Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Food Photography

• Por favor inicie sessão para responder
69 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #61 Bogart

Bogart

• Membro
  • Registo: 20/07/2011

Publicado 15 Fevereiro 2014 - 17:27

Vamos sempre aprendendo a controlar o DOF nisto da fotografia de comida. O importante é estar no ingrediente de destaque ou no apontamento do prato. Os olhos são naturalmente conduzidos para lá. E o ênfase fica dado da maneira correcta. Aqui era a cebola grelhada que era a parte principal. E depois é testar com várias aberturas até chegar ao ponto que queremos.

SALADAS0002-8591.JPG

Anúncios

Partilhar Post #62 seugnimod

seugnimod

• Membro
  • Registo: 26/07/2009
    • Local: Centro

Publicado 15 Fevereiro 2014 - 18:12

Gostei desta da cebola. Gosto do corte da luz e da forma como o prato "desaparece" por tras devido ao Dof e à intensidade da luz. É algo que tento fazer, e tenho fotografado comida algumas vezes, mas ja nem me lembrava deste topico. No entanto, penso que nunca atingi este nivel, até porque nao tenho equipamento necessario. Com apenas um flash na sapata, as vezes lá uso uma cartolina para ajudar a reflectir, ou fotografo mesmo junto a uma parede de azulejo. Vou ver se me lembro de colocar algumas um dia destes, que agora tb estou no tablet...

IT Partilhar Post #63 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 15 Fevereiro 2014 - 19:39

Gostei desta da cebola. Gosto do corte da luz e da forma como o prato "desaparece" por tras devido ao Dof e à intensidade da luz. É algo que tento fazer, e tenho fotografado comida algumas vezes, mas ja nem me lembrava deste topico. No entanto, penso que nunca atingi este nivel, até porque nao tenho equipamento necessario. Com apenas um flash na sapata, as vezes lá uso uma cartolina para ajudar a reflectir, ou fotografo mesmo junto a uma parede de azulejo. Vou ver se me lembro de colocar algumas um dia destes, que agora tb estou no tablet...

Com uma luz e uma maneira de a difundir. Com um ou dois reflectores em k-line em forma de L, consegues um efeito similar. Posso enviar-te um livro em pdf que mostra bem alguns esquemas.

Obrigado. Vou colocando aqui mais. :)

Partilhar Post #64 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro
  • Registo: 07/06/2008

Publicado 16 Fevereiro 2014 - 19:06

Bogart, excelentes fotografias! :) agora tens de tentar em ambientes ;)

IT Partilhar Post #65 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 16 Fevereiro 2014 - 19:09

Bogart, excelentes fotografias! :) agora tens de tentar em ambientes ;)

Sím Rafael. Já tenho isso planeado. Até comprei a TS-E 90mm f/2.8 para isso. Fiquei assim com as duas melhores lentes para comida que existem para fullframe. Ehehehe. E alguns fundos. Mas este trabalho era assim, em high key.

:)

Partilhar Post #66 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro
  • Registo: 09/01/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 19 Fevereiro 2014 - 11:25

Boas, na fotografia de comida não basta dominar a técnica fotográfica.

Existe toda uma preparação ( artificial ) do prato a fotografar. A comida após cozinhada vai perdendo a sua "vivacidade", e é ai que estas fotografias me parecem fraquitas.

A preparação pode usar desde oleos em spray para dar vida, ou até mesmo verniz e muitas vezes maquina de fumo e até fumo de cigarros para cima para "fumegar" ( há gente muita marada).

Basicamente o que acontece é que se queres ter uma boa foto de um prato, na maioria das vezes acabas por não o conseguir comer.

Se pelo contrario queres manter a integridade do prato deverás fotografa-lo ainda bem quente enquanto os tons e contrastes estão mais vivos.

Nestas tuas fotos, para além de faltar a tal vivacidade ( está tudo mortiço, baço e sem vida, principalmente nas folhas da salada), parece-me também que o WB está demasiado frio e a luz demasiado dura ( ainda que quisesses o registo mais High-Key, perdeste imenso detalhe).

Sinceramente depois de ter visto um documentario sobre fotografa de comida, esta é uma área que não me agrada de todo, põe-me a pensar no que o prato poderá ter passado para ficar com o tal aspeto apetitoso desejado. Acaba na maioria por ser um pouco farsolas.

Editado por Gonçalo-Rodrigues, 19 Fevereiro 2014 - 11:27 .

