Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

18-55mm vs 50mm

• Por favor inicie sessão para responder
24 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 anatpf

anatpf

• Novo Membro
  • Registo: 23/08/2013

Publicado 27 Agosto 2013 - 22:30

Boa noite,

Apesar de gostar muito de fotografia ainda estou no início do conhecimento e prática, tudo amador. Gosto de fotografia de retratos e locais/paisagens quando viajo. Adquiri uma Canon 1100D com a lente do kit 18-55mm à algum tempo e tenho aprendido conforme o que vou lendo e ''praticando''. Porém, após algum tempo começo a pensar em adquirir uma outra lente e vi algumas informações de que a 50mm 1.8 é uma boa aposta, mas até agora não consegui analisar bem as diferenças e o que me pode proporcionar e se é realmente um bom avanço à lente do kit. Não costumo fazer edição das fotografias, é ainda um Mundo que não tive tempo de descobrir.

Gostava de ler algumas opiniões, exemplos que me possam ajudar.. 

Desde já obrigada. 

Anúncios

Partilhar Post #2 HibridO

HibridO

• Membro
  • Registo: 24/06/2007
    • Local: Lisboa

Publicado 27 Agosto 2013 - 23:14

A 50 1.8 é das lentes mais baratas que podes comprar. Tem uma qualidade incomparável à tua lente de kit. É uma boa lente para retratos e close ups.

Se quiseres ver o tipo de fotografias que consegues obter com a lente:

http://www.flickr.co...s/99827226@N00/

Partilhar Post #3 amando96

amando96

• Membro
  • Registo: 30/03/2010
    • Local: Düsseldorf

Publicado 28 Agosto 2013 - 13:42

Já agora, as fotos que podes obter com a 18-55mm IS: http://500px.com/sea...anon 18-55mm IS

O que procuras numa objectiva? se precisares de versatilidade esquece a 50mm.

IT Partilhar Post #4 anatpf

anatpf

• Novo Membro

Publicado 29 Agosto 2013 - 10:21

Fotografia de retratos e pormenores. Penso q em fotos noturnas tambem é melhor certo? Isto é para as paisagens se calhar a outra será mais fácil.

Partilhar Post #5 void

void

• Membro
  • Registo: 05/12/2011

Publicado 29 Agosto 2013 - 10:32

a 50mm é a lente que toda a gente tem...

IT Partilhar Post #6 anatpf

anatpf

• Novo Membro

Publicado 29 Agosto 2013 - 11:20

é essa a minha dúvida... toda a gente tem... mas qual a diferença entre ambas?! porque toda a gente tem, pelo preço reduzido? vou conseguir fotos muito melhores? 

deixo um exemplo duma que tirei com o equipamento que tenho e sem edição 

https://www.dropbox....ee/IMG_4979.JPG

de qualquer forma obrigada pelas vossas respostas ;)

IT Partilhar Post #7 anatpf

anatpf

• Novo Membro

Publicado 29 Agosto 2013 - 11:49

a 50mm é a lente que toda a gente tem...

em q sentido refere isso? pq toda a gente tem, devido ao preço?

Partilhar Post #8 Fred Carvalhal

Fred Carvalhal

• Membro
  • Registo: 31/10/2012
    • Local: Seixal

Publicado 29 Agosto 2013 - 12:30

É uma lente que tem uma grande qualidade e a um preço bem acessível.

Partilhar Post #9 MDPN

MDPN

• Membro
  • Registo: 07/10/2012
    • Local: Vila Nova de Famalicão

Publicado 29 Agosto 2013 - 14:39

claro q a 35 tb deve ser equacionada...

IT Partilhar Post #10 anatpf

anatpf

• Novo Membro

Publicado 02 Setembro 2013 - 10:00

Pelo que percebi deram boas referências para a 50mm, sendo que trará melhor qualidade e algumas opções diferentes da lente de kit possuo. Questiono agora sobre se aconselham comprar a lente nova da Canon ou usada e se existem marcas concorrentes a preços mais aceitáveis. Não estou mt dentro do assunto, visto que me iniciei à pouquissimo tempo e comprei um pack com a lente de kit.

Relembro que tenho a Canon 1100D.

Muito obrigada pelas respostas e opiniões, são uma boa ajuda para me ir decidindo. 

