Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Sigma 70-200mm f/2.8 ou Canon 70-200 f/4L

• Por favor inicie sessão para responder
34 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 cabdriver

cabdriver

• Membro
  • Registo: 27/01/2013

Publicado 23 Outubro 2013 - 13:30

Olá pessoal

Entre estas duas lentes qual escolheriam e porquê.

Sigma 70-200mm f2.8 EX DG OS HSM e a Canon 70-200 f/4L IS USM

Gostaria de saber a vossa opinião e sugestões

Desde já obrigado

Editado por cabdriver, 23 Outubro 2013 - 17:55 .

Anúncios

Partilhar Post #2 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 23 Outubro 2013 - 14:47

A escolher a Sigma só se for por ser mais barata...  ;)  Não há outra razão, parece-me. :th_up:

IT Partilhar Post #3 cabdriver

cabdriver

• Membro

Publicado 23 Outubro 2013 - 18:03

Peço desculpa , enganei-me na Canon, não é a versão f2.8 mas sim a f4.

Claro que em relação á Canon 2.8 e  a Sigma 2.8 há uma grande diferença de preço e não é esso o objetivo da comparação, mas sim perceber se compensa mais comprar a Sigma em detrimento da Canon, ou o contrário , mesmo sendo f4 ser preferivel adquirir a Canon em vez da Sigma.

Alguem que tenha usado uma delas ou ambas que possa deixar os comentários

Obrigado.

Partilhar Post #4 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 23 Outubro 2013 - 18:30

Preferes focagem precisa ou F2.8?

Partilhar Post #5 Antonio Can

Antonio Can

• Membro
  • Registo: 21/02/2013

Publicado 23 Outubro 2013 - 21:15

E robustez e longevidade, a Canon tem o corpo exterior da lente em alumínio e resitente a poeiras e humidade (incluindo salpicos).

NUm uso normal parece não se "abusar" tanto da lente, mas a longo prazo esta proteção pode ser a diferença de proteger a lente de desenvolver fugos ou não... ou seja ficar inoperacional e sem valor ou operacional.

Partilhar Post #6 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 23 Outubro 2013 - 22:14

Mudaste o post (tinhas originalmente Sigma f/2.8 vs Canon f/2.8) por isso a minha resposta já não pode ser tão definitiva.

Se fotografas mais desporto e acção, acho que a Sigma pode levar vantagem por causa da abertura,

Se fotografas mais paisagens e retratos, a Canon deve ser melhor escolha.

Nota ainda que a Canon é bem mais leve e por isso mais fácil de transportar (viagens).

Outras vantagens que identifico na Canon: melhor qualidade de imagem (rezam as crónicas), melhor valor de venda em 2ª mão e melhor construção.

Mas cada um tem os seus "requisitos".  :th_up:

Partilhar Post #7 malakas

malakas

• Membro
  • Registo: 04/12/2010

Publicado 24 Outubro 2013 - 09:13

Eu optei pela sigma por ter maior abertura. Não foi decisão fácil, mas não me arrependo.

Canon tem melhor qualidade de imagem e de construção vs sigma com maior abertura!

Tive um problema de front-focus, enviei para a cameranu que por sua vez enviou para a sigma. Em cerca de 2 semanas foi à Holanda e voltou perfeita! (tive que pagar portes de envio :bye2: )

Na minha opinião tem uma qualidade muito boa. A qualidade da canon a ser melhor não será muito mais.

Cumprimentos

IT Partilhar Post #8 cabdriver

cabdriver

• Membro

Publicado 24 Outubro 2013 - 20:29

A Canon que está em comparação com a Sigma é a versão 70-200 f4 IS USM.

Não estou á procura de algo verdadeiramente resistente , e que seja para uso intensivo, aliás praticamente não estrago material, o objetivo é saber com qual poderei ficar melhor servido.

Em principio será para usar em desporto, pássaros (seria melhor uma Sigma 120-400 ? ) fotos que não se consegue uma aproximação desejada...e possivelmente para usar com um teleconversor 1.4 x se necessário.

Partilhar Post #9 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 24 Outubro 2013 - 22:11

A Canon é para uso intensivo, o Ansel Adams não está a dizer que tem má qualidade de construção, só está a dizer que não é de metal como foi dito acima. A F4IS tem muito boa qualidade de construção e muito boa qualidade de imagem. A focar é um mimo. Já disse isto aqui várias vezes, quando usas a Canon 70-200 F4 IS (e a 2.8 também), se uma foto sai má, a culpa não é da objectiva.

Em relação ao teleconversor 1.4X, funciona muito bem. Fiz há uns tempos uma review do Kenko 1.4X 300DG com a 70-200F4 IS, podes ver aqui se quiseres:

http://www.forumfoto...gora-com-fotos/

Partilhar Post #10 amando96

amando96

• Membro
  • Registo: 30/03/2010
    • Local: Düsseldorf

Publicado 24 Outubro 2013 - 22:19

Sim, "plásticos" já não são o que eram, há policarbonatos extremamente resistentes, e ainda têm o facto de serem leves comparado com o metal.

IT Partilhar Post #11 cabdriver

cabdriver

• Membro

Publicado 24 Outubro 2013 - 23:52

A Canon é para uso intensivo, o Ansel Adams não está a dizer que tem má qualidade de construção, só está a dizer que não é de metal como foi dito acima. A F4IS tem muito boa qualidade de construção e muito boa qualidade de imagem. A focar é um mimo. Já disse isto aqui várias vezes, quando usas a Canon 70-200 F4 IS (e a 2.8 também), se uma foto sai má, a culpa não é da objectiva.

