Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Lightroom: prophoto rgb -> srgb

• Por favor inicie sessão para responder
16 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 msr

msr

• Novo Membro
  • Registo: 27/01/2008

Publicado 16 Novembro 2008 - 17:33

Olá,

Antes de mais espero que não haja um topico igual a este, porque realmente nao encontrei nenhum através do "Pesquisar".

Acontece que tenho uma Canon 40D em que fotografo sempre com o modo de cor sRGB. No computador passo-as para o Lightroom que usa, por predefinição ProPhoto RGB (nao sei se dará para alterar).
Não deveria dar para escolher com que espaço de cor é que se deseja trabalhar no Lightroom? É que se as fotos saem da maquina em sRGB qual a vantagem de no lightroom irem até ProPhoto RGB?

Por outro lado como algumas das fotos são para colocar na net peço ao Lightroom para fazer conversão para sRGB, o que altera bastante o produto final, em comparação com toda a edição que fiz anteriormente em ProPhoto RGB.

Quais são os processos que usam que vos permite menor perda de qualidade nas conversões ProPhoto RGB->sRGB? (experimentei fazer a conversao no PS e pareceu-me haver mais controle; mas o PS é péssimo é batch...)

Anúncios

IT Partilhar Post #2 msr

msr

• Novo Membro

Publicado 22 Novembro 2008 - 02:50

Nada? :(

Partilhar Post #3 Stieglitz

Stieglitz

• Membro
  • Registo: 12/10/2004
    • Local: Algueirão - Sintra

Publicado 24 Novembro 2008 - 10:04

Bem, se a tua máquina fotografa em sRGB, não há mesmo vantagem nenhuma em, depois, trabalhares em Adobe RGB. No entanto, isso é algo que podes alterar nas definições do Lightroom. Basta-te escolher como espaço de cor pre-definido, o sRGB ao invés do Adobe RGB.

Não percebi o que disseste sobre o PS ser péssimo. Não acredito que exista nada mais fácil para mudar o espaço de cor de uma foto do que no PS. E podes muito bem fazer uma action e repeti-la as vezes que quiseres.  :th_up:

IT Partilhar Post #4 msr

msr

• Novo Membro

Publicado 13 Dezembro 2008 - 01:42

Bem, se a tua máquina fotografa em sRGB, não há mesmo vantagem nenhuma em, depois, trabalhares em Adobe RGB. No entanto, isso é algo que podes alterar nas definições do Lightroom. Basta-te escolher como espaço de cor pre-definido, o sRGB ao invés do Adobe RGB.

Não percebi o que disseste sobre o PS ser péssimo. Não acredito que exista nada mais fácil para mudar o espaço de cor de uma foto do que no PS. E podes muito bem fazer uma action e repeti-la as vezes que quiseres.  :th_up:

Ora aí está algo que não consigo fazer.
O Lightroom permite-me exportar em sRGB mas não me deixa (pelo menos vasculhei as opções todas e nao encontrei nada) editar as fotos nesse espaço de cor. Resultado é sempre o mesmo: faço as alterações que tenho a fazer, exporto e ou tenho a sorte de não estar muito diferente, ou simplesmente ha coisas que ficam horrorosas (azuis esquisitos, cores esbatidas, perda de "vivacidade")

Quando disse que o PS era pessimo, era no sentido "batch". Na minha opinião, torna-se mais pesado para trabalhar várias fotos.

Edit:
Vou deixar aqui uns exemplos como exemplo. Uma versão é a exportada do LR e a outra foi feita através de um printscreen e do Paint.

LR
Imagem Colocada
PrintScreen+PAINT (bmp 24bits)
http://huntedbyafrea....pt/fotos/2.bmp
PrintScreen+PAINT (jpeg)
Imagem Colocada

Fico com a impressão que um printscreen e o paint são mais poderosos que o export do Lightroom...

Partilhar Post #5 Stieglitz

Stieglitz

• Membro

Publicado 13 Dezembro 2008 - 10:05

Provavelmente não conseguiste encontrar essa opção no lightroom pq só te interessa alterar o espaço de cor das fotos aquando da sua exportação. Até lá, podes mto bem trabalhar no espaço de cor original da foto.

IT Partilhar Post #6 msr

msr

• Novo Membro

Publicado 13 Dezembro 2008 - 12:53

Provavelmente não conseguiste encontrar essa opção no lightroom pq só te interessa alterar o espaço de cor das fotos aquando da sua exportação. Até lá, podes mto bem trabalhar no espaço de cor original da foto.