Partilhar Post #11 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 04 Setembro 2013 - 17:36

Pelo que percebi deram boas referências para a 50mm, sendo que trará melhor qualidade e algumas opções diferentes da lente de kit possuo. Questiono agora sobre se aconselham comprar a lente nova da Canon ou usada e se existem marcas concorrentes a preços mais aceitáveis. Não estou mt dentro do assunto, visto que me iniciei à pouquissimo tempo e comprei um pack com a lente de kit.

Relembro que tenho a Canon 1100D.

Muito obrigada pelas respostas e opiniões, são uma boa ajuda para me ir decidindo. 

Se começaste há pouquíssimo tempo, explora primeiro o equipamento que tens, aprende o básico: usar o modo manual, composição, luz, pós-processamento digital, etc. Depois então pensa em gastar dinheiro em novas lentes.

Editado por Azathoth, 04 Setembro 2013 - 17:38 .

IT Partilhar Post #12 anatpf

anatpf

• Novo Membro

Publicado 05 Setembro 2013 - 10:51

Depende do que pretendes. Ainda não sei, por exemplo, se sabes o que é uma abertura, o que significa f/1.8 e quais as vantagens e desvantagens (ou implicações) de usar uma 50/1.8 comparativamente à objectiva de kit. Sabes o que é a profundidade de campo e em que medida a abertura a influencia? Quais as vantagens práticas que achas que irias ter para usar uma 50/1.8 e não a objectiva do kit? Como já referi atrás, e apesar do que é por aqui dito, a 50/1.8 NÃO é, opticamente, uma objectiva de excepção e não creio que, para usar a f/8, por exemplo, vejas grandes diferenças para aquilo que a objectiva de kit produz. Se procuras um aumento de qualidade, não é por aí. Se achas que as fotos vão ficar melhores, como que por magia, desengana-te. Portanto, sem saber mais, não posso recomendar ou deixar de recomendar.

Quanto a alternativas, com focagem automática não há. Tens várias 50/1.4, mas o preço, grosso modo, triplica. 

Sim tenho algum conhecimento sobre a abertura e a profundidade de campo. Comparativamente a 50mm vai-me permitir aberturas maiores como f/1.8 logo com menor profundidade de campo, enquanto a 18-55mm apenas me permite f/3.5. Penso que esta será uma das vantagens entre ambas. No entanto li em alguns sítios que a 50mm não é muito boa a f/1.8, estou certa? 
"Vantagens e desvantagens (ou implicações) de usar uma 50/1.8 comparativamente à objectiva de kit"?!? Esta é a minha maior questão desde o início.. De facto não sei apontar todas! Como exemplo citado entre duas fotos a f/8 não notaria diferença considerável?
Relativamente à distancia focal a de kit possui um intervalo e eu posso controlar, a outra é fixa serei eu que tenho de ''me mexer'' para enquadrar o que quiser na foto. 

Desde já o meu obrigada pela resposta. 

IT Partilhar Post #13 anatpf

anatpf

• Novo Membro

Publicado 05 Setembro 2013 - 10:55

Se começaste há pouquíssimo tempo, explora primeiro o equipamento que tens, aprende o básico: usar o modo manual, composição, luz, pós-processamento digital, etc. Depois então pensa em gastar dinheiro em novas lentes.

do que referiu ainda só não tenho conhecimento na parte de pós-processamento... por onde aconselha começar nessa vertente? sei que também é um Mundo a descobrir... ;)

Partilhar Post #14 raposanegra

raposanegra

• Membro
  • Registo: 24/12/2012
    • Local: Belize / Portugal

Publicado 05 Setembro 2013 - 23:33

Boas, eu tenho a mesma dúvida mas no meu caso estou a ponderar vender a minha 18-55mm e comprar uma 50mm.

Utilizo a Canon 600D mais para vídeo do que para fotografia e sinto que a qualidade da 18-55mm em termos de vídeo deixa muito a desejar.

Em princípio vou comprar uma grande angular (Tokina 16-28 ou Sigma 12-24) e já tenho uma 70-300mm e sinto que não vou dar muito uso à 18-55mm.

Acham que faz sentido vendê-la e comprar uma 50mm? É quase como trocar porque acabo por vender a 18-55mm ao mesmo preço que compro a 50mm.