Em relação ao teleconversor 1.4X, funciona muito bem. Fiz há uns tempos uma review do Kenko 1.4X 300DG com a 70-200F4 IS, podes ver aqui se quiseres:

http://www.forumfoto...gora-com-fotos/

De facto estou a inclinar-me mais para a Canon, o review do teleconversor está muito bom.

Quem já tenha experimentado a Sigma , se puder deixar a opinião agradeço.

Partilhar Post #12 lalmeida

lalmeida

• Membro
  • Registo: 11/04/2010

Publicado 28 Outubro 2013 - 17:17

FALSO! A 70-200/4L é de plástico, como a grande maioria das objectivas da Canon, incluindo a maioria das L à excepção das teles longas de focal fixa.

FALSO! A 70-200/4L não tem 'weather sealing' (a 70-200/4L IS é que tem).

Se queres objectivas construídas em metal, VERDADEIRAMENTE bem construídas, que duram uma vida, a única opção para câmaras Canon (ou Nikon, já agora) é a linha ZE/ZF da Carl Zeiss.

Mas por outro lado as Zeiss não são "weather sealed", logo são mais vulneráveis a outros problemas.... Relativamente às canon tens toda a razão quando dizes que a qualidade varia muito. A 100mm f/2.8 IS L  por exemplo não se compara a outra lente que tenho que é a 17-40mm L, a nível da qualidade de construção. Tem que ser tudo analisado caso a caso. 

Partilhar Post #13 lalmeida

lalmeida

• Membro

Publicado 28 Outubro 2013 - 17:18

A Canon que está em comparação com a Sigma é a versão 70-200 f4 IS USM.

Não estou á procura de algo verdadeiramente resistente , e que seja para uso intensivo, aliás praticamente não estrago material, o objetivo é saber com qual poderei ficar melhor servido.

Em principio será para usar em desporto, pássaros (seria melhor uma Sigma 120-400 ? ) fotos que não se consegue uma aproximação desejada...e possivelmente para usar com um teleconversor 1.4 x se necessário.

Para aves, na maioria dos casos, podes esquecer tudo o que seja inferior a 400mm. 

Partilhar Post #14 João Terra

João Terra

• Membro
  • Registo: 21/06/2008
    • Local: Sta Maria da Feira | Esmoriz

Publicado 28 Outubro 2013 - 21:48

Eu possuo uma Sigma. Por acaso foi fruto de um excelente negócio que se proporcionou. A Canon também cheguei a usar algumas vezes, por empréstimo.

Posso dizer-te que a Sigma é uma excelente objetiva mas como tudo, tem os seus contras. Ele falha um pouco na focagem e perto do zoom máximo começa a ficar muito soft. 

No entanto não deixa de ser uma boa objetiva Qualidade/preço. 

O meu uso é maioritariamente retrato e reportagem. Curiosamente quando a adquiri foi com o intuito de usufruir mais em eventos de automobilismo. 

Good luck.

Editado por Becas, 28 Outubro 2013 - 21:49 .

IT Partilhar Post #15 cabdriver

cabdriver

• Membro

Publicado 28 Outubro 2013 - 22:05

Obrigado pelos vossos comentários e sugestões ,vou analisar os prós e contras das duas lentes e ver qual será a melhor escolha.

No entanto continuo atento a mais comentários se alguem quiser deixar mais sugestões.

Partilhar Post #16 pjmartinho

pjmartinho

• Membro
  • Registo: 23/03/2013
    • Local: Sesimbra

Publicado 28 Outubro 2013 - 23:10

Penso que a lente Sigma em questão é a que é testada neste video, ue tem 3 partes, mas só estou a colocar a primeira parte... basta seguir os outros dois videos. Embora não seja comparada com a Canon mas, pelo menos sempre dá para ter uma ideia do que se pode esperar da lente.

IT Partilhar Post #17 cabdriver

cabdriver

• Membro

Publicado 29 Outubro 2013 - 21:19

Estes por acaso ainda não tinha visto, obrigado.

IT Partilhar Post #18 cabdriver

cabdriver

• Membro

Publicado 31 Outubro 2013 - 00:40

A questão da resistencia a nivel de construção neste caso destas duas objetivas  ,nem ponho em questão porque acho que tanto a Canon como a Sigma ao preço que custam devem ser bem melhores que as objetivas de entrada ou mesmo da gama média. No caso do "weather seal"  não me estou a ver a ter que molhar material para tirar fotos( mas isso sou eu).

Dou mais importancia ao "vidro" em si e á luminosidade e performance da objetiva para ter fotos com a melhor qualidade possivel.

Partilhar Post #19 lalmeida

lalmeida

• Membro

Publicado 31 Outubro 2013 - 11:23

A questão do "weather seal" é uma falsa questão, porque este só é eficaz se a câmara também tiver - e apenas a gama profissional tem um "weather seal" completo! Algumas câmaras de gama média (7D e 5D3) têm algum grau de protecção, mas é preciso ir para a série 1 para se falar em "weather seal".

O facto das objectivas da Canon serem de plástico não é mau. Hoje em dia os policarbonatos são muito resistentes e muito mais leves que o metal (e, creio, mais baratos). Nunca tive qualquer problema com a construção das diferentes objectivas que tive, de várias marcas - Canon, Tamron, Tokina e Sigma (para não referir as Zeiss, claro, mas isso é um mundo à parte).

Tens razão. 

Partilhar Post #20 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 31 Outubro 2013 - 11:51

A Sigma é conhecida por ser um bocado soft nos 200mm à abertura máxima, é o seu grande contra. A f/4 é muito boa e com boa rendição de cores.

Acho que o preço é justo para a qualidade que oferece. Existe também a Tamron que é superior, mas é bem mais cara.