Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Fotografar de noite sem tripé é um acto heróico ou pura parvoíce

• Por favor inicie sessão para responder
70 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Luis Leonardo

Luis Leonardo

• Membro
  • Registo: 13/05/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 10 Novembro 2008 - 22:32

Há uma coisa que me intriga, muitas vezes vejo aqui fotos completamente sem definição onde o autor diz, como se fosse um acto de louvar, "Sem tripé".

Para além da pura parvoíce não consigo compreender qual é o objectivo de tamanho acto heróico, até porque salvo raras excepções o resultado é quase sempre uma foto tremida e sem definição.

Será que o tripé ocupa assim tanto espaço na mala? O meu vai comigo para todo o lado, sempre que faz falta é só ir buscar ao carro.

Anúncios

Partilhar Post #2 Kestna

Kestna

• Membro
  • Registo: 29/04/2008
    • Local: Murtosa, Aveiro

Publicado 10 Novembro 2008 - 22:33

Eu não tenho tripé.... mas improviso.... a mochila transforma-se em tripé!  :blush:  :happy:

Partilhar Post #3 Rui Almeida

Rui Almeida

• Membro
  • Registo: 19/07/2008

Publicado 10 Novembro 2008 - 22:36

Há sempre o famoso 1$ tripod, feito de cordel, um parafuso e uma anilha... Metes a anilha debaixo do pesinho, esticas o cordelinho e aparafusas à máquina...

Eu solucionei isso duma maneira bastante mais simples: nao tiro fotos nocturnas até ter uma D700/D3!  :D
Agora fora de brincadeiras, tenho um tripé mauzinho, que vai safando. Como nocturnos não é algo que tire, nao precisei até agora dum tripé melhor. Embora uma camara que fizesse ISO3200 usavel desse muito geito.

Partilhar Post #4 Akh608

Akh608

• Membro
  • Registo: 27/01/2008

Publicado 10 Novembro 2008 - 22:46

Acho que é uma tentativa de "puxar os limites"... a diferença, é como numa prova de tiro se fazer um 10 deitado ou um 9 de pé...

IT Partilhar Post #5 Luis Leonardo

Luis Leonardo

• Membro

Publicado 10 Novembro 2008 - 22:52

Acho que é uma tentativa de "puxar os limites"... a diferença, é como numa prova de tiro se fazer um 10 deitado ou um 9 de pé...

A questão é que fazer por exemplo 5" sem tripé como eu já aqui vi é algo de surreal, nem um puto de 10 anos isento de cafeína consegue fazer uma minimamente decente em 20 disparos...
Bem ou então sou eu que tenho uns padrões de qualidade muito elevados e o que para muitos está bom, para mim está péssimo.

Como não consegui ainda perceber, resolvi lançar o debate.

Partilhar Post #6 Akh608

Akh608

• Membro
  • Registo: 27/01/2008

Publicado 10 Novembro 2008 - 23:22

A questão é que fazer por exemplo 5" sem tripé como eu já aqui vi é algo de surreal, nem um puto de 10 anos isento de cafeína consegue fazer uma minimamente decente em 20 disparos...
Bem ou então sou eu que tenho uns padrões de qualidade muito elevados e o que para muitos está bom, para mim está péssimo.

Como não consegui ainda perceber, resolvi lançar o debate.

Lol essa nunca inha visto, mas ainda hoje fiz uma de 5 segundos e só com uma mão...

(estava a testar um cabo disparador no modo bulb, lol)

Partilhar Post #7 Abel Cardia

Abel Cardia

• Novo Membro
  • Registo: 27/10/2007
    • Local: Matosinhos

Publicado 10 Novembro 2008 - 23:25

O problema é que nem toda a gente está para tirar o tripé da mala do carro e andar a passear pela cidade.
No entanto, para fotos perto do carro, vale bem a pena, pois rapidamente se monta o tripé.

Fica a faltar a criação de um mini-tripé bem robusto que permita uma maior mobilidade e que dê para pousar em qualquer lado (pelo menos para quem tem no corpo e objectiva, quase dois quilos de peso).

Fotos de paisagens nocturnas sem tripé é mesmo um desperdício de tempo e de recursos.

