Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

ABC da fotografia em RAW

• Por favor inicie sessão para responder
34 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 dulac

dulac

• Novo Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Porto do Dragão

Publicado 06 Janeiro 2009 - 17:43

Ivan, os meus parabens,( ou estou parabenizando você, como falam aí) pela sequencia de seus artigos.
O mérito é de estarem escritos em português, mas principalmente o estarem numa linguagem acessível e muito bem escritos.
Há já uns bom par de anos que fotografo expondo para a direita mas sem nunca ter efetuado testes com a minha camera. Se estou a fotografar paisagem posso por a camera em +1 a +1,6EV e se for em estudio para retrato faço só +0,7 a +1EV. Como você fala no artigo não há sempre necessidade de ir aos extremos e arriscar demais.

A parte pratica mais interessante do seu artigo é quando diz "O primeiro passo é analisarmos as cenas para identificarmos a mais alta luz do contexto". Isso se adquire com pratica mas depois é um processo automatico. Essa pratica é comum em pessoas como eu que começaram quando as cameras existentes só tinham spot meters.

No digital só tivemos que ser reprogramados nas latitudes de exposição admissiveis!

Parabens mais uma vez!

Anúncios

IT Partilhar Post #22 Ivan de Almeida

Ivan de Almeida

• Membro
  • Registo: 18/11/2008

Publicado 07 Janeiro 2009 - 21:09

Prezados;

Muito obrigado pelos comentários. O blog vai recebendo gradativamente material, sem pressa, e espero que em um futuro não muito distante ele tenha bastante coisa para ler e pesquisar. Primeiro é preciso cumprir o roteiro básico da conversão do RAW, depois fica até mais interessante a discussão de detalhes, comparações, etc.

Partilhar Post #23 Jpalas

Jpalas

• Membro
  • Registo: 25/12/2008
    • Local: Entradas

Publicado 20 Janeiro 2009 - 23:20

Muitos Parabéns  :mestre:

Blog bastante "bebível" e com muita "proteína" o ideal para um iniciante como eu.

Vou acompanhar a 100% (já adicionado aos favoritos) :th_up:

IT Partilhar Post #24 Ivan de Almeida

Ivan de Almeida

• Membro

Publicado 18 Maio 2009 - 20:18

Prezados Amigos:

Depois de um período de quase cinco meses desde a última atualização, anteontem subi para o ABC da Fotografia em RAW uma atualização importante, um artigo longo e ilustrado a respeito de certas questões pouco conhecidas do processamento das imagens feitas em RAW.

O artigo chama-se O RAW e o Raw, e o endereço é:
http://123rawfotos.wordpress.com/etc/o-raw-e-o-raw/

Abraços em todos,
Ivan

Partilhar Post #25 gehn

gehn

• Membro
  • Registo: 29/10/2008

Publicado 18 Maio 2009 - 20:54

Prezados Amigos:

Depois de um período de quase cinco meses desde a última atualização, anteontem subi para o ABC da Fotografia em RAW uma atualização importante, um artigo longo e ilustrado a respeito de certas questões pouco conhecidas do processamento das imagens feitas em RAW.

O artigo chama-se O RAW e o Raw, e o endereço é:
http://123rawfotos.wordpress.com/etc/o-raw-e-o-raw/

Abraços em todos,
Ivan

Excelente artigo. Já agora é possível informar quais os softwares que permitem a edição do raw antes do demosaic? Obrigado.

IT Partilhar Post #26 Ivan de Almeida

Ivan de Almeida

• Membro

Publicado 18 Maio 2009 - 21:57

Excelente artigo. Já agora é possível informar quais os softwares que permitem a edição do raw antes do demosaic? Obrigado.

Nenhum.

Tudo o que você pode fazer é escolher o método de demosaico, variando o conversor de RAW. Aconselho -eu gosto muito - o TAWTherapee, que é inclusive gratuito e o tratamento do "tiff-interno" é em modo lab.

Todas as conversões, sejam por que conversor forem, ficarão com aquela cara escura e verde.

Partilhar Post #27 gehn

gehn

• Membro

Publicado 19 Maio 2009 - 00:29

Nenhum.

