Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

pixels mortos?!?\

• Por favor inicie sessão para responder
24 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 joaopedrojesus

joaopedrojesus

• Membro
  • Registo: 14/07/2010
    • Local: Montemor-o-Velho / Covilhã

Publicado 25 Janeiro 2011 - 19:22

Boas, tenho uma 500D, e desde há uns dias para cá, tenho reparado que me surgem pontos vermelhos nas fotos, quase como se fossem pixeis mortos, como nos lcd.
Já alguém teve o mesmo problema? em várias fotos, aparecem sempre no mesmo sitio da imagem.
E acontece apenas em longas exposições, em foto normal n surge nada, apenas em disparos acima de 1mn.
Segue um exemplo, já me lembrei que possa ser sensor sujo. A maquina tem um ano, mas muita rodagem..

Imagem Colocada

Uploaded with ImageShack.us

Anúncios

Partilhar Post #2 Dre

Dre

• Membro
  • Registo: 26/02/2009

Publicado 26 Janeiro 2011 - 13:13

É normal nas longas exposições isso acontecer. São pixeis saturados e não mortos.
É por isso que algumas máquinas em longas exposições fazem duas fotos iguais, uma abrindo o obturador outra com este fechado. A segunda é usada como referência para identificar quais esses pontos saturados e corrigir.

Procura se a tua faz isso, se não fizer podes fazer tu uma foto de referência tapando a objectiva.

Partilhar Post #3 M.I.B.

M.I.B.

• Membro
  • Registo: 13/08/2010
    • Local: Porto

Publicado 26 Janeiro 2011 - 13:25

Isso não serão riscos na lente?  :humm:

IT Partilhar Post #4 joaopedrojesus

joaopedrojesus

• Membro

Publicado 26 Janeiro 2011 - 19:46

boas, da lente não é, porque me acontece com todas as lentes.

Dre, já fiz esse teste, e surgem-me os mesmos ptos nos mesmo locais...

Será que uma limpeza do sensor resolve o problema?

Por acaso vou mandar amanhã uma Canon SX1 para a garantia, que o lcd estando fechado e invertido não liga, anda com mau contacto...

Partilhar Post #5 j.cravo

j.cravo

• Membro
  • Registo: 28/04/2010
    • Local: Figueira da foz

Publicado 26 Janeiro 2011 - 19:57

parece ser pelos no sensor  :humm:

Partilhar Post #6 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 26 Janeiro 2011 - 20:14

estão a falar de coisas diferentes... os "riscos" são "star-trails"... o autor refere-se aos pontos vermelhos... é normal acontecer em exposições (muito) longas, devido ao aquecimento... não quer necessáriamente que os pixels estejam "mortos". se não acontece em exposições curtas, não é de preocupar, digo eu

Partilhar Post #7 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 26 Janeiro 2011 - 20:20

Isso chama-se  HOT Pixeis, e como disse o joãopsr é comum acontecer em longas exposições.
Só é de preucupar quando eles ficam sempre da mesma cor, uma das RGB, conhecido por(stuck pixels) ou é de preucupar mesmo a sério quando eles ficam pretos, ai sim, pixeis mortos.

:th_up:

Partilhar Post #8 M.I.B.

M.I.B.

• Membro

Publicado 26 Janeiro 2011 - 21:31

Espera aí que já não estou a perceber nada....mas isso aparece-te no lcd da câmera ou se passares as fotos para o pc aparecem-te também quando as abres?
É que pixeis fixos, ou queimados é gíria de LCD´s e estamos a falar de um defeito que aparece nas fotos certo?
Ou é no sensor??  :wacko:

IT Partilhar Post #9 joaopedrojesus

joaopedrojesus

• Membro

Publicado 26 Janeiro 2011 - 23:23

Espera aí que já não estou a perceber nada....mas isso aparece-te no lcd da câmera ou se passares as fotos para o pc aparecem-te também quando as abres?
É que pixeis fixos, ou queimados é gíria de LCD´s e estamos a falar de um defeito que aparece nas fotos certo?
Ou é no sensor??  :wacko:

Não, no lcd n me aparece nada, nem em exposições curtas. aqui é uma exposição de 8mn, mesmo em exposições de 30s já me apareceu 1x. Em fotografia normal, ou seja de 1/200, 1/20, etc está tudo normal..

estão a falar de coisas diferentes... os "riscos" são "star-trails"... o autor refere-se aos pontos vermelhos... é normal acontecer em exposições (muito) longas, devido ao aquecimento... não quer necessáriamente que os pixels estejam "mortos". se não acontece em exposições curtas, não é de preocupar, digo eu

sim, os riscos brancos são estrelas, sim, não é nada de muito preocupante, até pq se tiram facilmente em CS. Mas realmente estava curioso acerca do que seria

