Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Food Photography

• Por favor inicie sessão para responder
69 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Bogart

Bogart

• Membro
  • Registo: 20/07/2011

Publicado 08 Junho 2013 - 17:22

Desculpem o título me Inglês, mas é mesmo isso! Fotografia de comida. Uma coisa que não é muito explorada por cá. 

Eu sou doido por esta área. Por isso venho gritar por ajuda!

Alguém fotografa comida? Vamos partilhar ideias?

:)

Anúncios

Partilhar Post #2 scottx

scottx

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Portimão

Publicado 08 Junho 2013 - 21:34

Uma vez fiz umas fotos desse género e gostei imenso :)

Ainda tenho muito que aprender e hoje já faria algumas coisas de forma diferente mas tudo bem, foi uma experiência positiva na minha opinião.

Deixo aqui o link para quem quiser espreitar:

http://www.flickr.co...8@N00&q=milenio

Partilhar Post #3 o aprendiz

o aprendiz

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 08 Junho 2013 - 22:57

Uma vez fiz umas fotos desse género e gostei imenso :)

Ainda tenho muito que aprender e hoje já faria algumas coisas de forma diferente mas tudo bem, foi uma experiência positiva na minha opinião.

Deixo aqui o link para quem quiser espreitar:

http://www.flickr.co...8@N00&q=milenio

Algumas estão bem apelativas, que é isso que se quer com a comida.

Queres partilhar o setup, para aprender um pouco mais da técnica?

Partilhar Post #4 scottx

scottx

• Membro

Publicado 08 Junho 2013 - 23:27

Obrigado pelo feedback, aprendiz.

Para a iluminação usei os meus dois flashes Elinchrom BxRi 250 com as softboxes de stock (são de 66cm de lado, salvo erro).

Montei um ciclorama com uma cartolina branca fixada à parede do escritório da fábrica com a base a assentar em cima de uma mesa encostada a essa parede.

Por cima da base coloquei um acrílico transparente quadrado com 1m de lado para criar o ténue reflexo que se vê em algumas fotos. 

A máquina ficou ligada ao portátil por usb a descarregar as fotos para que a dona da fábrica visse imediatamente como estavam a ficar.

Usei em muitas fotos a 24-70 mas depois apercebi-me que com a 90mm macro conseguia muito mais aproximação e as fotos ficavam mais apelativas. Penso que as mais interessantes são aquelas onde usei a 90mm :D

O exif está disponível em todas as fotos.

A abertura usada penso que pouco variava. Controlava a intensidade da luz ajustando os flashes de acordo com os resultados que pretendia: mais potência, menos potência, mais longe, mais perto..

Inicialmente estava a usar o tripé mas apercebi-me que como os bolos não eram todos do mesmo tamanho era-me mais prático fotografar à mão. Se fossem sempre do mesmo tamanho provavelmente usava o tripé e era só trocá-los e continuar a disparar.

Depois passei uns dias atrás do pc a retocar as fotos que haviam sempre pequenos detalhes que tinham de ser limpos, pedaços de farinha que ficavam ao lado, um fruto seco que não estava no lugar e deixou um buraco, um ou outro risco no acrílico, etc, e clarear o fundo que não estava totalmente branco.

Penso que basicamente foi isto, foi uma experiência interessante :)

Partilhar Post #5 seugnimod

seugnimod

• Membro
  • Registo: 26/07/2009
    • Local: Centro

Publicado 08 Junho 2013 - 23:46

Por acaso já tinha visto por cá essas fotos há uns tempos. Tenho uma ou 2 dúvidas..

Pelo que percebi são flashes de estúdio, TTL ou manuais? Ambos com a mesma potência ou simplesmente estavam a distâncias diferentes?

Na foto do pão por exemplo (http://www.flickr.co...ttx/7890370386/), nota-se que existe um flash da esquerda e parece mais "forte" que o que está na direcção da máquina...

