Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Informação sobre pilhas para máquinas antigas

• Por favor inicie sessão para responder
29 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 pspentax

pspentax

• Membro
  • Registo: 09/10/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 27 Outubro 2008 - 21:44

sdhsdh

Anúncios

Partilhar Post #2 razung

razung

• Novo Membro
  • Registo: 12/06/2008

Publicado 10 Novembro 2008 - 23:22

Boas dicas!
Começo a pensar se o problema do fotómetro das minhas yashicas e das minox não será das pilhas... Humm :humm:

Partilhar Post #3 DiegoV

DiegoV

• Membro
  • Registo: 18/05/2009
    • Local: Guimarães

Publicado 01 Junho 2009 - 20:39

Boas. Estive a ver os links do post acima, mas não encontrei resposta à minha pergunta: Que tipo de pilha devo comprar para uma Praktica B200? (ACHO que é este o modelo, não tenho a certeza absoluta e agora também não tenho aqui a máquina para confirmar, só amanhã)

No link que vi aparecem várias Prakticas mas nenhuma delas é este modelo, além de a pilha apresentada ser substancialmente diferente da que a minha tem.
Se alguém me puder ajudar com isto, agradeço imenso  :mestre:

Partilhar Post #4 José Miguel Costa

José Miguel Costa

• Membro
  • Registo: 30/12/2008
    • Local: Porto

Publicado 01 Junho 2009 - 21:37

:lol: :lol: :lol:

Mais um post positivo! :clap:

Partilhar Post #5 FreeLook

FreeLook

• Membro
  • Registo: 11/04/2005

Publicado 18 Junho 2009 - 12:47

Por acaso ninguém vai comprar destas pilhas MRB625 se alguém quiser mandar vir em conjunto
que sempre sai mais barato PM  :th_up:
Cumprimentos

Partilhar Post #6 Luis Leonardo

Luis Leonardo

• Membro
  • Registo: 13/05/2008

Publicado 18 Junho 2009 - 13:10

Antes de importarem pilhas, podem sempre visitar ou contactar a Dimofel em Lisboa (Av da Liberdade), a Supertecnica no Porto (Rua Santa Catarina), o Centro Electrónico de Coimbra ou muitas outras lojas de electrónica espalhadas pelo país. Em mais de 90% dos casos eles têm ou arranjam em muito pouco tempo. Basta indicar o código da pilha...  :th_up:

Comprar pilhas na Fnac é para meninos...  :D

Não vais encontrar o que aqui se procura, que são pilhas muito especificas, normalmente desenvolvidas apenas para substituir pilhas que deixaram de ser fabricadas por conterem mercúrio.

De qualquer das formas o Pentax esqueceu-se ai de mencionar o site mais importante de todos:
http://www.smallbattery.company.org.uk

Envio em cerca de 48h, preços e portes muito acessíveis e das melhores soluções que por ai andam.

No caso das de 1.35v a mais viável é esta:
http://www.smallbatt.../sbc_mrb625.htm

Quem estiver interessado que leia a descrição para perceber as diferenças.

Partilhar Post #7 FreeLook

FreeLook

• Membro

Publicado 18 Junho 2009 - 13:32

É mesmo essa pilha  :th_up: eu perguntei porque se for a meias sai mais barato
para todos e pode ser que mais alguém precise  :D
Mandei um mail ao Leonel Verdasca para saber preço de acertar a voltagem da
máquina se calhar a longo prazo sai mais barato e dá menos trabalho  :sim:
Cumpts

Partilhar Post #8 FreeLook

FreeLook

• Membro

Publicado 18 Junho 2009 - 13:45

Vou-me mudar para Londres até me dou bem com as Bifas  :ph34r:  :lol:
Cumpts

Partilhar Post #9 Luis Leonardo

Luis Leonardo

• Membro
  • Registo: 13/05/2008

Publicado 18 Junho 2009 - 13:57

Sim, mas para essas já o pspentax tinha indicado um bom link (microtools). Agora ficámos com dois.  :th_up:

As pilhas são exactamente as mesmas,  é uma questão de se ver qual sai mais barato.

