Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Novo Imac VS PC

• Por favor inicie sessão para responder
61 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 sjovem

sjovem

• Novo Membro
  • Registo: 19/05/2012

Publicado 20 Janeiro 2013 - 13:42

Boas, eu sou utilizador de PC Windows, estou a pensar em mudar a maquina, como a utilizaçao mais forte que dou ao PC de momento é ediçao de Fotografia (no lightroom), entre outras coisas, estou a pensar exprimentar o mundo Mac com o novo iMac, mas pelo preço de um iMac compra-se uma boa maquina PC, a minha pergunta é, vale mesmo a pena mudar de ambiente de trabalho, e pagar tanto? O software é assim tao bom, e o trabalhar tao rapido? Pedia a quem ja fez essa mudança que me responde-se sff. Obrigado

Anúncios

Partilhar Post #2 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Local: Estoril
    • Fuji X-Pro1, X-Pro2, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 20 Janeiro 2013 - 16:50

Usas o Lighhtroom...

1. Presumo que tenhas comprado a versão Windows, e agora terás que arranjar (e pagar) a versão Mac; idem para plug-ins que tenhas;
2. Lightroom é Lightroom, e Photoshop é Photoshop, quer os estejas a correr em Windows ou em MacOS. Correrão sempre melhor quanto mais potente for a máquina (processador, RAM, discos, etc.).

Verifica que outro software e hardware usas, e confirma que no Mac o continuarás a fazer sem problemas (impressoras, calibradores de monitor, scanners, GPS, leitores de cartões, etc. e anda só estou a falar de fotografia).

Tens tido limitações ao trabalhar com Windows? Qual é o problema cuja solução procuras? Porque, sinceramente, nos tempos que correm, gastar dinheiro por gastar, trocar de OS só porque sim, sem ter uma necessidade claramente identificada.

Disclaimer: se fosse um utilizador de Mac a pensar em saltar para Windows, tudo o que foi dito acima seria igualmente aplicável. Bem, excepto os custos exorbitantes, que são apanágio dos Mac :) Mas que têm máquinas lindas, ah, isso é verdade ;)

Partilhar Post #3 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 20 Janeiro 2013 - 17:47

Epá, a minha mulher comprou um iMac, porque é mais giro...

Uma coisa é verdade, o ecrãn é muito bom. Tão bom que eu comprei um ecrã da Mac e uma placa gráfica para o ligar ao meu pc (e assim também fica mais giro  :lol: )

IT Partilhar Post #4 sjovem

sjovem

• Novo Membro

Publicado 20 Janeiro 2013 - 21:18

O problema é que o hardware que tenho esta desatualizado, ainda é dual core, por isso tenho de fazer um upgrade... De tudo, ecrã e tudo, e tenho curiosidade de exprimentar o Ox. No lightroom as vezes tenho tempo de tomar café , e dar uma volta antes de converter de nef para jpeg...A muito k n uso o pc pra jogar, so mesmo fotografia, internet, texto e media.

Partilhar Post #5 rmg

rmg

• Membro
  • Registo: 19/11/2008
    • Local: Faro

Publicado 21 Janeiro 2013 - 12:46

Os problemas de rapidez de iniciação de programas também já tão a ser combatidos pelos SSD.
Para quem não sabe o que é um SSD (Solid-State drive) é um Disco de memória flash, isto é, funciona como uma Pen o que torna tudo bastante mais rápido. São um pouco mais caros que os discos normais.. um disco de 60Gb custa em média 70€.

Actualizar um PC sai bem mais em conta que comprar um iMac.
Para além de muito caros, pelo mesmo preço tens um PC muitas vezes superior.
É a minha maneira de ver.

Eu tenho um  PC que já me foi algum dinheiro (1200 mocas) e agora só tenho que actualizar o meu disco (devo comprar em breve um SSD para meter lá programas pesados como o win7 e photoshop) e comprar um novo computador.

Partilhar Post #6 recycle bin

recycle bin

• Membro
  • Registo: 20/09/2011

Publicado 21 Janeiro 2013 - 17:24

eu cheguei a ter as mesmas dúvidas, mas pensei um pouco melhor no que realmente a Apple me poderia oferecer que um PC não podia e acabei por comprar um portátil Asus N56VZ, um monitor externo IPS da DELL de 23" e substituí o disco do portátil por um SSD de 256 GB! tudo isto por menos dinheiro que um MAC equivalente ao meu Asus custaria.

