Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

[DIY] Trigger Cactus V2s - MOD's e FAQ

• Por favor inicie sessão para responder
51 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 kinas79

kinas79

• Membro
  • Registo: 07/08/2006
    • Local: Alpiarça (Santarem)

Publicado 01 Fevereiro 2009 - 17:02

Boas, tive o passado fds algumas limitações com o meu Cactus V2s foi então que pedi uma ajuda e graças ao "the_stalkerpt" (colega aqui do forum).
Já fiz o upgrade ao meu Cactus e deixo aqui um mini tutorial para quem possa precisar.
(apenas ainda fiz teste de uma ponta da casa até ao quintal, aos berros com a esposa para ver se ele disparava e resultou sem uma unica falha através de 9 paredes, em linha recta se pudessemos atravessar as mesmas são cerca de 40mts de distancia).
Assim que puder coloco uns testes feitos na rua.

Então vamos precisar de:
1- Ferro de soldar
2- Chave philips fina
3- Emissor Cactus V2s
4- Estanho para soldar (useicom cerca de 1,5mm)
5- X-acto
6- 31,5 cm de fio (podemos encontrar dentro dos cabos de rede RJ45 dos nossos PC's)
Imagem Colocada

De seguida enrolamos o fio em espiral, tipo mola (pode se usar a chave para tal), até termos toda a secção enrolada. (convem descarnar antes de começar a enrolar a ponta que vamos soldar)
Imagem Colocada

Por fim soldamos a secção de condutor enrolado ao emissor, no local que aparece indicado pela seta a vermelho (no buraco mais pequeno).
Imagem Colocada

E voilá, é só voltar a colocar a pilha, fechar e aparafusar o nosso emissor e estamos prontos para ir para a rua com menor limitação aos nossos projectos por causa do equipamento.  :th_up:

Anúncios

Partilhar Post #2 Santa Cruz

Santa Cruz

• Membro
  • Registo: 16/06/2007
    • Local: Linda A Velha

Publicado 01 Fevereiro 2009 - 18:18

Obrigado pelo teu post, assim já não preciso de chatear o Stalker  ::)  :D

:cheers:

IT Partilhar Post #3 kinas79

kinas79

• Membro

Publicado 01 Fevereiro 2009 - 23:10

É facilimo em15 minestá feito  :th_up:

Partilhar Post #4 dpalos

dpalos

• Membro
  • Registo: 31/08/2007
    • Local: Coimbra/Guarda

Publicado 03 Fevereiro 2009 - 12:10

Ainda não tive necessidade de usar o trigger a essas distâncias, mas para o caso de acontecer, já sei que d´+a para resolver o assunto.
Bom trabalho  :th_up:

IT Partilhar Post #5 kinas79

kinas79

• Membro

Publicado 03 Fevereiro 2009 - 12:14

Ainda não tive necessidade de usar o trigger a essas distâncias

Não é preciso ser a estas distâncias, à pouco mais de uma semana enfiei o receptor e o flash do lado de fora de uma "janela" em que a parede tinha mais de 1 mt de espessura em tijolo maciço e a 3 mts de mim já apresentava falhas.  ;)

Partilhar Post #6 kincas

kincas

• Membro
  • Registo: 30/06/2008
    • Local: Leiria

Publicado 03 Fevereiro 2009 - 12:16

Se lhe fizeres um furo e colocares a antena no exterior ainda fica com mais alcance.

IT Partilhar Post #7 kinas79

kinas79

• Membro

Publicado 03 Fevereiro 2009 - 12:49

Se lhe fizeres um furo e colocares a antena no exterior ainda fica com mais alcance.

Em termos de calculos de fisica, julgo que seja o mesmo. O que importa aqui é o comprimento do fio e não onde este está colocado, devido á frequência (Mhz) e se queres criar ou não uma onda completa ou meia onda (alguem mais entendido que electronica que me ajude, mas acho que não estou a dizer nenhuma tonteira).

