Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Fotografos profissionais Vs Fotografos amadores

• Por favor inicie sessão para responder
104 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 06 Março 2013 - 13:48

1º: Toda a gente sabe exactamente por onde começar. Sabe que para fotografar precisa de uma máquina. Se não sabe como funciona a máquina, tem de aprender. 99% das dúvidas dos iniciados desaparecia com a leitura e estudo a sério de um manual básico da fotografia.
Porque perguntar aos outros que valores é que eles usaram não os leva a lado nenhum.
Uma pergunta muito comum é "porque é que a minha fotografia ficou muito escura?". Qualquer manual básico vai explicar o que é exposição e como fazer para que a fotografia fique mais clara ou mais escura. Quem ainda não entendeu isso é porque não perdeu o mínimo de tempo a estudar.
E com tanto site sobre fotografia, tanto livro, tanto vídeo, isso só se pode justificar com falta de vontade.

Na sua essência tens toda a razão. No entanto a informação técnica sobre fotografia é bastante densa para quem, como eu, começou do zero sem saber ler nem escrever. Não digo que se deva dar o peixe ao invés de ensinar a pescar, mas que é fácil uma pessoa se perder no meio de tanta informação, alguma da qual de qualidade duvidosa, tanto acrónimo, conceito e nomenclatura diferente, é.
Eu evitei colocar questões e fui procurar, mas foi (e ainda é) difícil.

2º:
O que acontece muitas vezes é que as pessoas não querem comentários, querem palmadinhas nas costas e ouvir dizer que a fotografia está fantástica.... Para se comentar fotos e depois se levar com o "estes gajos são intragáveis", mais vale estar quieto.

;)

O que escrevi não foi fruto de recalcamento algum. Tenho tido a sorte de ter criticas maioritariamente construtivas. Ainda não tive palmadinha nas costas alguma mas isso não impede que continue a colocar aqui as minhas fotos. Tentei deixar isso evidente no meu post original, mas pelos vistos fracassei.

Não ponho as mão no fogo pelos restantes membros, falo por mim. Quando coloco aqui uma foto  quero a honesta opinião, desde que construtiva.

Anúncios

Partilhar Post #42 resteves

resteves

• Membro

Publicado 06 Março 2013 - 13:52

Não são só os profissionais os intragáveis.
Aliás, esses por norma não andam aqui nestes fóruns, estão a trabalhar

Apanhas aí com cada amador que ui, caramba

Talvez tenha sido mais injusto com os profissionais da área do que antecipei e se for necessário pedirei desculpas uma vez mais.

Partilhar Post #43 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 06 Março 2013 - 17:14

Na sua essência tens toda a razão. No entanto a informação técnica sobre fotografia é bastante densa para quem, como eu, começou do zero sem saber ler nem escrever. Não digo que se deva dar o peixe ao invés de ensinar a pescar, mas que é fácil uma pessoa se perder no meio de tanta informação, alguma da qual de qualidade duvidosa, tanto acrónimo, conceito e nomenclatura diferente, é.
Eu evitei colocar questões e fui procurar, mas foi (e ainda é) difícil.

As pessoas perdem-se normalmente quando começam à procura do que é um hdr sem saber o que é uma abertura e uma velocidade. Se começarem pelas bases, entendem rapidamente como é que as coisas funcionam. Um livro simples poupa horas de pesquisas por sites duvidosos.

Quem souber tirar fotografias com uma máquina 100% manual, sabe a grande maioria dos conceitos.

Abertura/velocidade/sensibilidade - Distâncias focais/sensor
Quem dominar isto, raramente vai ter de perguntar a um fotógrafo como é que ele está a fazer. Quem não entender isto, vai passar o resto da vida a fazer perguntas. :\

Partilhar Post #44 resteves

resteves

• Membro

Publicado 06 Março 2013 - 20:53

As pessoas perdem-se normalmente quando começam à procura do que é um hdr sem saber o que é uma abertura e uma velocidade. Se começarem pelas bases, entendem rapidamente como é que as coisas funcionam. Um livro simples poupa horas de pesquisas por sites duvidosos.

