Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Raw vs JPEG no armazenamento

• Por favor inicie sessão para responder
17 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 emer45

emer45

• Membro
  • Registo: 19/08/2010

Publicado 13 Novembro 2013 - 16:41

Olá a todos,

Sei que não é consensual....mas a minha duvida é a seguinte.

Até a data shootava tudo em Raw numa maquina de 10 mgpxiels pela vantagem que tem nos pos processamento.

Contudo troquei rcentemente de maquina e os ficheiros Raw´s ja atiram para os 24 mgpixels. Em termos de armazenamento externo vou ter que reforçar o stock :)

A minha pergunta é como convertem um raw para JPEG, isto é na revisão das fotos tiradas posso ficar com algumas que me interessam em RAW e as restantes com menor importancia poderia converte las para JPEG para ocupar menos espaço. Isto faz sentido?

Como posso fazer isso? Adiciono ao lightroom...converto para JPEG e apago o Raw de origem?

obrigado!

Anúncios

Partilhar Post #2 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 13 Novembro 2013 - 16:49

Eu acho isso uma grande asneira, por muito que também me custe ter de dispor de mais espaço de armazenamento.

Se guardares o RAW podes voltar a editar novamente e não perdeste nada. É lá que reside toda a informação, em estado bruto.

Se gravares o JPEG diz "tchau" a alguma dessa informação. "There's no going back".

A mim já me aconteceu, no início, gravar apenas os JPEGs já editados. Agora, nesses casos, olho para trás e digo: "txxxiii... era mesmo nabiço a editar. Como não guardei os RAW agora :bye2:  ". :)  :th_up:

IT Partilhar Post #3 emer45

emer45

• Membro
  • Registo: 19/08/2010

Publicado 13 Novembro 2013 - 17:35

Eu acho isso uma grande asneira, por muito que também me custe ter de dispor de mais espaço de armazenamento.

Se guardares o RAW podes voltar a editar novamente e não perdeste nada. É lá que reside toda a informação, em estado bruto.

Se gravares o JPEG diz "tchau" a alguma dessa informação. "There's no going back".

A mim já me aconteceu, no início, gravar apenas os JPEGs já editados. Agora, nesses casos, olho para trás e digo: "txxxiii... era mesmo nabiço a editar. Como não guardei os RAW agora :bye2:  ". :)  :th_up:

Sim de facto...é verdade.

os Raw´s de 26 mb´s é que doem mas tenho que me habituar a ideia. Na ver dade o preço do armazenamento externo tambem está cada vez mais barato.

Referia me a situações em que vou de ferias e regresso com 500 Raw´s dos quais muito provavlelmente vou querer editar ou trbalhar 20-30 fotos.

:)

Partilhar Post #4 MDPN

MDPN

• Membro
  • Registo: 07/10/2012
    • Local: Vila Nova de Famalicão

Publicado 13 Novembro 2013 - 17:57

Sim de facto...é verdade.

os Raw´s de 26 mb´s é que doem mas tenho que me habituar a ideia. Na ver dade o preço do armazenamento externo tambem está cada vez mais barato.

Referia me a situações em que vou de ferias e regresso com 500 Raw´s dos quais muito provavlelmente vou querer editar ou trbalhar 20-30 fotos.

:)

Nesse caso guardas apenas aqueles que valem a pena...todo o resto, que apenas serve para registo documental das ferias guarda só o pdf.

Partilhar Post #5 Jo@o

Jo@o

• Membro
  • Registo: 10/10/2009
    • Local: Coimbra

Publicado 13 Novembro 2013 - 18:06

Aqui guardo sempre os RAW porque já sei que mais tarde ou mais cedo me vou arrepender de não poder editar com a margem de manobra que os RAW permitem.

Partilhar Post #6 NSS

NSS

• Membro
  • Registo: 30/11/2011
    • Local: VN Famalicão

Publicado 14 Novembro 2013 - 17:50

um disco de 2TB custa pouco mais de 100€, não vale a pena eliminar as fotos! Podes e deves eliminar as fotos que saíram mal... e converter para JPG as fotos que, sabes que nunca mais lhes vais pegar...

por exemplo,

tiras umas fotos de um evento desportivo para partilhar com os participantes... converter para JPG... e assunto arrumado. 

fotos de umas férias... convém guardar os RAW :)

o RAW permite edições impressionantes.... e vale todos os bits que tem! (até que já é um ficheiro comprimido). 

Editado por NSS, 14 Novembro 2013 - 17:51 .

Partilhar Post #7 eugenio

eugenio

• Membro
  • Registo: 29/01/2008
    • Local: Ponte de Lima

Publicado 15 Novembro 2013 - 16:08

Agora imaginem o meu caso, com RAW de 36 MP...

Armazenamento? Claro! Já vai em quase 6 TB de espaço!

Partilhar Post #8 LMO

LMO

• Membro
  • Registo: 11/02/2008
    • Local: Montijo

Publicado 21 Novembro 2013 - 03:55

Olá .
Eu também registo tudo em raw e guardo no mesmo formato.
No entanto, quando guardo as fotos, coloco-as sempre em dois discos diferentes. Não vá um pifar e eu ficar sem nada.

