo, facilitar o meu trabalho.

As fotografias que pretendo são algo deste género: http://www.netshoes....to/004-7547-793

Penso que são fotos muito boas e que permitem ao cliente visualizar os detalhes do produto.

No entanto, verifiquei nesse site que as fotos dos produtos são sempre iguais, ou seja, calculei que deve ser alguma "máquina" que tira as fotos e que as "trata" automaticamente.

Podem-me esclarecer?

Não tenho limite orçamental, mas claro que não convinha passar dos 4K ou 5K.

Agradeço a vossa ajuda, os sites vão ficar online daqui a um mês e gostaria de ter tudo pronto nessa altura.

Cumprimentos.

Anúncios

Partilhar Post #2 xabita

xabita

• Membro
  • Registo: 09/02/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 03 Janeiro 2014 - 17:25

Esses artigos são colocados numa caixa de Luz, ou são montados num mesa ciclorama com duas soft boxes de cada lado e uma luz por cima tipo isto.

Cubelite.jpg

15763_anwendung2_250.jpg

A luz é sempre a mesma, depois de bem calibrada e ajustados os setings desejados(tentativa e erro) é dar-lhe gás. Colocas os artigos e vais tirando as fotos conforme as vistas que queres

Partilhar Post #3 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 03 Janeiro 2014 - 18:07

Esses artigos são colocados numa caixa de Luz, ou são montados num mesa ciclorama com duas soft boxes de cada lado e uma luz por cima tipo isto.

http://phneutro.pt/Cubelite.jpg...

http://www.foto-walser.de/shop/140x140/1...

A luz é sempre a mesma, depois de bem calibrada e ajustados os setings desejados(tentativa e erro) é dar-lhe gás. Colocas os artigos e vais tirando as fotos conforme as vistas que queres

Nada disso. Isso iria deixar sempre sombras por baixo do produto e obrigava a editar todas as fotos uma a uma. 
No site que foi mostrado, os produtos não tinham sombras.

Partilhar Post #4 xabita

xabita

• Membro
  • Registo: 09/02/2009

Publicado 03 Janeiro 2014 - 18:13

Aquelas fotos foram recortadas, os sapatos foram de certeza.

Já agora como é que tiravas as fotos deim sem um sistema dos que falei ?

IT Partilhar Post #5 emanuelp

emanuelp

• Novo Membro

Publicado 03 Janeiro 2014 - 18:14

Eu já uso algo desse género, no entanto, acho que as fotos do link que postei não são tiradas manualmente. Digo isto porque, independentemente do produto que se consulte, as fotos são sempre iguais (posição, ângulo, etc), e acho isso extremamente complicado de fazer manualmente. 

Na minha opinião, é usado algo deste género:

http://www.bhphotovi..._3D_Studio.html

O que pretendia era algo assim, que tirasse fotografias de vários ângulos, e que fizesse tudo automaticamente, ligado a um PC.No entanto, queria que fosse mais barato (No máximo 5000€).

Partilhar Post #6 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 03 Janeiro 2014 - 20:30

Aquelas fotos foram recortadas, os sapatos foram de certeza.

Já agora como é que tiravas as fotos deim sem um sistema dos que falei ?

Olha que não precisam de ser recortadas... been there, done that.... Só precisas de ter a luz bem medida e o sistema bem montado. Em vez de uma mesa branca, usa-se uma mesa de vidro. Fiz isso durante 1 ano...
E se for num sistema de mesa como o que colocaste, fotografar sapatos brancos vai ser um filme.....

Eu já uso algo desse género, no entanto, acho que as fotos do link que postei não são tiradas manualmente. Digo isto porque, independentemente do produto que se consulte, as fotos são sempre iguais (posição, ângulo, etc), e acho isso extremamente complicado de fazer manualmente. 

Na minha opinião, é usado algo deste género:

http://www.bhphotovi..._3D_Studio.html

O que pretendia era algo assim, que tirasse fotografias de vários ângulos, e que fizesse tudo automaticamente, ligado a um PC.No entanto, queria que fosse mais barato (No máximo 5000€).

