Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Vídeo vs Fotografia

• Por favor inicie sessão para responder
78 respostas a este tópico

Partilhar Post #61 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 20 Janeiro 2011 - 01:54

Mas tu nunca passas 24fotos. Passarias as fotos para vídeo. Ao passares essas fotos para vídeo, essa simulação é feita automaticamente, correcto?

Anúncios

IT Partilhar Post #62 nam

nam

• Membro
  • Registo: 25/09/2010
    • Local: Cascais

Publicado 21 Janeiro 2011 - 12:11

È, é o inverso.
Fazer Batatas cozidas com postas de pescada ou fazer batas Fritas com bifes de vitela, não é a mesma coisa, mesmo que feitas na mesma "panela"  ou mesmo em "panelas" diferentes,a única coisa que partilham é o facto de serem batatas com qualquer coisa!

:blink:

Afinal qual é a diferença de utilizar 24 fotos ou 24 frames por segundo para fazer um vídeo? e retirar um frame de 14Mp de um vídeo para fazer uma foto? Tudo isto já não foi aqui debatido antes? Gostei do tal "fenómeno PHI", não conhecia mas tirando isso não acrescentaste nada de novo ao tópico. Ou não acreditas na capacidade das duas ferramentas para fazer a mesma coisa? o resultado é diferente? provavelmente sim, dependendo do que se quer como produto final, ou não?

Já agora, uma questão, embora tenha uma ideia... Qual ou quais os programas indicados para retirar fotos dos frames de vídeo?

Partilhar Post #63 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 21 Janeiro 2011 - 14:02

:blink:

Afinal qual é a diferença de utilizar 24 fotos ou 24 frames por segundo para fazer um vídeo? e retirar um frame de 14Mp de um vídeo para fazer uma foto? Tudo isto já não foi aqui debatido antes? Gostei do tal "fenómeno PHI", não conhecia mas tirando isso não acrescentaste nada de novo ao tópico. Ou não acreditas na capacidade das duas ferramentas para fazer a mesma coisa? o resultado é diferente? provavelmente sim, dependendo do que se quer como produto final, ou não?

A diferença é que em video fazes 24p a 1/50s e em fotografia não fazes.
Em fotografia existem apenas 3 limites á velocidade de obturação:
1- o que a camara te permite
2- o efeito que pretendes
3- a tua capacidade de segurar o equipamento sem tremer.
Em video não é assim de todo.
E o que é que isto tem a ver?
Tem a ver com outro aspecto que influência na nossa  percepção do movimento, e que em fotografia não se usa(porque não é suposto haver movimento!), que é o ângulo de obturação.(eu sei soa estranho :D) Para explicar demora algum tempo e teria que novamente voltar ao analógico  e explicar como funcionava o oburador de uma camara de cinema de filme, que eram obturadores circulares(360º),para mais facilmente se perceber(ainda que agora de analógico haja pouco no processo os "standards" mantêm-se).  De qualquer forma e resumidamente, o angulo de obturação mais proximo da visão humana é metade do circulo(180º), portanto para se conseguir um aspecto idêntico ao que o olho vê, e usando por exemplo uma cadência de 24fps(um dos "tais" standards) a formula para achar a velocidade de obturação(ou angulo de obturação para 24fps) é esta:
24fps X 360º % 180º= 1/48s (1/50s nas nossas camaras já que 1/48s não há).....Numa camara fotográfica no modo fotografia não podes nem consegues fazer 24fotos por segundo a 1/50s.

Por isto é que eu disse que é mais dificil para um fotografo filmar do que para um videografo fotografar( e as vossas questões provam que é de dificil encaixe, e é, eu percebo isso)

Quanto á questão das fotos retiradas de video, não lês-te o que eu disse ou percebes-te mal. Volta lá a ler.

:th_up:

Partilhar Post #64 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 21 Janeiro 2011 - 14:12

mas se filmares a 120fps nunca podes filmar a 1/50s

Partilhar Post #65 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 21 Janeiro 2011 - 14:15

mas se filmares a 120fps nunca podes filmar a 1/50s

porquê?

Partilhar Post #66 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 21 Janeiro 2011 - 14:23

porque 1/50 significa que num segundo só vais poder tirar 50 "fotos".

Para poderes tirar 120 "fotos" tens de disparar a uma velocidade superior a 1/120. Ou estou a pensar mal?