O espaço de cor original das fotos é o sRGB (é assim que tenho na maquina). Se no Lightroom trabalho com o espaço de cor original (por predifinição?) porque é que ao exportar para sRGB as cores saem diferentes?

Partilhar Post #7 Stieglitz

Stieglitz

• Membro

Publicado 13 Dezembro 2008 - 12:56

Hum.. Poix, para isso vou ter que pesquisar 1 pco. Ultimamente não tenho utilizado o Lightroom pelo que tenho k ir ver cmo é k isso funciona. :humm:

Partilhar Post #8 stroboscopic

stroboscopic

• Membro
  • Registo: 27/07/2008
    • Local: Coimbra

Publicado 13 Dezembro 2008 - 20:35

A escolha sRGB só é relevante para as fotos tiradas em JPEG. Em RAW, não tem qualquer influencia e por isso é recomendável usar no LR o espaço de cor com mais margem de manobra, que ao que parece é o ProPhoto RGB.

O LR (tal como o PS com ACR) é uma ferramenta para workflow RAW. Dá para editar JPEGs também, mas perde uma boa parte da funcionalidade.

IT Partilhar Post #9 msr

msr

• Novo Membro

Publicado 13 Dezembro 2008 - 23:34

A escolha sRGB só é relevante para as fotos tiradas em JPEG. Em RAW, não tem qualquer influencia e por isso é recomendável usar no LR o espaço de cor com mais margem de manobra, que ao que parece é o ProPhoto RGB.

O LR (tal como o PS com ACR) é uma ferramenta para workflow RAW. Dá para editar JPEGs também, mas perde uma boa parte da funcionalidade.

Eu tiro todas as fotos em JPEG com sRGB. Será que o problema é então do LR não ser ideal para JPEG's mas antes para RAW's?

Partilhar Post #10 stroboscopic

stroboscopic

• Membro

Publicado 14 Dezembro 2008 - 01:01

Usar software de post-processamento com fotografias JPEG quase não vale a pena porque os JPEGs têm pouca margem de manobra, seja o software Ligthroom ou outro qualquer.

Se tiver mesmo que ser, creio que o Lightroom pode ser configurado para trabalhar com sRGB. Tentar usar o prophoto é que é completamente escusado.

Partilhar Post #11 Nickilford

Nickilford

• Membro
  • Registo: 16/09/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 15 Dezembro 2008 - 12:55

Olá MSR,

Sem te poder ajudar no que concerne ao Lightroom, que nunca usei, queria perguntar primeiro que tudo, porque razão fotografas em sRGB, que é dos espaços de cor mais reduzidos da familia RGB?
Ao fotografares em sRGB estás logo a limitar a abrangência cromática que é possivel captar pela maquina. O que aconselho é fotografares em RAW no espaço de cor Adobe RGB, e, dependendo do destino final das tuas imagens (seja net, minilab, offset, giclée etc) usas no teu programa de edição o espaço de cor adequado. Sempre que quiseres dar uma utilização diferente à mesma imagem, tens sempre o original em Adobe RGB que podes voltar a converter.
Por exemplo, fotografas em Adobe RGB, e as imagens vão ser usadas para a net, então colocas o LR em sRGB para quando abrir trabalhares logo nesse espaço (contraste, cores, saturação etc). E agora perguntas, então, se o Adobe RGB é mais abrangente porque não trabalhar nesse espaço? Não trabalhas nesse espaço neste caso especifico porque o destino dessas imagens vão ser para a net, e, caso as tivesses trabalhado em Adobe RGB e depois as convertesses para sRGB notavas logo uma desaturação da imagem, daí sugerir que trabalhes a imagem no espaço em que vai ser exportado. Agora, se vais fazer por exemplo, impressão giclée com as tuas imagens, ja deverás trabalhar no espaço Adobe RGB e exportas tambem nesse espaço. Repara que não adianta fotografares em sRGB para depois exportares em Adobe RGB (que é um espaço mais largo) esperando que vás ganhar em termos de cor, tal como tb não adianta converteres de Adobe RGB para sRGB e voltar mais tarde a converter para Adobe RGB na esperança de recuperares alguma coisa... isso é como ter um copo de 500ml (Adobe RGB) cheio, tentares colocar esse conteudo todo num copo de 350ml (sRGB) (transborda e perde liquido) e voltares a por o que resta no copo de 500ml. Ou seja, o recipiente é de 500ml (AdobeRGB) mas só tem 350ml (sRGB).