Partilhar Post #10 FreeLook

FreeLook

• Membro

Publicado 18 Junho 2009 - 14:06

Uma pilha fica em mais de 10€ vou mesmo esperar pela resposta do leonel verdasca
sobre preços da conversão para funcionar com as baratas de 1.5volt  :humm:
Cumpts

Partilhar Post #11 Semente

Semente

• Membro
  • Registo: 01/10/2008

Publicado 22 Junho 2009 - 14:24

Um post precioso Pspentax!

Obrigado!

Partilhar Post #12 ARTNIS

ARTNIS

• Membro
  • Registo: 06/11/2006
    • Local: Lisboa - Sintra

Publicado 22 Junho 2009 - 22:09

Uma pilha fica em mais de 10€ vou mesmo esperar pela resposta do leonel verdasca
sobre preços da conversão para funcionar com as baratas de 1.5volt  :humm:
Cumpts

...peguei na tua resposta...como podia pegar noutra qualquer deste fórum (há por aqui muitas) para chamar atenção de uma dúvida que tenho...
...segundo o sr. leonel verdasca me explicou...é um falso mito que os fotometros lêm mal ou pior com pilhas de 1.5v quando deveriam ter pilhas 1.3v...
...segundo a explicação dele...as máquinas tem um "regulador" de energia no seu interior que só necessitam de 10% dessa energia...por isso...10% de 1.5 ou de 1.3 era tão insignificante que é impossível dar erro de leitura...
...assim gostaria...caso levasses a máquina ao sr leonel verdasca...fizesses conversa com ele sobre esse assunto...para ver se eu entendi bem a explicação dele...que tudo não passa de um mito da internet...
...tenho muita falta de tempo para ir lá pessoalmente...por isso peço-te em nome dos foristas para ver se a explicação é a mesma e se eu percebi bem...desvendavamos de uma vez esse mito  ;)

Partilhar Post #13 FreeLook

FreeLook

• Membro

Publicado 22 Junho 2009 - 22:32

Eu recebi resposta por mail do Leonel Verdasca exactamente igual á tua  :sim:
quando tiver a OM-1 em casa o que vou fazer é isto eu tenho uma OM-20 que sempre
me deu excelentes resultados até com slides por isso o fotómetro está bom de
certeza vou usar as mesmas velocidades e aberturas nas duas e depois vejo a
diferença de resultados e coloco aqui  :th_up:
A OM-1 vai funcionar com a dita pilha de 1.5volt e logo se vê a que conclusão chego  :D
Cumprimentos

Partilhar Post #14 FreeLook

FreeLook

• Membro

Publicado 24 Junho 2009 - 12:46

Já andei por aqui em experiências com uma OM-1 com a tal pilha de 1.5v para comparar leituras
usei duas máquinas ambas com lentes de 50mm uma OM-20 e uma Nikon F601 e a OM-1 com a pilha
de 1.5v não dá leitura correcta comparada com as outras máquinas todas a 400 asa mas quando
alterei o asa da OM-1 para 800 asa quer me parecer que passou a fazer a leitura correcta
igual ás outras duas máquinas, vou continuar a testar a OM-1 para ver se a leitura se mantem
constante com a leitura das outras se assim for não sei se valerá a pena se andar a gastar
dinheiro em pilhas de 10€ ou mais ou em uma reparação  :humm:
Cumpts

Partilhar Post #15 Semente

Semente

• Membro

Publicado 25 Junho 2009 - 19:23

Olá!

Mandei vir uma MRB400 para a Spotmatic, mas por algum motivo o fotometro não se move...

Alguém já teve experiência semelhante?

Desde já obrigado...

Cumps.

Partilhar Post #16 Francisco Gomes

Francisco Gomes

• Membro
  • Registo: 20/09/2008
    • Local: Leiria

Publicado 25 Junho 2009 - 19:29

Isto pode parecer estúpido, mas ligaste o fotómetro? Isto é, puxaste o switch que está do lado esquerdo da lente para cima?

