Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

INDIGNAÇÃO TOTAL

• Por favor inicie sessão para responder
45 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Nuno Matos

Nuno Matos

• Membro
  • Registo: 23/01/2009
    • Local: Setúbal

Publicado 25 Fevereiro 2013 - 22:39

Estamos escandalizados, nem sequer conseguimos encontrar outras palavras para descrever este CRIME!
Passamos a explicar, estivemos (para quem não conhece o nosso trabalho - www.njmattos.com) em Veneza em Outubro do ano passado para mais uma edição de uma das nossas LOVE IN... pelo mundo fora quando não é o nosso espanto que andámos a ser perseguidos por um fotografo que se fez passar pelo fotografo oficial das fotos que tirou aos NOSSOS casais.
Isto é crime, os casais que se encontram identificados nas fotos deste pseudo fotógrafo de Nova Iorque podem requerer um processo crime contra este Sr. Ele chama-se Jovon Photography e esteve praticamente no nosso encalce em Veneza. Sabíamos que havia muita gente a tirar-nos fotografias mas nunca nos passou pela cabeça que alguém quisesse fazer passar-se pelo fotografo oficial das fotos que tirou em Veneza com o seu próprio logotipo para poder tirar beneficio para futuros trabalhos. Nós NUNCA faríamos uma coisa deste género, aqui se vê que não é só em Portugal que se cometem crimes desta natureza. Não consideramos plágio porque as fotos não nos foram “roubadas” mas sentimos, por todas as pessoas que se encontram nas suas fotos, que este fotógrafo não tem quaisquer escrúpulos, ética profissional muito menos princípios da defesa de usufruto da autorização explícita por parte dos fotografados.
Estamos em Portugal. Partilhem por favor por todos os vossos contactos porque a culpa não pode morrer solteira. Seja feita justiça.
Seguem as fotos que este Sr tirou e partilhou no seu facebook

https://www.facebook...&type=1

Anúncios

IT Partilhar Post #2 Nuno Matos

Nuno Matos

• Membro

Publicado 25 Fevereiro 2013 - 22:55

Já agora para o sr Juiz... um "crime" cometido em Itália com Portugueses por um Americano.

O Juiz decide :(

Partilhar Post #3 R3volution

R3volution

• Membro
  • Registo: 21/12/2009
    • Local: Planície alentejana

Publicado 25 Fevereiro 2013 - 22:59

Realmente é muito pouco ético... mas porque nunca o abordaram no momento e proibiram que ele tirasse as fotografias?!

IT Partilhar Post #4 Nuno Matos

Nuno Matos

• Membro

Publicado 25 Fevereiro 2013 - 23:06

Realmente é muito pouco ético... mas porque nunca o abordaram no momento e proibiram que ele tirasse as fotografias?!

Sabes quantos fotógrafos, curiosos, turistas, etc... estavam em Veneza a fotografar os nossos casais? centenas...

Aos primeiros ainda falámos mas depois chegámos à conclusão que era impossível, ele tirou à sucapa, mas parecem enquadramentos e composições como se fosse ele a tirar as fotos.

Juro que não reparámos e nunca nos passou pela cabeça que alguém no seu perfeito juizo fosse aproveitar desta situação em prório usufruto

Partilhar Post #5 1sonhador

1sonhador

• Membro
  • Registo: 16/09/2009
    • Local: Avanca (Aveiro) e Caldas da Rainha (Leiria)

Publicado 25 Fevereiro 2013 - 23:52

Crime onde? Não foi no meio da rua, em Veneza? Compreendo perfeitamente o seu lado... mas...  foi no meio da rua... em Veneza...

IT Partilhar Post #6 Nuno Matos

Nuno Matos

• Membro

Publicado 25 Fevereiro 2013 - 23:55

Crime onde? Não foi no meio da rua, em Veneza? Compreendo perfeitamente o seu lado... mas...  foi no meio da rua... em Veneza...

O crime não foi cometio para comigo mas sim para quem não lhe concedeu autorização para publicar fotos.

Entendido?

Partilhar Post #7 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 26 Fevereiro 2013 - 00:41

Os noivos estavam lá, e ele tirou fotos... Quer gostem, quer não, as fotos foi ele que as tirou.