Cumprimentos   :th_up:

Abel Cardia

Partilhar Post #8 pbserra

pbserra

• Membro
  • Registo: 21/10/2008

Publicado 10 Novembro 2008 - 23:35

O Vr nesses casos ajuda muito consigo tirar até 1/2.5 s com Vr alias com OS da Sigma a 50mm F/6.2.
Tempos maiores é que é mesmo muito dificil.
Sinceramente não tenho paciência para andar de tripé prefiro procurar onde pousar a maquina :ph34r:

Partilhar Post #9 JMorgado

JMorgado

• Novo Membro
  • Registo: 25/07/2007

Publicado 10 Novembro 2008 - 23:36

Será que o tripé ocupa assim tanto espaço na mala? O meu vai comigo para todo o lado, sempre que faz falta é só ir buscar ao carro.

Pois o meu tripé não cabe na mala, e pesa 2.5kg e o seu comprimento encolhido faz mais de metade da miha altura....e ainda por cima não tenho carro... :)

Mas concordo contigo... uma pessoa se quer fazer uma fotografia bem feita, tem de fazer sacrifícios... pois não foi por ele ter esse tamanho e peso que o deixo de carregar às costas, e muitas vezes por longas distancias (já fiz 15km seguidos com ele, o telescópio e a maquina às costas ) e tenho problemas de coluna...

IT Partilhar Post #10 Luis Leonardo

Luis Leonardo

• Membro

Publicado 10 Novembro 2008 - 23:51

Nem mais, eu se vou fotografar levo sempre o tripé.

Se for precisar dele ou está às costas ou então está no carro junto de mim.

Se precisar de tripé e não o tiver, simplesmente nem faço a foto.

Partilhar Post #11 mochopachorrento

mochopachorrento

• Membro
  • Registo: 29/01/2008

Publicado 11 Novembro 2008 - 00:11

Bem, no meu caso uso um monopé, que já me desenrascou algumas vezes, mas à noite de vez em quando sai uma tremida.

Partilhar Post #12 John

John

• Membro
  • Registo: 28/11/2006
    • Local: Queluz

Publicado 11 Novembro 2008 - 00:31

Há sempre a opção de usar algo como base de apoio, isto para mim é po desenrascanço porque não há melhor que um tripé, se for dos bonzinhos então....

Partilhar Post #13 Jimlizard

Jimlizard

• Novo Membro
  • Registo: 21/11/2005

Publicado 11 Novembro 2008 - 02:22

Na fotografia nocturna espontânea (ex: fotojornalismo / fotografia de rua), especialmente de pessoas, é perfeitamente justificável e recomendável a ausência de tripé.
Em paisagens, arquitectura ou qualquer outro motivo estático, é perfeita parvoíce sem dúvidas.

IT Partilhar Post #14 Luis Leonardo

Luis Leonardo

• Membro

Publicado 11 Novembro 2008 - 11:49

Na fotografia nocturna espontânea (ex: fotojornalismo / fotografia de rua), especialmente de pessoas, é perfeitamente justificável e recomendável a ausência de tripé.

Mas mesmo nestes casos não te arriscas a bater uma chapa de 2 ou 3 segundos com a máquina na mão!
É que uma coisa é não teres tripé e apoiares a máquina no chão, na mochila, num banco de rua etc e tal, outra coisa é máquina em punho e toca a disparar... eu sei que o VR é muito bom, mas também não faz milagres.

Partilhar Post #15 free2hear

free2hear

• Membro
  • Registo: 31/01/2008

Publicado 11 Novembro 2008 - 12:00

Hoje quando se vê as turmas de fotografia em ensaios de rua, todos ou quase todos andam com tripé. Supõe-se que o recurso ao tremido não acrescente nada que não seja óbvio e seja um componente morfológico inaceitável em termos de fotografia artística. Contudo há sempre que contextualizar e perceber se o tremido faz sentido naquela fotografia, na temática do fotógrafo, ou se é apenas um problema técnico. Certo é que perante determinados cenários, tremido é geralmente "mal amado" e não confundir tremido com panning ou arrasto, cujo efeito é transmitir sensação de movimento, ritmo, acção, etc.

Nota técnica: Normalmente o estabilizador de imagem IS ou VR, é aconselhado pelas marcas a ser desligado quando em tripé, exactamente porque não existe movimento no corpo da máquina, enganando o mecanismo. Não tenho contudo experiência deste fenómeno, guio-me pelo que leio, aliás uma pesquisa pelos fóruns foca essa questão.

