Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Como avaliar ou interpretar uma fotografia nos foruns e fora deles ....

• Por favor inicie sessão para responder
40 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 Diana_S

Diana_S

• Membro
  • Registo: 28/12/2009
    • Local: Algarve

Publicado 28 Dezembro 2009 - 05:10

Ao começar a ver algumas fotografias confesso que não percebo várias das falhas assinaladas nos comentários (não me refiro em termos de abreviaturas, pois há tópicos com o significado das mesmas, mas sim a ver na fotografia onde estão essas falhas). Sendo que estas devem ser óbvias para os mais experientes, acham que devo perguntar apenas por mensagem privada ou pensam que como será útil para outros iniciantes, devo perguntar no próprio tópico?

Anúncios

Partilhar Post #22 Two

Two

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Maia

Publicado 28 Dezembro 2009 - 09:28

Ao começar a ver algumas fotografias confesso que não percebo várias das falhas assinaladas nos comentários (não me refiro em termos de abreviaturas, pois há tópicos com o significado das mesmas, mas sim a ver na fotografia onde estão essas falhas). Sendo que estas devem ser óbvias para os mais experientes, acham que devo perguntar apenas por mensagem privada ou pensam que como será útil para outros iniciantes, devo perguntar no próprio tópico?

Acho que deves avaliar caso a caso. Se entenderes que pode ser útil para outros parece-me que deves por a questão no próprio tópico.
Tudo passa também pelos termos utilizados e a forma como as coisas são colocadas, se bem que me pareça pelos teus posts que não vais ter problemas a esse nível.

Partilhar Post #23 Diana_S

Diana_S

• Membro

Publicado 28 Dezembro 2009 - 11:12

Obrigada pela resposta tão rápida! :D Tentarei então medir bem o que devo e não perguntar publicamente! ;)

Partilhar Post #24 ShadowEOS

ShadowEOS

• Membro
  • Registo: 20/04/2008
    • Local: Albarraque/Sintra

Publicado 28 Dezembro 2009 - 11:37

Acho que podes perguntar tudo o que quiseres.

O que mais importa é a forma e não o conteúdo (maçarico ou não).

Exemplo:

-> A fotografia tem pouco detalhe.

Tua pergunta:

1) Eu não vejo pouco detalhe. Diz-me lá onde vez isso. Só posso estar a ver mal... :|

2) É possível que a foto tenha pouco detalhe, indica-me uma zona onde isso seja visível porque eu, devido à minha inexperiência, não consigo visualizar isso. Se possível faz um crop e manda-me por email ou posta aqui. Obrigado!

Não estou a dizer como deves perguntar, é meramente um exemplo (exagerado :P), mas haja bom senso na forma de colocar perguntas! Eu pessoalmente até te respondia de que cor é o céu desde que não fosses mal educada ou arrogante na forma de colocar a questão, porque este sítio é sobretudo para ajudar e cruzar conhecimentos!

Partilhar Post #25 Diana_S

Diana_S

• Membro

Publicado 28 Dezembro 2009 - 13:05

Obrigada pela disponibilidade! :) E devo confessar que não acho os exemplos nada exagerados, já que eu até tive de "googlar" o termo "crop" (já agora, já sei que significa "recorte" :D ) e não imagino bem o que será uma fotografia com pouco detalhe (mas irei procurar por aqui)! Por ser tão verdinha nisto é que estava com algum receio de perguntar tão abertamente! :P

Partilhar Post #26 ShadowEOS

ShadowEOS

• Membro

Publicado 28 Dezembro 2009 - 20:51

Vou tentar encontrar alguma aqui no meu pc e já contacto. Se encontrar duas onde se veja claramente a falta de detalhe...

Não sei se não estou a "sujar" o tópico - se estiver o moderador que apague a mensagem e cria-se novo tópico!

Nesta primeira imagem, que foi tirada com a lente 18-55 do kit da canon (antiga sem IS) nota-se uma falta de detalhe no bordo dos frutos. Até parece desfocado (e até pode ser), mas se a lente tivesse mais "recorte" e definição estes bordos estariam perfeitos.

Imagem Colocada

Nesta imagem, tirada com uma Takumar 135mm em testes podemos ver até os pequenos veios da madeira e um fundo totalmente desfocado e destacado do objecto fotografado. Portanto é evidente que o diafragma está muito mais fechado nesta segunda foto (secalhar até não).

