Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Fotógrafo de casamento

• Por favor inicie sessão para responder
69 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 criando_imagens

criando_imagens

• Novo Membro
  • Registo: 12/01/2007
    • Local: Porto-Fig Foz- Leiria

Publicado 16 Junho 2014 - 20:07

As pessoas gastam rios de dinheiro na festa e afins, mas para os fotografos querem de borla...

Aprendam uma coisa, o mais importante de um casamento tirando os noivos é o fotografo e camera man, o resto e apenas mais um dia....

:clap:  plenamente ... ja tive casos de levarem vestidos de 4000 euros e discutirem 20....30 euros de desconto no trabalho 

Anúncios

Partilhar Post #42 Marco Novais

Marco Novais

• Membro
  • Registo: 12/12/2012
    • Local: @ Barcelos

Publicado 16 Junho 2014 - 22:04

:clap: plenamente ... ja tive casos de levarem vestidos de 4000 euros e discutirem 20....30 euros de desconto no trabalho

Pois lá está. . .isso é coisa sem sentido nenhum...

Sent from my iPad Air using Tapatalk

Partilhar Post #43 Film Art Team

Film Art Team

• Novo Membro
  • Registo: 04/07/2014
    • Local: Braga

Publicado 04 Julho 2014 - 04:24

A desvalorizar esta profissão como de feira se trata-se... Haja paciência.

Partilhar Post #44 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 04 Julho 2014 - 21:31

Jà fiz as contas "lá atrás" e ninguém discordou ,ou fez as contas de outras formas pelo menos(formas essas que admito possam existir!!)

Admito que a vida está dificil, como todos sabemos, e que tenha que haver ajustes em alguns valores praticados no mercado, sim, è verdade que hà valores estapafurdios, e mais estapafurdios parecem quando "cruzados" com a qualidade que demonstram. 

Admito que haja fotografos em situaçoes dificeis que se vem obrigados a tabalhar quase de borla, mas para pagar contas e manter o nome "limpo" è perfeitamente valido.

Admito que as pessoas pagem por um serviço aquilo que querem pagar e/ou podem pagar.

Admito que Fotografos deste tipo de evento façam este tipo de fotografia da forma que querem, seja com brio ou sem ele. 

Admito que Haja quem, pelas mais variadas razoes(desemprego, necessidade de rendimento extra, carolice, peneirice, etcc...) faça serviços de fotografia.

Nao admito è que os ultimos que referi, façam isso sem pagar impostos, quando assim é saio da discussao porque nao vale a pena.

Nem admito(e esta nem è bem admitir, é mais "codigo de ética pessoal") que um cliente me escolha entre 3/5/15 ou 20 prpostas pelo meu preço ou pelos "posters" ou "canequinhas" . Aliás fico contente, quando "ganho" um trabalho precisamente por nao mexer no preço.

O facto de ir carregado com 5 corpos fullframe 10 lentes "Tip Top" ,show off com fartura e o diabo a quatro, ou ir de 600D com uma 18-55 nem discuto porque isso para mim è igual ao litro. 

Jà estive em casamentos onde ia de 5D classica e havia convidados com 1Ds e Nikons D3x, bem como jà estive em casamentos de Hasselblad e a malta das reflex(mesmo das de topo) nunca tinha visto tal coisa! Certamente, e mais importante ainda, tenho plena noçao disso, nao foi por isso que as fotos sairam melhores ou piores!! 

Eu Felizmente aprendi a FOTOGRAFAR e nao a ser um tripé que carrega num botao da canon ou da nikom com lentes brancas ou pretas e douradas. 

Trabalhe-se pelo preço que se trabalhe e da forma que se queira!!!!  

Mas trabalhe-se com Dignidade, Coeerencia, Brio profissional e acima de tudo Trabalhe-se por Gosto!!!!

E flicidades para O Soto(n sei se ja casou ou nao!?)

Partilhar Post #45 Dropshadow

Dropshadow

• Membro
  • Registo: 12/03/2014

Publicado 05 Julho 2014 - 10:13

Jà fiz as contas "lá atrás" e ninguém discordou ,ou fez as contas de outras formas pelo menos(formas essas que admito possam existir!!)

Admito que a vida está dificil, como todos sabemos, e que tenha que haver ajustes em alguns valores praticados no mercado, sim, è verdade que hà valores estapafurdios, e mais estapafurdios parecem quando "cruzados" com a qualidade que demonstram. 