Quem souber tirar fotografias com uma máquina 100% manual, sabe a grande maioria dos conceitos.

Abertura/velocidade/sensibilidade - Distâncias focais/sensor
Quem dominar isto, raramente vai ter de perguntar a um fotógrafo como é que ele está a fazer. Quem não entender isto, vai passar o resto da vida a fazer perguntas. :\

Faz sentido.

Confesso que ainda uso o ISO no automático, mas estou a tentar combater isso. Devia seguir o conselho muito visto no Forum e comprar o livro do Joel Santos.

Partilhar Post #45 nuno pastor

nuno pastor

• Membro
  • Registo: 12/03/2010

Publicado 06 Março 2013 - 21:25

Por falar em comprar o livro do Joel santos. Alguém sabe onde se pode arranjar em formato digital...

Partilhar Post #46 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 06 Março 2013 - 22:07

Faz sentido.

Confesso que ainda uso o ISO no automático, mas estou a tentar combater isso. Devia seguir o conselho muito visto no Forum e comprar o livro do Joel Santos.

Se usares o iso em automático, nunca vais entender como é que a velocidade e as aberturas funcionam a 100%. Assim nunca vais entender porque é que uma fotografia fica escura e a outra clara..
E provavelmente já andas a tentar explorar coisas mais complexas que isso. ;)

Partilhar Post #47 resteves

resteves

• Membro

Publicado 06 Março 2013 - 22:39

Se usares o iso em automático, nunca vais entender como é que a velocidade e as aberturas funcionam a 100%. Assim nunca vais entender porque é que uma fotografia fica escura e a outra clara..
E provavelmente já andas a tentar explorar coisas mais complexas que isso. ;)

Por acaso não. Nada de complexo por enquanto.

Uso auto porque demoro demasiado tempo a acertar com a exposição e nessa altura já a oportunidade de foto foi embora. Mas estou a tentar corrigir essa situação.

Partilhar Post #48 Picacuca

Picacuca

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 07 Março 2013 - 16:50

Será impressão minha ou os fotógrafos são um pouco rudes em relação aos amantes da fotografia?

Quanto a essa tua impressão que te levou a escrever este tópico, não acho que haja muito a dizer, sendo que a minha opinião se resume a poucas palavras: isso é inveja e mau feitio da parte dos fotógrafos profissionais! :D

Explicando: os verdadeiros profissionais (ou seja, aqueles que também são amadores), não se importam de dar dicas a alguém interessado em aprender. Sendo que, os que tratam mal os amadores, são essencialmente aqueles que se sentem acossados no seu negócio, quer seja porque têm medo da concorrência, porque têm inveja, ou simplesmnte porque têm mau feitio.

Posto isto, na verdade também devo admitir que o problema é um bocado mais complexo que simplesmente o mau feitio e inveja.
Num mundo tão concorrencial como aquele em que vivemos, nem todos podem ser suficientemente criativos, para que, pela a sua originalidade de trabalho se possam assegurar que se tornam insubtituiveis. E mesmo os fótógrafos medianos ou banais (mesmo que sejam profissionais), também precisam de meter comida no prato, daí que, sob o ponto de vista da necessidade básica de sobrevivência, até comprendo essa má-vontade ao lidar com amadores. E quando há "clientes" (se é que se podem chamar clientes), que só procuram o trabalho de amadores que aceitem como única recompensa (e grande honra) os créditos nas imagens, então compreende-se a má vontade ce certos profissionais.
E ainda, por outro lado, também reconheço que essa é uma guerra perdida, e que, quer os fotógrafos profissionais sejam simpáticos ou antipáticos com os amadores, a velha lei da selecção natural assim como a do lucro fácil a todo o custo, irão sempre levar a melhor. Portanto, mal por mal, mais vale sermos simpáticos, sempre vivemos mais alegres. ;)