Imagem Colocada

Isto de ter diminuido o tamanho da imagem faz com que pareça melhor do que realmente é :P

Partilhar Post #27 Diana_S

Diana_S

• Membro

Publicado 28 Dezembro 2009 - 21:16

Muito obrigada pela explicação ilustrada e tudo!!! :)

Partilhar Post #28 ShadowEOS

ShadowEOS

• Membro

Publicado 28 Dezembro 2009 - 21:18

Portanto diz-me tu qual é a foto que achas que tem melhor qualidade, mais detalhe, melhor definição e etc. E porquê ?

Ah, eu não meti fotos aqui do forum para não ferir suscetibilidades. Assim escolhi das minhas :D

Partilhar Post #29 Diana_S

Diana_S

• Membro

Publicado 28 Dezembro 2009 - 21:28

Ok, vou tentar! :D

A primeira fotografia tem menos qualidade que a segunda, menos detalhe e menos boa definição!

Menos qualidade porque os frutos deveriam estar mais nítidos, mais focados e penso que se a profundidade de campo fosse um pouco maior, todos os frutos ficariam realçados, o que imagino que seria o objectivo! Menos detalhe... se bem percebi, porque está menos focado em zonas que eram de interesse, falta nitidez! E menos boa definição... bem, porque a cadeira na outra fotografia  dá-me ideia de ser daquelas fotografias com muitos mais megapixeis, vê-se mais pormenores (devia ir procurar um termo mais técnico, mas quis ser rápida a responder... :blush: )

Expliquei-me relativamente bem?

Partilhar Post #30 ShadowEOS

ShadowEOS

• Membro

Publicado 29 Dezembro 2009 - 00:48

Mais ou menos, na verdade a 2ª foto conseguias com uma máquina de 1 megapixel (ela tem 800x600 px o que dá menos do que 1Mpx). Na verdade, bastava utilizares a lente que usei para conseguir aquela definição (ou bastava quase isso).

A ciência está na lente e não no corpo.

Partilhar Post #31 Diana_S

Diana_S

• Membro

Publicado 29 Dezembro 2009 - 01:07

Mais uma vez obrigada pela ajuda que estás a dar!

Pois, tenho de perder esta mania de que quantos mais megas melhor!... É que eu notei uma diferença enorme nas máquinas digitais que fui comprando, conforme foram tendo mais megas, mas estou a falar de máquinas compactas apenas!... :blush:

Bem, mas a 2ª foto continua a ser considerada como mais definida que a primeira, certo? Como é que posso explicar o porquê?

Partilhar Post #32 ShadowEOS

ShadowEOS

• Membro

Publicado 29 Dezembro 2009 - 01:12

Epá... explicar como, se tem melhor definição e está melhor é assim porque é, porque a teu ver é assim!

De qualquer modo, quando comentas fotos não costumas comentar a parte técnica, mas mais a parte de enquadramento. A menos que realmente a falta de definição arruine a foto.

Sim a 2ª tem uma definição muito superior e é devido à lente apenas...

Partilhar Post #33 Diana_S

Diana_S

• Membro

Publicado 29 Dezembro 2009 - 02:11

Acho que com estas dicas e mais algumas leituras e já estou pronta para comentar umas fotografias por aqui! :D Pior vai ser quando chegar a minha vez de tentar tirar uma boa foto, jogando com lentes, abertura e tal, ainda estou um pouco confusa com tanta informação... mas já estou a entrar em off-topic! :P

Obrigada pelas explicações simples, acredito que me tenhas ajudado não só a mim, mas também a muitos novatos que aqui venham! :)

Partilhar Post #34 ShadowEOS

ShadowEOS

• Membro

Publicado 29 Dezembro 2009 - 10:21

Sempre às ordens e preocupa-te mais com fotografar do que com comentar as fotos dos outros!

Partilhar Post #35 Diana_S

Diana_S

• Membro

Publicado 29 Dezembro 2009 - 13:00

Por enquanto só tenho uma máquina compacta: Olympus FE-250! :blush: Por isso estou a tentar absorver o máximo de críticas em relação às boas fotografias aqui presentes para depois quando comprar uma máquina a sério (e algumas lentes e tal) já poder fazer um trabalho razoável! :) A prática é o mais importante, não duvido, mas enquanto não há t€mpo, vou vendo videos, lendo artigos, explicações das dúvidas de outros, críticas... e vou também avaliando (quando souber o que dizer) as fotografias dos outros, tentando perceber o que correu menos bem ou o que funcionou, e assim chegar a esses resultados ou melhores na altura em que for eu a fotografar!