Se tirar uma foto a um homem-estátua numa rua não é algo legítimo?
Ele tirou a um conjunto de noivos... Para ele foi um acontecimento.
Quando fui a veneza achei curioso um casal de noivos que saiu da igreja para um barco e tb tirei fotos. Não vejo grande problema nisso.

Se ele diz que foi ele que preparou a sessão, está a mentir.. Agora se diz que é o autor das fotos, isso ninguém pode negar... :\

Partilhar Post #8 al_diver

al_diver

• Membro
  • Registo: 17/02/2013
    • Local: Em viagem para a fotografia
    • Apenas detesto a fotografia

Publicado 26 Fevereiro 2013 - 05:49

Desculpa là a minha interrupção mas um casamento onde o homem està calçado com Tenis Nike. . . !

Italia + de metado são todos Mafiosos era de esperar.

AL

Partilhar Post #9 MDPN

MDPN

• Membro
  • Registo: 07/10/2012
    • Local: Vila Nova de Famalicão

Publicado 26 Fevereiro 2013 - 11:48

O crime não foi cometio para comigo mas sim para quem não lhe concedeu autorização para publicar fotos.

Entendido?

A bom rigor ele não precisa de autorização dos casais, uma vez que no caso eles tacitamente a estão a dar, já que estão a pousar.

já para não falar que o facto de as fotografias serem tiradas em locais públicos, junto de monumentos com relevo tb não ajuda muito à coisa.

Com a ressalva que a lei aplicável é a italiana no que concerne a esta questão, e eu só estou a dar a minha opinião face à Lei Portuguesa.

Nem tudo o que é injusto é criminoso ou ilegal, é o mundo que temos.

IT Partilhar Post #10 Nuno Matos

Nuno Matos

• Membro

Publicado 26 Fevereiro 2013 - 12:02

Desculpa là a minha interrupção mas um casamento onde o homem està calçado com Tenis Nike. . . !

Italia + de metado são todos Mafiosos era de esperar.

AL

Sinceramente não percebi este comentário!

IT Partilhar Post #11 Nuno Matos

Nuno Matos

• Membro

Publicado 26 Fevereiro 2013 - 12:11

A bom rigor ele não precisa de autorização dos casais, uma vez que no caso eles tacitamente a estão a dar, já que estão a pousar.

já para não falar que o facto de as fotografias serem tiradas em locais públicos, junto de monumentos com relevo tb não ajuda muito à coisa.

Com a ressalva que a lei aplicável é a italiana no que concerne a esta questão, e eu só estou a dar a minha opinião face à Lei Portuguesa.

Nem tudo o que é injusto é criminoso ou ilegal, é o mundo que temos.

Poderão haver várias interpretações da lei mas os fotografados não estão a pousar para este fotógrafo, apesar de estarmos num local publico, não lhe concede o direito de fotografar sem a autorização de quem é fotografado. QUanto muito só o poderia fazer, julgo se os fotografados fossem considerados figuras públicas...

As próprias pessoas retratadas nas fotos já têm conhecimento desta situação e estão a tomar medidas que está ao seu alcance para denunciar esta situação que a meu ver é caluniosa.

Principalmente pelo usufruto COMERCIAL para tentar angariar futuros trabalhos à conta de quem não lhe concedeu qualquer autorização para o fazer.

Partilhar Post #12 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 26 Fevereiro 2013 - 12:15

Poderão haver várias interpretações da lei mas os fotografados não estão a pousar para este fotógrafo, apesar de estarmos num local publico, não lhe concede o direito de fotografar sem a autorização de quem é fotografado. QUanto muito só o poderia fazer, julgo se os fotografados fossem considerados figuras públicas...

As próprias pessoas retratadas nas fotos já têm conhecimento desta situação e estão a tomar medidas que está ao seu alcance para denunciar esta situação que a meu ver é caluniosa.

Principalmente pelo usufruto COMERCIAL para tentar angariar futuros trabalhos à conta de quem não lhe concedeu qualquer autorização para o fazer.

