Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Garantias e atitude da Canon Portugal

• Por favor inicie sessão para responder
20 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Vitor G Teixeira

Vitor G Teixeira

• Novo Membro
  • Registo: 14/03/2013

Publicado 14 Março 2013 - 14:56

Boa Tarde a todos

Venho alertar para o seguinte, comprei uma camara Canon EOS 650D, em agosto de 2012, em janeiro de 2013, o flash da camara deixou de funcionar, não levantava mostrando o erro 05, levei a camara á loja da Worten onde a tinha comprado, a qual enviou a mesma para os serviços da Canon pois esta está dentro da garantia, qual não foi o meu espanto que passado quase um mês a Worten telefona-me disendo que a Canon tinha apresentado um orçamento de cerca de 82 Euros imputado ao cliente para reparação da camara pois dizem que a camara tinha oxidação no cabeçote do flash o que provocava a avaria. Não concordei e reclamei, tendo a Worten dito que assumia o pagamento do referido valor. Mesmo assim não satisfeito entrei em contacto com a Canon que me disse que iriam fazer chegar o caso as instancias superiores da canon, fui contactado por email por um tal Luis Sintra dizendo que eu iria ter o feedback em breve. passado mais de dez dias entrei em contacto novamente e foi-me respondido friamente que não assumiam a responsabilidade pelo dano e que eu lesse uma série de páginas do manual. Estamos a falar de uma máquina com 6 meses que nunca apanhou uma gota de chuva e encontra-se sempre guardada numa bolsa. Devo dizer que a resposta que deram á Worten foi diferente, dizendo que a avaria do flash tinha sido reparada ao abrigo da garantia e que o orçamento apresentado era porque tinham notado um pouco de oxidação no cabeçote, mas que essa não interferia com a avaria verificada.Á aqui da parte destes senhores "Canon" uma total despreocupação para com o cliente. Gostaria de saber se esta é uma situação normal e que se alguém teve um problema identico o compartilhasse.
Cumprimentos a todos 

Anúncios

Partilhar Post #2 Acruz

Acruz

• Membro
  • Registo: 25/03/2012
    • Local: Expo e Santarém

Publicado 14 Março 2013 - 15:27

Foi boa ideia ter colocado essa questão ocorrida aqui no fórum para conhecimento geral.

Após finalmente da Nikon ter mudado para um pós venda e assistência satisfatório a Canon aparece mais uma vez com os seus problemas.

Embora não seja a primeira vez que a Canon procede assim, aqui há uns anos com uma 350D (tinha 2 dias) também apareceu um problema no sensor e a Canon queria 280€! Foi devolvida diractamente a um distribuidor nacional que a trocou de imediato.

Quanto a Worten teve muito bem no seu papel de vendedor, mais uma vez de uma boa pós venda!

Por vezes perguntam-me porque tendo eu acesso directo á compra de artigos directamente do distribuidor ou importador porque compro na Worten pagando mais caro?
Respondo apenas que como é artigo uso pessoal e não para comercializar, não pago portes, tenho 15 dias para testar e uma garantia 24 meses com a politica de 30 dias darem artigo novo ou o valor em numerário em caso de avaria a coberto pela garantia. Não pago portes para enviar e nem stress, entrego num aloja Worten e aguardo os 30 dias! É mais caro, mas pelo menos nunca existe o se... 

Um exemplo, ainda há 2 horas recebi um e-mail da Worten (sede)que transcrevo:

"Exmo. Senhor xxx,
Antes de mais, pedimos que aceite as nossas mais sinceras desculpas pelo incómodo causado.
Tendo conhecimento que já se deslocou à nossa loja Worten de xxx e que efetuou a troca do referido artigo por um novo, muito nos apraz saber que a situação se encontra resolvida.
Na esperança de que esta situação não comprometa a sua confiança nas nossas lojas e serviços, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Nuno Rodrigues
Diretor de Marketing da Worten"

Partilhar Post #3 mhraposo

mhraposo

• Membro
  • Registo: 08/04/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 14 Março 2013 - 15:38

Mas o problema foi levantado pela Canon? Ou é um importador da Canon?

Partilhar Post #4 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 14 Março 2013 - 16:00

Confesso que tive um certa dificuldade em perceber o texto, pois sem vírgulas... :S

De qualquer forma, uma coisa faz-me confusão.. a Worten inicialmente disse que iria haver custos, mas depois a worten diz outra coisa: que a canon reparou "em garantia" mas que debitou o q afinal?

Cheira-me a esturro do lado da Worten... mas mesmo muito.

