Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Ainda olham para as Reflex como a única opção?

• Por favor inicie sessão para responder
195 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 Picacuca

Picacuca

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 07 Março 2013 - 16:25

O tópico já vai algo longo e não tenho tempo agora para ler todos os testemunhos, de modo que deixo apenas o meu: actualmente, como equipamento digital possuo uma canon 5D e uma Leica D-lux 4. E costumo dar muito mais trabalho à Leica que à Canon, estando esta última reservada para casos de trabalho profissional, onde o cliente esteja a ver a câmara com que trabalho. :D
Mas também devo esclarecer que não trabalho para publicidade/moda, onde as caracteisticas de um sensor full-frame são importantes, tanto no que respeita às ampliações que permite, como na possibilidade de jogar com ópticas e profundidades de campo diferentes. Ao contrário disso, o (ainda pouco) trabalho profissional que vou fazendo, é destinado maioritáriamente ao consumidor final, com a consequente pequena dimensão pedida nas provas, e para esses casos, a minha compacta cumpre muito bem com as exigências.
Já em projectos pessoais, então aí é que é mesmo raríssimo usar a canon, a leica tem-me satisfeito em pleno, e mesmo em algumas situações (tal como em fotografia de rua) com vantagens práticas em relação à canon, essencialmente pela sua maior portabilidade.

Saliento ainda que, o meu caso não é o caso de todos os profissionais ou de amadores de fotografia, sejam iniciantes ou avançados, e cada um deve saber usar o equipamento que mais se adequa às suas necessidades/aspirações, sendo que, qualquer caixa que faça imagens pode ser útil, dependendo do tipo de imagem que se pretende tirar dela. 

Picacuca  

Anúncios

Partilhar Post #42 vlbphoto

vlbphoto

• Membro
  • Registo: 30/01/2008
    • Local: Lisboa
    • http://www.vlbphoto.com/

Publicado 22 Julho 2013 - 20:45

A problemática das reflex é simples de explicar!

São as únicas que conseguem equilibrar o conjunto Qualidade/Preço/Quantidade de escolha de objetivas/Peso/Assessórios . Ao que podemos dar o nome de Versatilidade geral!

Com o aumento da qualidade dos sensores, tipo D800 a médio e grande formato passarão a segundas escolhas!

Muitos passarão a dizer! Se consigo fazer exatamente o mesmo com uma reflex que com uma médio ou grande formato, serei um idiota ou masoquista em gastar rios de dinheiro e em consultas de ortopedia!

Partilhar Post #43 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 22 Julho 2013 - 21:19

Uso muito mais uma compacta do que uma reflex mas nunca me desfarei da reflex porque ela é mais fiel e mais apta a certos trabalhos de alguma responsabilidade e principalmente exigências de focagem rápida, fiabilidade de material, duração de bateria, etc, etc.

Se me dissessem; é obrigado a optar por uma máquina apenas, não hesitaria, reflex com certeza!

Partilhar Post #44 Mário Tendeiro

Mário Tendeiro

• Novo Membro
  • Registo: 01/06/2012
    • Local: Alentejo

Publicado 26 Julho 2013 - 11:17

eu não sou a melhor pessoa para debater este assunto, mas no meu caso, desde pequeno que sempre gostei de fotografia, mas nunca tive a oportunidade de ter maquinas, pois os meus pais não me financiavam tal coisa, depois de começar a trabalhar comprei uma finepix s2950 (há cerca de 1 ano e sem comparação com uma HS30EXR) entretanto fui aprendendo e lendo e explorei praticamente toda a maquina, e há uma semana comprei uma 600D pois sentia-me muito limitado ao iso, focagens, velocidade no disparo/ focagem...

Com o passar do tempo, uma bridge penso que se ira tornar monótona, caso se queira fotografar para o resto da vida, ao contrario de uma reflex que se vai comprando material e vão ficando sempre mais ou menos atualizadas 

peço desculpa se não estou a falar corretamente, pois sou muito novato, mas este é o meu ponto de vista

Partilhar Post #45 rv_devil

rv_devil

• Novo Membro
  • Registo: 12/07/2013
    • Local: Gondomar, Porto

Publicado 28 Julho 2013 - 22:20

Boas.

Tal como ja foi dito, é um tema que nunca mais acaba.

As decisões vão certamente depender de cada um e de cada orçamento principalmente!

Como pessoa que gosta de fotografar tudo e mais alguma coisa, uma compacta ou uma bridge apenas desenrascam e servem para brincar, mas pouco...

Ambas são muito limitadas, enquanto uma DSLR se for minimamente razoavel com um bom sensor de 12Mp/14Mpx que servem certamente qq propósito e apenas com o tempo, terás que procurar/adaptar objectivas que sirvam os teus objectivos e tas pronto..