Face à lei Portuguesa não têm que dar qualquer autorização. Estas fotos foram tiradas num local público, e não estão a individualizar cada uma das pessoas (retrato).
A única situação que pode obstar é a utilização comercial, e se ele não vender as fotos, o uso como referência para futuros trabalhos é muito discutível que possa ser considerado como comercial.
Não me parece que possam fazer nada.

IT Partilhar Post #13 Nuno Matos

Nuno Matos

• Membro

Publicado 26 Fevereiro 2013 - 12:29

Qualquer uma destas fotos o motivo principal é unica e exclusivamente o intuito de fotografar um casal com uma intenção clara de aproveitar-se comercialmente para futuros trabalhos. O titulo do álbum do Sr é "JOVON in europe"

Mais uma vez digo que a nós não nos assiste qualquer tipo de acção para mover contra este sr, agr os visados....

Partilhar Post #14 scottx

scottx

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Portimão

Publicado 26 Fevereiro 2013 - 12:33

Esquecendo a situação do Nuno Matos, e colocando-me na posição do casal.

Para esta situação

Se eu for fotografado num local público conforme o exemplo acima e o fotógrafo se lembrar de colocar à venda as fotos que me tirou ou simplesmente publicá-las no seu site, tenho o direito de exigir que ele as deixe de vender/publicar invocando o direito à privacidade?

Se estou num local público penso que perco esse direito.. vou acompanhar este tópico que parece-me interessante.

IT Partilhar Post #15 Nuno Matos

Nuno Matos

• Membro

Publicado 26 Fevereiro 2013 - 12:41

Esquecendo a situação do Nuno Matos, e colocando-me na posição do casal.

Para esta situação

Se eu for fotografado num local público conforme o exemplo acima e o fotógrafo se lembrar de colocar à venda as fotos que me tirou ou simplesmente publicá-las no seu site, tenho o direito de exigir que ele as deixe de vender/publicar invocando o direito à privacidade?

Se estou num local público penso que perco esse direito.. vou acompanhar este tópico que parece-me interessante.

Eu até agora não cheguei a muitas conslusões finais, esqueçam a parte do fotógrafo (nós) mas olhem para a parte que quem foi fotografado.

Mas uma coisa sei este pseudo fotógrafo não tem qualquer ética profissional ao estar a aproveitar-se de uma situação e aqui deixamos de mencionar questões legais e passamos para as morais. Principios e ética profissional são 2 argumentos que não se compram em lado nenhum nem se aprendem pelos vistos, mas deveriam fazer parte dos requisitos de qualquer profissional de fotografia. O resto, a técnica e a estética vêem depois. Estes dois argumentos estão na base de qualquer profissional seja da fotografia, medicina, etc.

Concordam?!

Partilhar Post #16 Carlos_Lopes

Carlos_Lopes

• Novo Membro
  • Registo: 28/01/2008

Publicado 26 Fevereiro 2013 - 12:46

Não me parece que isto vá ter muitas pernas para andar, já quantos de nós tiramos fotografias a determinado acontecimento e não a publicamos nas nossas paginas, independente de sermos fotografos amadores ou profissionais?

Partilhar Post #17 Garcia.J

Garcia.J

• Membro
  • Registo: 08/05/2009

Publicado 26 Fevereiro 2013 - 14:16

"Adoro" o sentido de "comunidade" que temos neste forum. :s
Então vamos lá a ver...pelo que eu percebi o tal fotografo do facebook, andou a "espiar" as sessoes do Nuno Matos e com mais ou menos "esperteza" lá conseguiu sacar umas fotos que agora está a mostrar como se tivesse sido ele o fotógrafo contratado para realizar as sessões, adicionando material ao seu??? portfolio, foi isso que eu percebi, está correto?
Então isso não é de ficar indignado mesmo?? Eu só vejo aqui toda a gente a dizer que isso não tem mal nenhum e que era um sitio publico e por isso no pasa nada...A sério? Entao e o direito de imagem das pessoas que aparecem nas fotos? Não interessa? Para não falar da má-fé com que esse senhor atuou!
Não sei o que podes fazer a nivel legal pois nao sou da area, mas certamente que há implicações a nivel de utilização indevida da imagem das pessoas...pode ser que algum dos teus clientes tenha conhecimentos de direito e possas ver, no minimo, essas fotos retiradas do pseudo portfolio do outro senhor.
Não sendo nada comigo, até eu me sinto incomodado com esta situação, e por isso me faz tanta confusão ver as opiniões de outros fotógrafos que tratam este assunto tao docemente...mas é como se costuma dizer "com o mal dos outros, posso eu bem"...enfim :shock:

Votos para que o assunto se resolva rapidamente.