Para alem do mais, assim evitam-se furos e o risco de se partir a antena.

Cumps

Partilhar Post #8 dpalos

dpalos

• Membro
  • Registo: 31/08/2007
    • Local: Coimbra/Guarda

Publicado 03 Fevereiro 2009 - 13:49

Não é preciso ser a estas distâncias, à pouco mais de uma semana enfiei o receptor e o flash do lado de fora de uma "janela" em que a parede tinha mais de 1 mt de espessura em tijolo maciço e a 3 mts de mim já apresentava falhas.  ;)

Se, se tu o dizes, se calhar vou já fazer a bricolage antes que precise de o utilizar nessas condições e ele me falhe. Prevenir para não remediar

Partilhar Post #9 SportBilly

SportBilly

• Novo Membro
  • Registo: 27/01/2008

Publicado 04 Fevereiro 2009 - 11:17

Pedindo desde já desculpa, mas aproveitando o tópico.
Pretendo adicionar umas portas PCSYNC aos meus recievers, para poder ligá-los aos flash sem ser pela sapata. Alguem me sabe dizer onde fazer as ligações?
Tenho pesquisado bastante, mas esse tipo de informação deve estar muito escondida...
Os meus trigger são iguais aos cactus, mas não têm as portas PCSYNC.

Desde já obrigado.

Partilhar Post #10 Santa Cruz

Santa Cruz

• Membro
  • Registo: 16/06/2007
    • Local: Linda A Velha

Publicado 04 Fevereiro 2009 - 12:55

Pretendo adicionar umas portas PCSYNC aos meus recievers, para poder ligá-los aos flash sem ser pela sapata. Alguem me sabe dizer onde fazer as ligações?
Tenho pesquisado bastante, mas esse tipo de informação deve estar muito escondida...

Desde já obrigado.

É isto que procuras?....  :humm:

http://www.forumfoto...p?topic=28098.0

:th_up:

Partilhar Post #11 the_stalkerpt

the_stalkerpt

• Membro
  • Registo: 14/10/2005
    • Local: Sintra

Publicado 04 Fevereiro 2009 - 13:20

Desde já obrigado.

isso é facil, é só ligares aos fios que vão ligar á sapata... mas o teu cactus não tem porta PC-Sync??? então compraste uma imitação...

em relação ao aumento de alcance, esta forma é a mais facil, e não, não necessita ficar de fora para ter mais alcance ;)
esta "antena" improvisada é apenas uma antena de 1/2 onda... brevemente vou procurar montar antenas de onda completa no emissor e de 1/2 de onda nos receptores (atenção que nos receptores o comprimento do fio não é o mesmo que nos emissores...).
depois meto umas fotos ;)

Partilhar Post #12 SportBilly

SportBilly

• Novo Membro

Publicado 04 Fevereiro 2009 - 14:03

isso é facil, é só ligares aos fios que vão ligar á sapata... mas o teu cactus não tem porta PC-Sync??? então compraste uma imitação...

Sim... são uma imitação...:)
Se não te importas vou colocar-te as minhas questões por pm, visto que me parece que perceberás do assunto.
Depois de proceder ás modificações dos meus triggers posso postar umas fotos.
Obrigado desde já pela atenção.

IT Partilhar Post #13 kinas79

kinas79

• Membro

Publicado 04 Fevereiro 2009 - 14:07

Titulo do topico alterado para:

"Cactus V2s (upgrade de antena) DIY - e resposta a duvidas"

assim sempre serve para ver com se faz e colocarem algumas questões  :th_up:

Partilhar Post #14 the_stalkerpt

the_stalkerpt

• Membro
  • Registo: 14/10/2005
    • Local: Sintra

Publicado 04 Fevereiro 2009 - 14:40

Titulo do topico alterado para:

"Cactus V2s (upgrade de antena) DIY - e resposta a duvidas"

assim sempre serve para ver com se faz e colocarem algumas questões  :th_up:

muda antes para

[DIY] Triggers Cactus V2s - MOD's e FAQ

:th_up:

Partilhar Post #15 kincas

kincas

• Membro
  • Registo: 30/06/2008
    • Local: Leiria

Publicado 04 Fevereiro 2009 - 15:19

Em termos de calculos de fisica, julgo que seja o mesmo. O que importa aqui é o comprimento do fio e não onde este está colocado, devido á frequência (Mhz) e se queres criar ou não uma onda completa ou meia onda (alguem mais entendido que electronica que me ajude, mas acho que não estou a dizer nenhuma tonteira).