Partilhar Post #67 luísmiguel

luísmiguel

• Membro

Publicado 21 Janeiro 2011 - 15:10

porque 1/50 significa que num segundo só vais poder tirar 50 "fotos".

Para poderes tirar 120 "fotos" tens de disparar a uma velocidade superior a 1/120. Ou estou a pensar mal?

Não estás a pensar mal, estás a pensar como um fotografo.

Em video a cadência de frames(10/15/24/30/60/120) influi na tua percepção, ou não, de movimento.
A velocidade de obturação influi na forma(estética) como percepcionas o movimento.

A diferênca é que em fotografia, as duas coisas estão interligadas, em video não.

Partilhar Post #68 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 21 Janeiro 2011 - 15:38

Sim, mas não podes ter uma cadência de 120fps com uma velocidade de obturação de 1/50, ou podes?

Partilhar Post #69 luísmiguel

luísmiguel

• Membro

Publicado 21 Janeiro 2011 - 15:49

Sim, mas não podes ter uma cadência de 120fps com uma velocidade de obturação de 1/50, ou podes?

Podes.
Aliás os super slow motion que são filmados a 3000fps, ou mais, por segundo podem não ser filmados a 1/3000.

Partilhar Post #70 Dre

Dre

• Membro
  • Registo: 26/02/2009

Publicado 21 Janeiro 2011 - 17:38

Isso pareceu-me que anda alguma confusão sobre os shutters e velocidades de dslr e video (ou pelo menos eu entendi mal o que disseram).

Como sou preguiçoso para estar a escrever sobre isso deixo este link sobre o assunto (infelizmente em inglês):
http://blog.tylerginter.com/?p=385

Já agora, as câmaras digitais não usam estes shutters, mas sim controlam o tempo do ciclo de carga-leitura-descarga do sensor, que no fundo vai dar mais ao menos ao mesmo, e as regras são semelhantes.

Importante para quem filma com dslr, se querem ter um aspecto semelhante ao vídeo e não uma coisa estranha:
ao filmar a 24fps, definir a velocidade para 1/50, a 30fps: 1/60. E por aí em diante...

Partilhar Post #71 luísmiguel

luísmiguel

• Membro

Publicado 23 Janeiro 2011 - 17:53

Isso pareceu-me que anda alguma confusão sobre os shutters e velocidades de dslr e video (ou pelo menos eu entendi mal o que disseram).

Precisamente por causa destas confusões, que são normais, é que eu disse desde o inicio que um fotografo não está "formatado" para fazer video. Obviamente que tudo se aprende, mas se não se desprender de certas regras, não é facil de compreender.

Como sou preguiçoso para estar a escrever sobre isso deixo este link sobre o assunto (infelizmente em inglês):

Já agora, as câmaras digitais não usam estes shutters, mas sim controlam o tempo do ciclo de carga-leitura-descarga do sensor, que no fundo vai dar mais ao menos ao mesmo, e as regras são semelhantes.

É precisamente isso, mas como disséste e bem, o processo deixou de ser mecânico e passou a ser electrónico, contudo os standards/mededidas por conveniência mantivéram-se os mesmos.
24p

Importante para quem filma com dslr, se querem ter um aspecto semelhante ao vídeo e não uma coisa estranha:
ao filmar a 24fps, definir a velocidade para 1/50, a 30fps: 1/60. E por aí em diante...

A afirmação não está completamente correcta, .
Para Quem filma com DSLRs ou com camaras de video, ou com qualquer outro equipamento que capte movimento, se quizér ter um aspecto semelhante  á  visão humana ao filmar a 24p deve definir a velocidade para 1/50, 30p 1/60 e por ai adiante.

:th_up:

Partilhar Post #72 Dre

Dre

• Membro
  • Registo: 26/02/2009

Publicado 24 Janeiro 2011 - 12:15

A afirmação não está completamente correcta, .
Para Quem filma com DSLRs ou com camaras de video, ou com qualquer outro equipamento que capte movimento, se quizér ter um aspecto semelhante  á  visão humana ao filmar a 24p deve definir a velocidade para 1/50, 30p 1/60 e por ai adiante.

Eu estava a simplificar. O objectivo era dizer um efeito semelhante ao que estamos habituados a ver na TV ou no cinema. E esse é realmente algo que se tentou desde há muito aproximar ao que nos parece "natural"...