Admito que haja fotografos em situaçoes dificeis que se vem obrigados a tabalhar quase de borla, mas para pagar contas e manter o nome "limpo" è perfeitamente valido.

Admito que as pessoas pagem por um serviço aquilo que querem pagar e/ou podem pagar.

Admito que Fotografos deste tipo de evento façam este tipo de fotografia da forma que querem, seja com brio ou sem ele. 

Admito que Haja quem, pelas mais variadas razoes(desemprego, necessidade de rendimento extra, carolice, peneirice, etcc...) faça serviços de fotografia.

Nao admito è que os ultimos que referi, façam isso sem pagar impostos, quando assim é saio da discussao porque nao vale a pena.

Nem admito(e esta nem è bem admitir, é mais "codigo de ética pessoal") que um cliente me escolha entre 3/5/15 ou 20 prpostas pelo meu preço ou pelos "posters" ou "canequinhas" . Aliás fico contente, quando "ganho" um trabalho precisamente por nao mexer no preço.

O facto de ir carregado com 5 corpos fullframe 10 lentes "Tip Top" ,show off com fartura e o diabo a quatro, ou ir de 600D com uma 18-55 nem discuto porque isso para mim è igual ao litro. 
Jà estive em casamentos onde ia de 5D classica e havia convidados com 1Ds e Nikons D3x, bem como jà estive em casamentos de Hasselblad e a malta das reflex(mesmo das de topo) nunca tinha visto tal coisa! Certamente, e mais importante ainda, tenho plena noçao disso, nao foi por isso que as fotos sairam melhores ou piores!! 
Eu Felizmente aprendi a FOTOGRAFAR e nao a ser um tripé que carrega num botao da canon ou da nikom com lentes brancas ou pretas e douradas. 

Mas trabalhe-se com Dignidade, Coeerencia, Brio profissional e acima de tudo Trabalhe-se por Gosto!!!!

Nem mais!

Partilhar Post #46 Marco Novais

Marco Novais

• Membro
  • Registo: 12/12/2012
    • Local: @ Barcelos

Publicado 05 Julho 2014 - 21:49

Bom discurso! ;)

Sent from my iPad Air using Tapatalk

Partilhar Post #47 LuismaSantos

LuismaSantos

• Membro
  • Registo: 09/09/2009

Publicado 16 Julho 2014 - 15:06

Sem espinhas ,quem escreve assim não é maneta :D .Infelismente já tenho visto alguns albuns de fotografias que me foi dito anteriormente que estavam muito boas ,e quando fui a ver ,é de ficar sem palavras perante tamanha miseria .

Mas para o comum dos mortais estão boas ,E é com pessoas destas que os fotografos de ocasião vivem .Mas infelismente hoje as pessoas querem é bom e barato ,e isso não existe(pelo menos na minha mente ) .

Editado por LuismaSantos, 16 Julho 2014 - 15:07 .

Partilhar Post #48 Halegria

Halegria

• Membro
  • Registo: 01/05/2014
    • Local: Portugal

Publicado 16 Julho 2014 - 22:11

Sem espinhas ,quem escreve assim não é maneta :D .Infelismente já tenho visto alguns albuns de fotografias que me foi dito anteriormente que estavam muito boas ,e quando fui a ver ,é de ficar sem palavras perante tamanha miseria .

Mas para o comum dos mortais estão boas ,E é com pessoas destas que os fotografos de ocasião vivem .Mas infelismente hoje as pessoas querem é bom e barato ,e isso não existe(pelo menos na minha mente ) .

X2.

Partilhar Post #49 Luís Miguel

Luís Miguel

• Novo Membro
  • Registo: 12/02/2017
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 12 Fevereiro 2017 - 23:23

Boa noite a todos,

Foi-me pedido o seguinte:

"Entrega de todas as imagens em formato digital de alta resolução. Nao pretendemos albuns nem sessoes de solteiros."

Isto para uma casamento....

O que eu devo cobrar com base em:

Tenho experiência em fotografia e não só;

Sou licenciado em Artes e Multimédia;

Vivo com os pais;

Não pago impostos;

Estou de uma de freelancer(ganhar uns trocos enquanto estudo(e também quando posso))

Faço fotografia; vídeo etc... por prazer(tenho quem me pague os estudos, infelizmente nem toda a gente tem essa oportunidade).