Partilhar Post #10 Astrolupa

Astrolupa

• Membro
  • Registo: 09/12/2010
    • Local: Loulé, Algarve

Publicado 27 Janeiro 2011 - 03:15

jppisco: Sim, é normal esses "hot pixels" aparecerem em exposições longas, e nem precisam ser assim tão longas! Conforme a idade da máquina e "rodagem" do sensor, ás vezes em exposições de 15 segundos já podem aparecer os tais "pixeis quentes" (hot pixels) que têm uma resposta anómala.
Penso que a tua máquina também terá a opção de "Long exposure noise redution" (redução do ruido de longa exposição) ou similar (não é a redução de ruido de ISO elevado!). Activa esta opção (redução de ruido de longa exposição) e deixas de ter os "hot pixels" evidentes na imagem. O que esta opção faz é que a seguir à tua foto, a máquina fecha a cortina e faz outra exposição com a mesma duração da original mas em completa escuridão. O resultado é uma imagem basicamente negra onde vão aparecer também os "hot pixels". Depois, esta imagem escura é subtraída à tua imagem e os pixeis anómalos vão desaparecer. Uma ligeira interpolação para "tapar" os pixeis que agora se tornaram negros e pronto! Fizeste uma imagem de longa exposição sem "hot pixels"! :P
Se quiseres fazer tu o procedimento no PC (sem a opção de redução de ruido de longa exposição activada na máquina), então tiras a foto como de costume, depois tapas a objectiva e repetes a foto (tudo igual: parametros, ISO, tempo de exposição, etc). Terás então duas fotos: A tua imagem original e a imagem escura que regista os "hot pixels". Depois pegas nas duas, e com a opção "layers" que a maior parte dos programas de processamento de imagem têm, subtrais uma à outra. Terás que depois retocar os pixeis agora negros.
Tecnicamente, esta imagem escura é conhecida como "dark frame" (nao me recordo do termo em português... e não, não é uma tradução à letra! :P). Faz parte das técnicas muito usadas em astro-fotografia na qual a utilização da longa exposição é (quase) constante.
Os rastos causados pelas estrelas também são algo natural, e dependendo da distância focal, são prontamente ou não visiveis.
O facto de não veres os "hot pixels" no lcd, é uma questão de sorte e também pelo facto de serem poucos e dispersos. Não sei qual o algoritmo que a camara usa para apresentar uma versão reduzida da foto no lcd, mas se for algo do tipo resize como os softwares de processamento de imagem fazem, então cada pixel no lcd resulta de interpolação de vários pixeis da imagem, e a informação registada no "hot pixel" vai ser misturada com a informação dos outros pixeis e tu nunca vais notar nada de anormal. Se o algoritmo for do tipo em que busca um pixel em cada N pixeis, então é pura sorte ele não aparecer no lcd - simplesmente não está na posição certa para ser o selecionado, mas, duvido q esta seja a tecnica usada já que normalmente dá origem a uma imagem de fraquíssima qualidade.

Resumindo: Liga a opção de redução de ruido de longa exposição da camara e diz adeus aos aborrecidos "hot pixels". Fazendo isto também deixas de te preocupar com o facto de eventualmente os "hot pixels" da imagem aparecerem no lcd porque a imagem produzida deixa de conter os ditos cujos!  8)

IT Partilhar Post #11 joaopedrojesus

joaopedrojesus

• Membro

Publicado 27 Janeiro 2011 - 03:40

Astrolupa,

Muito obrigado pelas indicações, só agora notei estes "defeitos" que apenas recentemente é que me dediquei mais ao star trail, e tenho gostado imenso dos resultados, mas no inverno não é facil...

Partilhar Post #12 Astrolupa

Astrolupa

• Membro

Publicado 27 Janeiro 2011 - 10:10

Se te estás a dedicar ao star-trail, recomendo-te que uses processos mais manuais. Geralmente fotos de star-trails são composições de dezenas ou centenas de fotos de exposições mais ou menos curtas, assim entre os 15 segundos e os 2 minutos, dependendo do resto da luz ambiente. Normalmente, se vamos fazer 120 fotos, não me interessa estar a fazer 120 darks, porque os hot-pixels irão ser sempre mais ou menos os mesmos. Portanto tiras, 120 fotos e tiras somente 1 dark, pois este serve para subtrair em todas as outras.
Em termos de tempo que precisas é uma poupança de sensivelmente 50%!
Recomendo-te que dês uma olhadela a software's de processamento de imagens astronómicas, pois ir-te-ão ser muito uteis na altura da composição. Apesar de ser complicado de se usar, o IRIS (freeware) faz tudo o que necessitas. Se precisares de auxilio, manda PM que terei todo o gosto em dar uma ajuda.