Partilhar Post #17 Semente

Semente

• Membro

Publicado 25 Junho 2009 - 20:37

lol

Sim... ;)

IT Partilhar Post #18 pspentax

pspentax

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 25 Junho 2009 - 22:54

...peguei na tua resposta...como podia pegar noutra qualquer deste fórum (há por aqui muitas) para chamar atenção de uma dúvida que tenho...
...segundo o sr. leonel verdasca me explicou...é um falso mito que os fotometros lêm mal ou pior com pilhas de 1.5v quando deveriam ter pilhas 1.3v...
...segundo a explicação dele...as máquinas tem um "regulador" de energia no seu interior que só necessitam de 10% dessa energia...por isso...10% de 1.5 ou de 1.3 era tão insignificante que é impossível dar erro de leitura...
...assim gostaria...caso levasses a máquina ao sr leonel verdasca...fizesses conversa com ele sobre esse assunto...para ver se eu entendi bem a explicação dele...que tudo não passa de um mito da internet...
...tenho muita falta de tempo para ir lá pessoalmente...por isso peço-te em nome dos foristas para ver se a explicação é a mesma e se eu percebi bem...desvendavamos de uma vez esse mito  ;)

Com já disse e volto a dizer e por experiênçia própria isso que estás a dizer é talvez 10% verdade pois só as para aì as ultimas Pentax Spotmatic tinham um duplo regulador de tensão para corrigir esse problema todas as outras vão dar erro de leitura.

Esse erro varia entre 1/2 a 1 Stop e não é linear pois com pouca luz pode dar um erro maior e quando há muita luz pode dar um erro menor ou vice-versa.

Portanto  só com baterias compativeis ou umas adaptadoras que têm um regulador de tensão vão resolver esse problema.

Esse erro é problemático para quem usa rolo positivo/slides agora quem use negativo côr ou PB esse erro não é problemático.

Cumps :th_up: :th_up:

Partilhar Post #19 ARTNIS

ARTNIS

• Membro
  • Registo: 06/11/2006
    • Local: Lisboa - Sintra

Publicado 26 Junho 2009 - 22:45

isso que estás a dizer é talvez 10% verdade

...não sou eu que digo...só relatei o que percebi da conversa que mantive com o sr leonel...até pensei que ele falava de outra coisa...
...já vi comentários e análises feitos por pessoas experientes e sempre disseram o mesmo...por isso achei estranho...e queria ter a certeza se eu tinha entendido/ percebido bem...ou se não tinha percebido nada e era fruto de uma grande confusão na minha cabeça...
...mas falou com uma grande convicção de que tudo o que se fala sobre este assunto era um grande mito  ;)

Partilhar Post #20 rnbc

rnbc

• Membro
  • Registo: 27/01/2008

Publicado 01 Setembro 2009 - 21:34

Já escrevi ali isso num tópico ao lado, mas digo aqui outra vez...

Nalgumas máquinas o erro é consistente. Por exemplo, na minha Spotmatic bastou eu regular o fotómetro para pilhas de prata e funciona lindamente (o Verdasca vendeu-ma a medir +1.5EV, segundo ele pelos vistos isso é bom :P). Noutras o erro chega a ser de 3 ou 4EV, e mais do que isso é inconsistente, o que é completamente inaceitável.

Nesses casos é fácil fazer um adaptador usando uma pilha de óxido de prata com um díodo de germânio em série, 1.55-0.2 = 1.35. Para casos em que há 4 células (4x1.35=5.4 e 4x1.55=6.2) usa-se um díodo de silício que tira 0.7V.

Esse componente pode-se soldar directamente num dos fios que sai da caixa da pilha (dentro da máquina obviamente) ou então usa-se uma pilha mais pequena e no espaço que sobra mete-se o díodo.

Já agora: não devem ser usadas, de todo, pilhas alcalinas; a tensão baixa ao longo do uso, começa em 1.6V e acaba em 1.3V mesmo com metade da carga ainda disponível. As de óxido de prata mantêm a tensão constante, que é o que se quer.