E o meu equipamento é velho(para muita gente), e não é "PRO"(mas eu estou pouco me fudendo para isso, pois não é isso que faz um bom fotógrafo!) adquiri tudo o que se segue, entre 2016 até 2017, tudo usado é usado como novo(Estive sempre a fazer os trabalhos com material das escolas, e decidi ter o meu próprio...):

Sony NEXVG10 (uso para filmar e agora também para fotografar, e é o que irei utilizar)

Lentes:

Sony E 50mm f/1.8 OSS - SEL50F18

Sony 18-105mm f/4 E-PZ G OSS - SELP18105G

Sony  18-55mm f/3,5-5,6 - SEL-1855

Sony 55-210mm F4.5-6.3 OSS SEL-55210

E  mais 3 baterias

Tendo isto tudo em conta, pretendo cobrar entre 240 a 320€(supondo que é um dia de trabalho apenas, e imagens cruas apenas. É muito é pouco, qual a vossa opinião. Repito e escrevo outra vez, faço por gosto, mas NÃO ANDO A DAR O CÚ!

Atenciosamente aguardo a vossa opinião….

Luís Miguel

Partilhar Post #50 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 07:27

Tens razão, o cu não se dá, depois como é que cagavas?

Partilhar Post #51 Luís Miguel

Luís Miguel

• Novo Membro

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 10:41

Pois era...
Estive a ver as suas fotos dos slides e você JN, é dos poucos fotógrafos que conheço que tira fotografias e edita sem muitos folclores .. deixando-as muito naturais! O que eu admiro muito, sem grandes efeitos e "paneleirices" que parece "tradição" fazerem em casamentos. Tem estilo próprio! 

Partilhar Post #52 luisrjorge

luisrjorge

• Membro
  • Registo: 24/11/2009

Publicado 14 Fevereiro 2017 - 00:49

Boa noite a todos,

Foi-me pedido o seguinte:

"Entrega de todas as imagens em formato digital de alta resolução. Nao pretendemos albuns nem sessoes de solteiros."

Isto para uma casamento....

O que eu devo cobrar com base em:

Tenho experiência em fotografia e não só;

Sou licenciado em Artes e Multimédia;

Vivo com os pais;

Não pago impostos;

Estou de uma de freelancer(ganhar uns trocos enquanto estudo(e também quando posso))

Faço fotografia; vídeo etc... por prazer(tenho quem me pague os estudos, infelizmente nem toda a gente tem essa oportunidade).

E o meu equipamento é velho(para muita gente), e não é "PRO"(mas eu estou pouco me fudendo para isso, pois não é isso que faz um bom fotógrafo!) adquiri tudo o que se segue, entre 2016 até 2017, tudo usado é usado como novo(Estive sempre a fazer os trabalhos com material das escolas, e decidi ter o meu próprio...):

Sony NEXVG10 (uso para filmar e agora também para fotografar, e é o que irei utilizar)

Lentes:

Sony E 50mm f/1.8 OSS - SEL50F18

Sony 18-105mm f/4 E-PZ G OSS - SELP18105G

Sony  18-55mm f/3,5-5,6 - SEL-1855

Sony 55-210mm F4.5-6.3 OSS SEL-55210

E  mais 3 baterias

Tendo isto tudo em conta, pretendo cobrar entre 240 a 320€(supondo que é um dia de trabalho apenas, e imagens cruas apenas. É muito é pouco, qual a vossa opinião. Repito e escrevo outra vez, faço por gosto, mas NÃO ANDO A DAR O CÚ!

Atenciosamente aguardo a vossa opinião….

Luís Miguel

Mas sabes bem o que vais fazer? olha que não tens margens para manobras e tens de acertar à primeira. mas os clientes sabem da tua experiencia a fotografar casamentos? ja viram fotos de casamentos que tenhas fotografado? ja fotografaste casamentos? achas que o material que tens é adequado para fotografar casamentos?estás a foder para o equipamento que tens? os clientes sabem disso? bem se eles souberem disso tudo acho que o valor que vais cobrar é apropriado

Neste caso acho que os clientes recebem o que pagam

Editado por luisrjorge, 14 Fevereiro 2017 - 00:51 .

Partilhar Post #53 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 14 Fevereiro 2017 - 09:22

O facto de não ter equipamento "Pro" não quer dizer absolutamente nada.....
Outra coisa completamente diferente é não ter equipamento adequado...
Eu posso perfeitamente carregar uma carrada de areia com uma pá "dos chineses", mas carregar essa mesma carga com um Forcado é incomparavelmente mais difícil.

