Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Fujifilm X100S

• Por favor inicie sessão para responder
11 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 lalmeida

lalmeida

• Membro
  • Registo: 11/04/2010

Publicado 20 Novembro 2013 - 11:31

Lá acabei por adquirir esta. Das primeiras brincadeiras que fui fazendo:

O POSITIVO

Qualidade de Imagem: principalmente quando se sobe acima de ISO 400, é notoriamente superior à EOS 7D. As cores parecem agradáveis, mas ainda não formei opinião. Ainda não processei os RAW cuidadamente, para poder ter opiniões definitivas, mas as primeiras impressões são muito boas.

Peso e Dimensão: É a principal razão porque a adquiri e nesse aspecto nada a dizer. Cabe no bolso de um casaco ou no fundo de uma mochila, pesa menos de meio kilo, quase que passa despercebida ...

Lente: A lente parece ser OK. Tirei uma ou outra foto a f/2.8 e parecem bastante nítidas. Ainda não tive tempo de fazer o "pixel peeping", mas a f/4 é mais nítida que a 17-40 na mesma distância focal. Tenho que comparar com mais cuidado de f/6.3 para a frente que é onde a 17-40 é excelente. 

O NEGATIVO

Reactividade: Sei que estou mal habituado, mas não tem nada a ver com a EOS 7D. Neste aspecto não há comparação. A EOS 7D parece que está sempre ansiosa para tirar fotos, mesmo quando está desligada e quanto mais rapidamente melhor. Esta é mais demorada. O AF é comparativamente lento. Não é que seja inutilizável, mas quando comparado com o da EOS 7D com objectivas USM, nota-se a diferença. Não experimentei ainda a focagem manual.

Ergonomia: Pode ser uma questão de gosto, ou uma questão de hábito, mas tudo na operação da EOS 7D me parece mais lógico e organizado. Ainda tenho quase tudo a aprender, mas os menus parecem-me confusos. Aceder a algumas funções leva o seu tempo. Por outro lado o visor é bastante bom. É muito diferente do da EOS 7D, naturalmente. Por isso é difícil fazer comparações. 

O BALANÇO

Até agora estou contente. Cumpre os objectivos. Já não me imagino a sair de casa com a mochila cheia. Resta saber se sentirei a falta da 17-40. Pelo que vi até agora e pelas poucas vezes em que a uso para fazer umas fotos de paisagens a 17mm, é bem possível que não. Talvez a venda juntamente com outra tralha que tenho para lá e não uso. Parece que a EOS 7D vai ficar relegada para as telefotos ...

No geral a X100S corresponde ao que é escrito na generalidade das reviews que se encontram online. Lendo uma amostragem delas, fica-se com uma boa ideia do que ela é. Há que descontar sempre as opiniões mais negativas e as mais positivas, evidentemente, Ainda me faltam muitos dias no terreno e muitos erros para saber do que é capaz E falta ainda ver a fiabilidade da coisa. Resumindo, até agora, a Fuji X100S  :th_up:  :th_up:  :th_up:  :th_up:  :th_up:

Anúncios

Partilhar Post #2 Ruinog

Ruinog

• Banido
  • Registo: 17/12/2013
    • Honni soit qui mal y pense

Publicado 18 Dezembro 2013 - 14:31

Percebo perfeitamente. Tenho à 2 anos uma Fuji X100 - a antecessora dessa X100s - e a minha opinião é idêntica. Desisti de fotografar em raw com ela, os jpeg são óptimos. Essa nova X100s tem um sensor melhor, julgo eu, de resto é idêntica. Vai ver que não se vai arrepender, pese embora a ergonomia muito peculiar da Fuji e aqueles botões pequeninos todos que por vezes nos pregam partidas e nos obrigam a fazer reset.

Partilhar Post #3 darksideblue

darksideblue

• Membro
  • Registo: 13/04/2012

Publicado 12 Maio 2014 - 15:49

fuji x100s é facil arranjar acessorios? falo de filtros e baterias por exemplo

Partilhar Post #4 Paulo Sousa Pinto

Paulo Sousa Pinto

• Membro
  • Registo: 21/05/2010
    • Local: Gaia

Publicado 12 Maio 2014 - 17:47

Sim, há baterias e filtros aos pontapés no ebay e amazon por exemplo. 

