Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Fotografar de noite sem tripé é um acto heróico ou pura parvoíce

• Por favor inicie sessão para responder
70 respostas a este tópico

Partilhar Post #61 Ivan de Almeida

Ivan de Almeida

• Membro
  • Registo: 18/11/2008

Publicado 19 Fevereiro 2011 - 16:01

Por acaso, tenho uma fotografia bem razoável feita com 1s e câmera na mão (e em pé sem enconstar em nada).
Imagem Colocada

Cujo resultado em detalhe foi:
Imagem Colocada

Foi feita com uma Fuji s5000, câmera sem espelho e por isso muito estável e leve. É uma historinha bacana, mas um misto de ousadia e sorte, somente, embora a foto em si, em sua concepção, eu goste.

Mas acho que a questão está colocada de uma maneira meio radical, porque não necessariamente é parvoíce nem heroísmo. Por vezes simplesmente estamos com a câmera e queremos fotografar, e desde que compreendendo que a taxa de sucesso será menor, creio sempre ser melhor fotografar do que não fazê-lo.

Não há sentido em criar uma regra para não fotografar. Melhor é fotografar e deixar que o erro aconteça, porque junto com ele por vezes algo bom acontece também.

Foto com 1/2s: Carnaval de rua na serra.
Imagem Colocada

Esta com 1/5s:
Imagem Colocada

Esta com 1/10s iluminada apenas por duas velas (só aparece uma na foto) porque foi durante um "apagão" (queda de energia geral) que ocorreu em 2009.

Imagem Colocada

São perfeitas? Não, nenhuma delas é perfeita, mas se mudarmos a pergunta para: Valeu a pena? A resposta para todas será um enfático sim.

Tanto é bobagem gabar-se de usafr velocidades baixas na mão quanto é bobagem censurar quem faz isso. É só uma aposta. Pode dar certo, pode não dar, mas muitas vezes vale a pena. Vivo fotografando em velocidades fora do que se acha prudente, porque infelizmente o mundo nem sempre oferece a luz que queremos.

Anúncios

Partilhar Post #62 Picacuca

Picacuca

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 19 Fevereiro 2011 - 17:12

(...)
Tanto é bobagem gabar-se de usafr velocidades baixas na mão quanto é bobagem censurar quem faz isso. É só uma aposta. Pode dar certo, pode não dar, mas muitas vezes vale a pena. Vivo fotografando em velocidades fora do que se acha prudente, porque infelizmente o mundo nem sempre oferece a luz que queremos.

E nada como "advogar" com as "provas" na mão! :sim:
Eu também tenho imensas imagens feitas com baixos tempos de obturação, isso simplesmente porque ando (quase) sempre com uma pequena câmara comigo e nem sempre estou para andar a carregar com o tripé às costas. Se calhou mal, paciência. Mas poderia ter dado alguma coisa... E às vezes, é como o Ivan diz: do erro pode nascer uma nova ideia.

Picacuca

Partilhar Post #63 lowfi

lowfi

• Membro
  • Registo: 26/03/2009

Publicado 19 Fevereiro 2011 - 17:35

Imagem Colocada
s/t, 2010

Imagem Colocada
s/t, 2011

Imagem Colocada
s/t, 2011

feitas com uma pequena compacta de filme, Ricoh GR1v.. directamente inspirado neste senhor...

http://www.youtube.com/watch?v=JKbFAPq75UI

como disse um dia HCB, 'sharpness is a bourgeois concept'  :)

Partilhar Post #64 labfreak

labfreak

• Novo Membro
    • Local: Pombal

Publicado 20 Fevereiro 2011 - 01:17

ainda agora estive a fazer fotografias com tempos de exposição entre 1:30 e 4 minutos... alguem quer tentar sem tripe?  :D 8)

Partilhar Post #65 Picacuca

Picacuca

• Membro
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 20 Fevereiro 2011 - 12:43

ainda agora estive a fazer fotografias com tempos de exposição entre 1:30 e 4 minutos... alguem quer tentar sem tripe?  :D 8)

Talvez o homem-estátua... :lol:

Nem tanto ao mar nem tanto à terra, o tripé é um instrumento indispensável na fotografia, isso ninguém nega. Agora que, uma imagem não fica automaticamente má só porque está tremida ou mesmo totalmente arrastada, isso também é verdade! 