Partilhar Post #9 canossa

canossa

• Novo Membro
  • Registo: 21/12/2010

Publicado 28 Março 2015 - 15:32

E quando o disco externo vai à vida??
Fazem duplo backup (tipo raid)!
Esse sempre foi o meu medo 😱

Partilhar Post #10 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 28 Março 2015 - 15:35

E quando o disco externo vai à vida??
Fazem duplo backup (tipo raid)!
Esse sempre foi o meu medo

Eu faço sempre backup para dois discos diferentes.

Partilhar Post #11 kapaah

kapaah

• Membro
  • Registo: 01/12/2008
    • Local: Viseu

Publicado 28 Março 2015 - 17:33

Tens sempre a alternativa de guardar em formato Lossy DNG.. Fica com tamanho apróx. ao JPEG e em edição é muito semelhante a um Raw normal.. Já tive oportunidade de testar por mim próprio e garanto que vale a pena.

Partilhar Post #12 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 28 Março 2015 - 18:04

Quando vou ao lightroom apago os raw que não me interessam. Apago muito, mas cada vez menos por que também clico cada vez menos. A fotos que decido trabalhar, guardo-as. As que são rejeitadas, elimino-as. E não penso mais nisso.
Nunca fotografei em férias, como turista. Mas quando o fizer acho que mantenho esta filosofia.
Ou seja: fico com as que trabalho em Raw (20 megas) e em JPG (max 3 megas). As que não vale a pena trabalhar, por que não correram como eu queria, são eliminadas.

Partilhar Post #13 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 28 Março 2015 - 18:47

Em relação aos formatos, guardar a versão "lossy" de um original RAW não tem muita lógica.

Depois, existe aquelas fotografias que JAMAIS queria/posso perder.. e depois tenho as outras. Volta e meia corro toda a colecção e consigo encontrar sempre uns valentes megas que não valem o espaço que ocupam :D

Agora ou eu fotografo pouco, ou vocês fotografam muito... neste momento tenho, desde 2010... +/- 100 GB de Ficheiros RAW e 30 GB de JPG ( trabalhos que fotografei directo em JPG ).

Quanto ao hardware:

- 1 ou 2 discos externos. Eu até uso apenas uma RDX na medida em que tenho as fotografias no PC e nesse disco externo. Em caso de incêndio tenho muito mais com que me preocupar do que com as fotografias perdidas :D

- NAS ( Disco de Rede ) com pelo menos 2 discos em RAID 1 ( o tal Mirror ).

- Solução Cloud ( Paga )

Partilhar Post #14 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 28 Março 2015 - 21:34

As fotos a que realmente dou importância, imprimo!

Guardar RAW para depois reeditar não é para mim. Guardo as fotos que me pagam para fazer em duplica e em dois discos de marcas diferentes mas em JPG. Doutra forma andava sempre a comprar discos que daqui a meia duzia de anos estão completamente obsoletos ou avariados. 

Partilhar Post #15 carlosfer

carlosfer

• Membro
  • Registo: 14/08/2014
    • Local: Braga

Publicado 02 Maio 2015 - 10:39

No teu caso, com a nikon D750 podes gravar num cartão em RAW e noutro em JPEG. Ao chegar a casa mantens os RAWs que te interessam e os que não interessam deixas so o ficheiro JPEG, a não ser que antes queiras editar alguma dessas menos importantes!
No entanto, tendo em conta o facto de nunca mais as poderes editar e também o facto de a Nikon D750 criar JPEGs de 11Mb, não sei se se justifica muito essa opção!
Eu também tenho em dois discos e estão em duas casas diferentes (não vá alguém lembrar-se de querer "limpar" a casa) e além disso tenho também algumas coisas importantes no disco do PC!
Fazer pelo menos um backup é imprescindível!

Editado por carlosfer, 02 Maio 2015 - 10:44 .

Partilhar Post #16 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 02 Maio 2015 - 17:48

O emer45 já deve ter uma caixa de fotos, já lá vai cerca de um ano e meio que ele pôs a questão. :cambash: :D

Partilhar Post #17 sparrow

sparrow

• Membro
  • Registo: 06/04/2011
    • Local: Póvoa da Galega - Mafra

Publicado 04 Maio 2015 - 11:13

Tens sempre a alternativa de guardar em formato Lossy DNG.. Fica com tamanho apróx. ao JPEG e em edição é muito semelhante a um Raw normal.. Já tive oportunidade de testar por mim próprio e garanto que vale a pena.

esta é a melhor alternativa. experimentem e vão ver que não querem outra coisa!

Partilhar Post #18 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 08 Maio 2015 - 09:00

As melhores das melhores fotos guardar em RAW e em DNG e o TIFF da foto tratada e fazer backup em 9999 sítios diferentes: discos rígidos externos, dvd'r, cloud, imprimir, guardar num bunker atómico, debaixo do colchão, num banco na Suíca, enterrado no deserto, etc.

Fotos decentes guardar pelo menos o RAW ou DNG em 2 sítios diferentes.

Fotos razoáveis guardar os jpegs num sítio pelo menos.

Fotos lixo: delete nelas.

Editado por Azathoth, 08 Maio 2015 - 09:04 .