Partilhar Post #18 MDPN

MDPN

• Membro
  • Registo: 07/10/2012
    • Local: Vila Nova de Famalicão

Publicado 26 Fevereiro 2013 - 14:38

Face à lei Portuguesa não têm que dar qualquer autorização. Estas fotos foram tiradas num local público, e não estão a individualizar cada uma das pessoas (retrato).
A única situação que pode obstar é a utilização comercial, e se ele não vender as fotos, o uso como referência para futuros trabalhos é muito discutível que possa ser considerado como comercial.
Não me parece que possam fazer nada.

Exacto.

E mais, a convicção da generalidade das pessoas que a Lei tem "interpretações", não corresponde bem à verdade. É de facto interpretável, mas dentro do ordenamento jurídico, recorrendo a normas de valor superior ou princípios legais.

Poder fazer podem, caso venha a eclodir uma acção judicial desta situação, ela não me parece destituída de fundamentos, mas também não é certo que já ter sucesso.

Partilhar Post #19 O Mocho

O Mocho

• Membro
    • Local: Lx.

Publicado 26 Fevereiro 2013 - 14:48

Epá... pela qualidade das fotos deste indivíduo, esqueçam lá isso. Ele que se admire a ele próprio pelo seu "trabalho".

O tópico não deixa de ser interessante. Penso que a única possibilidade de ilegalidade era os "modelos" não autorizarem a reprodução e publicação das fotos. Mas, neste caso, sendo um espaço público e não havendo uma individualização clara (leia-se, foto tipo retrato), nem por aí se pega.

Partilhar Post #20 Carlos_Lopes

Carlos_Lopes

• Novo Membro

Publicado 26 Fevereiro 2013 - 14:57

"Adoro" o sentido de "comunidade" que temos neste forum. :s
Então vamos lá a ver...pelo que eu percebi o tal fotografo do facebook, andou a "espiar" as sessoes do Nuno Matos e com mais ou menos "esperteza" lá conseguiu sacar umas fotos que agora está a mostrar como se tivesse sido ele o fotógrafo contratado para realizar as sessões, adicionando material ao seu??? portfolio, foi isso que eu percebi, está correto?
Então isso não é de ficar indignado mesmo?? Eu só vejo aqui toda a gente a dizer que isso não tem mal nenhum e que era um sitio publico e por isso no pasa nada...A sério? Entao e o direito de imagem das pessoas que aparecem nas fotos? Não interessa? Para não falar da má-fé com que esse senhor atuou!
Não sei o que podes fazer a nivel legal pois nao sou da area, mas certamente que há implicações a nivel de utilização indevida da imagem das pessoas...pode ser que algum dos teus clientes tenha conhecimentos de direito e possas ver, no minimo, essas fotos retiradas do pseudo portfolio do outro senhor.
Não sendo nada comigo, até eu me sinto incomodado com esta situação, e por isso me faz tanta confusão ver as opiniões de outros fotógrafos que tratam este assunto tao docemente...mas é como se costuma dizer "com o mal dos outros, posso eu bem"...enfim :shock:

Votos para que o assunto se resolva rapidamente.

Desculpa lá mas não estavam lá dezenas de pessoas a fotografar o dito casal? Não foi ele que efetuou os disparos? Se os "actores" não queriam ser fotografados por mais ninguem teriam que isolar o cenario para só o fotografo contratado ter acesso a eles. Estão numa via publica por isso sujeitaram-se a que dezenas de pessoas aproveitassem a ocasião e cada qual fez o que muito bem entendeu com cada fotografia que conseguiu ;)