Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Os meus primeiros Concertos

• Por favor inicie sessão para responder
18 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Nelson Silva

Nelson Silva

• Novo Membro
  • Registo: 18/06/2013
    • Local: Santa Maria da Feira
    • Adoro fotografar

Publicado 25 Agosto 2013 - 23:06

Boa noite

Gostaria de saber as vossas opiniões.

Cumps

zi2u.jpg

Anúncios

Partilhar Post #2 void

void

• Membro
  • Registo: 05/12/2011

Publicado 25 Agosto 2013 - 23:08

A outra que tinhas posto era melhor! ah ah

Esta basicamente é um snapshot

IT Partilhar Post #3 Nelson Silva

Nelson Silva

• Novo Membro
    • Adoro fotografar

Publicado 25 Agosto 2013 - 23:26

Snapshot?

Partilhar Post #4 almaluis

almaluis

• Membro
  • Registo: 13/07/2011
    • Local: Leiria-Aveiro

Publicado 26 Agosto 2013 - 18:18

Viva

Yep.

Um Snapshot = aponta e dispara  (este é com cabeças...)  :foto:

Também já fiz muitos..., eheheh..., aliás penso que não existe ninguém que não tenha os seus... :lol:

Editado por almaluis, 26 Agosto 2013 - 18:19 .

IT Partilhar Post #5 Nelson Silva

Nelson Silva

• Novo Membro
    • Adoro fotografar

Publicado 26 Agosto 2013 - 19:35

Ok  

Que tal as cores,  Nitidez e enquadramento?

f8 1/25 ISO 800

Cumps

Partilhar Post #6 void

void

• Membro

Publicado 26 Agosto 2013 - 19:42

todos esses factores e que fazem ser snapshot, nao parece haver enquadramento foi apontar e disparar tem ma definição (nitidez) e as cores sao banais alem que pelas carecas parece que usaste flash...

IT Partilhar Post #7 Nelson Silva

Nelson Silva

• Novo Membro
    • Adoro fotografar

Publicado 26 Agosto 2013 - 22:45

Sim usei flash

A  lente é uma 55-200mm 3,5 4.6  e não consegui melhor nitidez devido ao  shutter speed ser muito baixo e como sabes shutter baixos tremeliques. Mas obrigado pelas criticas tentarei melhorar.

Partilhar Post #8 void

void

• Membro

Publicado 26 Agosto 2013 - 22:50

Em concertos, e a tal distancia é desperdicio usar flash, so incomoda quem está a volta e o proprio artista.

IT Partilhar Post #9 Nelson Silva

Nelson Silva

• Novo Membro
    • Adoro fotografar

Publicado 26 Agosto 2013 - 22:57

Sim concordo 

Tenho algumas que não utilizei flash e gostei mais do efeito.

Tive a ver a tua galeria e achei interessante as maior parte das  fotos  utilizastes tripé.

Partilhar Post #10 1sonhador

1sonhador

• Membro
  • Registo: 16/09/2009
    • Local: Avanca (Aveiro) e Caldas da Rainha (Leiria)

Publicado 28 Agosto 2013 - 00:27

Sim usei flash

A  lente é uma 55-200mm 3,5 4.6  e não consegui melhor nitidez devido ao  shutter speed ser muito baixo e como sabes shutter baixos tremeliques. Mas obrigado pelas criticas tentarei melhorar.

Não quero ser rude... mas explica-me porque optaste por "f8 1/25"

Eu nunca na vida seguiria essa opção nas condições em que estavas. Se conseguias 4.6 (acho que é 5.6 que queres dizer) porque não aproveitar a luz ao máximo?

IT Partilhar Post #11 Nelson Silva

Nelson Silva

• Novo Membro
    • Adoro fotografar

Publicado 28 Agosto 2013 - 13:37

Boa tarde

1sonhador tentei tirar a f mais alto mas a distancia era longa e a luz  era muito pouca, tentei aumentar o f para eses valores mais  mesmo em manual o tv não descia dos 1/200 e as fotos ficavam escuras. 

Partilhar Post #12 Ruibandeira

Ruibandeira

• Membro
  • Registo: 04/01/2009
    • Local: Porto

Publicado 30 Agosto 2013 - 13:47

Oi
já nao vinha ao forum a muitoooooooooooooo tempo...
se gostas de fotografia de concertos aconselho a que des uma vista de olhos ao trabalho de provavelmente dois dos melhore da area...Rui Leal e Rita Carmo...estuda as imagens deles.
quanto a tecnica eu trabalho sempre com a maquina em manual nos concertos ISO alto( dependendo da maquina e da luz é normal ir para ISOs superiores a 1500...)
lentes luminosas 2.8, e de preferencia primes.
quanto aos enquadramentos, lembra-te que a fotografia de concerto é fotojornalismo, ou seja com poucas fotos ou ate mesmo com uma, quem ve a foto deve ficar com uma ideia do que aconteceu no palco...olhando para a tua imagem achas que representa o concerto que viste?
eu ja fotografei muitas vezes o Pedro e imagino como tera sido o concerto, mas quem nunca o viu, será que fica com uma boa ideia?
como estava a luz do palco? 
como estava o palco arrumado?
etc etc etc...
haaa e flash em concertos não entra.