E por norma as grandes marcas também lançam adaptadores para as novas lentes nos corpos antigos....

Sem duvida se tivesse que optar entre uma bridge de topo ou uma DSLR entrada de gama preferia a DSLR sem pestanejar!

Cumps Devil

Partilhar Post #46 HibridO

HibridO

• Membro
  • Registo: 24/06/2007

Publicado 29 Julho 2013 - 15:06

Acho que as mirrorless vão dar porrada no mercado das DSLR... mas posso estar enganado...

Algumas já têm View Finders electronicos muito bons, sensores de DSLRs, sapata de flash externo, grande compatibilidade de lentes. Cada vez temos mais motivos para optar por uma mirrorless e não uma DSLR.

Acho que assim que os fabricantes de lentes se virarem a serio para este mercado, as DSLRs vão começar a perder bastante mercado dos amadores entusiastas e semi-pros.

Acho que o estigma "Se gostas de fotografia tens que ter uma DSLR" tem os dias contados.

Partilhar Post #47 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 31 Julho 2013 - 14:36

Acho que as mirrorless vão dar porrada no mercado das DSLR... mas posso estar enganado...

Algumas já têm View Finders electronicos muito bons, sensores de DSLRs, sapata de flash externo, grande compatibilidade de lentes. Cada vez temos mais motivos para optar por uma mirrorless e não uma DSLR.

Acho que assim que os fabricantes de lentes se virarem a serio para este mercado, as DSLRs vão começar a perder bastante mercado dos amadores entusiastas e semi-pros.

Acho que o estigma "Se gostas de fotografia tens que ter uma DSLR" tem os dias contados.

As mirrorless têm isso tudo, mas o que é que têm a mais que uma dslr?

Eu vejo muitas situações em que a mirrorless seria melhor. Mas em alguns casos, para ser igual, não se ganha nada.

Partilhar Post #48 HibridO

HibridO

• Membro

Publicado 31 Julho 2013 - 15:28

As mirrorless têm isso tudo, mas o que é que têm a mais que uma dslr?

Eu vejo muitas situações em que a mirrorless seria melhor. Mas em alguns casos, para ser igual, não se ganha nada.

Se fizerem tudo o que uma SLR, mas de uma forma muito mais portatil, ja ganharam. :) 

Portanto a resposta é, não precisam ser melhores que as dSLR. as dSLR vão ser sempre o topo. isso não ha duvida.

Agora se fizerem tudo o que tu precisas, e neste momento ja fazem, podem ainda não faze-lo tão bem como uma dSLR, mas estão bem perto, sem teres que com um corpo pesado e grande.

Partilhar Post #49 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 01 Agosto 2013 - 01:10

Se fizerem tudo o que uma SLR, mas de uma forma muito mais portatil, ja ganharam. :)

Portanto a resposta é, não precisam ser melhores que as dSLR. as dSLR vão ser sempre o topo. isso não ha duvida.

Agora se fizerem tudo o que tu precisas, e neste momento ja fazem, podem ainda não faze-lo tão bem como uma dSLR, mas estão bem perto, sem teres que com um corpo pesado e grande.

Mas não ter um corpo pesado e grande também faz com que sejam menos ergonómicas e estáveis. O que para um fotógrafo também pode ser visto como um ponto negativo. 

Para muitos dos amadores que compram aquelas máquinas de entrada de gama, com lentes kit e nunca mais trocam nada disso, já à anos que havia compactas muito interessantes. 

Acho que se vai ver muita rejeição a essas mirrorless porque não têm o aspecto... Acho que muita gente vai dizer "por 500€ compro aquela que é maior e é como a dos profissionais".

Um dos campos em que as mirrorless podiam ser uma mais valia era em fotografia de espetáculos e fotografia de rua. Realmente oferecer algo que uma slr não oferece. Sem espelho, sem barulho, certo? Tenho uma nex3N que tem um som de obturador digital que não dá para desligar.. e mesmo o som do obturador físico é ruidoso. Não sei se serão todas assim, mas aquela deixou-me muito incomodado da primeira vez que experimentei. 

Partilhar Post #50 RCarneiro

RCarneiro

• Membro
  • Registo: 08/04/2013
    • Local: Carl Zeiss Jena
    • Sou pobre, não tenho uma Zeiss.

Publicado 01 Agosto 2013 - 13:45

Realmente isso é uma grande estupidez, mas lá está, de certeza que foi para convencer as massas que é uma boa câmera.

Daí câmeras como a Lumix G7, a Nikon V2, etc...

