Abreviaturas e Siglas usadas no Forum e na Fotografia
Partilhar Post #21
Publicado 28 Abril 2009 - 16:01
Muito bom este topico e muito util.
Obrigado.
***
Anúncios
Partilhar Post #22
Publicado 19 Junho 2009 - 13:27
Aqui vão mais umas.
CRW - Formato RAW da Canon
CR2 - Formato RAW da Canon
NEF - Formato RAW da Nikon
NRW - Formato RAW da Nikon
PTX - Formato RAW da Pentax
PEF - Formato RAW da Pentax
RAF - Formato RAW da Fuji
RAW - Formato RAW da Panasonic
RW2 - Formato RAW da Panasonic
Já agora acho que podias substituir:
TIFF = um formato de ficheiro de image
por
TIF/TIFF = Formato de ficheiro de imagem (Este formato é considerado RAW por exemplo em algumas Olympus e Kodak).
Partilhar Post #23
Publicado 19 Junho 2009 - 13:48
M42 - Um encaixe de lentes para máquinas Praktica. Existe adaptadores de M42 para Canon EOS.
FD - Um encaixe de lentes para máquinas Canon analógicas. Existe adaptadores de FD para Canon EOS.
EF - Um encaixe de lentes para máquinas Canon analógicas e digitais.
EF-S - Um encaixe de lentes para máquinas Canon digitais.
Partilhar Post #24
Publicado 11 Novembro 2009 - 18:19
tenho aqui mais uns nomes de funções,que abreviatura poderá ser colocada?
D-LIGHTING-
BRAKETING-
LIVE VIEW-
OBRIGADO.
Partilhar Post #25
Publicado 28 Dezembro 2009 - 04:12
Partilhar Post #26
Publicado 27 Março 2010 - 00:25
Brigados
Partilhar Post #27
Publicado 27 Março 2010 - 00:32
Boa noite , o que quer dizer CROP??????
Brigados
Crop não é mais do recortar parte de uma foto.
Imagina que tens uma foto de uma paisagem com umas pessoas e um poste no canto. Se recortares parte dessa foto para retirar o poste, estas a fazer aquilo que se diz aqui na giria de "Cropar".
Partilhar Post #28
Publicado 27 Março 2010 - 13:28
Partilhar Post #29
Publicado 27 Março 2010 - 21:37
Brgados t :Debnho so ma semanita de fotografo loll
Na boa, a vergonha não é não saber... é continuar ignorante por ter vergonha de perguntar
Partilhar Post #30
Publicado 06 Abril 2010 - 12:17
qual o significado das siglas MKI MKII,nas objecivas canon?
grato
cumps
Partilhar Post #31
Publicado 12 Janeiro 2011 - 17:16
MKII é a abreviatura de Mark II. Significa que é a 2ª versão.a proposito de nao saber,aqui fica mais uma questao
qual o significado das siglas MKI MKII,nas objecivas canon?
grato
cumps
Partilhar Post #32
Publicado 01 Junho 2011 - 08:18
Antecipadmente grato pela vossa ajuda.
Urbano
Partilhar Post #33
Publicado 01 Junho 2011 - 11:27
Caros amgos, estou de inicio nesta coisa das fotos digitais e gostaria que alguém me pudesse ajudar a entnder as siglas das objectivas da Canon, tais como; DO, II, III, SF, L. Pois apenas sei o qe é IS e USM.
Antecipadmente grato pela vossa ajuda.
Urbano
Só queres saber dessas ou de todas?
DO - Diffractive Optics : Para não entrar em "conceitos cientificos" ( vai aparecer alguém.. ) , é um método de fabrico dos elementos da lente ( mais finos e recorrendo a outra forma de desviar a luz ao sensor ). O beneficio é as lentes poderem ser fabricadas com menores dimensões e pesos. Ficam mais caras. As lentes com esta tecnologia tem um anel verde.
II e III é Versão. Por exemplo, os Tele conversores já são "Mark III" versão 3. Morlamente qaunto maior a versão, melhor qauldiade tem a lente
SF - Soft Focus : A lente tem um anel com 3 settings que permitem ajustar a focagem e "suavizar" a nitidez da imagem. É o mesmo que por exemplo, a maioria das lentes são mais "soft" na abertura maxima, e 2 stops "abaixo" fica mais sharp. Isto basicamente permite ajustar isto sem a necessidade de fechar a lente para obter mais nitidez...
L "Luxury" : São lentes "profissionais com elementos com mais qualidade optica e melhor construção geral. Identificadas pelo anel vermelho.
