Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

H Resize

• Por favor inicie sessão para responder
7 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 . H .

. H .

• Membro
  • Registo: 30/08/2012
    • Local: Natal - Brasil

Publicado 16 Agosto 2013 - 16:32

Salve pessoal, sou um membro ativo no FF já a pouco mais de 1 ano, e acredito que venho contribuído com o fórum assim como muitos tem contribuído com meu crescimento aqui.

Hoje eu vou dividir com todos um "método" de rezise pouco comum (acredito eu) para se fazer com suas fotos, levando em conta um simples conceito, vamos as explicações.

Já uso o Ps a bastante tempo e uma das ferramentas/painéis que sempre fiz uso foi o painel Navigator, e ao trabalhar no Ps percebi que que a taxa de zoom que é mostrada nada mais é do que uma espécie de resize que o próprio Ps faz, mas sem "alterar" o arquivo original. 

dve8.jpg

Navigator

Percebi também que essas taxas de zoom trabalham a definição da foto de forma diferente umas das outras, e descobri que as melhores são: 100%, 50%, 25% e 12,5% (a partir do tamanho original)

24ju.jpg

Zoom sizes

A partir daqui fica mais fácil de entender o conceito, pois basta saber qual o tamanho final que nossa foto precisa ter. Vamos supor o mais básico, um upload para o FF por exemplo, que segundo as regras do fórum precisa ter 800px de lado maior. basta agora partir do conceito de paridade.

e9rj.jpg

Paridade

Ou seja, se o nosso arquivo tivesse 6400px de lado maior, quando o Navigator retornasse 12,5% de zoom, nossa imagem exibida no monitor teria exatamente 800px de lado maior. que é o tamanho que desejamos ao final do processo.

Sabemos que quanto mais pixels, melhor qualidade, então tomamos por base o tamanho em pixels que nossa máquina nos oferece. No caso da minha (uma NIKON D5100) oferece 4928px de lado maior. Aqui eu tenho de fazer uma escolha, ou faço um Enlarge para 6400px ou faço um Reduction para 3200px.

Se eu escolher fazer um Enlarge para 6400px o Ps teria de "criar" pixels que não existem para preencher os novos espaços criados para ao aumento do frame. então sempre prefiro fazer o Reduction para 3200px. Me parece ser a melhor escolha.

jdaz.jpg

Reduce 3200px - Bicubic sharper, Best for Reduction

Agora é uma continha de 2+2, se eu fiz um Reduction para 3200px, logicamente 800px passa a paridade de 25% na taxa de zoom no painel Navigator.

lny4.jpg

3200px - Taxa de zoom em 25% mostra um frame de 800px

A partir daqui o processo é muito, mas muito simples. com a taxa de zomm a 25% para mostrar os 800px exatos retirados dos 3200px, basta usar o bom e velho PrintScreen, Isso mesmo o PrintScreen.

Neste processo, o arquivo que vem sendo trabalhado já pode ser fechado, e abrindo um novo documento automaticamente estará configurado com a resolução do seu monitor, basta colar a Screen captura e eliminar o desnecessário, deixando apenas a sua foto (fazer um crop respeitando apenas os limites de sua foto).

616a.jpg

crop a partir do print screen

A última parte do processo consiste em aplicar apenas uma vez o filtro Sharpen. seguindo o caminho:

Menu Filter / Sharpen / Sharpen

Lembrando que este foi o método que consegui melhores resultados, quem se sentir seguro para testar outro filtro sharp, sinta-se a vontade.

A partir daqui vou por a mesma foto que os Sr.s tem visto mas em diferentes métodos de resize, respeitando os 800px de lado maior que é o nosso interesse neste caso. Constará de:

Foto / Método / Tamanho em Kbits

Desde já, devo dizer que não conheço ninguém que utilize esse método de resize, logo desde já peço desculpas caso esteja apenas passando notícia velha aos Sr.s, contudo caso esteja apresentando uma novidade (ou não) peço que os Sr.s não deixem de deixar seu feedback pois ele é muito, mas muito importante mesmo (para o desenvolvimento de todos).

Grato.

9iqi.jpg

Bicubic sharper - Best for reduction 236Kb

.    

x875.jpg

Save for web - Unsharp Mask 373kb

65qn.jpg

Nearest Neighbor - Preserv Edges 566kb

t2el.jpg

H Resize - sharpen 390kb

lxmw.jpg

Nível de contraste lado a lado

Bem Sr.s é isto, eu percebo uma melhora razoável na definição da fotografia, mas é claro que todos estão livres pra descordar e quem sabe aprimorar o método, espero que a leitura não tenha sido desgastante, mas sim de fácil compreensão. Não esqueçam de deixar o Feedback é mesmo importante, sou grato novamente a todos pelo tempo dispendido a leitura.