IT Partilhar Post #67 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 19 Fevereiro 2014 - 12:01

Boas, na fotografia de comida não basta dominar a técnica fotográfica.

Existe toda uma preparação ( artificial ) do prato a fotografar. A comida após cozinhada vai perdendo a sua "vivacidade", e é ai que estas fotografias me parecem fraquitas.

A preparação pode usar desde oleos em spray para dar vida, ou até mesmo verniz e muitas vezes maquina de fumo e até fumo de cigarros para cima para "fumegar" ( há gente muita marada).

Basicamente o que acontece é que se queres ter uma boa foto de um prato, na maioria das vezes acabas por não o conseguir comer.

Se pelo contrario queres manter a integridade do prato deverás fotografa-lo ainda bem quente enquanto os tons e contrastes estão mais vivos.

Nestas tuas fotos, para além de faltar a tal vivacidade ( está tudo mortiço, baço e sem vida, principalmente nas folhas da salada), parece-me também que o WB está demasiado frio e a luz demasiado dura ( ainda que quisesses o registo mais High-Key, perdeste imenso detalhe).

Sinceramente depois de ter visto um documentario sobre fotografa de comida, esta é uma área que não me agrada de todo, põe-me a pensar no que o prato poderá ter passado para ficar com o tal aspeto apetitoso desejado. Acaba na maioria por ser um pouco farsolas.

Gonçalo,

A fotografia de comida tem muitas vertentes. Essa que falas em que se usa demasiados óleos, caramelos, leite que é cola, gelado que é puré, é cada vez menos utilizada no dia a dia porque fica demasiado perfeita. Hoje o que impera é uma fotografia mais natural, com elementos fora do prato a aparecerem. Coisas sem estarem muito perfeitas. Para criar uma ligação emocional com quem vê. Fotografar comida é capaz de ser das coisas mais dificeis de se fazer, porque temos de ter outros skills, como o empratamento e compreender como os ingredientes reagem á luz do flash. Neste campo toda a gente é unánime, a luz natural é a melhor.

As minhas fotos estão bem longe de serem perfeitas, mas não concordo quando me dizes que a salada está a morrer. Ou que as coisas estão baças. Desculpa. Não posso concordar. Tem ali muito contraste e muita cor. Foram todos fotografados mal foram acabados de fazer e empratar. Em algumas usei um pincel com um pouco de azeite para dar brilho, mas apenas usei isso. O WB está equiibrado para se perceber que são pratos e sim abusei propositadamente na luz para este trabalho.

Entende que defendo isto desta maneira porque não concordo contigo. Mas isso não quer dizer que não aceite e respeite e tua crítica. Que é sempre bem vinda. E pode fomentar aqui discussões interessantes sobre estes temas. Mas não acho mesmo que tenha falta de vivacidade ou que os ingredientes estejam baços ou mortiços. Porque foi das coisas que mais lutei. Ter as coisas o mais frescas possiveis. E com boas cores.

Confesso que comecei á muito pouco tempo nesta área das fotos de comida. Percebi que temos de dominar muita coisa além da fotografia. E é um mundo que me está a fascinar cada vez mais. Mas não é nada fácil. Tenho lido imenso. Tenho visto muitos tutoriais e muitos documentários também. 

Partilhar Post #68 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro
  • Registo: 07/06/2008

Publicado 19 Fevereiro 2014 - 16:11

Sím Rafael. Já tenho isso planeado. Até comprei a TS-E 90mm f/2.8 para isso. Fiquei assim com as duas melhores lentes para comida que existem para fullframe. Ehehehe. E alguns fundos. Mas este trabalho era assim, em high key.

:)

qual é que usas-te nas fotos anteriores?

IT Partilhar Post #69 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 19 Fevereiro 2014 - 16:25

qual é que usas-te nas fotos anteriores?

Usei maioritariamente a Canon 100mm f/2.8 L Macro IS (A segunda melhor lente para comida. eheheh). Tenho também uma Canon 50mm f/1.8 II, e uma Sigma 24-70mm f/2.8 EX DG Macro que utilizo bastante nas distâncias focais entre 50-70mm. Estas são as distâncias focais mais confortáveis para fotografar comida. E para chamar a atenção ao detalhe de cada prato. 

Partilhar Post #70 scottx

scottx

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Portimão

Publicado 12 Março 2014 - 04:05

Interessante :)

http://fstoppers.com...our-photography