Fotografia escolar
IT Partilhar Post #1
Publicado 17 fevereiro 2009 - 12:15
Na fotografia escolar é habitual o fotografo dar uma percentagem do seu trabalho à escola?
Tenho ouvido falar de fotografos que o fazem...conheço pessoalmente um que trabalha da seguinte forma:
Fotográfa, faz provas, afixa as provas na escola com preços para 10x15, 15x20 e 20x30 e do valor total das fotos que forem vendidas, 20% ficam para a escola.
Penso que não seja este o método mais habitual, certo!?
Ponho esta questão, porque pediram-me para fotografar uns miúdos de um infantário agora no Carnaval e não sei bem como se processa este tipo de situação.
Agradeço desde já a todos!
Anúncios
Partilhar Post #2
Publicado 17 fevereiro 2009 - 12:39
tem-se usado ultimamente um nome para essas coisas ... luva.
O que presenciaste é um tipo de corrupção e de pagamento de favores a uma escala pequena. Ou seja a escola só te deixa prestar o serviço se pingar um X de comissão para o lado deles :mad:.
Tal como legalmente não tem qualquer senso, visto que se as coisas forem feitas de uma forma acertada o fotografo terá de passar um recibo aos pais e depois? a escola, vai passar um recibo ao fotografo? porque razão se foi ele quem prestou o serviço?
A escola se gostar do teu trabalho e te contratar para o serviço, a unica entidade a quem deves contas (recibos) é aos pais dos miudos que te comprarem as fotos, porque são esses os teus verdadeiros clientes. A não ser que a escola tambem queira ficar com fotos do evento, mas aí fazes um outro preço, funciona quase como um casamento, os noivos pagam X pelo serviço e os convidados pagam á foto.
CUMPs
Editado
IT Partilhar Post #3
Publicado 17 fevereiro 2009 - 12:50
Partilhar Post #4
Publicado 17 fevereiro 2009 - 17:16
Partilhar Post #5
Publicado 07 março 2011 - 16:12
Eu trabalho como Freelancer num outro ramo... e quando faço um workshop numa escola, é a escola que me paga e os alunos pagam à escola...
Não entendo isso como "Luva"...
Existe alguma coisa escrita que diga que um infantário/escola não possa cobrar aos seus utentes por um serviço extra???
Cabe a cada estabelecimento decidir as regras... aceita quem quer... certo?
Bjs
BABS
Partilhar Post #6
Publicado 07 março 2011 - 20:30
- haja uma consulta a diversos prestadores de serviços (fotógrafos);
- hajam mais interessados em prestar esse serviço (fotografar os alunos da escola);
- esses prestem o mesmo serviço com a mesma ou mais qualidade a um custo inferior;
- seja feito um pagamento não previsto na consulta para o favorecimento de um concorrente com menor qualidade ou condições.
Não está aqui explícito que se passe alguma destas situações e até a escola pode, licitamente, estipular que o fotógrafo contratado pague 20% dos seus lucros à escola (e passar um recibo ao fotógrafo, declarar essa receita e usá-la no seu orçamento). Porque não? Afinal de contas, o trabalho só existiu porque a escola criou essa oportunidade, e não tenham dúvidas que neste momento, muitas instituições públicas estão a recorrer às receitas para compensar as suas despesas (e isto é usual, além do orçamento ministerial, as instituições têm ainda as DCCR - Despesas Com Compensação de Receitas).
Partilhar Post #7
Publicado 08 março 2011 - 20:53
pagar "luvas" a alguém ( ou grupo de pessoas) não é nada mais que influenciar na compra de algo - numa situação em que existe concorrência, mas não só. Muitas vezes é fazer com que alguém determinante nas decisões, ou visto como prescritor por parte de uma entidade ou empresa, a leve a comprar algo de que pode até não ter necessidade, mas que de forma mais ou menos elaborada foi convencido de que a tinha;
São variados os exemplos que surgem na comunicação social do que se "supõe" terem sido "luvas a sério";
Uma escola pedir uma percentagem a um fotógrafo nada tem de luvas, ilegal, ilicito, etc. trata-se de uma relação win-win: O fotógrafo ganha um trabalho e a escola, que lhe deu a oportunidade de ganhar algum dinheiro, ganha também alguma coisa - Isto no mundo empresarial é o dia a dia, e é justo, porque a escola só para contactar o fotógrafo, luz gasta na sala que ele vai usar, empregada que limpou, etc, etc gastou dinheiro.