Já andei a ver isso. Acho que as mais baratas que encontrei foi http://ortery.com/

Dá uma vista de olhos nesta: http://www.fotorobot...0-photography/ 
em especial na de garrafas de vinho....

No entanto, se queres o produto sempre na mesma posição, etc etc etc, não há grande ciência... Tripé, mesa, tudo marcado, e nada se mexe entre sessões.... É simples.

Partilhar Post #7 Bruno E. Santos

Bruno E. Santos

• Membro
  • Registo: 07/12/2009

Publicado 05 Janeiro 2014 - 16:15

Na minha ideia ingénua de amador ocasional, para fotografar todo o calçado sempre do mesmo ângulo, talvez:

- O chão da caixa de luz utilizada não é de um material plástico, fácil de ser limpo com um pano húmido?

- Se sim, porque não desenhar 3 ou 4 pequenos pontos com um marcador no chão, para servir de referência a um posicionamento homogéneo (um ou dois para posicionar a frente da sola, um ou dois para encostar o ângulo do tacão da sola atrás)? Pontos de 3 ou 4 cores diferentes para 3 ou 4 ângulos diferentes?

Nas fotos de pequena dimensão, esses pequenos pontos passam despercebidos ao olho humano. Para grandes ampliações, facilmente se tiram em 30 segundos de photoshop ou outro software de edição. Deixo a sugestão!

Editado por Bruno E. Santos, 05 Janeiro 2014 - 16:18 .

IT Partilhar Post #8 emanuelp

emanuelp

• Novo Membro

Publicado 06 Janeiro 2014 - 09:41

O único problema disto, é que sendo tudo manual, vai demorar imenso tempo. São cerca de 5000 produtos/ano. Tirando e "tratando" 4 fotos de cada produto... Façam as contas  :D

Por isso é que era porreiro, independentemente dos custos, arranjar uma plataforma em que eu pudesse pôr lá o produto e aquilo tratava do resto.

Partilhar Post #9 Bruno E. Santos

Bruno E. Santos

• Membro

Publicado 06 Janeiro 2014 - 16:45

Olha pá, com 20 segundos de google descobri isto (verdade, não estou a mentir):

http://www.fotorobot.cz

Contacta essa ou outras empresas de produtos similares e vê se está dentro do orçamento da tua empresa.

Update: Coloquei aqui o vídeo promocional. Infelizmente, esta tecnologia poderá criar mais desemprego entre os fotógrafos profissionais especializados em fotografia de produto. :(

Editado por Bruno E. Santos, 06 Janeiro 2014 - 17:06 .

Partilhar Post #10 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 06 Janeiro 2014 - 18:37

Olha pá, com 20 segundos de google descobri isto (verdade, não estou a mentir):

http://www.fotorobot.cz

Contacta essa ou outras empresas de produtos similares e vê se está dentro do orçamento da tua empresa.

Update: Coloquei aqui o vídeo promocional. Infelizmente, esta tecnologia poderá criar mais desemprego entre os fotógrafos profissionais especializados em fotografia de produto. :(

Essa máquina não vai criar desemprego.. Muito pelo contrário... Ou achas mesmo que aquilo ajusta tudo a 100% sozinha? Escolhe máquinas, lentes, iso, potência das luzes, etc?... Nada disso.... 
Permite é que mais pessoas, sem necessidade de grandes conhecimentos de fotografia façam esse trabalho... Vai facilitar a vida aos fotógrafos. 

E quem tiver dinheiro e visão para a coisa, monta um estúdio dedicado apenas a esse tipo de fotografia. E já começam a aparecer alguns em PT. ;)

Partilhar Post #11 Bruno E. Santos

Bruno E. Santos

• Membro

Publicado 06 Janeiro 2014 - 19:48

Como amador ocasional, esta tecnologia para mim é indiferente, mas admiro-me de o Deim, que penso ser fotógrafo profissional, estar tão optimista.