Partilhar Post #73 Tonux

Tonux

• Membro
  • Registo: 11/01/2011

Publicado 24 Janeiro 2011 - 15:00

Boas,

Estava a ler numa das nossas revistas nacionais de fotografia, um artigo sobre Eamonn McCabe quando uma frase do próprio me intrigou, é a seguinte:

"Acontece cada vez mais, e é possível que chegue o dia em que todas as fotos da final da Taça são retiradas de vídeo."

Confesso não estar a par do potencial do vídeo para fazer tal coisa, no entanto e mesmo assim custa-me a acreditar que isto seja possível com tantos factores a favor da fotografia, como a profundidade de campo, qualidade da imagem, foco preciso, etc.
Será que os editores de imagem vão dar razão a Eamonn McCabe? O que pensão disto?

Já agora fica o site do fotografo em questão http://www.eamonnmccabe.co.uk/

Para retirar uma imagem de um conjunto delas só para fim de documental, pura e simplesmente ilustrador.

Porque um fotógrafo que se preze de o ser, gosta de captar o momento que ele acha oportuno para variados fins, nomeadamente artísticos/criativos.

O fotógrafo de máquina fotográfica nunca irá desaparecer. A minha máquina permite filmar, mas eu prefiro captar determinados momentos a filmar a cena para depois isolar uma imagem qualquer. Nunca fica como quereríamos. O momento da 'batida da foto' é único e possui aqueles ingredientes que lhe juntámos.

IT Partilhar Post #74 nam

nam

• Membro

Publicado 24 Janeiro 2011 - 15:19

Por experiência, já tinha reparado que os vídeos que ficavam com melhor aspecto era para 24fps a 1/50s. No entanto não fazia ideia da regra dos 180º. Muito bom :th_up:
Por outro lado se estivermos a capturar imagens em vídeo essa regra pode ser quebrada de maneira a ir ao encontro de imagens fixas? De facto não é a mesma coisa que fotografar... 

Partilhar Post #75 censurado

censurado

• Membro
  • Registo: 09/10/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 24 Janeiro 2011 - 17:09

Já agora, eu sei que não tem muito a ver com o assunto do tópico, mas como é relacionado com vídeo aqui a questão. Tenho uma 550D, tenho visto alguns comentários em que o pessoal diz que para se conseguir melhores cenas em slow motion devemos filmar em 720p e 60fps, mas eu não tenho esta opção disponível. Só consigo filmar a 1920x1080 25fps, 1920x1080 24fps, 1280x720 50fps e 640x480 50fps. Como é que filmo a 60fps?

IT Partilhar Post #76 nam

nam

• Membro

Publicado 24 Janeiro 2011 - 18:24

Olá censurado,

Como diz no manual de instruções, a taxa de fotogramas para formato de televisão PAL (Europa, Rússia, China, Austrália, etc.) é de 50 ou 30
Para formato de televisão NTSC (América do Norte, Japão, Coreia, México, etc.) é de 60 ou 25.
Para filmares com 60fps terás de escolher a opção NTSC mas as nossas televisões são sistema PAL, se gravares em NTSC penso que fica sem cor, não sei se dá para gravar em NTSC e alterar na edição para PAL.
Já agora deixo a duvida(?).

Abraço

Partilhar Post #77 aflc

aflc

• Membro
  • Registo: 05/02/2008
    • Local: Porto

Publicado 24 Janeiro 2011 - 19:05

Espero que esta história do shutter de 180 graus (que, já agora, foi um exemplo brilhante  :th_up:) tenha servido de "aviso à navegação".Sempre ouvi dizer que a forma como video retrata movimento é diferente da fotografia. Agora percebo porquê. É tudo fácil, é tudo igual, é tudo o mesmo...só que não é.

E palpita-me que estamos só a tocar na superfície. Aprendam fotografia, aprendam vídeo, aprendam os dois...só não pensem que é fácil, não pensem que são a mesma coisa.

Abraço,
Alexandre

Partilhar Post #78 luísmiguel

luísmiguel

• Membro

Publicado 25 Janeiro 2011 - 01:01

Por outro lado se estivermos a capturar imagens em vídeo essa regra pode ser quebrada de maneira a ir ao encontro de imagens fixas?  

