Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Sensor Sujo D7100 com 2 meses.

• Por favor inicie sessão para responder
13 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 jbjs5820

jbjs5820

• Novo Membro
  • Registo: 30/07/2012
    • Local: S. Domingos de Rana

Publicado 09 Julho 2013 - 17:52

Tenho uma D7100 , e ao fim de 4K actuações o Sensor está bem Sujo.

Hoje fui à loja onde a comprei e confirmaram-me que já existia queixas.

No Forum: http://www.flickr.co...57633193858527/ há muita gente a descrever o mesmo problema.

Alguém com o mesmo problema?

Mais tarde adiciono fotos.

Edit:

Parece que um bom "blower" resolveu a questão.

Anúncios

Partilhar Post #2 tugatomsk

tugatomsk

• Membro
  • Registo: 28/08/2012

Publicado 14 Outubro 2013 - 22:29

Tenho uma D7100 , e ao fim de 4K actuações o Sensor está bem Sujo.

Hoje fui à loja onde a comprei e confirmaram-me que já existia queixas.

No Forum: http://www.flickr.co...57633193858527/ há muita gente a descrever o mesmo problema.

Alguém com o mesmo problema?

Mais tarde adiciono fotos.

Edit:

Parece que um bom "blower" resolveu a questão.

Oh não... era o que eu temia, de novo o "fantasma" da D7000... :(

A Nikon quer mesmo que eu continue Canon, só pode...

Partilhar Post #3 Necosta

Necosta

• Novo Membro
  • Registo: 27/09/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 16 Outubro 2013 - 21:33

Estava bastante interessado em adquirir uma d7100, mas estou a ver que com a similaridade dos corpos se demonstram os mesmos problemas.

Enfim...

Partilhar Post #4 tugatomsk

tugatomsk

• Membro
  • Registo: 28/08/2012

Publicado 19 Outubro 2013 - 00:21

Bem, agora só falta a Nikon lançar uma D7200 com o problema de sujidade do sensor corrigido à semelhança do que fez com a nova D610... :P 
Isto para mim só tira prestígio à marca, andam a brincar com os consumidores. Se não fosse essa atitude, eu não teria trocado recentemente para Canon, gosto mais dos sensores (da Sony) e corpos que a Nikon usa (à excepção da posição do botão ISO nos corpos não-pro, mas isso sou eu...).

Começo a olhar cada vez mais para a Pentax como 2ª alternativa à Nikon...

Editado por tugatomsk, 13 Novembro 2013 - 19:37 .

Partilhar Post #5 Napereira

Napereira

• Novo Membro
  • Registo: 23/10/2013
    • Local: Salvaterra Magos

Publicado 23 Outubro 2013 - 10:26

Pois é se o arrependimento tivesse nome o meu chamava-se Canon. Comprei uma Nikon D7100 em julho deste ano e em Setembro estava a reclamar na loja onde comprei a maquina da sujidade nas fotos, enviaram para a assistência a objectiva pensando que o problema seria desta, veio na mesma trocaram a objectiva por uma nova o problema manteve-se, fui directamente a assistência da Nikon não assumiram o problema e ontem quando fui levantar a maquina pediram-me 30€ vim à rua tirei uma fotografia ao céu em F22 e lá estavam as manchas estou profundamente chateado com esta situação, por vários motivos porque em quatro meses ainda só tive a maquina dois meses, é uma vergonha o atendimento na assistência técnica da marca em Lisboa é uma vergonha não tem ninguém para falar em nome e defesa da marca apenas tem uma pessoa que tipo autómato envia para Espanha o equipamento, tem um comportamento completamente autista às nossas reclamações. A maquina é impecável é pena ter este problema porque é mesmo um problema da máquina a dispersão das manchas nas fotografias não são aleatórias tem uma maior concentração do lado esquerdo o que deixa indiciar que são projectadas sempre do mesmo lado fala-se de óleo do sistema mecânico da máquina não sei se é mas faz mais sentido que simples poeira, até porque até ao dia em que levei a máquina à assistência técnica nunca retirei a lente. Tenho que pensar seriamente em fazer eu a limpeza do sensor com os inerentes riscos associados, por fim se tiverem um amigo que queira comprar uma máquina e se ele pensar em comprar uma Nikon a D7100 pode por tudo isto não ser a melhor opção e vocês podem sempre consolidar essa amizade.