Por exemplo, imaginemos que se pretendem fotografar 2.000 sapatos de modelos diferentes. Parece-me que o único problema para um leigo em fotografia será o de calibrar o sistema. Se for usada uma DSLR, o primeiro trabalho será acertar na combinação de iluminação, lente, focagem, ISO, abertura e velocidade; que admito dar 30 minutos de trabalho a um fotógrafo especializado ou alguém com um mínimo de conhecimentos de fotografia. Se for montada uma máquina compacta com alguma qualidade em modo automático no sistema, o fotógrafo torna-se praticamente desnecessário.

Depois é programar as posições por objecto e por tipo de objecto no computador. O único trabalho que sobra, que será feito de forma repetitiva 2.000 vezes, possivelmente por um trabalhador indiferenciado, será colocar o objecto, carregar num botão, o robot fotografa automaticamente, retirar o objecto e colocar outro objecto.

Se depois de fotografar 2.000 modelos de sapatos, se forem fotografar 1.000 modelos de camisas, talvez o fotógrafo seja chamado mais 30 minutos para voltar a calibrar tudo.

Partilhar Post #12 ricardoA

ricardoA

• Membro
  • Registo: 25/02/2011

Publicado 06 Janeiro 2014 - 20:02

Partilhar Post #13 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 06 Janeiro 2014 - 20:24

Como amador ocasional, esta tecnologia para mim é indiferente, mas admiro-me de o Deim, que penso ser fotógrafo profissional, estar tão optimista.

Por exemplo, imaginemos que se pretendem fotografar 2.000 sapatos de modelos diferentes. Parece-me que o único problema para um leigo em fotografia será o de calibrar o sistema. Se for usada uma DSLR, o primeiro trabalho será acertar na combinação de iluminação, lente, focagem, ISO, abertura e velocidade; que admito dar 30 minutos de trabalho a um fotógrafo especializado ou alguém com um mínimo de conhecimentos de fotografia. Se for montada uma máquina compacta com alguma qualidade em modo automático no sistema, o fotógrafo torna-se praticamente desnecessário.

Depois é programar as posições por objecto e por tipo de objecto no computador. O único trabalho que sobra, que será feito de forma repetitiva 2.000 vezes, possivelmente por um trabalhador indiferenciado, será colocar o objecto, carregar num botão, o robot fotografa automaticamente, retirar o objecto e colocar outro objecto.

Se depois de fotografar 2.000 modelos de sapatos, se forem fotografar 1.000 modelos de camisas, talvez o fotógrafo seja chamado mais 30 minutos para voltar a calibrar tudo.

Então e para que querem hoje um fotógrafo? O único que a máquina realmente faz é rodar um prato.... Se não quiseres ter fotos giratórias, já podes hoje fazer isso. Pedes a um fotógrafo que te prepare tudo... 

Ou seja, o patrão que vai dispensar o fotógrafo por ter a máquina é o mesmo que vai dispensar o fotógrafo sem ter a máquina. É o mesmo que vai pedir um orçamento para um estúdio, montar um estúdio e dizer ao empregado para ir para lá rodar o prato e carregar num botão.... 

Claro, a empresa que mantiver um fotógrafo vai ter sempre qualidade. Vai ter ajustes para garantir que os sapatos brancos não se fundem com o fundo, que os sapatos pretos têm textura, que as fotos têm profundidade de campo necessária, que o sapato fica bonito, etc... Coisas que a máquina não sabe fazer.... 

Quem meter um gajo que não entende de fotografia arrisca a fazer o investimento e continuar a ter fotos da mesma qualidade que tinha quando não tinha o robot.
Isso não substitui um fotógrafo. Quanto mais donos de empresas comprarem esses robots a pensar que fazem tudo, mais fotógrafos vão ser contratados porque não vão querer as máquinas paradas por ninguém entender porque sai mal a foto. 

ahahahaha. Essa edição de fotos... Se a foto fosse bem tirada logo à partida, em vez de um vídeo de 30min, era um vídeo de 30seg. Era só ajustar WB e garantir que o branco era 255 em toda a imagem. 