Partilhar Post #34
Publicado 23 Agosto 2011 - 10:11
Partilhar Post #35
Publicado 23 Agosto 2011 - 10:15
Bem, isto está mesmo ao pormenor, já vi que vou aprender muito por aqui
:sim: :sim:
Partilhar Post #36
Publicado 04 Novembro 2011 - 20:24
Partilhar Post #37
Publicado 03 Abril 2012 - 20:52
Partilhar Post #38
Publicado 21 Janeiro 2016 - 02:32
Partilhar Post #39
Publicado 21 Janeiro 2016 - 02:44
AD: (Anomalous Dispersion, Dispersão Anómala) Contém vidro especial para evitar as aberrações cromáticas e melhorar a qualidade da imagem.
ASL: (Aspherical Lens, Lentes Asféricas) Designa lentes com elementos de vidro asféricos, ou seja, são elementos óticos cujo perfil não é esférico mas uma curva composta, isto irá corrigir a trajectória da luz incidente, fazendo coincidir os elementos da imagem no mesmo plano de foco.
Di: (Dgitally Integrated, Integração Digital) Lentes desenhadas a pensar em DSLRs e com revestimentos para sensores electrónicos, embora também compatíveis com SLRs de filme de 35mm.
Di II: (Dgitally Integrated, Integração Digital) Lentes desenhadas para trabalhar com câmaras fotográficas com sensores APS-C, ao contrario das que têm full frame.
Di III: (Dgitally Integrated, Integração Digital) Lentes para a gama de câmaras compactas. São incompatíveis com DSLR’s digitais ou de filme.
eBAND: (Extended Bandwidth & Angular-Dependency) A Tamron desenvolveu uma técnica de nano revestimento para o interior de algumas das suas lentes que reduz a quantidade de luz reflectida, o que minimiza artefactos como os “flares” ou imagem fantasma.
FEC: (Filter Effect Control, Funcionalidade de Controlo de Efeito de Filtro) É uma funcionalidade que permite manejar um filtro polarizador mesmo quando a lente tem um capuz ou para-sol montado, o que geralmente dificulta ou impede o manejo eficaz de filtros.
FTM: (Full Time Manual Focus, Foco Manual a Tempo Inteiro) Um problema comum nas lentes AF (auto-focus/focagem automática) é que não é possível ajustar manualmente o foco com a funcionalidade AF activa. As lentes Tamron com o sistema FTM permitem ajustes manuais do foco em qualquer situação.
HID: (High Index, High Dispersion, Alto Índice, Alta Dispersão) Vidro de alta dispersão pensado para minimizar aberrações cromáticas, sobretudo em tele-objectivas de grande amplitude.
IF: (Internal Focusing, Focagem Interna) Designa as lentes que possuem sistema de focagem interna, ou seja, não movem quaisquer elementos exteriores durante o processo de foco.
LD: (Low Dispersion, Baixa Dispersão) Um tipo de vidro que apresenta baixa dispersão da luz, ou seja uma menor propensão a separar a luz visível nas suas cores constituintes, o que permite um reduzido surgimento de aberrações cromáticas.
PZD: (Piezo Drive, Motor Piezoelectrico) Este tipo de motores de autofoco nas lentes apresentam sobretudo vantagens de velocidade e o fato de serem muito silenciosos.
RD: (Rounded Diaphragm, Diafragma Arredondado) Devido à sua estrutura os diafragmas podem produzir “bokeh” de forma hexagonal ou com um número de lados igual ao número de lâminas que o diafragma possua. No caso de lentes com diafragma arredondado permite a criação de desfocado mais esférico e esteticamente mais apreciado.
SP: (Super Performance, Performance Super) São todas as lentes de gama profissional da marca Tamron.
USD: (Ultrasonic Silent Drive, Motor Ultra-sónico) Motor de autofoco que equipa as lentes Tamron. Este motor actua através da emissão de vibrações ultra-sónicas que fazem girar o anel de focagem.
VC: (Vibration Compensation, Compensação de Vibração) Sistema de estabilização de imagem da Tamron. Se a lente tiver este sistema ao ligá-lo poderá fazer fotografias com velocidades mais baixas sem que a imagem fique tremida. Muito útil sobretudo em ambientes onde usa velocidades de obturação baixas.
XLD: (Extra Low Dispersion, Extra Baixa Dispersão) Significa que estas lentes apresentam vidro de dispersão extra baixa. Segundo a Tamron estas lentes apresentam uma performance equivalente à da fluorite, o que origina melhor desempenho em todo o alcance do zoom.
XR: (Extra Refractive Index Glass, Vidro de Índice Superior de Refractividade) As lentes com este vidro podem desviar a luz recebida em ângulos mais apertados sem produzir as conhecidas aberrações cromáticas, podendo assim ser usado para criar lentes mais curtas e mais leves.
ZL: (Zoom Lock, Bloqueio de Zoom) Esta funcionalidade permite imobilizar os elementos móveis das lentes zoom, de modo a que não se estendam enquanto ficam pendurados na câmara ou durante o transporte, é frequente sobretudo em teleobjectivas com elementos móveis.