Podemos concerteza,e isso é usado algumas vezes de forma criativa, como no exemplo que está no link que o Dre colocou, no caso foi no filme "o resgate do soldado ryan", onde foi usada uma velocidade de obturação superior é "regra", em algumas cenas nomeadamente as mais "dinamicas" digamos,  mas aqui foi feito deliberadamente e com a intenção  de imprimir um ritmo/sensação parecido com o que supostamente se sentiria numa situação de guerra. Tipo sufoco/stress/desoriêntação/ritmo etc..  Note-se que foi apenas em algumas cenas, felizmente, porque quem ficaria em stress e desorientado, se o filme fosse todo assim eramos nós, os espectadores!! :D

Já agora, eu sei que não tem muito a ver com o assunto do tópico, mas como é relacionado com vídeo aqui a questão. Tenho uma 550D, tenho visto alguns comentários em que o pessoal diz que para se conseguir melhores cenas em slow motion devemos filmar em 720p e 60fps, mas eu não tenho esta opção disponível. Só consigo filmar a 1920x1080 25fps, 1920x1080 24fps, 1280x720 50fps e 640x480 50fps. Como é que filmo a 60fps?

Para perceber melhor a questão convêm interiorizar que o movimento(todo) é uma ilusão de optica, e convêm perceber também o tal fenomeno PHI.

A ideia do slow motion é captar o que acontece acima do tal limite perceptual do cerebro humano.
Um exemplo simples práctico é o truque do "lapis de borracha", que é rigido , mas que quando o fazemos oscilar na ponta dos dedos para cima e para baixo ele parece dobrar como borracha, conheces?  O que acontece é que o nosso cerebro não consegue acompanhar o deslocamento do lapis no espaço desde o ponto A ao ponto B porque este se desloca a uma velocidade superior ao limite perceptual das 48 imagens fixas por segundo.  
Com uma camara que grave a uma cadência de frames superior aos 24p, é mais facil captar essa deslocação, e com mais detalhes, devido ao maior numero de imagens fixas que consegue captar. Na practica e quando esse movimento é exibido com uma velocidade dentro do limite perceptual o movimento do ponto A ao ponto B é exibido detalhadamente.

Olá censurado,

Como diz no manual de instruções, a taxa de fotogramas para formato de televisão PAL (Europa, Rússia, China, Austrália, etc.) é de 50 ou 25
Para formato de televisão NTSC (América do Norte, Japão, Coreia, México, etc.) é de 60 ou 25.
Para filmares com 60fps terás de escolher a opção NTSC mas as nossas televisões são sistema PAL, se gravares em NTSC penso que fica sem cor, não sei se dá para gravar em NTSC e alterar na edição para PAL.
Já agora deixo a duvida(?).

Abraço

Msis uma vez aqui pervalecem as especificações "do antigamente"(ainda que hoje não seja tanto assim.)

Há que distinguir aqui duas coisas:
1ª- Os FPS usados em cinema(24P)
2ª- Os FPS usados em televisão. (25p e 30p,  Pal e NTSC respectivamente) EDIT:[já agora deve haver ai uma gralha nos frames para o formato NTSC, dveria ser 60fps ou 30fps e não 25 como escreves-te]

O problema do NTSC vs PAL a nivel de cores está ultrapassado agora com o HD.
No  entanto e no que toca á cadência de frames as especificações mantêm-se, isto porque a frequencia da corrente electrica é diferente na europa(50HZ) Do que é no japão/USA (60Hz).
Ou seja se se quizer manter o aspecto natural idêntico á visão humana ao repruduzir um video em televisão, na europa devemos usar 25p se for nos States ou no japão devemos usar 30p. Isto em televisão, em cinema a hstória é outra, porque um projector de cinema trabalha com geradores que funciona a uma frequência diferente das "simples" tomada que há em casa do tuga do japonoca ou do Amaricano.

IT Partilhar Post #79 nam

nam

• Membro

Publicado 25 Janeiro 2011 - 10:17

Bom dia,

Tens razão luísmiguel, para NTSC são 60fps / 30fps e não 25fps como escrevi :th_up:

É curioso que nesse fenómeno PHI e na regra dos 180º ambos têm o nº48, coincidência não? um diz respeito a 48fps e outro à velocidade também de 1/48seg mas para 24fps, se for como falas, a tal duplicação de frames dará 24x2 a 1/48seg, bate certo! Se fossem 48fps pela regra dos 180º já teria de ser a 1/96seg. Curioso!

Abraço