Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Sigma 50-150mm f/2.8 II EX DC HSM para Canon- Falhas de foco

• Por favor inicie sessão para responder
14 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Marco Rosado

Marco Rosado

• Membro
  • Registo: 08/12/2012
    • Local: Lisboa
    • O saber ocupa o lugar da ignorância...

Publicado 17 Abril 2013 - 20:44

Boas a todos.
Tenho a lente referida acima há cerca de 2 meses, e recentemente reparei que falha o foco, ou seja, foca ou um pouco antes ou um pouco depois do assunto.
Alguém me sabe indicar onde há um representante da Sigma em Lisboa.
A lente está na garantia, mas não me apetece ir à loja onde a comprei...

Agradeço desde já!

Anúncios

Partilhar Post #2 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 17 Abril 2013 - 21:57

É assim tão visível a falha na focagem?
Porque não colocas um exemplo aqui?
Uma das coisas que podes fazer por ti, se a tua máquina o permitir, é o ajuste fino do AF para essa lente. Mas atenção, é só mesmo um ajuste fino. Se for um desfasamento muito grande, o melhor é mandares calibrar o conjunto.

Abraço! :th_up:

IT Partilhar Post #3 Marco Rosado

Marco Rosado

• Membro

Publicado 18 Abril 2013 - 07:35

Algumas mal se nota, mas noutras é bastante evidentee  :wacko:
Infelizmente o corpo que tenho não permite o AF finetuning (Canon EOS 1100D), mas uma coisa que reparei é que depende da distancia, da distancia focal e da abertura...
Em 50mm a f 2.8 falha 8 em cada 10, mas a 150mm as falhas são muito menores  :blink:
Logo posto aqui alguns samples.
O que me chateia é o facto de estar a receber para fotografar os tais jogos, e no final, não consigo entregar o trabalho com a qualidade devida.
Se for onde comprei para activar a garantia posso estar quase 1 mês sem lente, o que dá 8 jogos a menos, e gostaria de evitar isso...

Partilhar Post #4 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 18 Abril 2013 - 09:05

Ás vezes falha e outras não?  :blink:
Nos 50mm falha mais que nos 150mm?  :blink: :wacko:
Não faz muito sentido mesmo.  :humm:
Tens outras lentes em que consigas ter o mesmo tipo de profundidade de campo? (tipo a 50mm f1.8?) Se sim, vê se tens um problema semelhante porque se o problema não existir com outras lentes é porque há algo de errado com essa Sigma.

Partilhar Post #5 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 18 Abril 2013 - 09:20

Disclaimer: Vou assumir que podes não saber muito bem o que estás a fazer. Não te ofendas por isso. às vezes a resposta maissimples pode ser a solução.

1. Se estás a fotografar desportos rápidos, certifica-te que tens o AF em modo contínuo. Se estiver em "single shot" o tempo entre agarrar o foco e o disparo é suficiente para a pessoa já estar noutro sítio.
2. Certifica-te de que está de facto desfocada e não tremida. Pode ser uma questão de velocidade de disparo.

Após validar o anterior, se a questão permanecer:
3. Testa em situações controladas, com a máquina num tripé por exemplo.
4. Testa a mesma máquina com outras objectivas.
5. Testa, se possível, a mesma objectiva com outra máquina.

A questão mais sensível aqui é mesmo não ser consistente. Se falhasse sempre seria quase de certeza problema de calibração. Sendo quando lhe apetece, será o habitual problema de consistência do AF das Sigma's. Há modelos melhores e piores, há cópias melhores e piores... Provavelmente saíu-te a "fava"...

Só a título de alerta (e conselho): Se vais fazer trabalho com responsabilidade (principalmente sendo pago), não te aconselho a usar material desse género (falo tanto da máquina como da objectiva). Não é (só) uma questão de qualidade de imagem, é uma questão de fiabilidade...

IT Partilhar Post #6 Marco Rosado

Marco Rosado

• Membro

Publicado 18 Abril 2013 - 09:44

Disclaimer: Vou assumir que podes não saber muito bem o que estás a fazer. Não te ofendas por isso. às vezes a resposta maissimples pode ser a solução.