Partilhar Post #6 scottx

scottx

• Membro

Publicado 09 Junho 2013 - 00:02

Por acaso essa não foi mesmo uma das minhas favoritas, parece-me algo sub exposta, ainda precisava de um retoque na exposição.

A potência dos flashes é ajustada manualmente. Eles não se ajustam de acordo com a leitura da máquina.

Já não me recordo muito bem das posições e muito menos das potências :)

Julgo que tentei inicialmente com um flash no lado esquerdo só a iluminar o bolo e outro no lado direito a queimar o fundo mas claro que nunca conseguia queimá-lo porque a luz dispersa-se demasiado com aquelas softboxes e rapidamante se notava a falta de luz no outro lado.

Além disso o lado do bolo que não era iluminado ficava demasiado sombrio e nem com o reflector conseguia a luz que pretendia.

No final usei os dois flashes a iluminar o bolo já com a ideia de clarear o fundo em pós processamento.

As potências não eram iguais ou se eram, os flashes não estavam à mesma distância para criar uma sombra num dos lados de forma a gerar alguma noção de profundidade, ou pelo menos tentei ;)

Partilhar Post #7 seugnimod

seugnimod

• Membro

Publicado 09 Junho 2013 - 00:13

E parece-me que conseguiste... Apenas reparei em 2 ou 3 menos bem conseguidas, exactamente a nível de iluminação, que são a do bolo de laranja e a sua semelhante, do bolo com kiwi e morango

De resto, é claro que existem mais algumas imperfeições, que eu apenas consigo apontar, pois muito provavelmente não faria melhor ;)

Partilhar Post #8 scottx

scottx

• Membro

Publicado 09 Junho 2013 - 00:34

É verdade, nessas nota-se isso demasiado, o lado direito ficou muito sub-exposto.. lá está, se fosse hoje provavelmente seria mais disciplinado. Durante todo o tempo que estive a fotografar estive sempre a aprender.

Nas macros também tentei colocar os flashes a distâncias diferentes mas de forma muito mais ténue, e gostei mais dos resultados.

http://www.flickr.co...ttx/7890421152/

Repara na do bolo com os morangos em que os pequenos frutos vermelhos que o cobrem estão iluminados do lado esquerdo mas do lado direito já têm sombra. No entanto o morango não deixa de ser iluminado do lado direito.

http://www.flickr.co...ttx/7890439528/

Fotografar comida realmente é interessante, gostava de ver aqui fotos de mais pessoal bem como algumas dicas :)

Tenho que ver se faço mais umas fotos do género.. tenho algumas feitas aqui mas nada de especial, foram iluminadas com o flash externo a fazer bounce para o tecto:

http://www.flickr.co...ttx/5105542231/

http://www.flickr.co...ttx/5644364485/

Partilhar Post #9 o aprendiz

o aprendiz

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 09 Junho 2013 - 00:37

Obrigado pela resposta. Na minha opinião de leigo as feitas com a 90mm também são as mais apelativas

Partilhar Post #10 seugnimod

seugnimod

• Membro

Publicado 09 Junho 2013 - 01:00

scottx, em relação a essas macros e mesmo as restantes acho que estão todas ou quase todas muito bem executadas.

Também já andei a inventar, mas apenas tenho um flash e teve que ser "on-shoe"... Não foi nada muito elaborado nem pensado, mas aqui fica a experiência...

http://www.flickr.co...ues/8990861083/

http://www.flickr.co...ues/8990860057/

Partilhar Post #11 scottx

scottx

• Membro

Publicado 09 Junho 2013 - 01:16

Pois lá está, a luz dos flashes externos nunca fica tão boa mesmo a fazer bounce para o tecto.. mas se o conseguires meter a disparar remotamente, podes sempre improvisar uma mini softbox com uma caixa de sapatos forrada com papel de alumínio e fechada com uma folha de papel vegetal. Já deves conseguir uma luz muito boa para fotos de comida.