Partilhar Post #7 RedHeart

RedHeart

• Membro
  • Registo: 08/05/2012

Publicado 21 Janeiro 2013 - 17:46

A minha filosofia é simples: preciso de trabalhar com algum software que apenas corra em ambiente MAC? Se a resposta for negativa, então um PC será sempre uma m€lhor opção.

Partilhar Post #8 zalle

zalle

• Membro

Publicado 21 Janeiro 2013 - 17:49

A minha filosofia é simples: preciso de trabalhar com algum software que apenas corra em ambiente MAC? Se a resposta for negativa, então um PC será sempre uma m€lhor opção.

Um pc não é sempre a melhor opção, é a opção mais barata.

Eu não uso mac porque não consigo justificar os custos, preciso de ter sempre uma máquina potente, e em PC fica muito mais barato.

Partilhar Post #9 recycle bin

recycle bin

• Membro

Publicado 21 Janeiro 2013 - 18:28

Um pc não é sempre a melhor opção, é a opção mais barata.

Eu não uso mac porque não consigo justificar os custos, preciso de ter sempre uma máquina potente, e em PC fica muito mais barato.

PC não é apenas a opção mais barata, é também a mais diversificada, tens bastantes portáteis "PC" mais caros que os melhores MAC's

Partilhar Post #10 zalle

zalle

• Membro

Publicado 21 Janeiro 2013 - 18:42

PC não é apenas a opção mais barata, é também a mais diversificada, tens bastantes portáteis "PC" mais caros que os melhores MAC's

Sim, realmente se quiseres um pc com muita performance podes configurar à tua medida, mas num mac pro também podes.

Eu falava na maioria dos casos, computadores para o utilizador médio, em que comparamos a relação preço/potência.

IT Partilhar Post #11 sjovem

sjovem

• Novo Membro

Publicado 22 Janeiro 2013 - 06:39

Desde ja obrigado pelas respostas...
Eu acho que o Mac, ou neste caso, o iMac pode correr softwares ( tipo lightroom ) mais rapido e fluido que um pc equivalente ( derivado mesmo á arquitetura da maquina e OS), por isso a minha pergunta era se isso realmente se nota ao trabalhar neles (Mac) e se a diferença de preço se justifica.
Como uso pc pra internet Tb, o Mac é sem duvida mais seguro e rapido e isso tambem pesa na balança, e no preço a balança cai pro lado do pc...
Por cerca de 850€ ja de encontra um i7 (básico) com 8gb RAM, 2T disco,  gráfica de 1gb, com mais 200€ um bom monitor, isto contra o 1400€ do iMac mais básico conta bastante....Cumps

Partilhar Post #12 rmg

rmg

• Membro
  • Registo: 19/11/2008
    • Local: Faro

Publicado 22 Janeiro 2013 - 07:58

A rapidez que falas é causada pela falta de rapidez do disco rígido.
Lê sobre os SSD (solid-state disk).. consegues desempnho até 5vezes mais rápido que um disco rígido de agulha (os nossos). Para mim neste momento a melhor marca: http://www.ocztechnology.com/

Na minha opinião i7 (versão desbloqueada para overclock já tive o processador a correr a 4,0 Ghz sem sobreaquecer é preciso é um bom cooler.. mas existem ai uns muito bons baratos) um SSD de 128Gb, um disco normal de 1-2Tb, um gráfica com 1Gb e 8Gb de ram (a meu ver metia mais) já se fica com um bom PC e bastante rápido.

É só a minha opinião, não sou muito fanboy da Apple... acho que se paga muito por ter uma maça com uma dentada por trás.

Cumps

Partilhar Post #13 recycle bin

recycle bin

• Membro

Publicado 22 Janeiro 2013 - 12:41

sim, um SSD faz toda a diferênça, é o melhor upgrade que se pode fazer actualmente! neste momento o meu Windows 8 inicia-se em menos de 4s, duvido que haja alguma diferênça de fluidez entre o meu PC e qualquer outro MAC do mercado.