Tudo o que você pode fazer é escolher o método de demosaico, variando o conversor de RAW. Aconselho -eu gosto muito - o TAWTherapee, que é inclusive gratuito e o tratamento do "tiff-interno" é em modo lab.

Todas as conversões, sejam por que conversor forem, ficarão com aquela cara escura e verde.

Depreendo com a resposta que um ficheiro Raw sem demosaic não seja representável gráficamente?

IT Partilhar Post #28 Ivan de Almeida

Ivan de Almeida

• Membro

Publicado 19 Maio 2009 - 13:43

Depreendo com a resposta que um ficheiro Raw sem demosaic não seja representável gráficamente?

O único programa que mostra o RAW não demosaicado é o SharpRAW (entre os que conheço), e foi de um preview dele (porque não tenho o programa, e o demo só me deixa ver o preview, não exporta) que tirei a imagem 1 do artigo na qual aparece a matriz de bayer não demosaicada.

Mas nenhum deles faz qualquer edição sobre essa Matriz de Bayer, nem modifica o demosaico a partir das setagens que fazemos no conversor. Este é um dos pontos fulcrais do artigo, alertar para isso, porque as pessoas pensam que estão fazendo uma conversão sobre medida, e não é assim, estão fazendo sempre uma conversão básica e sempre a mesma, e somente depois que começam as transformações, naquilo que chamei de Tiff-interno. Só que essa etapa do Tiff interno é invisível, então a maioria supõe que está tratando o RAW.

Partilhar Post #29 gehn

gehn

• Membro

Publicado 19 Maio 2009 - 14:49

O único programa que mostra o RAW não demosaicado é o SharpRAW (entre os que conheço), e foi de um preview dele (porque não tenho o programa, e o demo só me deixa ver o preview, não exporta) que tirei a imagem 1 do artigo na qual aparece a matriz de bayer não demosaicada.

Mas nenhum deles faz qualquer edição sobre essa Matriz de Bayer, nem modifica o demosaico a partir das setagens que fazemos no conversor. Este é um dos pontos fulcrais do artigo, alertar para isso, porque as pessoas pensam que estão fazendo uma conversão sobre medida, e não é assim, estão fazendo sempre uma conversão básica e sempre a mesma, e somente depois que começam as transformações, naquilo que chamei de Tiff-interno. Só que essa etapa do Tiff interno é invisível, então a maioria supõe que está tratando o RAW.

Obrigado pelas explicações. O artigo está realmento muito bom, bem como todos os outros. Parabéns.

Partilhar Post #30 besnagas

besnagas

• Membro
  • Registo: 06/09/2009
    • Local: Mação

Publicado 16 Setembro 2009 - 21:11

Muito bom, estou a pensar mudar para RAW, mas sinceramente nao sabia nada acerca deste formato, agora estou a perceber umas coisitas  :mestre:

Partilhar Post #31 Interlock

Interlock

• Novo Membro
  • Registo: 20/01/2011
    • Local: Setúbal (Portugal)

Publicado 11 Agosto 2011 - 20:32

Muito boa contribuição!

É sempre bom ver como a (boa) informação é partilhada e assim muitas pessoas podem usufruir dela ... aprender, obter dicas, comparar métodos ... e, sobre todo, desfrutar da fotografia.

Já adicionai aos meus links de favoritos, para ler logo com mais calma.

Parabéns pela ideia e força para continuar no caminho!

Partilhar Post #32 jslobo

jslobo

• Membro
  • Registo: 13/06/2010

Publicado 03 Setembro 2011 - 22:29

Gostei. Aconselho vivamente.

Partilhar Post #33 atpinto

atpinto

• Membro
  • Registo: 23/12/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 04 Setembro 2011 - 00:03

Não vou repetir, subscrevo, obrigado Ivan pelo bom trabalho.

1abç

Partilhar Post #34 Barroco

Barroco

• Membro
  • Registo: 23/09/2011
    • Local: Lamego

Publicado 16 Fevereiro 2012 - 16:31

Era mesmo isto que estava á procura
:mestre: :mestre:

Partilhar Post #35 raphistar

raphistar

• Membro