O exemplo mais visivel é o dos hipermercados que fazem pagar aos fabricantes ou distribuidores um valor por colocarem o produto na prateleira - o supermeracdo age como facilitador da venda ao atrair o cliente e o distribuidor a conveniência de vender mais facilmente pois esse local atrai potenciais cliente.
Partilhar Post #8
Publicado 06 junho 2011 - 14:07
Partilhar Post #9
Publicado 10 junho 2011 - 12:37
No caso de fotógrafos, por exemplo, até é relativamente fácil. Noutros casos nm tanto.
Partilhar Post #10
Publicado 10 junho 2011 - 15:50
E ainda antes de isso de "luvas", como é que chegaram a contactos com a escola para fazer fotografia?
Fazes um pequeno portefólio, diriges-te a escolas primarias ou externatos da tua área de residência, marcas uma reunião com o director ou coordenador dessa escola.
Mostras o teu trabalho, dizes o que propões e deixas o teu contacto e rezas para que tenhas trabalho.
Faço isto na zona de Almada antes do natal e pascoa nas escolas primarias.
Típicas fotos de escola: Turma;Aluno e Aluno com a Professora.
Vendo ou um conjunto que engloba: Foto de Turma, Aluno e foto de Aluno com professora tudo por 12,5€ ou as fotos em separado nos diversos tamanho 15x20 etc etc
Partilhar Post #11
Publicado 17 outubro 2011 - 12:05
Partilhar Post #12
Publicado 23 outubro 2011 - 00:08
No meu caso, sou amador e sem qualquer intenção de fotografar escolas, miúdos e muito menos tirar proveito disso... mas penso que podia ser uma ajuda preciosa a quem leia este tópico com esse intuito.
Partilhar Post #13
Publicado 08 março 2012 - 14:39
Tenho ainda umas duvidas:
- Em que tipo de suporte se entregam as fotografias? Numa capa A4 idealizada para o efeito, por exemplo?
- Imprimem-se em 20x30 ou 15x20?
Muito Obrigada
Partilhar Post #14
Publicado 13 março 2012 - 13:59
JCCD - Informação muito útil!
Tenho ainda umas duvidas:
- Em que tipo de suporte se entregam as fotografias? Numa capa A4 idealizada para o efeito, por exemplo?
- Imprimem-se em 20x30 ou 15x20?
Muito Obrigada
Quais fotografias?
Se for o teu portfolio esse nunca entregas. Mostras pessoalmente e mesmo que te peçam para ficar com ele e analisar, nunca o faças.
Se forem as fotos para entregar ao cliente, em principio será 15x20 entregues em envelope individual com uma carimbadela ou impressão directa no mesmo com os teus contactos. Não vão os avós ou os pais quererem mais fotos e assim têm como te contactar directamente.
Partilhar Post #15
Publicado 21 março 2012 - 14:43
Eu já tive experiência em fotografia escolar, e posso deixar o meu testemunho.
Trabalhei com um fotógrafo da Charneca da Caparica durante 3 anos a fotografar escolas. Em 80% das escolas/colégios/jardins de infância, etc. que fotografámos o contrato já estava feito, ou seja, todas as colecções já estavam vendidas à partida. O valor cobrado por cada colecção era de 12 €uros e 3 €uros eram para a escola, sendo que apenas em alguns casos é que se fotografava sem saber quantas colecções se iriam vender.
Mas voltando à questão principal, na minha experiência sempre se deu qualquer coisa à instituição de ensino.
Partilhar Post #16
Publicado 27 março 2012 - 15:24