Partilhar Post #51 vlbphoto

vlbphoto

• Membro

Publicado 01 Agosto 2013 - 19:48

O grande problema dessas maquinas (V2) é por exemplo a escassez de objectivas! Muito provavelmente não faltam para muita gente, mas... para mim... Uma 135 e uma 85 para uns concertos e retratos, uma macro e foles, umas lentes com correcção de perspectiva, não tem Commander mode CLS, Só me tira 300 fotos por carga! Não pode levar um punho para ter um botão disparador vertical, Como fotografo 95% em manual, sinto falta dos rollers para abertura e velocidade em separado, O nef é só de 12 bits, Isto para não falar de outras maleitas por aqui já referidas! Esse tipo de maquinas servem... nem sei para que servem... são pontos avançados das compactas tradicionais por agora!

Raios nem parece que sou Nikonista :) Mas cada macaco no seu galho! Cada maquina dentro do seu segmento!

Mas isto é um reflex maníaco a falar!

Partilhar Post #52 recycle bin

recycle bin

• Membro
  • Registo: 20/09/2011

Publicado 02 Agosto 2013 - 00:27

o problema das mirroless é que estão ainda muito verdes, mas têm um potencial enorme, aliás, são o futuro, e daqui a uns anos teremos as SLR's como um produto de nicho, tal como as de filme o são hoje

A grande vantagem das SLR's é existirem à decadas, e já têm a tecnologia e um ecossistema maduros, mas uma DSLR é tipo um frankenstein, tecnologia herdada do analógico adaptada ao digital, digamos que são a transição, a abrir caminho para as futuras mirroless profissionais, com corpos maiores e mais ergonómicos, com global shutter, fulltime AF (sem ser bloqueado cada vez que o espelho levanta), visores electrónicos melhores que os ópticos, FPS insanos...etc, têo o potencial de serem melhores em tudo que as DSLR, mas hoje ainda não o são (excepto no peso e tamanho)

Partilhar Post #53 vlbphoto

vlbphoto

• Membro

Publicado 03 Agosto 2013 - 13:34

As maquinas mirrorless são perfeitas para andarem no bolso e servirem para o que servem neste momento! Fotografia despreocupada!

Primeiro que tudo isso que dizes RB, preferia antes ter uma forma simples de calibrar o ecrã da maquina fotográfica para não ter de andar com outros meios de visionamento ás costas!

Partilhar Post #54 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 06 Agosto 2013 - 13:54

O que eu mais valorizo  numa máquina fotográfica é a ausência de lag em todos os aspectos, desde o momento de ligar ao momento de focar e ao momento de accionar o obturador.

Não vejo quase ninguém a queixar-se dos lagues, deve ser defeito meu ou talvez de eu vir das máquinas analogicas sem baterias, sem zooms motorizadosm, e sem autofocos.

Estes preciosos décimos de segundo que em alguns casos são segundos fazem-me perder preciosidades principalmente a fotografar pessoas e especialmente crianças.

Levei imenso tempo a passar para a fotografia digital por causa disto pois as primeiras máquinas que comprei, por sinal bem caras, tinham lag com fartura e isso fazia-me regressar às analógicas.

Chegou o tempo em que as DSLRs de topo quase sem lag começaram a ser acessiveis em termos de preço e comprei uma 5DII que ainda mantenho e manterei por mais alguns anos.

Em busca de algo mais leve e discreto para o dia a dia apanhei algumas decepções devido ao atraso em quase todos os aspectos de funcionamento destas pequenas ma´quinas.

Quase ou mesmo tão rápida a focar como a 5D, a Ricoh GR, que tenho usado últimamente à experiência tem-me agradado muito em muitos aspectos e em especial em termos de ausência de lagues especialmente quando uso a focagem instantânea.

Não quero dizer com isto que esta máquina substitua a DSLR, nem por sombras. Mas no particular, que para mim é muito importante, da ausência ou minimização de tempos de espera, esta compacta rivaliza muito bém com as DSLR de topo.

Partilhar Post #55 tyler_durden_pt

tyler_durden_pt

• Membro
  • Registo: 31/01/2008
    • Local: Porto

Publicado 06 Agosto 2013 - 15:55

Se fizerem tudo o que uma SLR, mas de uma forma muito mais portatil, ja ganharam.

Não necessariamente, depende do objetivo e das preferências. Pessoalmente prefiro, para fotografia "séria", uma câmara grande e relativamente pesada - não com 3 ou 4 kgs, como alguns, mas com um peso e tamanho consideráveis, que tornem mais fácil e estável segurar a câmara e enquadrar imagens. Para fotografia de viagem, de rua ou "snapshots", claro que prefiro uma câmara pequena também. Mas sublinho que uma câmara grande e pesada não é necessariamente pior (na minha opinião).