Partilhar Post #14 ricardoA

ricardoA

• Membro
  • Registo: 25/02/2011

Publicado 07 Janeiro 2014 - 21:33

Também achei um pouco desnecessário todo aquele aparato, mas um gajo aprende e depois escolhe o que quer colocar em prática. Acho que se ele tivesse 100 peças diferentes para fotografar não se ia dar aquele trabalho. Até porque ninguém perde mais de 2 min a olhar para calçado daquele género (ou não). 

Editado por ricardoA, 07 Janeiro 2014 - 21:34 .

Partilhar Post #15 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 10 Janeiro 2014 - 23:16

Também achei um pouco desnecessário todo aquele aparato, mas um gajo aprende e depois escolhe o que quer colocar em prática. Acho que se ele tivesse 100 peças diferentes para fotografar não se ia dar aquele trabalho. Até porque ninguém perde mais de 2 min a olhar para calçado daquele género (ou não). 

Ui......

O problema é que a única pessoa que perde mais de 2 minutos a olhar é o gajo que te paga para fotografar.. E se vir que as fotos estão mal tiradas/editadas, esquece.... 

O resto do mundo pode não reparar que não está perfeito, mas quem pediu o trabalho vai ver todos os detalhes.

Partilhar Post #16 hdborges

hdborges

• Membro
  • Registo: 29/08/2010

Publicado 11 Janeiro 2014 - 02:51

Boas, o exemplo que apresentas é de um "ténis recortado" em pp... deim dá aí umas dicas para umas fotos idênticas a sairem da maquina perto do "resultado final", estou curioso!   

Partilhar Post #17 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 11 Janeiro 2014 - 12:35

Boas, o exemplo que apresentas é de um "ténis recortado" em pp... deim dá aí umas dicas para umas fotos idênticas a sairem da maquina perto do "resultado final", estou curioso!   

https://www.dropbox....xh8g/sapato.jpg

Esta foi feita da forma que referi acima. O único que levou foi um ajuste de levels para garantir que o branco era branco. Nada de clipping masks ou semelhantes. 

Partilhar Post #18 Letrudo

Letrudo

• Membro
  • Registo: 23/12/2011

Publicado 15 Janeiro 2014 - 16:06

Este é um tipo de fotografia que me interessa. Por enquanto, apenas como hobby ou na perspectiva de desafio técnico. Mas, se a oportunidade surgir, gostaria de fazer ou tentar algo mais profissional.

Agradeço a todos as partilhas de dicas e vídeos. Também concordo que aquela edição me parece algo demorada e desnecessária se a foto for bem tirada "à primeira".

Obrigado deim pelo exemplo de imagem partilhado. Mas tenho uma questão: fotografaste o sapato em cima de uma mesa de vidro como disseste no post acima? Se sim, tiveste de eliminar o reflexo inferior, certo? 

Obrigado

Partilhar Post #19 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 15 Janeiro 2014 - 17:05

Este é um tipo de fotografia que me interessa. Por enquanto, apenas como hobby ou na perspectiva de desafio técnico. Mas, se a oportunidade surgir, gostaria de fazer ou tentar algo mais profissional.

Agradeço a todos as partilhas de dicas e vídeos. Também concordo que aquela edição me parece algo demorada e desnecessária se a foto for bem tirada "à primeira".

Obrigado deim pelo exemplo de imagem partilhado. Mas tenho uma questão: fotografaste o sapato em cima de uma mesa de vidro como disseste no post acima? Se sim, tiveste de eliminar o reflexo inferior, certo? 

Obrigado

Nop. 

Se for bem feito, não há reflexo para eliminar.

Partilhar Post #20 Letrudo

Letrudo

• Membro
  • Registo: 23/12/2011

Publicado 15 Janeiro 2014 - 17:20

Nop. 

Se for bem feito, não há reflexo para eliminar.

Então, para ser "bem feito" quantas luzes usaste? Duas laterais, uma superior e uma inferior, por baixo do vidro? É que já tentei fotografar sobre mesa de vidro e, mesmo iluminado por baixo, é difícil evitar os reflexos.