Eu cá sempre tratei assuntos da canon directamente.. com a Canon. Posso afirmar que já dei maus tratos ao material e a Canon cumpriu as normas de garantia. Mas lá está, trato sempre como o mesmo representante cá em Portugal  ::)

Partilhar Post #5 FoX80

FoX80

• Novo Membro
  • Registo: 18/09/2012

Publicado 14 Março 2013 - 18:32

Da Canon não tenho qualquer razão de queixa. Aliás, foi precisamente o apoio no pós venda que esta marca fornece, ao contrário do que se passava (como existem  mais variados testemunhos de in(felizes) proprietários de algum equipamento com problemas na marca Nikon) que fez com que optasse por investir os meus €€€€ na Canon.

Experiência mais recente com conhecimento directo, em Janeiro, um colega meu, estando a trabalhar nos Açores, teve um problema (aparentemente) com as cortinas na sua Canon 1100D. A máquina foi comprada em Agosto de 2012, no MediaMarkt de Alfragide.
Contactada telefónicamente a Canon, após algumas despistagens relativamente ao erro e respectiva avaria, prontificaram-se de imediato a efectuar a recolha da máquina, através da DHL. Três semanas depois, foi devolvida na morada indicada nas ilhas, acompanhada da respectiva guia de reparação. Custo 0€.

Há alguns meses, um outro colega, a fazer fotografia nocturna, caíu e escavacou a 18-135mm toda da sua Canon 550D, com os elementos frontais, contra umas rochas... também nas ilhas.
Mesmo o custo da reparação sendo imputado ao próprio, por ser uma queda, não ter seguro e ter passado o tempo da garantia, de igual modo a máquina e a lente (ou o que sobrou), foram recolhidas e devolvido o material todo reparado, em menos de duas semanas. Esse arranjo ficou em 140€, bem mais baixo que uma lente igual nova.
Se contar com o facto de nem teres o transtorno de seres tu a andar à procura de "onde entregar", "onde recolher" ou (no caso do apoio Nikon) "será que é este mês que vou ter de volta o meu material e será que virá mesmo em condições".

É claro que não estou a minimizar o que te aconteceu que efectivamente é inadmissível (faz-me lembrar há uns anos quando a TMN não accionava reparações dentro da garantia, porque os telemóveis apresentavam vestígios de humidade nas boards, coisa que acontece só pelo facto de andar dentro dos bolsos...) mas no cômputo geral, Canon tem sabido defender bem no nosso país a imagem de marca.

IT Partilhar Post #6 Vitor G Teixeira

Vitor G Teixeira

• Novo Membro
  • Registo: 14/03/2013

Publicado 14 Março 2013 - 18:42

Caros Membros
Para esclarecer melhor e pedindo desculpa, pelo Português na primeira mensagem Venho dizer o seguinte. Depois de entregar a camara na Worten para reparação ao abrigo da garantia, passado pouco mais de três semanas recebi um telefonema da mesma dizendo que a Canon tinha enviado um orçamento de reparação imputado ao cliente, porque diziam que o flash não subia devido a um problema de oxidação no cabeçote externo da camara e que tal não estava ao abrigo da garantia. dirigi-me á loja e pedi para ver o orçamento do qual me foi dada uma cópia,este no valor de 81.80 Euros. Tendo eu mostrado a minha discordancia pois a camara sempre teve bom tratamento nunca tendo apanhado chuva nem derrame de liquidos que justifiquem tal oxidação, e estando quando não utilizada guardada na sua bolsa, a Worten contactou-me ao outro dia e disse que como a máquina era muito recente e realmente estranhavam a situação iriam assumir o pagamento do dito valor e entrar em contacto com a Canon pedindo esclarecimentos. quanto ás duvidas se é mesmo a Canon Portugal, passo a mostrar abaixo os dois ultimos emails que me foram enviados por esses senhores. quanto ao reparador sei que é a photostation de Lisboa.Lembro que á data da avaria a camara tinha menos de 6 meses.