E a nex vg10 é um autêntico forcado para fotografar um casamento.

De qq forma boa sorte.

Partilhar Post #54 Luís Miguel

Luís Miguel

• Novo Membro

Publicado 18 Fevereiro 2017 - 17:20

O facto de não ter equipamento "Pro" não quer dizer absolutamente nada.....
Outra coisa completamente diferente é não ter equipamento adequado...
Eu posso perfeitamente carregar uma carrada de areia com uma pá "dos chineses", mas carregar essa mesma carga com um Forcado é incomparavelmente mais difícil.

E a nex vg10 é um autêntico forcado para fotografar um casamento.

De qq forma boa sorte.

"é não ter equipamento adequado..." é o que tenho, não tenho nenhuma Sony a6xxx ou alguma da A7...(Digo cam. da Sony, porque não gosto de "canikon´s"), a minha não tem alta resoluções, nem capta em raw(só jpeg), é uma cam. de vídeo, sim! mas como disse, é o que tenho, já expliquei ao cliente o que tenho em mãos para lhe fazer o serviço. É difícil de o fazer com esta cam...é, mas acredito nas minhas capacidades. Está nas mãos deles decidir o que vai fazer...

Se o cliente me pedisse para filmar...mas não é mesmo fotografar(e eu tenho que me desenrascar, não vou também cobrar 1xxxx ou 2xxx€ por isso...)

Obrigado Luís Miguel e outros pelo feedback!

Partilhar Post #55 Luís Miguel

Luís Miguel

• Novo Membro

Publicado 18 Fevereiro 2017 - 17:39

Mas sabes bem o que vais fazer? olha que não tens margens para manobras e tens de acertar à primeira. mas os clientes sabem da tua experiencia a fotografar casamentos? ja viram fotos de casamentos que tenhas fotografado? ja fotografaste casamentos? achas que o material que tens é adequado para fotografar casamentos?estás a foder para o equipamento que tens? os clientes sabem disso? bem se eles souberem disso tudo acho que o valor que vais cobrar é apropriado

Neste caso acho que os clientes recebem o que pagam

"experiencia a fotografar casamentos" Não tenho experiência nenhuma em fotografar casamentos, o mais aproximado é baptizados( e do que fiz(creio que na altura usei um Canon 600 ou 700d, não me recordo...) o cliente ficou extremamente satisfeito, que até hoje está a tentar escolher as fotos melhores(das cerca de 2xxx) para caberem num book, ele praticamente todas, mas não cabem...). Mas creio que me adaptaria bem ao terreno, posso até conseguir melhores resultados, digo em "plasticidade", (não de resolução de imagens), enquadramentos e isso...) que alguém com mais de 30 anos a capturar o mesmo motivo, ou não?

"
stás a foder para o equipamento que tens?" eu não disse isso, o que disse é, que estou pouco me fudendo para, se as pessoas me acham profissional ou não, usando câmaras da Sony(e não me refiro só às de vídeo). Pois sei que muita gente pensa que ser profissional é aquele que usa: Canon e nikon para fotografar; adobe premiere e comp. mac para editar. E eu não cedo a isso(mesmo que tenha que perder clientes(se eles quiserem que use, comprem-me o material), pois já vi muita gente a usar cams. compactas, melhores que outros de dslr de 5xxx€, já vi vídeos em W. Movie Maker(uso S. Vegas) melhores que outros em Ad. Premiere..., não é isso que faz um profissional! Infelizmente vivemos num mundo de retardados, é por isso, que isto nem fode nem sai de cima... 

Obrigado Luís Jorge e outros pelo feedback!

Partilhar Post #56 DiogoRodrigues

DiogoRodrigues

• Membro
  • Registo: 07/03/2009
    • Local: Leiria
    • Feedback http://www.forumfotografia.net/topic/10593-diogo-rodrigues/

Publicado 21 Setembro 2017 - 01:05

Este tópico está a ficar uma valente "cagada" peço desculpa pelo termo mas é uma mixórdia para todos os gostos.

Respondendo aos demais tópicos acima, devem explicar que um fotógrafo amador ou profissional edita as fotos, nem que seja ajustar exposição, se não o faz acho que deixa incompleto o trabalho, mas também sou de acordo que se é para fazer pior é melhor não mexer. 

