Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Há quanto tempo pratica fotografia mais a sério?

• Por favor inicie sessão para responder
26 respostas a este tópico

Votação: Há quanto tempo pratica fotografia mais a sério (entende-se por isto, a partir do momento em que começaram a ler, frequentar formações, pesquisar, etc)?

Há quanto tempo pratica fotografia mais a sério (entende-se por isto, a partir do momento em que começaram a ler, frequentar formações, pesquisar, etc)?

Não pode ver o resultado da votação até que vote. Por favor inicie sessão e vote para ver o resultado desta votação.
Votar Visitantes não podem votar

IT Partilhar Post #1 lcfigueiredo

lcfigueiredo

• Membro
  • Registo: 04/02/2009
    • Local: Coimbra

Publicado 12 Fevereiro 2009 - 00:26

Aqui fica uma sugestão de votação para ficarmos com uma ideia da experiência dos utilizadores do fórum  ;)

Anúncios

Partilhar Post #2 f.fernandes

f.fernandes

• Membro
  • Registo: 30/01/2008

Publicado 12 Fevereiro 2009 - 10:17

Falta a opção entre 1 e 2 anos .
Ou a 2ª escolha deveria ser entre 1 e 5 anos.

Partilhar Post #3 tyler_durden_pt

tyler_durden_pt

• Membro
  • Registo: 31/01/2008
    • Local: Porto

Publicado 12 Fevereiro 2009 - 11:26

entre 6 e 10 anos. Mas parece-me é que este inquérito seria melhor como algo do género "com que idade começaram a fotografar mais a sério", porque daqui a um ano ou dois os resultados já estão desactualizados  ;)

Partilhar Post #4 kinas79

kinas79

• Membro
  • Registo: 07/08/2006
    • Local: Alpiarça (Santarem)

Publicado 12 Fevereiro 2009 - 12:41

entre 6 e 10 anos. Mas parece-me é que este inquérito seria melhor como algo do género "com que idade começaram a fotografar mais a sério", porque daqui a um ano ou dois os resultados já estão desactualizados  ;)

Já alterei o tipo de votação para que á medida que o tempo passa, se possa remover e votar de novo  :th_up:

Partilhar Post #5 PSilva.Foto

PSilva.Foto

• Membro
  • Registo: 22/01/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 12 Fevereiro 2009 - 13:45

Em 1987 (tinha 16 anos) fui ver o Rali de Portugal e levei a máquina e fiz as minhas primeiras fotos. Em 1988 já trabalhava no Diário Popular, em 1989 e 1990 vieram os primeiros Prémios de fotografia. Desde então o "click" faz parte da minha vida.
Boa sorte para todos!

Partilhar Post #6 Picacuca

Picacuca

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 23 Fevereiro 2009 - 22:04

Epá, depois de votar, vi que a esmagadora maioria dos participantes faz fotografia mais a sério, no máximo há 5 anos. Isto é um fórum de pixotes, já não participo mais! :lol: :lol:

Picacuca
http://abllau.blogspot.com/

Partilhar Post #7 Angélus

Angélus

• Membro
  • Registo: 02/08/2008
    • Local: covilha

Publicado 24 Fevereiro 2009 - 11:50

não faço fotografia a sério, é um hobbie assim como muita gente aqui no fórum.
como já disse trabalho com artes plásticas, a fotografia é só mais um meio expressivo...

:cheers:

Partilhar Post #8 fjchrystello

fjchrystello

• Membro
  • Registo: 26/02/2009
    • Local: Sobral M Agraço

Publicado 26 Fevereiro 2009 - 16:03

Cerca de 3 anos sensivelmente ... com SLR agora mais afincadamente há um ano após comprar a lente macro.

Partilhar Post #9 El_Ninho

El_Ninho

• Membro
  • Registo: 30/01/2008
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 05 Junho 2009 - 14:34

Sensivelmente há cerca de 1 ano e meio...