Se eu souber criticar de forma construtiva, penso que significa que já estou mais consciente dos aspectos mais importantes a ter em conta na altura de fotografar... É uma forma de aprender e avaliar os meus conhecimentos, não concordas? :)

É algo que admiro muito neste fórum, a crítica construtiva que as pessoas fazem às fotografias! Não é só dizer "está bonito", "está razoável", é dizer porque é que está bonito, razoável ou menos bem conseguido, é indicar o que funcionou bem e o que deve ser melhorado!!! É algo que não encontro em muitos outros locais da internet onde se colocam as fotografias "em exposição"! :P

Mas para já, acho que estarei mais a perguntar o porquê de certas críticas, pois ainda não tenho grande sensibilidade, mas com o estudo espero passar a conseguir fazer eu própria boas críticas!!! :D

Partilhar Post #36 APAF

APAF

• Membro
  • Registo: 11/11/2005

Publicado 29 Dezembro 2009 - 15:02

Já há algum tempo que a APAF deixou de participar activamente neste fórum e, principalmente, deixou de comentar fotografias, tendo para isso um blog específico desenhoscomluz-apaf.blogspot.com . No entanto, a importância deste post leva-nos de novo a intervir, salientando a concordância ou discordância com alguns dos posts aqui apresentados.

Em primeiro lugar analizar uma imagem é bem mais do que dizer que gostamos ou não gostamos. O gostar de uma imagem não faz dela uma boa ou má imagem. Confundir o gosto pessoal com a qualidade significa fecharmos a nossa capacidade de análise a um mundo restrito, que nos torna incapazes de evoluir em arte. Aliás, é por isso que uma imagem é boa ou má e não é relativa esta classificação. Quando se diz que uma imagem pode ser boa para uns e horrivel para outros, estamos a cair neste erro de relatividade, de misturar o gosto com a análise objectiva. O facto de não gostarmos da obra de um fotógrafo não nos deve impedir de reconhecer um bom trabalho. Mais, uma fotografia, tal como uma pintura, tem um valor intrínseco, independentemente da época ou da análise. Isto para além de podermos questionar a capacidade de análise e conhecimentos de quem gosta ou não gosta. Também tudo isto nada tem a ver com “estilos” pessoais, que muitas vezes não passam de desculpas pelos erros, ou razões para alguns teimosamente se manterem no mesmo caminho.

Quando na crítica fotográfica se analiza uma imagem temos de considerar

- o sentimento que ela desperta, já que uma imagem tem de transmitir algo, que poderá ser semelhante ou diferente do que o fotógrafo sentiu, segundo as correntes estéticas seguidas;
- a sua execução técnica, tendo em conta a medição de luz, a focagem e a profundidade de campo, entre outros aspectos;
- a inovação e maturidade estética nela expressa, que por vezes pode subverter a técnica, e aqui atenção aos conceitos de “qualidade” que vi aqui expressos. Pode ter-se qualidade estética para figurar numa exposição com base numa máquina de reduzida definição, num telemóvel, numa pinhole;
- a luz, quer em termos de qualidade quer no  facto de respeitar a realidade;
- o ambiente transmitido, que se pode traduzir poelo sentir de um momento ou de um local como se lá estivéssemos;
- o “momento certo” do disparo, que pode ter a sua tradução na expressividade quando fotografamos pessoas;
- a mensagem ou conteúdo da imagem;
- a composição, tendo em conta o que a imagem sugere, a distribuição dos elementos no espaço fotográfico e o sentido da leitura de uma imagem, que é da esquerda para a direita para quem escreve com a mão direita e da esquerda para a direita, independentemente de uma estética mais moderna ou mais conservadora.

Por isso se torna absurdo julgar uma imagem pelos filtros que usa, pela técnica mais ou menos rebuscada, pelas cores ou pela definição, como aliás refere, e bem, o Taus a propósito de um comentário à “excelente definição” de uma imagem.

É verdade que os fóruns e a net em geral não dá para aprender muito. Primeiro porque não há debate, cara a cara, com interrogações. Mas para além disso há a necessidade de muitos darem opinião, mesmo que nada percebam do assunto, há aqueles que vivendo ou não endeusados pelos amigos e conhecidos, não aceitam opiniões desfavoráveis, e há aqueles que se escondem atrás de um nick para mostrarem ignorância e boçalidade. Isso, infelizmente, faz com que exista uma cada vez maior separação entre os que sabem, os que nada sabem e os que querem aprender, por vezes sem canais de comunicação entre eles.