Não sei se isto vai ajudar mas o meu workflow é o seguinte (qando não é para a net, ou seja, a maior parte das vezes):
- fotografar em RAW e em Adobe RGB
- programa de conversão de RAW em Adobe RGB
- Exportar em TIFF 16 Bits
- edição do TIFF em Photoshop em Adobe RGB
- exportar em JPG (iStockphoto ) ou TIFF (CMYK se for para offset).

Deste modo tenho 3 files para cada imagem: 1 RAW, 1 Tiff 16 Bits (de edição) e 1 JPG ou TIFF final.

Em relação ao ProPhoto, pelo que li só tem vantagem se a maquina tiver esse espaço (mas tb podes aplicá-lo no RAW converter) e para trabalhos em 16 bits.

Vês grandes diferenças quando convertes de ProphotoRGB para sRGB porque o PPRGB é MUITO maior. Alias o PPRGB ainda é maior do que o Adobe RGB!! Podes ver isso clicando aqui.

abraços

Partilhar Post #12 stroboscopic

stroboscopic

• Membro

Publicado 15 Dezembro 2008 - 13:50

A escolha do color space na máquina é irrelevante quando se usa RAW. Só interessa para JPEG. Quando usamos RAW podemos mudar livremente o colorspace em post-processamento sem perder informação, tal como acontece com o WB.

Se usamos RAW, _há vantagem_ em usar o Pro Photo mesmo quando este não aparece na lista de color spaces da máquina, pois até mesmo o Adobe RGB é incapaz de representar todas as cores que a máquina consegue capturar.

Claro que isto do "color management" é muito bonito em teoria. Na prática é bastante mais complicado e estamos sempre dependentes das limitações dos dispositivos de saída. Não há nenhum monitor, nem mesmo o topo de gama da Sony, capaz de mostrar as cores todas do Pro Photo.

Por exemplo, se o dispositivo de saída é a Web a melhor opção é usar o sRGB.

Mas só precisamos fazer a conversão no final do workflow. No Lightroom, o color space faz parte das opções de exportação JPEG.

Partilhar Post #13 Nickilford

Nickilford

• Membro
  • Registo: 16/09/2008

Publicado 15 Dezembro 2008 - 14:18

Claro que isto do "color management" é muito bonito em teoria. Na prática é bastante mais complicado e estamos sempre dependentes das limitações dos dispositivos de saída. Não há nenhum monitor, nem mesmo o topo de gama da Sony, capaz de mostrar as cores todas do Pro Photo.

Viva Stroboscopic!

Segundo alguns autores, parece que o ProPhoto abrange certas cores que nem o olho humano consegue percepcionar!!

Partilhar Post #14 stroboscopic

stroboscopic

• Membro

Publicado 15 Dezembro 2008 - 14:37

Segundo alguns autores, parece que o ProPhoto abrange certas cores que nem o olho humano consegue percepcionar!!

Certo. É como uma panela grande: dá para o muito e para o pouco. O Adobe RGB, pelo contrário, é uma panela mais pequena: às vezes não chega. E o sRGB ainda mais limitado é: dá à justa para uma dose para um consumidor médio.

Partilhar Post #15 DiogoRodrigues

DiogoRodrigues

• Membro
  • Registo: 07/03/2009
    • Local: Lagoa
    • Feedback http://www.forumfotografia.net/topic/10593-diogo-rodrigues/

Publicado 01 Abril 2009 - 15:55

Eu só ontem descobri como alterar o espaço de cor da minha D80 para abobeRGB1998... Aquilo andava bastante escondido...lol

Partilhar Post #16 FabioPinto

FabioPinto

• Membro
  • Registo: 17/01/2009
    • Local: Pedras Salgadas

Publicado 08 Novembro 2011 - 11:21

notavas logo uma desaturação da imagem, daí sugerir que trabalhes a imagem no espaço em que vai ser exportado.

Boas, mas segundo o que li aqui já no forum, o lightroom apenas trabalha com prophotorgb
e só ao exportar é que posso escolher outro espaço de cor. O que origina que nunca vai dar para trabalhar no espaço de cor de exportação. Não sei funcionar no lightroom.

Partilhar Post #17 pldias

pldias

• Membro
  • Registo: 12/02/2011

Publicado 11 Novembro 2011 - 16:38

Para se alterar os espaço de cores em que o lightroom trabalha: ir a preferencias e depois ir a Edição Externa e alterar para o perfil que se quer.