Ir para conteúdo

  • Facebook

  • Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Sergey Prokudin-Gorsky - Pioneiro da Fotografia a Cores:


  • Por favor inicie sessão para responder
1 resposta a este tópico

IT Partilhar Post #1 Bruno E. Santos

Bruno E. Santos

  • Membro
  • Registo: 07/12/2009
  • Posts: 294

Publicado 09 Maio 2013 - 17:51

O russo Sergey Prokudin-Gorsky (1863-1944), foi um pioneiro da fotografia a cores, quer como cientista, investigador e técnico; quer como fotógrafo propriamente dito.

Um dos grandes projectos da sua vida foi ter percorrido o antigo Império Russo entre 1909 e 1915 (contou com o apoio do Czar Nicolau II), tirando milhares de fotografias a cores que retratavam a sua vida económica, social e cultural (os povos e etnias, as profissões, as tradições e costumes, os trajes, a arquitectura, as paisagens, as actividades económicas, a vida quotidiana...).

A maior parte do seu espólio sobrevivente foi adquirido em 1948 pelo Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Após décadas de esquecimento, o trabalho deste fotógrafo tem vindo a ser redescoberto e divulgado nos últimos anos.

Biografia:
http://en.wikipedia....Prokudin-Gorsky
http://pt.wikipedia....rokudin-Gorskii
http://prokudin-gors...ng=en&fname=bio

Galerias com fotografias deste autor:
http://www.loc.gov/exhibits/empire
http://prokudin-gors...cat.php?lang=en
http://www.prokudin-...se.php3?first=0
http://prokudin-gorsky.ath.cx:8081/
http://www.thespekta...co.uk/spg2.html
http://prokudingorsky.livejournal.com


Editado por Bruno E. Santos, 10 Maio 2013 - 06:30 .



Anúncios

IT Partilhar Post #2 Bruno E. Santos

Bruno E. Santos

  • Membro
  • Registo: 07/12/2009
  • Posts: 294

Publicado 16 Maio 2015 - 15:28

Saiu recentemente um artigo sobre este fotógrafo numa publicação nacional:

 

Assim era a Rússia de há 100 anos (com FOTOS)

Há mais de 100 anos, o soviético Sergey Prokudin-Gorsky percorreu a Rússia de comboio com uma câmara escura móvel para tirar fotografias do país, a pedido do czar Nicolau II. Este período decorreu entre 1909 e 1915 e, 100 anos depois de o projecto estar concluído, a Colecção Prokudin-Gorsky relembrou algumas destas fotos, como forma de celebrar esta viagem histórica.

Munido de um acesso a todas as áreas do país, Prokudin-Gorsky retratou a vida dos cidadãos soviéticos daquela era. Não se sabe ao certo que aparelho Prokudin-Gorsky utilizou ou qual a sua aparência porque, ironicamente, os desenhos ou imagens não sobreviveram, mas esta poderia ter três lentes em cima de uma outra. Os três filtros eram de tinta vermelha, verde e azul e as imagens capturadas num longo prato de vidro.

Se é verdade que a fotografia evoluiu hoje para um futuro inimaginável para o fotógrafo oficial do czar, não é menos verdadeiro que as fotos de então, tal como as vemos hoje, tinham uma qualidade excepcional para a época.

Nascido em Murom em 1863, Prokudin-Gorsky foi educado como químico e estudo com alguns dos mais importantes cientistas de São Petersburgo, Berlim e Paris. Cresceu com a paixão pela fotografia e desenvolveu uma técnica pessoal de produção de imagens a cor. Depois da revolução russa, em 1917, deixou o país por Paris, onde morreu em 1944.

A Colacção Prokudin-Gorsky tem mais de 2.607 imagens e foi comprada pela Livraria do Congresso norte-americano, em 1948, por €7.000 – €70.000 na moeda actual.

 

 

No artigo podem ver várias fotografias deste autor:

http://greensavers.s...anos-com-fotos/