Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Ainda olham para as Reflex como a única opção?

• Por favor inicie sessão para responder
195 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 recycle bin

recycle bin

• Membro
  • Registo: 20/09/2011

Publicado 04 Março 2013 - 16:57

Não li o resto do tópico mas esta afirmação não será um pouco o mesmo que dizer que dentro de 5 anos as SLR vão ser melhores em tudo que as médio formato?

as médio formato são SLR's...

Anúncios

Partilhar Post #22 recycle bin

recycle bin

• Membro

Publicado 04 Março 2013 - 17:06

Não, estás a comparar alhos com bogalhos, uma coisa é o tipo de câmera e outra coisa é o formato.

exacto, qualquer dia teremos cameras mirroless médio formato

Partilhar Post #23 scottx

scottx

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Portimão

Publicado 04 Março 2013 - 17:09

Ok estou a entender, obrigado pelo esclarecimento :)

Deixo um artigo que fala nesse assunto e recomendo
www.photographylife.com/future-digital-cameras

IT Partilhar Post #24 cocococo

cocococo

• Membro
  • Registo: 15/02/2013

Publicado 04 Março 2013 - 17:42

O artigo parece-me bastante interessante, vou certamente ler quando tiver mais tempo. Obrigado pelo link!  :th_up:

Partilhar Post #25 dmarquizz

dmarquizz

• Membro
  • Registo: 10/03/2010

Publicado 04 Março 2013 - 19:50

Respondendo a pergunta do tópico, é não

Agora para alguns tipos de fotografia dá muito mais jeito andar com uma ds pequenas (mirrorless, compacta, bridge) doq ue dslr.

Dslr qualquer um tem e dá nas vistas

uma máquina de bolso com qualidade permite outras aventuras. Mas também é limitadas noutras

o melhor? é ter as 2 e usar dependendo do estilo e objectivo que ser quer

Partilhar Post #26 agomes

agomes

• Membro
  • Registo: 21/08/2007

Publicado 04 Março 2013 - 21:07

Olá, boas

as médio formato são SLR's...

Nem sempre...e aqui está um caso desses:

http://www.alpa.ch/e...alpa-12-tc.html

Além disso, quando se fala em reflex, continua-se a pensar só no mais pequeno, mais barato e como se uma DSLR fosse o suprasumo da qualidade o que, mesmo com todos os avanços da tecnologia e embora haja algumas que começam a fazer meças com certas máquinas de formato médio, estas também não estão paradas, como se pode ver por estes backs:

http://www.dpreview....t-digital-backs

Claro que estamos a falar de material muitíssimo caro e que não se justifica para todos (bolsos e fins) mas, ao olhar para ele, talvez faça pensar que essa da "qualidade" que obriga ao uso de uma DSLR também seja uma desculpa exagerada nos dias que correm e face aos avanços da técnica de outros tipos de máquinas, algumas (como os casos da Leica M ou da Sony RX1) até utilizam sensores Full Frame e lentes de qualidade inquestionável.

Boas  :photo: :photo:

Nota - E, não se esqueçam que não só a melhor máquina é a que têm convosco como há muitos bons profissionais a usar compactas ou máquinas não reflex.

Partilhar Post #27 RuyBerna

RuyBerna

• Membro
  • Registo: 01/07/2007

Publicado 05 Março 2013 - 14:56

Estou de acordo com o agomes: "Não é a máquina que faz o fotógrafo" e "a melhor máquina é a que tens contigo".

À cerca de 6 meses comprei uma (bridge) Nikon Coolpix P510, para andar sempre com ela e servir de máquina de testes!

Claro que tem limitações mas sabendo quais é só resolver  e dar a volta ao melhor setting nas tomadas de vista.

Recentemente fiz um trabalho com uma "grávida" e usei também esta beleza de máquina para fazer algumas fotografias.

Aqui fica uma delas!

Imagem Colocada

Se não o tivesse dito até podia dizer que foi efectuada com a Nikon ou Canon XPTO :lol:

Cump
RB

Partilhar Post #28 FerBatista

FerBatista

• Membro
    • Local: Loulé

Publicado 05 Março 2013 - 15:22

Dou 5 anos para as CSC (evil, mirroless ou como lhes queiram chamar) serem melhores em TUDO relativamente a uma SLR.

É só a minha opinião, mas duvido mesmo muito que leve tanto tempo. E se levar será só por uma questão de falta de investimento pelas principais marcas, o que até é compreensível.

Respondendo ao OP, comprei uma m4/3 no ano passado para experimentar e gostei bastante, acho que chega para 99% dos trabalhos que se vê por aqui, só falha mesmo no AF-C que ainda tem muito que melhorar, e nalgumas lentes que já deveriam existir há muito. Mas nem de longe nem de perto vejo as DSLR como unica opção.

Partilhar Post #29 FerBatista

FerBatista

• Membro

Publicado 05 Março 2013 - 16:08

Sim, a Nikon 1 parece exemplar nesse aspecto, no entanto tal como dizes o DOF é algo grande, resta saber até que ponto ela se porta bem quando o DOF começar a ser mais curto e com lentes mais longas.

O m43 é mesmo o que lhe falta, PDAF, vamos la ver se os fabricantes criam juizo e metem isso nos corpos, a trabalhar como trabalha na Nikon 1.
É isso e o raio da 300 F4 mais TCs, pra eu poder tirar umas fotos à passarada :P

Partilhar Post #30 recycle bin

recycle bin

• Membro

Publicado 05 Março 2013 - 18:24

tb acho que não deverá demorar 5 anos para superarem as gamas baixas/médias das SLR's, em alguns aspectos já o fazem, mas temos de ver que bestas como as D4 ou 1Dx não se vão embora tão cedo, não porque não seja possivel fazer mirroless melhores que essas (daqui a uns 5 anos claro), mas porque as SLR's tem um linup de objectivas profissionais completo, construido ao longo de décadas que irá demorar muito tempo a construir nas CSC.