Partilhar Post #56 Carlos35

Carlos35

• Novo Membro
  • Registo: 22/08/2013

Publicado 23 Agosto 2013 - 13:30

Todas essas compactas ou  bridge com super zoom, não tem capacidade para chegar á qualidade de imagem duma Slr ou Csc, já tive várias bridge com zoom até 40x, até porque se as objetivas dessas máquinas igualassem a qualidade de imagem das objetivas intermutáveis, não se justificava gastar centenas ou milhares de euros em objetivas de 400mm, 800mm, etc. Na minha opinião qualidade razoável só a partir de Aps-c para cima. É a minha opinião como amador.

Partilhar Post #57 HibridO

HibridO

• Membro

Publicado 23 Agosto 2013 - 13:50

Todas essas compactas ou  bridge com super zoom, não tem capacidade para chegar á qualidade de imagem duma Slr ou Csc, já tive várias bridge com zoom até 40x, até porque se as objetivas dessas máquinas igualassem a qualidade de imagem das objetivas intermutáveis, não se justificava gastar centenas ou milhares de euros em objetivas de 400mm, 800mm, etc. Na minha opinião qualidade razoável só a partir de Aps-c para cima. É a minha opinião como amador.

Mas já há CSC com sensores APS-C, até mesmo compactas... 

Meteste as dslr e as csc no mesmo saco...

Partilhar Post #58 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 23 Agosto 2013 - 18:21

Até pode chegar o dia em que uma compacta tenha a mesma qualidade que uma D800E. E já não anda longe, na realidade, parece que se chama Sigma DP3 Merrill...

Mas enquadrar com uma compacta é um exercício que já me é muito estranho, parece até que as mãos tremem todas. Gosto que a câmara seja uma extensão do meu olho, que fique colada a ele, e gosto de agarrar bem na máquina e de sentir o seu peso - isto ajuda-me a obter fotos nítidas a velocidades abaixo das recomendadas.

O visor óptico e a forma de uma SLR foram a grande motivação para abandonar as compactas. Só iria conseguir substituir uma SLR com visor óptico por uma mirrorless tipo a Sony A99. Mas compacta, bridge, NEX e afins, não substituem uma SLR se queremos ser sérios na nossa fotografia.

Partilhar Post #59 recycle bin

recycle bin

• Membro
  • Registo: 20/09/2011

Publicado 23 Agosto 2013 - 19:58

Até pode chegar o dia em que uma compacta tenha a mesma qualidade que uma D800E. E já não anda longe, na realidade, parece que se chama Sigma DP3 Merrill...

Mas enquadrar com uma compacta é um exercício que já me é muito estranho, parece até que as mãos tremem todas. Gosto que a câmara seja uma extensão do meu olho, que fique colada a ele, e gosto de agarrar bem na máquina e de sentir o seu peso - isto ajuda-me a obter fotos nítidas a velocidades abaixo das recomendadas.

O visor óptico e a forma de uma SLR foram a grande motivação para abandonar as compactas. Só iria conseguir substituir uma SLR com visor óptico por uma mirrorless tipo a Sony A99. Mas compacta, bridge, NEX e afins, não substituem uma SLR se queremos ser sérios na nossa fotografia.

as compactas já substituem as SLR's em termos de qualidade, basta olhar para estes exemplos:

http://500px.com/photo/25726349

http://500px.com/photo/36871074

http://500px.com/photo/36894006

http://500px.com/photo/32589787

e isto tudo numa pesquiza rápida e sem grande triagem...

Mas compacta, bridge, NEX e afins, não substituem uma SLR se queremos ser sérios na nossa fotografia.

desculpa, mas esta afirmação é uma alarvidade.

Partilhar Post #60 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 23 Agosto 2013 - 21:04

As leica Rangefinder são das máquinas mais icónicas do século passado. Desde 1930 ou 40 têm sido mundialmente usadas, copiadas, abusadas, etc... Muitas vezes pelos melhores fotógrafos de sempre... Dizer que só as SLR podem ser usadas "se queremos ser sérios" é, no mínimo, um insulto a tooooodas as magnificas fotos que foram feitas por todas as rangefinder, tlr, compactas, etc...

Uma das máquinas que na altura me chamou muito a atenção foi a Epson R D1.... Que adorava que ainda hoje fosse produzida e actualizada... http://luminous-land...epson-rd1.shtml
Acho que as rangefinders são máquinas muito bem pensadas. Leves e fáceis de transportar, são máquinas para o dia a dia. Felizmente o mecado das compactas tem cada vez melhores ofertas que podem ser levadas muito a sério. Se à 2 anos era impensável trocar uma SLR por outra máquina qualquer, hoje temos uma excelente mudança.