Partilhar Post #13 Rodroz

Rodroz

• Membro
  • Registo: 10/09/2010
    • Local: Gaf. da Nazaré - Aveiro-

Publicado 19 Fevereiro 2011 - 11:52

Olá pessoal bons dias =)

JPpisco epah tenho uma 500 D com a mesma situação os tais pontinhos vermelhos, só que a minha maquina tem pouca rodagem e menos de um ano. Mandei para a garantia porque deixou de trabalhas os pontos AF não sabia qual que estava a ser focado aquilo apitava mas não sabia ao certo qual era, e aproveitei e disse ao técnico que estava a aparecer os pontos vermelhos, falei com alguns fotografos e disseram que eram " pixeis mortos " la disse ao técnico e ele explicou o mesmo que o nosso amigo " Astrolupa " disse  :th_up:
O técnico disse não devia de fazer longas exposições porque dava cabo do sensor devido o excesso de luz que entrava e aconselhou me a tirar fotos em automático que conseguiria melhores resultados, eu sei que a foto não está perfeita mas é tirando fotos e lendo revistas, vendo outros exemplares e fazendo muitos cliks que vamos aprendendo.
JPpisco peço desculpa mas deixo aqui o exemplar para vocês verem aquilo que estou a dizer  :th_up:
não consigo por aqui a foto, estrenho.

Partilhar Post #14 M.I.B.

M.I.B.

• Membro

Publicado 19 Fevereiro 2011 - 12:28

O técnico disse não devia de fazer longas exposições porque dava cabo do sensor devido o excesso de luz que entrava ...
http://img148.images.../imagemhek.jpg/

Pá, é só a mim que este argumento do técnico de fotografia parece ridículo? É que se fosse verdade não criariam o modo Bulb certo? :humm:
Excesso de luz com longas exposições á noite não é o mesmo que espetares com um feixe laser no sensor, que argumento foi aquele?
Expliquem-me que não percebi  :wacko:

Partilhar Post #15 Rodroz

Rodroz

• Membro
  • Registo: 10/09/2010
    • Local: Gaf. da Nazaré - Aveiro-

Publicado 19 Fevereiro 2011 - 14:24

Olá Luís Gaio

Eu também fiquei perplexo com o argumento dele fiquei 40 minutos ao telefone com ele e fartou me de dizer que não devia de fazer as longas exposições porque o sensor sofria muito eu fiquei  :blink: porque se as coisas estão la é para ser usadas cá pra mim queria por a culpa de alguma maneira e estavam a tentar empurrar com a barriga algumas responsabilidades e a coisa mais estúpida foi ele dizer que devia de usar o modo automático e eu disse pra isso tinha comprado uma maquina mais barata que era só carregar no botão, não consigo por aqui a foto estranho é preciso estar registado no imageshack ???

Partilhar Post #16 M.I.B.

M.I.B.

• Membro

Publicado 19 Fevereiro 2011 - 14:57

... de alguma maneira e estavam a tentar empurrar com a barriga algumas responsabilidades e a coisa mais estúpida foi ele dizer que devia de usar o modo automático e eu disse pra isso tinha comprado uma maquina mais barata que era só carregar no botão...

Ok...tá aí a prova de que o gajo só pode ser idiota para dizer uma coisa dessas. Acabou de por em causa as aptidões de um cliente em usar o modo manual...  :lol:

Em relação ao imageshack não precisas de estar registado, pelo menos eu costumo meter fotos, mas nem me dou ao trabalho por vezes de fazer o login sequer.  :humm:

Partilhar Post #17 Luis*Silva

Luis*Silva

• Membro
  • Registo: 05/06/2010
    • Local: Cacem
    • "Big things have small beginnings"

Publicado 19 Fevereiro 2011 - 19:14

Acho que agora ja precisa de Login ou nao deixa copiar o Link directo necessario para postar as fotos aqui

Partilhar Post #18 M.I.B.

M.I.B.

• Membro

Publicado 19 Fevereiro 2011 - 23:27

Acho que agora ja precisa de Login ou nao deixa copiar o Link directo necessario para postar as fotos aqui

És capaz de ter razão mesmo...  :humm:

Partilhar Post #19 Pmacedo

Pmacedo

• Membro
  • Registo: 17/04/2010
    • Local: Funchal

Publicado 20 Fevereiro 2011 - 00:36

A minha tem quase 2 anos, aparece-me apenas 1 pixel encravado. Podes fazer, uma vez que ainda tens garantia, é enviar a maquina para um remapeamento dos pixeis.
Costumo fazer exposições que chegam aos 600 segundos. Eles são mais visiveis a ISOs altos. Mas no teu caso, tens aí uma constelação de pontos vermelhos, deverias ver isso o mais rapido possivel com a Canon. Eles fazem o remapeamento e pronto, problema resolvido.

Partilhar Post #20 Astrolupa

Astrolupa

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2011 - 09:43

Olá Pmacedo. O que consiste esse remapeamento dos pixeis?