Partilhar Post #10 ruicnog

ruicnog

• Membro
  • Registo: 13/05/2009

Publicado 05 Junho 2009 - 17:11

Desde 1970!  :blush:

Partilhar Post #11 hugoCaro

hugoCaro

• Membro
  • Registo: 04/09/2009

Publicado 05 Setembro 2009 - 12:35

À quase dois anos :D

Partilhar Post #12 Picacuca

Picacuca

• Membro
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 05 Setembro 2009 - 20:38

À quase dois anos :D

Se bem percebi, tens 15 anos e fazes fotografia mais a sério há quase dois? Muito bem, se isso é mesmo verdade, estás a dar uma grande exemplo a muita gente. :sim: Continua nessa onda, que vais bem. :welcome:

Digo isto porque, ao contrário do que por vezes se possa pensar, para fotografar "a sério" é necessária alguma maturidade visual, que, por vezes, só nos vem com a idade. Ou nunca vem... Por isso, alguém que começa a interessar-se por fotografia (à séria) tão cedo, ainda por cima quando vivemos numa época em que a fotografia está tão banalizada e já não constitui, nem desafio tecnológico nem espectáculo visual para as novas gerações, é muito interessante quando temos pessoas tão novas a interessarem-se por fotografia além dos "bonecos" ocasionais de férias, festas ou simplesmente para colocar no Hi5 e outras comunidades do género.

Picacuca

Partilhar Post #13 Paulo Abreu

Paulo Abreu

• Membro
  • Registo: 26/08/2009
    • Local: Madeira - Portugal

Publicado 05 Setembro 2009 - 20:46

5 anos tirei um curso na escola mas depois andou em stand bay, sacando fotos quando calhava.. agora o bichinho voltou e veio para ficar !  :) e estou a gostar de relembrar as tecnicas mas desta ves aplicadas ao digital!  ::)

abraços
Paulo Abreu

Partilhar Post #14 hugoCaro

hugoCaro

• Membro
  • Registo: 04/09/2009

Publicado 05 Setembro 2009 - 21:55

Se bem percebi, tens 15 anos e fazes fotografia mais a sério há quase dois? Muito bem, se isso é mesmo verdade, estás a dar uma grande exemplo a muita gente. :sim: Continua nessa onda, que vais bem. :welcome:

Digo isto porque, ao contrário do que por vezes se possa pensar, para fotografar "a sério" é necessária alguma maturidade visual, que, por vezes, só nos vem com a idade. Ou nunca vem... Por isso, alguém que começa a interessar-se por fotografia (à séria) tão cedo, ainda por cima quando vivemos numa época em que a fotografia está tão banalizada e já não constitui, nem desafio tecnológico nem espectáculo visual para as novas gerações, é muito interessante quando temos pessoas tão novas a interessarem-se por fotografia além dos "bonecos" ocasionais de férias, festas ou simplesmente para colocar no Hi5 e outras comunidades do género.

Sim, o interesse pela fotografia cresceu-me cedo, à cerca de dois anos começei a fazer books, é de frizar que estou mesmo quase a fazer 16 anos, books não remunerados, secalhar isso não constitui um estatudo de "fotografia asério", e se é esse o caso, peço desculpa.

Partilhar Post #15 batmitra

batmitra

• Membro
  • Registo: 01/02/2008

Publicado 05 Setembro 2009 - 22:09

eu já fiz fotografia "a sério", agora é só mesmo hobbie e paixão, por causa desta pergunta pus-me a fazer contas e o bicho entrou em mim ainda não tinha os 15 anos feitos, já tenho 37. ainda me lembro de ter feito a minha primeira formação em fotografia no instituto da juventude de setúbal depois fiz outras formações mais especificas relacionadtas com iluminação e sobretudo com fotografia de retrato que eu adoro.

portanto feitas as contas já ando nisto à pelo menos 22 anos o que não é nada mau :). A nível profissional ou "sério" como o quiserem chamar só trabalhei durante 5 anos quando tinha os meus 20 até aos 25.

Partilhar Post #16 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 06 Setembro 2009 - 01:19

5 anos tirei um curso na escola mas depois andou em stand bay, sacando fotos quando calhava.. agora o bichinho voltou e veio para ficar !  :) e estou a gostar de relembrar as tecnicas mas desta ves aplicadas ao digital!  ::)

abraços
Paulo Abreu

eu já fiz fotografia "a sério", agora é só mesmo hobbie e paixão, por causa desta pergunta pus-me a fazer contas e o bicho entrou em mim ainda não tinha os 15 anos feitos, já tenho 37. ainda me lembro de ter feito a minha primeira formação em fotografia no instituto da juventude de setúbal depois fiz outras formações mais especificas relacionadtas com iluminação e sobretudo com fotografia de retrato que eu adoro.

portanto feitas as contas já ando nisto à pelo menos 22 anos o que não é nada mau :). A nível profissional ou "sério" como o quiserem chamar só trabalhei durante 5 anos quando tinha os meus 20 até aos 25.

