Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Flash em macro

• Por favor inicie sessão para responder
5 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 03 Junho 2013 - 14:11

Boas,

Neste fim de semana estive pela primeira vez a fazer uns disparos em macro com flash. Já tinha feito muitas coisas em macro, mas nunca com flash.

Como ainda não tenho bracket para o flash nem levei tripé, estive à caça de insectos e segurava a câmara numa mão e o flash na outra. Ora isto não é de todo prático e limita-me a possibilidade de fazer ajustes. Trabalhei com focagem automática por causa disto mesmo.

A minha dúvida é que umas vezes as fotos saíam bem, e noutras rebentava com as altas luzes. Os meus settings foram quase sempre estes: 1/160, f/16, ISO 400, e flash a 1/16 de potência. Foi ao fim da manhã e estava um dia de sol forte.

Qual é o truque? :) Expõem sempre correctamente para o alvo, como se fosse para fotografar sem flash, e depois aplicam-lhe um "cheirinho" de flash, a uma fracção da potência? Qual é essa fracção? Ou usam TTL?

Com tripé ou bracket era mais simples para usar settings diferentes, mas não deu para brincar muito com uma mão na câmara e outra com o flash... Apenas estou curioso e queria saber se há alguma "regra" simples que se pode aplicar para a maioria dos casos.

Obrigado!

Anúncios

Partilhar Post #2 juliomanuelcunha

juliomanuelcunha

• Novo Membro
  • Registo: 15/01/2012

Publicado 25 Junho 2013 - 19:46

Viva eu estou com dúvidas semelhantes... Estou a começar na fotografia macro e ainda não sei que tipo de iluminação usar... Não percebo muito mas pelo que li do teu tópico, parece-me que estás a exagerar no iso... Iso 400 perto do meio dia com sol forte, é demasiado. 

Que máquina usas? O flash numa mão e a máquina na outra para macro é pedir demais... Em macro também se ampliam as vibrações pelo que a tua experiência, na minha opinião, não poderia dar bons resultados... Para macro sem IS é essencial o tripé... Insetos irrequietos, só com luz direta ou iluminação sofisticada (para velocidades rápidas). 

Uma pequena variação na luz do dia (varia constantemente) pode fazer a máquina ficar maluca. Como usavas um iso relativamente elevado (para a luz natural disponível), está explicada a explosão de luz que verificada...

Que me corrija sem pó nas asas quem percebe disto mais disto do que eu... Qualquer barbaridade que tenha dito é para descontar no além. Obrigado.

Partilhar Post #3 dmarquizz

dmarquizz

• Membro
  • Registo: 10/03/2010

Publicado 03 Setembro 2013 - 15:51

Talvez com um tripé para o flash assim pode tentar colocar o flash numa posição lateral ou num outro ângulo que dê jeito e ter as 2 mãos livres para fotografar. Isto claro, o flash terá de ser disparado remotamente

Partilhar Post #4 jpsilva

jpsilva

• Membro
  • Registo: 11/11/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 03 Setembro 2013 - 16:37

Por trabalhar num elemento onde a luz natural está adulterada e reduzida (praticamente só faço fotografia subaquática), tento garantir que toda a luz é proveniente do flash. Assim, uso a velocidade no máximo que conseguir sincronizar (em manual deverá ser 1/200s ou 1/250s) e a abertura é determinada pela distância do flash ao motivo. ISO sempre no mínimo. Se precisar de usar aberturas maiores, para reduzir a profundidade de campo (por exemplo), afasto os flashes e/ou altero o ângulo de incidência e/ou reduzo-lhes a potência. Com as distâncias que costumo usar, muito dependentes da dimensão dos motivos, a profundidade de campo já é de si reduzida, por isso uso tipicamente aberturas entre f/16 e f/22.

Partilhar Post #5 joaofj

joaofj

• Novo Membro
  • Registo: 16/11/2014

Publicado 25 Novembro 2014 - 14:13

Boas tardes, gostaria que me ajudassem numa situação,
Quero comprar o flash para canon 600d para fotografar em locais escuros discotecas, bares e outro tipo de eventos e como nunca fotografei com flash tenho algumas duvidas, será que a questão do auto-foco do flash é importante?, devo comprar um com ttl? estive a ver alguns flahs e gostava de saber a vossa opinião sobre eles:

FLASHES MANUAIS:

WS560 
YN560II 
YN560III

FLASHES TTL:

468II

cumps

Partilhar Post #6 toy77

toy77

• Membro
  • Registo: 31/10/2009
    • Local: Portalegre

Publicado 25 Novembro 2014 - 18:14

Boas tardes, gostaria que me ajudassem numa situação,
Quero comprar o flash para canon 600d para fotografar em locais escuros discotecas, bares e outro tipo de eventos e como nunca fotografei com flash tenho algumas duvidas, será que a questão do auto-foco do flash é importante?, devo comprar um com ttl? estive a ver alguns flahs e gostava de saber a vossa opinião sobre eles:

FLASHES MANUAIS:

WS560 
YN560II 
YN560III

FLASHES TTL:

468II

cumps

Como deve calcular, não é por expor a sua duvida em todos os post que vê relacionado com flashes que vão responder à sua questão... -_-