Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Dúvida sobre funcionamento de Nikon SB 700

• Por favor inicie sessão para responder
10 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 TJAL79

TJAL79

• Novo Membro
  • Registo: 03/02/2012
    • Local: Macau

Publicado 10 Abril 2013 - 08:22

Boas.

Há uns dias comprei um SB700 para usar com a minha D7000.

Quando o tento usar em Remote Mode, o Built In Flash dispara ao mesmo tempo que o SB700...??

Não é suposto, certo?  Só em modo slave (SU-4) deveria ser assim....e nos settings da d7000, tenho o flash da máquina em "--"

Ontem andei ás voltas com isso, e vi que ambos disparam ao mesmo tempo até 1/320 s, e com shutter speeds mais elevadas só o externo contribui para a exposição...

Tirei fotos em frente a um espelho, para confirmar....

Alguém me pode ajudar?

Obrigado, desde já.

Imagem Colocada

Anúncios

Partilhar Post #2 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 10 Abril 2013 - 09:09

tenho o flash da máquina em "--"

Se tens em "--" o built-in dispara apenas um "pré-flash" para comunicar com as unidades remotas (antes da exposíção propriamente dita). Não vai afectar a imagem (na realidade, se os remotos não diuspararem, vê-se muito levemente alguma luz parasita enviada pelo built-in, mas que desaparece completamente em situações normais).

IT Partilhar Post #3 TJAL79

TJAL79

• Novo Membro

Publicado 10 Abril 2013 - 09:39

Sim, João, em teoria devia ser isso...mas na prática sentia que havia luz do Built In FLash na foto, e pelo que se pode ver na foto do espelho, ele está a disparar ao mesmo tempo que o SB700, e não instantes antes....

Partilhar Post #4 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Local: Estoril
    • Fuji X-Pro1, X-Pro2, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 10 Abril 2013 - 11:15

É natural que assim seja. Fá-lo com potência reduzida, e na maioria das situações pouco contribui para a exposição. A solução para esta característica do CLS (é igual com qualquer flash) é um painel Nikon SG-3IR (uma coisinha de plástico que custa meia dúzia de dólares) que cobre o pop-up, deixando apenas passar a componente IR que actua os slaves, mas não regista na foto. Normalmente isso faz mesmo falta se estiveres a trabalhar a curtas distâncias, onde até um pequeno flash influencia bastante.

Podes improvisar uma coisa destas DIY com um pedaço de filme fotográfico já exposto, queimado.

Para além dos pré-flash antes do obturador abrir, que servem para fazer as medições de luz, o que captaste no espelho é o sinal de "GO!" que o built-in emite para o slave saber que o obturador já está aberto, e que pode disparar conforme calculado (combinado) previamente. Sem este último sinal, o slave nunca saberia quando é a altura de "trabalhar" (pode ser à primeira cortina, ou à última).

Partilhar Post #5 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro

Publicado 10 Abril 2013 - 11:16

http://www.nikonusa....t-In-Flash.html

Afinal são quinze dólares :)

Partilhar Post #6 darksideblue

darksideblue

• Membro
  • Registo: 13/04/2012

Publicado 10 Abril 2013 - 11:21

com a maquina em manual o flash incorporado dispara na mesma? mesmo estando para baixo?

Partilhar Post #7 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro

Publicado 10 Abril 2013 - 11:33

Estando para baixo o flash incorporado nunca dispara. O que se está aqui a fazer é utilizar o incorporado como controlador remoto para flashes posicionados fora da máquina.

Partilhar Post #8 darksideblue

darksideblue

• Membro
  • Registo: 13/04/2012

Publicado 10 Abril 2013 - 12:12

peco desculpa, ja percebi. por isso as maquinas de topo nem sequer vem com flash integrado

IT Partilhar Post #9 TJAL79

TJAL79

• Novo Membro

Publicado 10 Abril 2013 - 12:29

Para além dos pré-flash antes do obturador abrir, que servem para fazer as medições de luz, o que captaste no espelho é o sinal de "GO!" que o built-in emite para o slave saber que o obturador já está aberto, e que pode disparar conforme calculado (combinado) previamente. Sem este último sinal, o slave nunca saberia quando é a altura de "trabalhar" (pode ser à primeira cortina, ou à última).

Não, não estou a falar do "Slave mode" que usa o sensor do flash para captar outro flash e provocar o disparo.....

Estou a falar em usar o Flash da máquina em Commander mode, escolher um canal, selecionar o mesmo na mesma. Coisa que as minhas d7000 e d80 podem fazer....

Crocodilo, veja o menu e3 da sua máquina. escolha commander mode, escolha um canal e coloque o flash integrado assim --  .  Coloque o SB700 em remote, advanced, e no mesmo canal. Levante o flash e tire uma foto ao espelho e diga se aparecem ambos ou só o sb700

O que falo é uma coisa distinta.. quando estou a fazer isso, se disparar o meu YongNuo, o sb700 não dispara

Partilhar Post #10 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro

Publicado 10 Abril 2013 - 12:32

peco desculpa, ja percebi. por isso as maquinas de topo nem sequer vem com flash integrado

Isso é uma bela borrada, porque o flash incorporado dá imenso jeito para fill-in ocasional, ou justamente para comandar slaves à distância. Com essa escolha dos fabricantes forçam o utilizador dessas máquinas a recorrer a aparelhos extra...

Não ter funcionalidades é, de modo geral, PIOR do que ter funcionalidades, já diria La Palisse.

A única lógica para abdicar do incorporado é para permitir ter um corpo mais resistente à água...

IT Partilhar Post #11 TJAL79

TJAL79

• Novo Membro

Publicado 10 Abril 2013 - 14:22

Ao pesquisar pela peça que recomendaste, encontrei mais informação

http://www.dpreview....s/post/39090753

Se calhar é mesmo normal....