Foi assim que fiz este ensaio. A última foi com um difusor entre a 'softbox' e o motivo numa tentativa de fazer desaparecer (ou atenuar) o reflexo da caixa.

http://www.flickr.co...57627144582663/

E claro, quando fores fotografar comida tenta trazer o food stylist que tens dentro de ti, no meu caso foi a minha namorada quem fez essencialmente esse trabalho mas é importante, por muito boa que seja a luz e o enquadramento (e por muito simples que seja a comida :)).

IT Partilhar Post #12 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 09 Junho 2013 - 02:08

Caramba. Sai um gajo para jantar e perde a conversa super interessante que por aqui vai. Tenho algumas para partilhar. Mas começo pelas menos bem.

IT Partilhar Post #13 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 09 Junho 2013 - 02:16

imageldhe.jpg

Nesta demorei algum tempo. A salada "morreu" um pouco. Foi das primeiras que tirei nesta senda da fotografia de comida. Tenho muito para aprender ainda. Dois AlienBees B800, um com softbox do lado esquerdo a apontar para o fundo e um por cima á direita com Beauty Dish também com a cobertura para ficar Softbox.

Deu para aprender.

IT Partilhar Post #14 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 09 Junho 2013 - 02:23

imageclqc.jpg

Aqui já usei mais coisas do que apenas o prato. Perceber os enquadramentos disto e a disposição descontraída das coisas é essencial. O mesmo setup.

Vario entre a 24-70 e a 100 Macro. Mas tenho preferido a ultima para estas coisas.

IT Partilhar Post #15 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 09 Junho 2013 - 02:29

imagehzp.jpg

Simular a luz do dia já bem depois da meia noite. AlienBee B800 a apontar par a cortina de maneira a reflectir como manda a lei: backlight para ter um melhor recorte. Um teste.

:)

Partilhar Post #16 scottx

scottx

• Membro

Publicado 09 Junho 2013 - 02:38

Gosto imenso da profundidade de campo reduzida na primeira.

Esta última é que me parece ter demasiado flare na objectiva, pessoalmente procurava reduzir isso.

Também acho interessantes estas composições a mostrar as texturas da mesa, toalha, pano, talheres sem brilho, etc. Dá um ar rústico mas ao mesmo tempo cuidado, autêntico.

Começo a ter vontade de fazer o mesmo aqui por casa :D

IT Partilhar Post #17 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 09 Junho 2013 - 02:39

Não uso tripé. Sei que o deveria fazer, mas assim sou mais rápido e consigo fazer mais coisas diferentes.
Esta é um teste. Para perceber se era este o caminho.

imagejpz.jpg

Partilhar Post #18 seugnimod

seugnimod

• Membro

Publicado 09 Junho 2013 - 14:10

Hoje tentei fazer essa diferenciação entre luminosidade de fundo e de 1º plano. Como apenas tenho um flash, a de fundo foi luz natural.

Não está nada de especial mas sempre se vai aprendendo..
8995762393_a085aedaac.jpg

O prato por outro lado, estava bastante bom :P

Editado por seugnimod, 09 Junho 2013 - 14:16 .

IT Partilhar Post #19 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 09 Junho 2013 - 15:01

O enquadramento deixa de fora o peixe. Deverias pelo menos ter pelo menos a posta inteira. :)

Partilhar Post #20 seugnimod

seugnimod

• Membro

Publicado 09 Junho 2013 - 15:09

Eheh, estava muito na borda do prato e não queria apanhar fora deste, porque o ambiente não era nada apelativo, foi por isso que optei por cortar da esquerda. Apesar disso gostei na mesma da foto, porque não sou obrigado a mostrar todo o peixe, ainda por cima numa orientação vertical :)

Fiz mais 2 ou 3 em horizontal mas já não gostei das mesmas porque como já disse, o ambiente não era minimamente apelativo e não tinha nada para fazer ciclorama branco...