1. Se estás a fotografar desportos rápidos, certifica-te que tens o AF em modo contínuo. Se estiver em "single shot" o tempo entre agarrar o foco e o disparo é suficiente para a pessoa já estar noutro sítio.
2. Certifica-te de que está de facto desfocada e não tremida. Pode ser uma questão de velocidade de disparo.

Após validar o anterior, se a questão permanecer:
3. Testa em situações controladas, com a máquina num tripé por exemplo.
4. Testa a mesma máquina com outras objectivas.
5. Testa, se possível, a mesma objectiva com outra máquina.

A questão mais sensível aqui é mesmo não ser consistente. Se falhasse sempre seria quase de certeza problema de calibração. Sendo quando lhe apetece, será o habitual problema de consistência do AF das Sigma's. Há modelos melhores e piores, há cópias melhores e piores... Provavelmente saíu-te a "fava"...

Só a título de alerta (e conselho): Se vais fazer trabalho com responsabilidade (principalmente sendo pago), não te aconselho a usar material desse género (falo tanto da máquina como da objectiva). Não é (só) uma questão de qualidade de imagem, é uma questão de fiabilidade...

Boas!
Quanto aos tópicos indicados já fiz isso tudo, excepto o ultimo...
Apesar de ser "noob", tenho algumas noções, e tento sempre fotografar a velocidades acima da distancia focal (no caso do futsal tem sido sempre entre 1\250 e 1\500 dependendo dos pavilhões e da hora).
Bem sei que a Sigma não é das marcas mais fiáveis, mas para as características\preço a que me ficou a lente foi a melhor que arranjei  ::)
Ainda pensei na 7D com a 70-200 2.8 da Canon, mas o meu orçamento não estica assim tanto...
Ao pricipio não tinha este tipo de problemas, dai eu pensar que seja alguma "avaria" decorrente do uso..
Obrigado pelas dicas  :mestre:

Partilhar Post #7 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 18 Abril 2013 - 09:53

Apesar de ser "noob", tenho algumas noções, e tento sempre fotografar a velocidades acima da distancia focal (no caso do futsal tem sido sempre entre 1\250 e 1\500 dependendo dos pavilhões e da hora).

Nota que por vezes o problema da tremideira não tem a ver só com a vibração decorrente da distância focal, mas sim do facto de o "assunto" se mover muito rapidamente. Nestes casos não há IS, VR ou tripé (!) que te salve.  :th_up:
Acho 1/250 uma velocidade muito lenta para a acção de um jogo de futebol.

IT Partilhar Post #8 Marco Rosado

Marco Rosado

• Membro

Publicado 18 Abril 2013 - 20:45

Nota que por vezes o problema da tremideira não tem a ver só com a vibração decorrente da distância focal, mas sim do facto de o "assunto" se mover muito rapidamente. Nestes casos não há IS, VR ou tripé (!) que te salve.  :th_up:
Acho 1/250 uma velocidade muito lenta para a acção de um jogo de futebol.

Uma coisa é motion blur, outra completamente diferente é foco...
No caso desta lente nem se poe a questão da estabilização pois não a tem  :s
1/250 realmente é lento para congelar movimento num jogo, mas dá para fazer bonecos engraçados com um miudo a rematar durante o aquecimento  :D

Partilhar Post #9 Complic8

Complic8

• Membro
  • Registo: 09/01/2013
    • Local: Braga

Publicado 18 Abril 2013 - 22:24

Ainda pensei na 7D com a 70-200 2.8 da Canon, mas o meu orçamento não estica assim tanto...
Ao pricipio não tinha este tipo de problemas, dai eu pensar que seja alguma "avaria" decorrente do uso..

Inicialmente ainda pensei mesmo que tinhas a 7D... :s

Acontece-me precisamente o mesmo, mas aleatoriamente na Canon 7D! Com qualquer lente! Umas vezes ficam relativamente bem focada e outras completamente desfocada. Ajusto o AF (nesta é possível) mas não fica com melhorias consistentes. Neste momento activei a garantia e enviei para a assistência, vou aguardar.
Em fóruns estrangeiros também referem o mesmo problema que sinto. Já tentaste pesquisar sobre algum "bug" ou problema de AF da 1100D?
Para a 7D em algumas máquinas resultou fazer um hard reset. Retirar a bateria e a pilha pequena que mantém os dados do utilizador. De seguida voltar a colocar a pilha e bateria e colocar predefinições de fábrica. Após estes passos o AF ficou a funcionar bem segundo alguns testemunhos... eu não cheguei a experimentar, quando li esta dica já a tinha enviado para a assistência.