IT Partilhar Post #13 Nelson Silva

Nelson Silva

• Novo Membro
    • Adoro fotografar

Publicado 30 Agosto 2013 - 21:24

Ruibandeira verei os trabalhos de Rui Leal e Rita Carmo, para ver a perspectivas deles. Tenho varias fotos tiradas  pus esta com cabeças  porque achava que fariam um primeiro plano bom e mostravam a quantidade de pessoas que estavam a ver-lho pelos vistos enganeime. O ISO alto  as fotos não  te ficam  com muito ruido digital. Eu utilizei ISO 800 f8  1/25. Neste caso quais são o valores que costumas utilizar. Considerando a distancia de 200mm crop e a pouca luz que tinha e a lente tambem com f altos?

Partilhar Post #14 Ruibandeira

Ruibandeira

• Membro
  • Registo: 04/01/2009

Publicado 30 Agosto 2013 - 22:06

Oi
para fotografar concertos o ideal é ter maquinas que aguentem ISOs altos e lentes luminosas, caso nao tenhas tens que encontrar os "limites" do teu material, ou seja o ISO mais alto possivel sem criar demasiado ruido, e uma grande abertura...
quanto aos valores que costumo utilizar, não sei...e digo não sei porque não tenho um valor chave, depende da luz e a luz é sempre diferente de espectáculo para espectáculo , aliás é diferente no mesmo espectáculo a cada segundo...
quando o concerto começa eu "afino" a maquina para a luz que tenho no palco.
posso te dizer que ja tive concerto com luz horrivel como com o como os Echo and the Bunnymen e outros com luz fantastica como os Jafumega...que luz fabulosa eles tiveram...

podes ver alguns desses concertos na minha pagina do facebook
www.facebook.com/ruibandeirafoto

IT Partilhar Post #15 Nelson Silva

Nelson Silva

• Novo Membro
    • Adoro fotografar

Publicado 31 Agosto 2013 - 23:10

RuiBandeira Ok Obrigado pelas dicas e verei o teu trabalho no facebook.

Partilhar Post #16 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 01 Setembro 2013 - 10:53

Se estás a tentar fotografar concertos a F8 e a 1/25 com uma tele, o melhor é aprenderes um pouco de fotografia, e só depois te dedicares aos concertos...

Se puseres a máquina na posição automática (em Av ou em P) as fotos vão sair melhores, e depois podes aprender com o que a máquina te diz.

IT Partilhar Post #17 Nelson Silva

Nelson Silva

• Novo Membro
    • Adoro fotografar

Publicado 01 Setembro 2013 - 15:26

zalle isso foi o que fiz primeiro mas as fotos saiam muito escuras em P . Já experimentastes tirar fotos a +- 30 metros do Palco com uma Tele a noite em P  com uma tele 55-200mm ? Faz a experiência e depois diz-me se consegues melhor imagem.

Partilhar Post #18 norim_13

norim_13

• Membro
  • Registo: 21/07/2009

Publicado 02 Setembro 2013 - 02:00

Fotografei em dois concertos agora durante os 15 dias de férias. Qual foi a minha estratégia:

- Prioridade à velocidade (Tv)

- 1/200 (usas a velocidade mínima que aches que consegues utilizar, de acordo com a distância focal que utilizares)

- ISO no máximo que a máquina consiga sem atingir valores não aceitáveis de ruído

Assim a máquina há de escolher a abertura correcta, e se não conseguir abertura suficiente para não ficar sub-exposta, tira com o que consegue...

Houve alturas em que pus em Manual, e ajustei de forma a ter uma exposição correcta na maioria dos casos, pois no Tv se houverem muitas variações de luz, corres o risco da máquina não ser tão rápida quanto o senhor da iluminação :P

Cumps

Partilhar Post #19 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 02 Setembro 2013 - 11:20

zalle isso foi o que fiz primeiro mas as fotos saiam muito escuras em P . Já experimentastes tirar fotos a +- 30 metros do Palco com uma Tele a noite em P  com uma tele 55-200mm ? Faz a experiência e depois diz-me se consegues melhor imagem.

Não, porque eu sei que uma objectiva dessas não vai fazer grande coisa, a não ser que haja muita luz.

Por outro lado, eu percebo de uma coisa que se chama o triângulo da exposição, razão pela qual não necessito de usar o modo P se fotografar um concerto.

O triângulo da exposição é algo que se tu não dominares, nunca vais fazer fotos melhores que essa que apresentaste, a não ser que uses os modos automático da máquina.