Mais dois... Bem-vindos ao clube. :th_up:

Sim, o interesse pela fotografia cresceu-me cedo, à cerca de dois anos começei a fazer books, é de frizar que estou mesmo quase a fazer 16 anos, books não remunerados, secalhar isso não constitui um estatudo de "fotografia asério", e se é esse o caso, peço desculpa.

Quem faz boocks aos 15 anos, faz fotografia a sério, ganhe ou não dinheiro com isso. Primeiro porque, fazer fotografia a sério não é só ganhar dinheiro. Depois, porque fazer boocks, implica que se tenha um conceito sobre uma determinada área dentro da fotografia, no caso, um conceito sobre o retrato. E este é o tipo de coisas que, normalmente, só com mais maturidade é que costumam aparecer.

Pessoalmente, comecei a fotografar com 18 anos e durante muito tempo não tive conceito nenhum, fotografava apenas porque gostava, independentemente do que fosse. Gostava apenas de experimentar para ver como ficava. Só comecei a interessar-me por algo de concreto dentro da fotografia, pouco antes dos 25 anos, quando comecei a fotografar em jornais. Aí sim, defini um estilo e um objectivo para as minhas imagens. Alguns anos depois, quando abandonei essa actividade, fiquei alguns anos de novo sem saber o que fazer com a fotografia. O fotojornalismo já não fazia sentido para mim e sentia-me num vazio relativamente a isso. Eu sabia fotografar, mas não sabia o que queria fazer com a fotografia. Costumo dizer que isso é como saber andar, mas não saber para onde ir. Passei alguns anos nesta crise existencial fotográfica, como eu lhe chamo. :D Até que, de há uns 5 anos para cá, tenho estado a desenvolver um estilo muito pessoal que exploro actualmente. É um estilo intimista, que, apesar de não ser imediatamente descodificável por todos, para mim faz todo o sentido. Essa é a minha forma de levar a fotografia a sério.

Portanto, o meu percurso foi demorado... Não quero com isto dizer que todos tenham necessariamente que o ser, antes pelo contrário, admiro quem consegue criar rapidamente um conceito relativamente ao que pretende da fotografia.

Um excelente exemplo dessa precocidade é, por exemplo, Jaques-Henri Lartigue: http://photography-n...portfolio1.html

Todas as fotos que existem deste senhor, foram feitas durante a sua infância (começou a fotografar aos 10 anos de idade, abandonando-a na adolescência a favor da pintura) e hoje, é considerado um dos grandes precursores da fotografia de instantâneo.

Picacuca

Partilhar Post #17 karl

karl

• Membro
  • Registo: 17/10/2009
    • Local: Guarda

Publicado 31 Outubro 2009 - 20:37

Viva,

desde 1994,há 15 anos

Partilhar Post #18 RAWthentic

RAWthentic

• Membro
  • Registo: 16/09/2009

Publicado 22 Fevereiro 2010 - 23:53

O "mais a sério" é um pouco vago já que sou apenas um amador.
Mas a verdade é que depois de uns aninhos com uma bridge, o ano passado dei finalmente o salto para uma reflex e desde que começou o processo de escolha que a coisa ficou um pouco mais séria!  :photo:

Partilhar Post #19 tecnicolortypeA

tecnicolortypeA

• Novo Membro
  • Registo: 11/02/2010

Publicado 25 Fevereiro 2010 - 19:06

Sempre gostei de fotografia, aliás, se é que se pode dizer, sou a fotógrafa (ou melhor, pessoa portadora de máquina fotográfica) oficial lá de casa (festas, férias, etc) o que faz com que eu quase raramente apareça nas fotos e parece que nem sou da familia às vezes! Hahaha!  :blush: Mas comecei a interessar-me mais o ano passado, e já estou a fazer planos para comprar uma reflex!  :D Espero aprender muito por aqui, para tornar a minha "transição" um pouco mais fácil! ^^

Partilhar Post #20 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 25 Fevereiro 2010 - 19:24

daqui a uns anos pode ser que comece...