Tens baterias de outras marcas, as fuji são muito caras. E aconselho a comprar logo 3. A máquina bebe muito!  :D

Relativamente aos filtros,são de 49mm. Para usar um filtro, tens é de comprar um anel adaptador. Ou então um filtro sem vidro invertido faz o mesmo efeito! 

Depois tens bolsas, capas, thumb grips, shutter buttons, straps. Por fim tens os conversores para 28mm e 50mm.

Partilhar Post #5 Calinga

Calinga

• Membro
  • Registo: 25/03/2012

Publicado 12 Maio 2014 - 22:06

Sim, há baterias e filtros aos pontapés no ebay e amazon por exemplo. 

Tens baterias de outras marcas, as fuji são muito caras. E aconselho a comprar logo 3. A máquina bebe muito!  :D

Relativamente aos filtros,são de 49mm. Para usar um filtro, tens é de comprar um anel adaptador. Ou então um filtro sem vidro invertido faz o mesmo efeito! 

Depois tens bolsas, capas, thumb grips, shutter buttons, straps. Por fim tens os conversores para 28mm e 50mm.

E anéis de focagem:

http://www.shapeways...ing-sleeve.html

Chegou o meu a semana passada, só tem um ponto negativo - impede o uso do pára-sol.

Partilhar Post #6 darksideblue

darksideblue

• Membro
  • Registo: 13/04/2012

Publicado 19 Maio 2014 - 14:38

esta fujix100s ja veio com o tal anel para depois se encaixar o filtro.

Partilhar Post #7 lmargalho

lmargalho

• Membro
  • Registo: 28/05/2014
    • Local: ericeira

Publicado 01 Junho 2014 - 12:33

também gosto dela, pena o preço mas mesmo não percebendo nada de fotografia, mas olhando à história o futuro passa pelo tamanho. quanto mais pequeno e melhor qualidade mais adeptos ganharão esse tipo de câmeras. obrigado pela avaliação e agora é postar umas fotos :)

Partilhar Post #8 Paulo Riskas

Paulo Riskas

• Membro
  • Registo: 02/08/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 24 Junho 2014 - 00:01

Tenho a minha black desde Maio. Vendi a Canon 5D as objectivas L e livrei-me do peso todo. Foi o melhor que fiz, pois estou muito satisfeito com a Fuji. Leva um certo tempo a nos habituarmos a ela pois o modo de fotografar é diferente, começando logo pela excelente lente fixa. A filosofia desta Fuji é diferente. Temos de passar algum tempo com ela para começarmos a tirar partido de toda a tecnologia que uma coisa tão pequena tem lá dentro e que obtém resultados tão grandes. Depois de começarmos a tratar a Fuji por tu, não a conseguimos largar. Saudades da 5D só por nostalgia. Boas fotos!

Partilhar Post #9 h3l

h3l

• Membro
  • Registo: 01/08/2013
    • Local: Oeiras

Publicado 24 Junho 2014 - 08:38

Tenho a minha black desde Maio. Vendi a Canon 5D as objectivas L e livrei-me do peso todo. Foi o melhor que fiz, pois estou muito satisfeito com a Fuji. Leva um certo tempo a nos habituarmos a ela pois o modo de fotografar é diferente, começando logo pela excelente lente fixa. A filosofia desta Fuji é diferente. Temos de passar algum tempo com ela para começarmos a tirar partido de toda a tecnologia que uma coisa tão pequena tem lá dentro e que obtém resultados tão grandes. Depois de começarmos a tratar a Fuji por tu, não a conseguimos largar. Saudades da 5D só por nostalgia. Boas fotos!

Tenho a minha x100s preta que chegou à dias.

No dia seguinte levei-a para a 1ª experimencia e logo num arraial à noite. Figuras pouco iluminadas em fundos com luz. Resultado: autofocus sempre ao lado lol

Tenho de conhecer melhor a maneira como esta máquina foca... 