Partilhar Post #14 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 22 Janeiro 2013 - 14:06

Com números, compra um pc. Vai sair mais barato e é mais potente...

Na prática, compra um mac...
Não vais notar a diferença de velocidade. Não vais passar a editar as fotos 10x mais depressa. Não vais ganhar horas ao ligar. Não vai fazer gelados....

Vais ganhar conforto na utilização. Ao início é confuso porque não se sabe onde estão as coisas, mas quando tens o mesmo nível de conhecimento numa plataforma e na outra, a diferença é notória.

Partilhar Post #15 Oslec

Oslec

• Membro
  • Registo: 19/08/2009
    • Local: Braga
    • A culpa é do fotografo...

Publicado 22 Janeiro 2013 - 18:08

...Não vai fazer gelados....

Nãaaaaaoooooooooo...  :shock:...

:D

IT Partilhar Post #16 sjovem

sjovem

• Novo Membro

Publicado 28 Janeiro 2013 - 12:31

Sem tirar nem pôr.

É simples, podes comprar um PC de 500€, podes comprar um PC de 1000€ e notar uma diferença prática de 10 ou 20%, ou o Mac... para quê comprar um PC caro?

Daqui de entre a 4 a 6 anos, vão estar ambos desactualizados em termos de especificações...

Quanto aos upgrades, esquece, nem vale a pena... pela minha experiência, só vale a pena, quando se melhora tudo: disco, CPU (que implica motherboard), RAM, placa gráfica... básicamente, computador novo... upgrades menores, são uma boa maneira de estoirar dinheiro em vez de poupar para um computador novo.

Os ecrãs dos mac's e o próprio sistema operativo trabalham bem para fotografia.

All in all, se queres um Mac, compra o raio de um Mac, antes de deitares o dinheiro fora numa coisa que não queres mesmo...

Boas, obrigado pela resposta, pareces um utilizador Mac (será que te conheço?), podes dizer-me se ha compatiblidade do Pages com o Word (mesmo na configuraçao do texto), ja vi qua não há Microsoft Ofice em PorTUGA ( de Portugal e não Europeu) mas sim só Ingles. É que faço varios trabalhos em Word e mando pra outros utilizadores Word imprimirem, e tenho medo que depois saia tudo torto.

Cumprimentos

Partilhar Post #17 ricardoA

ricardoA

• Membro
  • Registo: 25/02/2011

Publicado 28 Janeiro 2013 - 15:04

Boas, obrigado pela resposta, pareces um utilizador Mac (será que te conheço?), podes dizer-me se ha compatiblidade do Pages com o Word (mesmo na configuraçao do texto), ja vi qua não há Microsoft Ofice em PorTUGA ( de Portugal e não Europeu) mas sim só Ingles. É que faço varios trabalhos em Word e mando pra outros utilizadores Word imprimirem, e tenho medo que depois saia tudo torto.

Cumprimentos

Podes ter o word em PT-PT é uma questão de sacares ou comprares os "dicionários" para o word.

Os únicos argumentos que mando para a fogueira na luta Mac vs PC é: Tenho um há 5 anos, está em óptimo estado, faço com ele o que quero e me apetece e nunca mais tenciono gastar dinheiro num PC.

IT Partilhar Post #18 sjovem

sjovem

• Novo Membro

Publicado 06 Fevereiro 2013 - 16:13

Boas, optei pelo pc com o ssd, e devo dizer que realmente é muito rápido, tudo bem que o PC também é novo, mas acho que o SSD faz toda a diferença...

Partilhar Post #19 kincas

kincas

• Membro
  • Registo: 30/06/2008
    • Local: Leiria

Publicado 11 Março 2013 - 15:04

Eu nem me meto, pois essa questão está mais que batida.

Só digo uma coisa. Quem muda para Mac não volta a trás.

Agora deixo à imaginação de cada um a razão.

Partilhar Post #20 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Local: Estoril
    • Fuji X-Pro1, X-Pro2, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 11 Março 2013 - 15:10

Costuma-se dizer a mesma coisa quanto à homosexualidade...  :lol: Conclusões?