IT Partilhar Post #15 anatpf

anatpf

• Novo Membro

Publicado 06 Setembro 2013 - 13:36

A 18-55 nos 55mm (e provavelmente nos 50mm também) não tem uma abertura f/3.5 mas sim f/5.6, logo a diferença é maior ainda do que pensavas, em termos de abertura. Se sabes as vantagens que uma 50/1.8 proporciona, saberás se, para o teu estilo de fotografia, será uma mais valia ou não. De facto, se usares sempre aberturas pequenas, não só se perde toda a vantagem de teres uma fixa com uma grande abertura máxima como as diferenças em termos de qualidade serão ínfimas ou nulas. Nesse caso, uma 50mm fixa não te iria trazer nada em relação à objectiva de kit. Mas se queres explorar a possibilidade de desfocar fundos, isolar elementos através de uma focagem selectiva e de uma grande abertura, se necessitas de usar grande aberturas para fotografar em locais com condições de iluminação longe do ideal, então a 50/1.8 é uma opção barata para fazer tudo isso, desde que a distância focal seja adequada ao que pretendes. Não esperes é fotos melhores, automaticamente. Esta objectiva aumenta o leque de opções, mas é preciso saber explorar essas possibilidades e, sobretudo, não esperar que a objectiva faça tudo sozinha - até porque, como referi antes, em termos de qualidade de imagem a 50/1.8 não é nada de extraordinário - é competente, mas só isso.

Muito obrigada pela ajuda. :) 

Partilhar Post #16 raposanegra

raposanegra

• Membro
  • Registo: 24/12/2012
    • Local: Belize / Portugal

Publicado 06 Setembro 2013 - 22:45

Alguém me pode ajudar na questão que coloquei?

Obrigado ;)

Partilhar Post #17 Antonio Can

Antonio Can

• Membro
  • Registo: 21/02/2013

Publicado 10 Outubro 2013 - 22:33

Boas,

Também sou da opinião que um zoom 2.8 é muito preferível a uma lente 18 55 de origem mais uma 50 1.8, os valores andam próximos, e a zoom 2.8, tipo 17 50 ou 18 50, sigma ou tamron trazem muito mais vantagens.
A minha primeira lente foi um zoom 2.8 que me satisfez muito bem durante 2 anos...
Depois testei e testei lentes, zooms e primes, e apenas os zooms com o máximo de luz, como 2.8 em full frame ou a sigma 18 35, devem garantir a melhor satisfação em qualidade e conforto de andar só com uma lente...
Só e pena em full frame ser tudo um pouco, as vezes muito, mais caro...

Partilhar Post #18 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 15 Outubro 2013 - 09:41

do que referiu ainda só não tenho conhecimento na parte de pós-processamento... por onde aconselha começar nessa vertente? sei que também é um Mundo a descobrir... ;)

Na Internet encontras muita coisa. Por exemplo:

Em português (br):

http://www.youtube.c...6Dx3Bb8mI5Qapc9

Em inglês:

http://www.youtube.c...query=lightroom

Partilhar Post #19 nepice

nepice

• Novo Membro
  • Registo: 12/08/2008

Publicado 29 Outubro 2013 - 01:34

Boas pessoal...

recomendam a 50mm f1.8 para fazer books e outro tipo de sessoes fotograficas em estudio??

A lente será para oferecer a um familiar...que actualmente está a estagiar num estudio e usa a lente de kit 18-55mm. Para o seu tipo de trabalho, a 50mm será uma melhor ferramenta??

Cumprimentos e obrigado desde ja pela atencao.

Partilhar Post #20 Bezos

Bezos

• Membro
  • Registo: 05/07/2013
    • Local: Lisboa - Portugal
    • Corrija o sábio e o fará mais sábio... Corrija o tolo e o fará seu inimigo!

Publicado 29 Outubro 2013 - 06:52

Boas pessoal...

recomendam a 50mm f1.8 para fazer books e outro tipo de sessoes fotograficas em estudio??

A lente será para oferecer a um familiar...que actualmente está a estagiar num estudio e usa a lente de kit 18-55mm. Para o seu tipo de trabalho, a 50mm será uma melhor ferramenta??

Cumprimentos e obrigado desde ja pela atencao.

Olá nepice,

A distância focal "padrão" para retratos é 85mm. Se o teu familiar utiliza uma crop então a 50mm servirá perfeitamente (50mm x 1,6 factor de crop = 80mm).