Editado por h3l, 24 Junho 2014 - 08:42 .

Partilhar Post #10 Paulo Riskas

Paulo Riskas

• Membro

Publicado 24 Junho 2014 - 12:52

Há que treinar muito o autofocus. Aconselho a colocar o rectângulo de focagem (o que fica vermelho/verde) o mais pequeno possível. Se usares (ou não) o visor óptico, vai ao menu e em "Corrected AF Frame" põe ON. Outra dica (que não vem no manual) é pores o selector em focagem manual e focares com o botão AFL/AEL (pressionar e largar), o qual foca e tranca a focagem podendo depois ser feito o enquadramento ou mesmo uma leitura de exposição noutro ponto pressionando o shutter até meio que a focagem não altera. Ainda melhor: em focagem manual se deres um toque no anel de focagem a imagem aproxima e então carregas no AFL/AEL para focar, pressionas o shutter até meio para que a imagem volte ao normal e compões. Chamo eu a isto um " Fine Focusing". No Modo de auto focus é de facto ir experimentando. Se não focar ali é procurar um ponto mesmo ao lado que ela apanha-o, mas para isso aconselho que o rectãngulo de focagem esteja o mais pequeno possível, tanto em visor óptico como analógico. Espero ter-me explicado bem.

Partilhar Post #11 h3l

h3l

• Membro
  • Registo: 01/08/2013
    • Local: Oeiras

Publicado 24 Junho 2014 - 13:40

Há que treinar muito o autofocus. Aconselho a colocar o rectângulo de focagem (o que fica vermelho/verde) o mais pequeno possível. Se usares (ou não) o visor óptico, vai ao menu e em "Corrected AF Frame" põe ON. Outra dica (que não vem no manual) é pores o selector em focagem manual e focares com o botão AFL/AEL (pressionar e largar), o qual foca e tranca a focagem podendo depois ser feito o enquadramento ou mesmo uma leitura de exposição noutro ponto pressionando o shutter até meio que a focagem não altera. Ainda melhor: em focagem manual se deres um toque no anel de focagem a imagem aproxima e então carregas no AFL/AEL para focar, pressionas o shutter até meio para que a imagem volte ao normal e compões. Chamo eu a isto um " Fine Focusing". No Modo de auto focus é de facto ir experimentando. Se não focar ali é procurar um ponto mesmo ao lado que ela apanha-o, mas para isso aconselho que o rectãngulo de focagem esteja o mais pequeno possível, tanto em visor óptico como analógico. Espero ter-me explicado bem.

Já li algures que se devia por o foco o maior possivel. Depois a meio. Agora o mais pequeno possivel...

Obrigado pela tua resposta, percebi o que quiseste dizer perfeitamente. Essa forma de focar mais rigorosa, é o que costumava fazer quando tinha a outra máquina nikon e a colocava num tripé. Mas para fotografia de rua não posso fazer isso.

Nesta fase em vez de pensar na fotografia ando a ganhar confiança na máquina pra saber como reage  :pout: .

Na Nikon  para o mesmo genero de fotografia, usava AF-Continuo, Modo P, ISO 800 até 1600 conforme a luz

Nesta ainda não sei bem...

Mas para já estou a adorar o Visor ótico. Vindo de uma dslr, tenho uma máquina muito mais pequena e um visor significativamente maior que é o que interessa.

Partilhar Post #12 Paulo Riskas

Paulo Riskas

• Membro

Publicado 24 Junho 2014 - 14:17

Acho que o importante é treinar. Eu andei 1 mês a fotografar tudo o que mexia e não mexia com várias hipóteses de focagem até lhe apanhar o jeito e jogar com a profundidade de campo. Quando se perceber a coisa elas saem. Esteve um amigo meu cá em casa, experimentou a fuji e em 5 fotos uma saía focada. Isto não foca dizia ele. Mas ao fim do dia já lhe tinha apanhado o jeito.

Curiosamente uso mais o visor digital do que o óptico por causa das correcções com o EV.