Partilhar Post #16 Jimlizard

Jimlizard

• Novo Membro
  • Registo: 21/11/2005

Publicado 11 Novembro 2008 - 12:08

Mas mesmo nestes casos não te arriscas a bater uma chapa de 2 ou 3 segundos com a máquina na mão!
É que uma coisa é não teres tripé e apoiares a máquina no chão, na mochila, num banco de rua etc e tal, outra coisa é máquina em punho e toca a disparar... eu sei que o VR é muito bom, mas também não faz milagres.

A 5D lida muito bem com ISO 3200 e se usar uma lente muito luminosa na abertura máxima, consigo quase sempre velocidades perfeitamente seguras. Seguro será sempre a partir de 1/10 com uma 24mm em "full-frame", por exemplo. Nada de 1seg, como referes. :)

É claro que estou a falar de locais onde haja o mínimo de iluminação. Tenho fotos perfeitamente focadas (e sou "pixel peeper")em condições de luz muito baixas e se quero fazer uma foto espontânea, é a única alternativa.

Agora também já vi pessoas a fotografar edifícios e coisas do género, onde a foto nunca poderá ser boa, porque se sabe que haveria sempre outra alternativa para conseguir uma qualidade muito superior. Aí sim, é estupidez.

Partilhar Post #17 gehn

gehn

• Membro
  • Registo: 29/10/2008

Publicado 11 Novembro 2008 - 12:13

Bem de facto o tripé deve acompanhar sempre a malta. Mas e quando não acompanha? Eu não deixo de bater foto só porque não tenho tripé. 5" é loucura. Pura e simplesmente não saí à mão. Mas 1/6? E mesmo 1/3? Com ISO lá em cima? A questão é assumir que se quer aquela imagem, naquele momento e que não havia outra maneira. Além disso conta muito o que se vai fazer com a foto. Deixo-vos um exemplo:

http://olharesemvolt...ortas-da-noite/

Com tripé ficava um sonho? Ficava. Maior que este tamanho fica miserável? Se calhar fica, mas para o tamanho em que publiquei a mim agrada-me. Era aquele momento que eu queria e só lhe podia chegar assim. Evidente que podiam estar melhores mas, além da falta do tripé, eu tenho excesso de nabice...

Partilhar Post #18 tyler_durden_pt

tyler_durden_pt

• Membro
  • Registo: 31/01/2008
    • Local: Porto

Publicado 11 Novembro 2008 - 12:14

Parece-me que depende muito da luz disponível e, claro, também da exigência do nível da qualidade da imagem.

Pessoalmente, não gosto de andar com tripé, prefiro andar leve e cómodo, além de não gostar de estar constantemente a montar e a desmontar o tripé. Mas a fotografia que faço raramente requer exposições prolongadas. Nos casos em que tem, uso tripé ou assento a câmara. 2 segundos com a câmara nas mãos é ridículo, só se for para dar numa de "artista", a minha foto está tremida porque é o meu estilo e tal.

IT Partilhar Post #19 Luis Leonardo

Luis Leonardo

• Membro

Publicado 11 Novembro 2008 - 12:17

Bem de facto o tripé deve acompanhar sempre a malta. Mas e quando não acompanha? Eu não deixo de bater foto só porque não tenho tripé. 5" é loucura. Pura e simplesmente não saí à mão. Mas 1/6? E mesmo 1/3? Com ISO lá em cima? A questão é assumir que se quer aquela imagem, naquele momento e que não havia outra maneira. Além disso conta muito o que se vai fazer com a foto. Deixo-vos um exemplo:

http://olharesemvolt...ortas-da-noite/

Com tripé ficava um sonho? Ficava. Maior que este tamanho fica miserável? Se calhar fica, mas para o tamanho em que publiquei a mim agrada-me. Era aquele momento que eu queria e só lhe podia chegar assim. Evidente que podiam estar melhores mas, além da falta do tripé, eu tenho excesso de nabice...

Bem estas fotos precisavam quase do dobro da luz... claro que sem tripé é impossível.
Eu neste caso ou arranjava onde apoiar a máquina ou então simplesmente não fazia a foto.

IT Partilhar Post #20 Luis Leonardo

Luis Leonardo

• Membro

Publicado 11 Novembro 2008 - 12:19

a minha foto está tremida porque é o meu estilo e tal.

Essa ainda não ouvi, mas já ouvi muita gente a tentar usar como desculpa a falta de tripé para uma imagem de qualidade deplorável.

Eu como já disse anteriormente ou simplesmente não tirava a foto ou se a tira-se não a colocaria na net, mas isto se calhar sou eu que tento manter os meus padrões mínimos acima do aceitável.