Para alem do mais, assim evitam-se furos e o risco de se partir a antena.

Cumps

Fisicamente existe uma "barreira" à passagem das ondas devido à densidade do plástico. A propagação das ondas tem um comportamento diferente conforme a densidade do material por onde está a passar. É por isso que em tempo húmido (a humidade é água que é melhor condutora que o O2) se apanha melhor rádio (por ex.).
Pode não ser muito significativo devido ao comprimento de onde usado. Mas alguma diferença terá.
Se "compensa"? Não sei. Só testando.

Partilhar Post #16 tino_de_rans

tino_de_rans

• Membro

Publicado 04 Fevereiro 2009 - 15:24

Ainda não tive necessidade de usar o trigger a essas distâncias, mas para o caso de acontecer, já sei que d´+a para resolver o assunto.
Bom trabalho  :th_up:

Já compraste? :P

Partilhar Post #17 NUNO LIMA

NUNO LIMA

• Membro
  • Registo: 30/01/2008
    • Local: Caldas da Rainha

Publicado 04 Fevereiro 2009 - 19:30

Boa tarde,

Fiz agora mesmo a alteração ao meu trigger, mas meti uma antena wireless, quanto a distanciais conseguidas ainda não vos posso dizer nada porque não testei. Assim que tiver resultados aviso.

Segui exactamente o tutorial do 1º topic, cabo enrolado etc, comprei o encaixe wireless e voi lá.

Aqui ficam as fotos:

Imagem Colocada
Imagem Colocada
Imagem Colocada

Cumprimentos

Partilhar Post #18 pixie

pixie

• Membro
    • Local: Bombarral, Torres Vedras, Caldas da Rainha, Lisboa, Leiria, Alcobaça, Lourinhã, Santarém

Publicado 04 Fevereiro 2009 - 21:16

Boa tarde,

Fiz agora mesmo a alteração ao meu trigger, mas meti uma antena wireless, quanto a distanciais conseguidas ainda não vos posso dizer nada porque não testei. Assim que tiver resultados aviso.

Segui exactamente o tutorial do 1º topic, cabo enrolado etc, comprei o encaixe wireless e voi lá.

Aqui ficam as fotos:

http://uran0s.no.sapo.pt/_MG_0127.JPG...
http://uran0s.no.sapo.pt/_MG_0128.JPG...
http://uran0s.no.sapo.pt/_MG_0129.JPG...

Cumprimentos

Ideias não te faltam!!!! :photo:

onde arranjaste a antena e o encaixe wireless? :humm:

Partilhar Post #19 NUNO LIMA

NUNO LIMA

• Membro
  • Registo: 30/01/2008
    • Local: Caldas da Rainha

Publicado 04 Fevereiro 2009 - 21:37

Boas,

A antena tinha para ai a apanhar pó a uns anos, que era do router eheh, o encaixe comprei numa loja de electrónica.

Cumprimentos

Partilhar Post #20 pixie

pixie

• Membro
    • Local: Bombarral, Torres Vedras, Caldas da Rainha, Lisboa, Leiria, Alcobaça, Lourinhã, Santarém

Publicado 04 Fevereiro 2009 - 21:38

Boas,

A antena tinha para ai a apanhar pó a uns anos, que era do router eheh, o encaixe comprei numa loja de electrónica.

Cumprimentos

Valeu!!!

Acho que vou fazer uma coisa dessas!

Só mais coisa... a antena "estorva"?