Partilhar Post #6 lalmeida

lalmeida

• Membro
  • Registo: 11/04/2010

Publicado 24 Outubro 2013 - 12:56

E qual é a origem da sujidade ?

Partilhar Post #7 Napereira

Napereira

• Novo Membro
  • Registo: 23/10/2013
    • Local: Salvaterra Magos

Publicado 24 Outubro 2013 - 15:12

E qual é a origem da sujidade ?

Como referi a máquina veio na mesma com o sensor sujo e por isso voltou para trás para que pelo menos justifiquem os 30€ que já paguei, a Nikon não assume esta questão como avaria apenas trata como limpeza do sensor sem se quer abordar as causas de tanta sujidade. No entanto pelo que tenho lido este problema está acontecer com alguma frequência, com base num post que li aqui do jbjs5820 no fórum http://www.flickr.co...57633193858527/  aparentemente as manchas que aparecem nas minhas fotos não são de óleo pois estas tem características diferentes das de pó que serão as que aparecem nas minhas fotos de certa forma trás-me alguma tranquilidade no entanto não acho normal em tão pouco tempo e com uma utilização cuidada (sem nunca retirar a lente, e utilização em ambientes com pouco pó) que o sensor tenha tanta sujidade. Este tipo de problema acontece em fotos com necessidade de profundidade de campo em F22 e enquadramentos do céu etc. 

Partilhar Post #8 lalmeida

lalmeida

• Membro

Publicado 25 Outubro 2013 - 10:56

Uma SLR ter o sensor sujo, é relativamente normal. Apanhar algumas partículas de pó durante o fabrico e montagem, também poderá acontecer. Agora que esteja sistematicamente suja, apesar de ser limpa e não haver troca de objectiva, já é menos comum. Haverá aí algum problema de concepção ou de fabrico do equipamento.

Caso a nikon ou o revendedor não te resolvam o problema de outra forma, terás que limpar o sensor. Quando comprei a minha primeira SLR digital, também hesitei em faze-lo. Com o material adequado e alguma concentração, é coisa que se faz, sem grandes problemas. Há sempre um certo risco, porque o sensor é uma coisa bastante cara. Eu por exemplo, não limpo sensores que não me pertençam. Mas não é nada do outro mundo. Exige, volto a repetir, o material certo (que custa algum dinheiro), algum conhecimento (que se pode obter online) e atenção.

Dito isto, a sujidade no sensor é fácil de eliminar em pós-processamento. Há profissionais que dizem nunca limpar as máquinas ... 

Partilhar Post #9 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 09 Novembro 2013 - 16:21

Nikon e o pó...  :lol:

Partilhar Post #10 emer45

emer45

• Membro
  • Registo: 19/08/2010

Publicado 11 Novembro 2013 - 15:24

Neste video comparativo perto do final fazem referencia a esse problema:

Após a utilização em modo AI servo o sensor ficou recorentemente sujo.

Partilhar Post #11 lalmeida

lalmeida

• Membro

Publicado 11 Novembro 2013 - 18:31

Se a coisa acontece com o AF Servo, isso pode ter a ver com o movimento contínuo dos elementos ópticos. Pode ser a objectiva que te está a causar o problema. Já experimentaste limpar, ou mandar limpar, o sensor e usar outra objectiva, temporariamente, para verificar se o problema persiste ?

Partilhar Post #12 jmsousa

jmsousa

• Membro
  • Registo: 22/05/2008

Publicado 24 Abril 2014 - 23:37

Qual o melhor processo para limpar o sensor da d7100?

Partilhar Post #13 LMirao

LMirao

• Membro
  • Registo: 20/12/2011
    • Local: Portalegre

Publicado 08 Maio 2014 - 20:18

Qual o melhor processo para limpar o sensor da d7100?

Eu limpo com Visible Dust

Partilhar Post #14 repfotocentro

repfotocentro

• Membro
  • Registo: 30/05/2014
    • Local: Zona centro

Publicado 23 Junho 2014 - 23:55

A solução é limpeza. Até na nikon o fazem apesar de reconhecerem que este modelo o sensor ganha sujidade rapido demais.