E já agora: por acaso, até já fiz fotos sem tripé com tempos desses, e mais até. Alguns dos equipamentos que dão muito jeito para isso, são o "muropé", ou mesmo o "chãopé". :lol: Mas mesmo à mão, conseguem-se resultados... Ora vê lá este exemplo, desenterrado do meu baú de recordações. Ou este. E ainda este.

Picacuca

Partilhar Post #66 Ivan de Almeida

Ivan de Almeida

• Membro
  • Registo: 18/11/2008

Publicado 20 Fevereiro 2011 - 16:29

A pior coisa do mundo para as questões práticas é o raciocínio com situações extremas.

Partilhar Post #67 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 24 Fevereiro 2011 - 22:07

Mais um exemplo: imagem nocturna feita com 0,5s (f/2.8).

Aqui a imagem.

E aqui o pormenor...

Imagem Colocada

Uploaded with ImageShack.us

A história da realização desta imagem: vi este mupy perto de casa, imaginei a imagem e fui a casa buscar a câmara.
Podia ter levado também o tripé, mas vi logo que, para evitar demasiada distorção pela perspectiva, necessitaria de fazer a imagem com os braços levantados, ou seja, não tenho tripé para essa altura.

Podia esperar para que fosse dia e fotografar, afinal de contas, o cartaz não iria fugir... Podia, mas à semelhança do que diz o conhecido anúncio, de dia não é a mesma coisa: primeiro, porque a luz do sol faz uma sombra inestética no cartaz. Segundo, porque no dia seguinte, o dito cartaz tinha mesmo fugido.

Resumindo: podia esperar, mas não esperei. Assim que vi a foto, fiz o click. Independentemente de ter ou não as condições ideais para a fazer.
Fiz à volta de 20 imagens. No que respeita às questões técnicas, aproveitei apenas duas, das quais a melhor é esta que apresento. E pergunto: não a devia ter feito? :D

Picacuca  

Partilhar Post #68 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 24 Fevereiro 2011 - 22:28

E pergunto: não a devia ter feito? :D

Picacuca 

Claro que sim.  :)

Gosto muito da imagem "total", mas gosto também muito do "pormenor" num plano à Sergio Leone.  :)

Disclaimer: Não uso, nem nunca usei tripé, mas não nego algo que não conheço... ::)

Partilhar Post #69 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 24 Fevereiro 2011 - 22:39

Gosto muito da imagem "total", mas gosto também muito do "pormenor" num plano à Sergio Leone.  :)

Essa do Sérgio Leone não me tinha ocorrido, a ideia de mostrar esse pormenor foi mesmo técnica, mas já que referes isso, talvez fique melhor com um pouco de música a acompanhar... :lol: :lol:

http://www.youtube.com/watch?v=phItHsHEu1w

:offtopic2: :offtopic2: :offtopic2:

Partilhar Post #70 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 24 Fevereiro 2011 - 22:56

talvez fique melhor com um pouco de música a acompanhar... :lol: :lol:

:) :) :)

Estava a pensar nesta imagem:

Imagem Colocada

E para mim pode ser esta cena, com esta banda sonora:

http://www.youtube.com/watch?v=XBe6R0PwTjo  :)

Partilhar Post #71 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 24 Fevereiro 2011 - 23:06

:) :) :)

Estava a pensar nesta imagem:

http://img696.imageshack.us/img696/4903/...

E para mim pode ser esta cena, com esta banda sonora:

http://www.youtube.com/watch?v=XBe6R0PwTjo  :)

Sim, concordo, e por acaso também pensei nesse filme, mas o outro foi o primeiro que me calhou na rifa.  :offtopic2: :offtopic2:

Picacuca