Ainda voltando ao post inicial agradou-me a posição do Two que afirma só comentar quando o comentário tráz alguns valor acrescentado a quem colocou uma imagem. Oxalá fossem todos assim. Também é verdade, como refere, que muitos não têm qualquer comentário. As razões são muitas e já foram aqui longamente debatidas. O excesso de imagens, as muito más imagens que por vezes só têm um valor pessoal e sentimental e não artístico, afastam qualquer vontade de comentário e, infelizmente, matam os fóruns. São cada vez menos os comentários com qualidade aqui e noutros fóruns, mas se cada vez que se abre uma imagem ela é do cão, da namorada, do passeio que se fez no fim de semana ou da imagem pretensamente artística de quem não vê exposições, então para quê abrir mais uma?  Para quê perder tempo a comentar quando quem é comentado nem sequer percebe o que lhe dizem? Se calhar alguns ainda estão lembrados dos enormes posts que fazíamos analizando imagens.

Vi quem escreveu que com este post se aprendeu a comentar uma foto. Grande erro. Para comentar há que aprender muito de estética, que não se faz num post. Também não funciona com dicas, porque estas conduzem a afirmações, certas ou erradas, mas não permitem uma argumentação sólida.

Espero que estas reflexões sejam úteis para os que quem aprender a analizar imagens e para todos os que fazem fotografia.

Partilhar Post #37 Diana_S

Diana_S

• Membro

Publicado 29 Dezembro 2009 - 16:04

Espero não ter ofendido com as minhas dúvidas de iniciante. Quero agradecer a intervenção e tenho pena de não ver mais intervenções vossas, uma vez que foi referido que "Já há algum tempo que a APAF deixou de participar activamente neste fórum e, principalmente, deixou de comentar fotografias".

Já reparei que o blog referido já é um mundo, pelo que me irei demorar por lá. Agradeço a referência.

Gostava de dizer ainda que mesmo que os fóruns possam já ter tido mais qualidade e rigor (eu não sei porque sou nova aqui, tanto quanto no mundo da fotografia), continuam a ser uma enorme ajuda para muitos que como eu não têm outra forma de tirar dúvidas! Aqui dizem-nos quais os pontos mais importantes a ter em conta para este ou aquele resultado, o que devemos saber, as bases que devemos ter... e eu conforme vou lendo , vou pesquisando artigos na internet e assim vou aprendendo. É que a internet é um mundo onde facilmente nos perdemos! Faz falta esta troca de ideias nos fóruns, para saber o que ver primeiro e por onde continuar. Pode não ajudar a evoluir tanto os mais entendidos, mas acho que para a maioria, os fóruns são uma grande mais valia. No entanto, esta é apenas a minha opinião.

Partilhar Post #38 dulac

dulac

• Novo Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Porto do Dragão

Publicado 29 Dezembro 2009 - 23:47

É verdade que os fóruns e a net em geral não dá para aprender muito.
...
.., infelizmente, faz com que exista uma cada vez maior separação entre os que sabem, os que nada sabem e os que querem aprender, por vezes sem canais de comunicação entre eles.

Caro APAF, são sinais dos tempos. Já há uns anos atrás os Buggles cantavam na primeira emissão da MTV que o Video Killed the Radio Star e pelo andar da carruagem cada vez teremos mais deste 'mesmo'!
Com o advento das comunicações visuais para as massas e a tecnologia de acesso a elas tudo tem tendencia a se massificar, o que por si só não seria mau se não se tendesse tambem a nivelar pelo menor multiplo comum.

Partilhar Post #39 tdpm

tdpm

• Novo Membro
  • Registo: 11/05/2009

Publicado 15 Maio 2010 - 11:31

Este post é brilhante! É mesmo esse o espírito porque só assim aprendemos uns com os outros.  :th_up:

Partilhar Post #40 Marcos Olegário

Marcos Olegário

• Novo Membro
  • Registo: 22/04/2014

Publicado 24 Abril 2014 - 13:03

Sobre esse tema, tenho já publicado um par de artigos. Este sobre como comentar fotografias, e este sobre o problema de acreditar nas críticas fotográficas. Mesmo assim, estou bastante de acordo com o post de APAF nisto: "Por isso se torna absurdo julgar uma imagem pelos filtros que usa, pela técnica mais ou menos rebuscada, pelas cores ou pela definição".