Um Abraço

Emails da Canon:

Data:
13/03/2013

Pedido de Serviço:
1-995507046 Exmo. Sr. Vitor Teixeira,
Desde já o nosso obrigado pela sua resposta e opinião.
Apesar de não podermos concordar com a mesma, respeitamos o que nos transmitiu.
A sua EOS 650D foi devidamente analisada por um técnico especializado, não se tendo detetado qualquer defeito de fabrico nos componentes do equipamento. O aparecimento de óxido na parte superior do cabeçote deveu-se seguramente (mesmo que inadvertidamente) a exposição (na utilização ou armazenamento) a humidade, líquido ou fenómeno de condensação.
Sabemos que se trata de uma situação desagradável, mas infelizmente estas situações não estão relacionadas com defeito de material ou de fabrico e não são cobertas pelas condições de garantia.
O equipamento cumpre as especificações e condições de funcionamento que são anunciadas pelo fabricante e o mesmo deverá ser utilizado e armazenado de acordo com as recomendações constantes do manual de instruções, sendo que estes procedimentos previnem o aparecimento de anomalias futuras.
Certos da sua melhor atenção e compreensão para o exposto.
Lamentando não podermos ir de encontro com as suas expectativas.
Com os nossos melhores cumprimentos,
L. Sintra
Canon Services & Support

Data:
12/03/2013

Pedido de Serviço:
1-995507046 Exmo. Sr. Vitor Teixeira,
Agradecemos a sua resposta e os seus contactos.
Após verificação do processo junto do Centro de Assistência, verificamos que por indicação da loja, o equipamento foi limpo e reparado, tendo sido devolvido à mesma, sendo que a informação que temos é de que não lhe será debitado qualquer valor pela reparação efetuada, apesar de a anomalia ter sido causada por exposição a líquido, humidade ou condensação.
Informamos que o equipamento em questão não é estanque nem à prova de água, pelo que na sua utilização deve ser tido em conta as recomendações constantes das páginas 16, 55, 337, 338, 343, 344, 345 e 346 do manual de instruções.
Pelo atrás exposto, lamentamos não poder dar provimento à reclamação apresentada.
Certos da sua melhor compreensão.
Com os nossos melhores cumprimentos,
L. Sintra
Canon Services & Support
Suporte via telefone:
Tel: 21 424 51 90
Horário de Funcionamento: 09:00 - 17:00 hrs (De segunda a sexta-feira)

Partilhar Post #7 Sergio Maia

Sergio Maia

• Membro
  • Registo: 29/01/2008
    • Local: Maia

Publicado 14 Março 2013 - 19:01

...No que precisei da Canon Porto, oficial, dentro e fora da garantia foram sempre correctissimos...

Até ver, estou satisfeito!  :th_up:

Partilhar Post #8 Vítor Duarte

Vítor Duarte

• Novo Membro
  • Registo: 26/03/2013

Publicado 26 Março 2013 - 00:41

Boa noite a todos,
Este topico despertou-me a curiosidade de o ler e o que vejo é que isto parece que é uma roleta russa de sorte/azar. O topico é sobre a cannon mas o tema parece que se pode enquadrar com no meu problema.
Tenho uma nikon d3100 e tive o azar de se avariar, funciona tudo bem, foca normalmente, dispara o flash normalmente mas não aparece foto no visor e quando tento passar do cartão para o pc aparece tudo preto, como se fosse uma foto toda preta.
Entretanto levei para ver o que se passava porque a maquina tem menos de 6 meses e eu sempre tive o maximo cuidado com ela e entretanto recebo uma msg com um tal orçamento de reparação da modica quantia de 270€!!! e alegam eles que foi de uma queda ou choque. Tenho a certeza que nunca deixei a maquina cair em lado nenhum nem bati com ela contra nada, a maquina não tem um arranhão, não tem nada que se aponte e justificam que eu a deixei cair... parece que não acontece só comigo e que há mais pessoal com a mesma queixa do serviço que devia fazer a reparação. Enfim, há coisas que não se entendem e agora ainda estou a aguardar uma resposta mais concreta por parte da nikon e espero sinceramente que isto se resolva da melhor forma.

Partilhar Post #9 nelsitop

nelsitop

• Membro
  • Registo: 03/04/2015

Publicado 05 Abril 2015 - 17:11

Já lá vão dois anos desde que iniciaram este tópico mas vou na mesma contribuir com o meu caso, já que pelos vistos as coisas continuam muito parecidas.

Comprei uma 100d em novembro de 2014 e logo desde o inicio reparei que as fotos não ficavam perfeitamente nítidas, quando eu ainda por cima tenho a comparação com uma 1000d já com 6 anos e que fazia melhores fotos do que a 100d.

Resolvi também enviar a maquina para reparação. A unica coisa que fizeram foi a recolocação do sensor, o que deixou o problema mais ou menos na mesma. A parte engraçada aqui, que não tem graça nenhuma, foi a parte plastica da maquina ter chegado toda cheia de pequenos riscos, a lente foi devolvida sem qualquer protecção, apenas dentro de um saco plastico, e o espelho do sensor ter chegado todo cheio de pó e com 2 ou 3 bocadinhos penso que de esferovite agarrados.
Além da maquina ter voltado com o problema, agora vou ter de andar a limpar o sensor... numa maquina com 1500 fotos tiradas...