Partilhar Post #10 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 18 Abril 2013 - 22:42

Já tive alguns problemas semelhantes com Sigmas... Se a lente estiver na garantia manda calibrar isso, se voltar igual, nada como despachar isso e arranjar uma Canon...

Agora que penso nisso... Tive exactmente o mesmo problema com uma, aliás, com duas Canon 50mm F1.4.  :ph34r:

IT Partilhar Post #11 Marco Rosado

Marco Rosado

• Membro

Publicado 19 Abril 2013 - 08:01

Fica aqui um sample...
Imagem Colocada
Em RAW, tal como saiu da máquina.
O foco foi no jogador, a lente focou nem sei bem onde...
O jogador estava parado, logo não se trata de motion blur e foi fotogtrafado a 1/320.
Se até as Canon dão problemas... :s

Inicialmente ainda pensei mesmo que tinhas a 7D... :s

Acontece-me precisamente o mesmo, mas aleatoriamente na Canon 7D! Com qualquer lente! Umas vezes ficam relativamente bem focada e outras completamente desfocada. Ajusto o AF (nesta é possível) mas não fica com melhorias consistentes. Neste momento activei a garantia e enviei para a assistência, vou aguardar.
Em fóruns estrangeiros também referem o mesmo problema que sinto. Já tentaste pesquisar sobre algum "bug" ou problema de AF da 1100D?
Para a 7D em algumas máquinas resultou fazer um hard reset. Retirar a bateria e a pilha pequena que mantém os dados do utilizador. De seguida voltar a colocar a pilha e bateria e colocar predefinições de fábrica. Após estes passos o AF ficou a funcionar bem segundo alguns testemunhos... eu não cheguei a experimentar, quando li esta dica já a tinha enviado para a assistência.

Tenho a lente de kit (EF-S 18-55mm IS) e mais a 50 1.8 e o foco nessas é sempre consistente...
Ainda não fiz um hard reset, mas como é só com esta lente não me pareça que resolva, mas obg pela dica!  :mestre:

Partilhar Post #12 jssaraiva

jssaraiva

• Membro
  • Registo: 30/04/2008

Publicado 19 Abril 2013 - 08:02

Infelizmente esta objectiva é conhecida por este problema, aparentemente com mais impacto em corpos Canon. Há tempos estive indeciso na compra dessa ou da Tokina 50-135 (que acabei por escolher) e li vários relatos que indicavam que calibrar em parte dos casos resolve a questão, mas a taxa de sucesso é muito mais elevada quando enviado também o respectivo corpo.....

Partilhar Post #13 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 19 Abril 2013 - 09:36

Se até as Canon dão problemas... :s

Eu tenho a Canon 70-200 F4 IS e nunca falhou o foco. A 50mm 1.4 é que é pior que a 1.8, vá-se lá saber porquê.

IT Partilhar Post #14 Marco Rosado

Marco Rosado

• Membro

Publicado 19 Abril 2013 - 17:57

Infelizmente esta objectiva é conhecida por este problema, aparentemente com mais impacto em corpos Canon. Há tempos estive indeciso na compra dessa ou da Tokina 50-135 (que acabei por escolher) e li vários relatos que indicavam que calibrar em parte dos casos resolve a questão, mas a taxa de sucesso é muito mais elevada quando enviado também o respectivo corpo.....

Se for directamente a Comercialfoto com o corpo e a objectiva será que se resolve???

Partilhar Post #15 jssaraiva

jssaraiva

• Membro
  • Registo: 30/04/2008

Publicado 20 Abril 2013 - 18:24

Isso não sei responder. Na altura, acho muito pouco provável, mas a melhor solução deverá ser essa. De qualquer forma na própria assistência deverão saber responder melhor.