Partilhar Post #31 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 05 Março 2013 - 18:47

Estou de acordo com o agomes: "Não é a máquina que faz o fotógrafo" e "a melhor máquina é a que tens contigo".

À cerca de 6 meses comprei uma (bridge) Nikon Coolpix P510, para andar sempre com ela e servir de máquina de testes!

Claro que tem limitações mas sabendo quais é só resolver  e dar a volta ao melhor setting nas tomadas de vista.

Recentemente fiz um trabalho com uma "grávida" e usei também esta beleza de máquina para fazer algumas fotografias.

Aqui fica uma delas!

http://img12.imageshack.us/img12/9593/bo...

Se não o tivesse dito até podia dizer que foi efectuada com a Nikon ou Canon XPTO :lol:

Cump
RB

E se a senhora te pedisse uma ampliação para A1 para fazer um poster? Será que não te ias arrepender de ter usado essa máquina.

Já vi grandes fotos feitas com telemóvel.

A questão é se as reflex são única opção? Nunca o foram.
Mas ainda são a opção mais versátil em termos gerais. Ou seja, se dissessem; vais trabalhar como fotógrafo e só podes ter uma máquina, eu escolhia uma reflex.

Partilhar Post #32 FerBatista

FerBatista

• Membro

Publicado 05 Março 2013 - 18:50

.... mas porque as SLR's tem um linup de objectivas profissionais completo, construido ao longo de décadas que irá demorar muito tempo a construir nas CSC.

Pois, por isso é que disse que era compreensível não haver um tão rápido investimento pelas grandes marcas.
Dificilmente vão investir seriamente numa montagem nova com um lineup completo muito rapidamente, e uma mirrorless com a mesma montagem duma DSLR também perde um pouco do interesse... um pouco, não todo, pelo menos para mim.

Partilhar Post #33 darksideblue

darksideblue

• Membro
  • Registo: 13/04/2012

Publicado 06 Março 2013 - 13:55

um fotografo ate com uma bisnaga faz boas fotografias.

Partilhar Post #34 trovial

trovial

• Membro
  • Registo: 16/01/2013

Publicado 06 Março 2013 - 14:46

Esta discussao tem a ver com aquilo que queres fazer com a maquina.
queres ter uma maquina boa para sair com os amigos ou de viagem e tirar fotos bonitas?
compra uma bridge ou kk outra coisa.

Queres sair de casa um dia em que o ceu esteja com uma cor especial e ir correr a cidade para tirar fotos aqui e ali, experimentar aberturas, distancias focais etc etc...?
reflex

IT Partilhar Post #35 cocococo

cocococo

• Membro

Publicado 06 Março 2013 - 17:34

Esta discussao tem a ver com aquilo que queres fazer com a maquina.
queres ter uma maquina boa para sair com os amigos ou de viagem e tirar fotos bonitas?
compra uma bridge ou kk outra coisa.

Queres sair de casa um dia em que o ceu esteja com uma cor especial e ir correr a cidade para tirar fotos aqui e ali, experimentar aberturas, distancias focais etc etc...?
reflex

Mas eu não criei o topico para saber o que fazer com a maquina, estou neste momento em Roma e estou farto de fotografar, maior parte em automatico porque ainda nao sei fazer muita coisa.. Mas nao a trocava por mais nada. O objectivo do topico era ver as opinioes do pessoal em relacao a outros formatos, so isso.

E nao posso concordar com o que disseste: tanto posso levar uma bridge/reflex para viagens com amigos, como posso sair de casa porque o ceu esta com uma cor especial e ir fotografar com uma compacta/bridge/reflex...

Pode haver alguma diferenca na qualidade, mas ha por ai muito boa gente que secalhar nao tem dinheiro para investir numa DSLR mas que tira optimas fotos com uma bridge/compacta.

Partilhar Post #36 recycle bin

recycle bin

• Membro

Publicado 06 Março 2013 - 17:39

reflex

uma mirroless também faz isso tudo, e com menos peso e volume

Partilhar Post #37 trovial

trovial

• Membro
  • Registo: 16/01/2013

Publicado 06 Março 2013 - 19:16

Também faz o etc etc ?
:P

IT Partilhar Post #38 cocococo

cocococo

• Membro

Publicado 06 Março 2013 - 19:46

Da mesma forma que uma bridge ou uma compacta tambem o fazem....

IT Partilhar Post #39 cocococo

cocococo

• Membro

Publicado 06 Março 2013 - 22:07

Sim, eu sei. Mas a realidade é que mesmo apesar das circunstancias um bom fotografo consegue boas fotos com uma compacta ou bridge.

Partilhar Post #40 Vasco Silva

Vasco Silva

• Membro
  • Registo: 30/12/2009
    • Local: Viana do Castelo
    • aka cosamala

Publicado 06 Março 2013 - 23:13

Vou opinar também, pelo apelo da primeira questão, suponho que seja de interesse reunir mais opiniões...
Como disse o _jn_, as reflex não são e nunca foram a única opção.
Mas isso não implica que não sejam a única opção no sentido figurado, entenda-se, a melhor opção em determinados casos, o que muitas vezes é o caso  ;)
Há vantagens e desvantagens neste sistema, como as há nas evil, rangefinders, compactas e bridge.
Nas compactas e bridges a única vantagem que lhes reconheço é o preço, que em tudo o resto perdem para os outros sistemas, isto na minha opinião e de acordo com aquilo que faço em fotografia.