Partilhar Post #10 jVIDIA

jVIDIA

• Membro
  • Registo: 29/05/2009
    • Local: Cascais

Publicado 07 Abril 2015 - 18:38

Onde foi essa reparação?

Partilhar Post #11 nelsitop

nelsitop

• Membro

Publicado 07 Abril 2015 - 23:11

Onde foi essa reparação?

A minha? Na Worten do Rio Sul.

Partilhar Post #12 Sergio Conceiçao

Sergio Conceiçao

• Membro
  • Registo: 18/05/2010

Publicado 07 Abril 2015 - 23:15

Já lá vão dois anos desde que iniciaram este tópico mas vou na mesma contribuir com o meu caso, já que pelos vistos as coisas continuam muito parecidas.

Comprei uma 100d em novembro de 2014 e logo desde o inicio reparei que as fotos não ficavam perfeitamente nítidas, quando eu ainda por cima tenho a comparação com uma 1000d já com 6 anos e que fazia melhores fotos do que a 100d.

Resolvi também enviar a maquina para reparação. A unica coisa que fizeram foi a recolocação do sensor, o que deixou o problema mais ou menos na mesma. A parte engraçada aqui, que não tem graça nenhuma, foi a parte plastica da maquina ter chegado toda cheia de pequenos riscos, a lente foi devolvida sem qualquer protecção, apenas dentro de um saco plastico, e o espelho do sensor ter chegado todo cheio de pó e com 2 ou 3 bocadinhos penso que de esferovite agarrados.
Além da maquina ter voltado com o problema, agora vou ter de andar a limpar o sensor... numa maquina com 1500 fotos tiradas...

referes-te a que assistência da canon em particular?

Partilhar Post #13 nelsitop

nelsitop

• Membro

Publicado 07 Abril 2015 - 23:19

referes-te a que assistência da canon em particular?

Foi a FotoStation Lda., que pelos vistos é agente autorizado Canon. Não compreendo o estado em que a maquina me chegou às mãos.. com riscos nos plásticos, com o sensor mais sujo do que quando a enviei, e a lente vinha ao deus dará, sem qualquer proteção.

Partilhar Post #14 Sergio Conceiçao

Sergio Conceiçao

• Membro
  • Registo: 18/05/2010

Publicado 08 Abril 2015 - 09:35

Foi a FotoStation Lda., que pelos vistos é agente autorizado Canon. Não compreendo o estado em que a maquina me chegou às mãos.. com riscos nos plásticos, com o sensor mais sujo do que quando a enviei, e a lente vinha ao deus dará, sem qualquer proteção.

Pelos vistos não fui o único a ter uma má experiência com eles... Enviei para lá uma máquina para limpeza de sensor, pedi para ver se estava pronta no dia x, disseram-me que sim, fartei-me de gastar dinheiro em telemóvel para eles não se esquecerem e para ver se podiam apressar o serviço, sempre me garantiram que a máquina estava pronta nesse dia, quando chegou o dia esqueceram-se de enviar a máquina. Depois tentaram envia-la num sábado, empurraram a culpa para cima da transportadora e com isto tudo a máquina chegou no sábado mas não à hora prevista... Após isso telefonei para lá e curiosamente a chamada caía sempre... Até que ao fim de várias tentativas, lá atenderam e falaram comigo, fui então tratado friamente, de certa forma até arrogante por um senhor de lá... Sinceramente fiquei bastante desiludido com o serviço.

Partilhar Post #15 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 08 Abril 2015 - 09:48

Agora fiquei baralhado.. a máquina foi entregue na Worten ou na PhotoStation?

Partilhar Post #16 nelsitop

nelsitop

• Membro

Publicado 08 Abril 2015 - 19:16

Agora fiquei baralhado.. a máquina foi entregue na Worten ou na PhotoStation?

A maquina foi entregue na Worten pois está na garantia e foi lá que comprei. No entanto a Worten enviou para a PhotoStation. A Worten é um mero intermediário entre o cliente e o reparador oficial.

Partilhar Post #17 jVIDIA

jVIDIA

• Membro
  • Registo: 29/05/2009
    • Local: Cascais

Publicado 08 Abril 2015 - 21:25

À uns anos, quando tive um problema numa 500D, ainda em garantia, fui directamente à Canon em Alvalade (PhotoStation) e foram impecáveis!

