Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Dúvida sobre armazenamento de material fotográfico

• Por favor inicie sessão para responder
5 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 DiBu

DiBu

• Novo Membro
  • Registo: 09/08/2012

Publicado 05 Dezembro 2013 - 00:11

Boa noite! Venho cá pedir um concelho mais tecnico.

Na altura que fiz a minha caixa, fiz outra para uma pessoa muito próxima que na altura tinha um equipamento já um pouco degradado, (leia-se com fungos), mas para prevenir um pouco que estes não desenvolvessem usou a caixa! Agora a mesma pessoa decidiu trocar de equipamento, sendo que é para começar ja com boas praticas desde o inicio e começar ja a guardar o material devidamente, o que acham que se deve fazer a caixa? Por de parte e comprar novo para evitar que os esporos e bla bla se espalham já pelo novo equipamento, ou desinfectar o material com algum spray ou coisa assim e voltar a utilizar para o novo equipamento??

Agradeço desde já as respostas

Cumps

Anúncios

Partilhar Post #2 al_diver

al_diver

• Membro
  • Registo: 17/02/2013
    • Local: Em viagem para a fotografia
    • Apenas detesto a fotografia

Publicado 07 Janeiro 2014 - 22:10

Bom eu sei que em Portugal existe muita humidade depende onde tambem mas eu tenho por mais de 20 anos lentes que nunca pegaram fungos e se tenho passado por sitios com bastante humidade ( tropicos ) tenho montes de material de mergulho nada aconteçeu disso.

O que pode aconteçer é o contato entre os falshes e a camera com humidade as vezes nao se dà isso utilizar um spray de eletrecista para agarrar o contato é tudo o que sei .

Mas pareçe me estranho isso que se encontre ou então meterial que fique durante anos em caves sem ser utilizado . . . !

AL

Partilhar Post #3 NirvanNa

NirvanNa

• Membro
  • Registo: 17/12/2012

Publicado 17 Janeiro 2014 - 17:06

O melhor para a humidade e mais rentável é o gel de sílica tem como fim esse mesmo objectivo, absorver a humidade.

Eu por regra geral tenho sempre sílica em qualquer sitio perto do meu material fotográfico para prevenir, ainda para

mais nesta altura do ano a percentagem de humidade anda sempre muito elevada. 

pelo que percebi queres usar a mesma caixa que utilizavas para guardar o material antigo e passar a utilizar no novo,

se vires que se justifica desinfecta a caixa deixa-a bem acondicionada num local arejado e mais uma vez espetas 

saquinhos de sílica lá para dentro. 

Partilhar Post #4 al_diver

al_diver

• Membro

Publicado 17 Janeiro 2014 - 17:38

Ou então compar os grãos (silica) ao kilo e quando vires  que està azul é só meter no forno para tirar a humidade esta vai se evaporar com o caor do forno e voltar a utilisar pois nós usamos este (silica)nos compressores de mergulho para iliminar a humidade protegendo assim  o interior das bitjias para estas não enferrugarem pois estas estão em ferro vivo e ao contato destas gotas vão mais tarde fazer o efeito de corrisão no interior. . . !              e como depende onde nos estamos existe mais ou menos humidade e para evitar de levar diversas recargas deste para mudanças.

Ou então de vez en quando passar o secador de cabelo para secar todo o material 1 x p mês talvêz  . . . !E fazer cair a humidade.

Partilhar Post #5 cssil2000

cssil2000

• Membro
  • Registo: 21/03/2007
    • Local: Braga

Publicado 24 Setembro 2014 - 13:04

Vou desenterrar o tópico para não fazer outro igual, vou trocar meu material e comprar um equipamento mais caro, gostaria de saber onde vocês guardam o equipamento quando não estão a utilizar, eu sempre tive tudo dentro da mochila que saio para fotografar, acham que vale a pena ter uma mala ou outro suporte dedicado para quando o material está em casa sem ser utilizado? De princípio será para uma Canon 6D + 24-105mm L e mais para frente pretendo comprar uma 70-200mm e uma 17-40mm  e algumas primes, se surgirem boas oportunidades.  :D

Partilhar Post #6 al_diver

al_diver

• Membro

Publicado 24 Setembro 2014 - 15:37

Eu faço mesmo que tu, dentro das malas pois tenho um pouco mais de material ou seja o 500 e 200/400 sempre a arrancar dentro da Pelican caixa grande para viagens ,depois tambem tenho uma pequena Peli onde està quase todos os acessorios (carregaores fichas cabos caixas para transfer pilhas GPS telecomandos o monopé e tambem algo para o ordinador.

E no saco Tamrac as maquinas,lentes como as macros 60 - 105 - 200mm e 17/55 - 14/24 - 10.5 - 70/200 isto tudo no meu apartamento .

Mas por vezes a mala grande fica carregada alguns dias pronta a sair na cave .