Luís Miguel pelo menos arranja uma câmara de fotografia nem que tenha 10 anos pelo menos tira fotos de base. Se o cliente pagar 320 sabendo que tens essa máquina força, mas atenção que ainda há pouco tempo uns noivos processaram um fotógrafo por ter falhado alguns momentos e ganharam. Os clientes querem barato, aceitam as condições, mas no fim exigem com e sem razão.

Para terem um simples exemplo um amigo meu num casamento já tinha tudo feito fotos editadas e edição do álbum e mandou produzir o álbum, quando já estava pronto os noivos não o quiseram sem o ver (gastaram tudo na viagem tropical de núpcias e fizeram mal as contas), no final ficou ele arder pelo tempo que perdeu a fazer o álbum e a mandar produzir o álbum. 

Partilhar Post #57 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 21 Setembro 2017 - 14:17

Simpatia, honestidade, humildade... à.. mas isso não se vende e depois de adulto esquece, não há curso que valha...

Partilhar Post #58 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 21 Setembro 2017 - 15:16

Não conhecia este tópico.
Muito educativo :)

Adorei os preços :P (devia ter vindo aqui aconselhar-me antes do meu casamento :D).
Também escolheram a mesa de mariscos por 50€? A quinta/espaço de eventos ficou por quanto? 100 euritos?
O fato da Hugo Boss mais 50 euritos...

Tenham noção das coisas.
Fotógrafos profissionais a levar menos de 500€ num casamento? Gostava de ver o trabalho deles :)

500€ cobrei eu, que não sou profissional em fotografia (mas que gosto muito de fotografar), para estar 2h a fotografar 6 crianças numa primeira comunhão (pago pela paróquia depois de verem alguns dos meus "trabalhos" - metade antes, metade depois).
2h e tal de trabalho + transporte + umas 3 a 4h de edição. Devo ter entregue umas 150 a 200 fotos em JPEG...
Nem 100€ por criança.
No final, de certeza que os pais compraram os álbuns que foram mandados fazer pela paróquia (depois de eu dizer que podiam fazer o que quisessem com as fotos). Ainda devem ter lucrado com a coisa :D

Menos que isso é tinha ficado em casa a ver um filme. Acima de tudo temos que valorizar o que fazemos.
Era a mesma coisa que o meu patrão me tirar 1000€ ao salário só porque sim...
Arranjava quem trabalhasse por menos? Talvez.
Iria ele fazer o mesmo trabalho que eu? Não me parece (senão já me tinham posto a andar).

Editado por Emanuel M, 21 Setembro 2017 - 15:17 .

Partilhar Post #59 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 21 Setembro 2017 - 17:32

Não conhecia este tópico.
Muito educativo :)

Adorei os preços :P (devia ter vindo aqui aconselhar-me antes do meu casamento :D).
Também escolheram a mesa de mariscos por 50€? A quinta/espaço de eventos ficou por quanto? 100 euritos?
O fato da Hugo Boss mais 50 euritos...

Tenham noção das coisas.
Fotógrafos profissionais a levar menos de 500€ num casamento? Gostava de ver o trabalho deles :)

500€ cobrei eu, que não sou profissional em fotografia (mas que gosto muito de fotografar), para estar 2h a fotografar 6 crianças numa primeira comunhão (pago pela paróquia depois de verem alguns dos meus "trabalhos" - metade antes, metade depois).
2h e tal de trabalho + transporte + umas 3 a 4h de edição. Devo ter entregue umas 150 a 200 fotos em JPEG...
Nem 100€ por criança.
No final, de certeza que os pais compraram os álbuns que foram mandados fazer pela paróquia (depois de eu dizer que podiam fazer o que quisessem com as fotos). Ainda devem ter lucrado com a coisa :D

Menos que isso é tinha ficado em casa a ver um filme. Acima de tudo temos que valorizar o que fazemos.
Era a mesma coisa que o meu patrão me tirar 1000€ ao salário só porque sim...
Arranjava quem trabalhasse por menos? Talvez.
Iria ele fazer o mesmo trabalho que eu? Não me parece (senão já me tinham posto a andar).

Na Suiça?!

Em comparação com Portugal isso daria o quê, em euros?

Partilhar Post #60 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 21 Setembro 2017 - 17:53

Sim, na Suíça.
Mas eu sou amador, e entreguei tudo em formato digital.
Foi um trabalho "fácil".

Em €, deve dar quase 400€.

Cumps