Na própria folha de entrada ficou registado o estado impecável sem qq risco da máquina para se confirmar o mesmo após arranjo e tal verificou-se! Foi-me entregue tal como a deixei.

Por isso acho estranho esses relatos. Só se algo mudou na qualidade do serviço prestado.

Agora comprei uma 70D na Worten e se após os 30 dias tiver algum problema tal será tratado directamente com a assistência oficial da Canon, não gosto de "intermediários" ;) Claro que quem mora longe de Lisboa tem de tratar com loja onde comprou.

Quanto à qualidade de serviço da Worten só tenho a falar bem até hoje!

Como exemplo disso ... esta 70D teve uma 1ª encomendada no dia 1 de Abril na mega promo de -20% (promo apenas nesse dia!) Por eu não ter conseguido pagar a tempo (nos 4 dias seguintes) via MB a encomenda feita nesse dia .... foi cancelada. Ontem após explicação do sucedido, foi-me concedido o mesmo desconto!

A isto chamo "ter foco no cliente" e não olhar apenas ao lucro!

Se já gostava da Worten, agora estou fã :D

Podiam ter-me mandado dar uma volta ao bilhar grande mas não o fizeram!

Há sitios mais baratos sim, mas depois quando algo é preciso resolver é o cabo dos trabalhos.

Prefiro pagar um pouco mais (este nem foi o caso pois nem lá fora se consegue este preço que tive pela 70D) e ter um melhor atendimento pós venda!

Editado por jVIDIA, 08 Abril 2015 - 21:44 .

Partilhar Post #18 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 09 Abril 2015 - 20:26

Comprei uma 1100D na Staples em Valongo, passados uns 17/18 dias deu um erro que não me lembro qual, fui à Staples fazer a reclamação à qual responderam prontamente e enviaram para Lisboa (não sei o nome do representante). Passados uns quase 30 dias chegou, entregaram-me um documento da reparação por causa da nova garantia e a dizer que levou um obturador novo. Está sem qualquer problema até hoje.

Para mim foi ótimo o serviço de pós venda e garantia.  

Partilhar Post #19 repfotocentro

repfotocentro

• Membro
  • Registo: 30/05/2014
    • Local: Zona centro

Publicado 27 Abril 2015 - 21:33

Já o disse muitas vezes mas vou repetir aqui mais uma vez o assunto. As lojas só querem é vender!!!! É esse o objectivo delas é para isso que elas existem. Assistências é 1 "mal" nessecário. Se o equipamento tiver que ser sujeito a intervenção técnica deve-se evitar a loja. Muitas das vezes atrasa o processo, podem haver problemas de transporte, perda de acessórios, não fazem nada para além de registar o equipamento e enviar para assistência, imensas vezes cobram comissões. Quanto ás oxidações são situações que ocorrem, mesmo que se tenha algum cuidado. Podia ter-lhes pedido registo fotográfico da área danificada, isto se o equipamento já tivesse sido fechado e estivessem dispostos a abrir-lo novamente para fotografar......

Partilhar Post #20 renato santos

renato santos

• Novo Membro
  • Registo: 13/03/2015
    • Local: covilhã

Publicado 18 Novembro 2015 - 02:11

Olá a todos. A minha canon 70d apresenta nas fotos, no ecra da camara e no pc, mais de 40 pixels fornicados (brancos, azuis, vermelhos) quando faço fotos de longa exposição.
Ela está na garantia e na primeira vez que foi para reparar, disseram que trocaram o sensor (granda treta), mas as fotos continuam com o mesmo problema e com os mesmos pontos luminosos exatamente nos mesmos sítios.
No dia seguinte e após verificar que a troca do sensor tinha sido mentira, enviei a câmara para reparar mais uma vez. Chegou hoje e no relatório da fotostation diz que a câmara está a trabalhar muito bem, a máquina não tem problema nenhum e que os pontos a que me refiro é devido ao ISO elevado que eu supostamente utilizo nas fotos, quando na verdade uso sempre o ISO mais baixo(ISO100).
Da worten não tenho muitas razões de queixa, mas do reparador da canon tenho muitas. É que só um ségueta é que não vê aquela [auto removido] toda.Uma vergonha
Mas o que vale é que fiquei com o relatorio da primeira reparação, em que afirmam que trocaram o sensor quando foi mentira, e tenho fotos de antes e depois de cada reparação. Não vou ficar por aqui, tenho de me informar junto à DECO!