H Ives Araújo

Anúncios

Partilhar Post #2 SnowSkier

SnowSkier

• Moderador
  • Registo: 15/06/2009
    • Local: Albufeira City

Publicado 16 Agosto 2013 - 22:42

Boa explicação H.

Por acaso, o resize é coisa que não me preocupo muito, embora o faça sempre e uso simplesmente o bicubic-best for reduction além do neat image para o toque final.

Partilhar Post #3 o aprendiz

o aprendiz

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 16 Agosto 2013 - 23:41

Vou ter que ler muito devagar para tentar perceber. Deve ser da Silly Season ou das horas :blush: Porque tens cores diferentes nas fotos? :hmm:

:hmm:

:boxed:

Partilhar Post #4 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 17 Agosto 2013 - 01:31

WTF? 

1º vais ter de fazer um resize da foto logo à partida para atingir os 3200px..  
E depois, em vez de usares a ferramenta dedicada ao resize, utilizas o resize que o photoshop faz internamente para te mostrar uma imagem... O que é que te leva a pensar que o resize que o photoshop faz para display é melhor que a ferramenta incluída para esse efeito?

IT Partilhar Post #5 . H .

. H .

• Membro

Publicado 17 Agosto 2013 - 11:20

WTF? 

1º vais ter de fazer um resize da foto logo à partida para atingir os 3200px..  
E depois, em vez de usares a ferramenta dedicada ao resize, utilizas o resize que o photoshop faz internamente para te mostrar uma imagem... O que é que te leva a pensar que o resize que o photoshop faz para display é melhor que a ferramenta incluída para esse efeito?

Salve deim,

Eu respondo logo de cara que é o resultado final, mas obviamente que outras pessoas fazem outros tipos de resize e tão bons quanto.

mas entenda o que está me motivando nessa busca, a maioria das fotos de grandes nomes que tem por ai rodam na internet com um tamanho de de máximo 800px nos sites desses grandes nomes há algumas com 960px, mas enfim. aqui no ff tem um cara chama Hugo Borges (to te citando Hugo kkkkk ) e os resizes que ele faz são simplesmente incriveis. eu resolvi buscar a minha maneira de faze-los também.

anto um tempo pesquisando na net, mas não achei nada que explique como esse resize interno que o Ps faz funciona, tenho de procurar mais, mas de alguma forma a meu ver nesse método que to esboçando aqui ao final o sharp segura melhor a definição do que nos habituais, e olhar que eu já me enveredei em muitos, inclusive um em que se usa os dois mais famosos na mesma foto, usando máscaras pra pegar o melhor de cada uma...

eu estou sozinho nessa, (não por opção) mas gostaria que os Sr.s fizessem e digam o que vêem, e se possível colar o resultado aqui.

e como disse ainda estou procurando entender como funciono navigator do ps pra esse fim, como ele faz os resizes na minha concepção há algo de diferente na forma de tratar os pixels que o método convencional não faz...

obrigado

IT Partilhar Post #6 . H .

. H .

• Membro

Publicado 17 Agosto 2013 - 11:35

Vou ter que ler muito devagar para tentar perceber. Deve ser da Silly Season ou das horas :blush: Porque tens cores diferentes nas fotos? :hmm:

:boxed:

A pergunta é, qual método é mais fiel as cores do arquivo original depois do resize, pois pra fazer o resize, o Ps terá de remover alguns pixel para agrupar toda a cena em um tamanho menor,

Numa guerra onde se tem 4928 soldados e perde-la e voltar pra casa apenas com 800.... percebe?

os diferentes métodos sempre vão apresentar diferença tanto no contraste quanto no que se refere as cores. Acho que o meu método se assemelha mais ao Seve for web, mas o meu tem visivelmente mais contraste.

Agora uma coisa interessante, percebam o sharp nos coqueiros ao fundos...é claramente visível que no H eles mesmo estando longe são bem definidos, que os outros.

mas de verdade, tentem com suas próprias fotos, e digam o que acham  :th_up:

Partilhar Post #7 pavas

pavas

• Membro
  • Registo: 13/07/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia
    • Viva la Galeria Decay mas guapa del universo e entorno!

Publicado 17 Agosto 2013 - 12:18

Uma coisa é certa. Dependendo da forma em que se salva a imagem o resultado final varia e muito. Não sou apanhado do clima com esta história do resize e do formato em que se salvam as imagens, pelo que não pretendo perder muito tempo à volta deste tema, mas que há diferenças, la ai.

Boa partilha H. Bom fds para todos e fiquem bem.

IT Partilhar Post #8 . H .

. H .

• Membro

Publicado 17 Agosto 2013 - 15:10

:th_up:  Valeu Pedrito!

o formato é o mesmo JPEG, o negócio é mesmo o método que é usado pra realocação dos pixels da cena, pra fazê-la ser a "mesma" imagem, porém em tamanho menor.

obrigado e fica bem ó mestre pavas (comi diria o Leal :D )