Picacuca

Partilhar Post #49 goncalofsantos

goncalofsantos

• Novo Membro
  • Registo: 05/12/2012

Publicado 07 Março 2013 - 17:33

Olá,
Vinha responder a uma mensagem e reparei neste tópico.
Não estive a ler muito nem tenho grande experiencia de foruns.
Existem pessoas mais simpáticas e menos simpáticas em tudo na vida.
Se alguém abordar um fotografo que está num trabalho corre o risco de levar uma nega ou uma resposta torta!! Ele, apesar de ter uma máquina na mão e estar a fazer que o que para muitos é só um hobby está a trabalhar!! Esperem que ele acabe de fazer o que está a fazer e perguntem o que querem perguntar!
Falo por mim, nunca na minha vida recusei ajudar alguém, amador ou profissional. Já encolhi os ombros e virei as costas perante amadores e profissionais que estavam mais interessados em elogiar os seus talentos do que em ouvir os outros.
Posso só dizer que me dói mesmo na alma é estar numa conhecida papelaria nos restauradores, como estive recentemente e chegar alguém que pega numa revista técnica de fotografia e nem olha para uma fotografia linda que esteja na capa de uma revista de outra área qualquer. Essa pessoa não gosta de fotografia, gosta de máquinas!
Pano para mangas isto!
Abraços / G

Partilhar Post #50 araujo51

araujo51

• Novo Membro
  • Registo: 06/03/2013

Publicado 07 Março 2013 - 22:59

Essa pessoa pode conhecer a revista e comprar sempre a mesma...
Digo eu.

Partilhar Post #51 JPenedo

JPenedo

• Membro
  • Registo: 21/02/2013
    • Local: Santiago do Cacém

Publicado 08 Março 2013 - 14:39

Amador é aquele que "ama", e na presente temática ama fotografia e fotografar. Pelo que o profissional devia também ser amador, "Amar o seu trabalho a sua arte".

Quanto às respostas tortas, na minha modesta opnião, devem-se essencialmente na velha máxima:

"O segredo é a alma do negócio"  :ph34r:

Também é verdade que há um grande leque de "melgas" que não estão para queimar pestanas em:

Pesquisar 
Tentar
Avaliar os resultados, ser o principal critico do seu trabalho
Voltar a fazer

Sou iniciante neste mundo, gosto de fotografar e de fotografia, entendo a posição de quem afirma que não está para dar informação a quem quer "saltar" etapas na sua formação/pesquisa. Visto que na minha area profissional isso acontece, e muito, mas todavia não nego informação a quem demonstre que quer evoluir, e se interessa por aprender.

Essa informação, que forneço, tem como objectivo dar directivas para quem recebe possa continuar, de forma autónoma, a sua aprendizagem. :th_up:

Se há informação na net, sim há.
Se há livros/sebentas, sim há.

Mas muitas vezes só falta aquele pequeno empurrão.

Mas claro cada um é como é, tanto os que pedem informação como os demais.

Partilhar Post #52 araujo51

araujo51

• Novo Membro
  • Registo: 06/03/2013

Publicado 08 Março 2013 - 20:40

Isso para quem gosta do que faz, de fotografia, porque existe muita gente que vê uma SLR na loja e pensa que agora é só disparar, mas depois repara que não é assim e quer fazer algumas imagens para as redes tipo Facebook e para a namorada, e nota-se que não sabem o que estão a fazer, mas também não querem ser profissionais, não querem ser amadores, e esses não vejo problema em dar umas dicas, claro que tem de saber o mínimo.
Agora, outra coisa é aqueles que se acham bons, e tem uma boa camera e se dizem semi-prof.

Partilhar Post #53 RuyBerna

RuyBerna

• Membro
  • Registo: 01/07/2007

Publicado 09 Março 2013 - 11:58

Na verdadeira essência de ser fotógrafo só existe um tipo "o amador", "aquele que ama a fotografia, que sente paixão pela técnica e registo fotográfico"

Não são na essência verdadeiros fotógrafos os que se dizem profissionais só porque são renumerados e aqueles que agem de uma forma arrogante para quem não tem como principal actividade a fotografia.

Esses ditos fotógrafos profissioanis, estão agarrados a uns truquezitos, são inseguros e na verdade nunca chegam a vingar muito tempo no mundo da fotografia.

Um fotógrafo profissional, (amante da fotografia), porque, sente necessidade de aprofundar os conhecimentos e técnicas não tem qualquer problema em manter, saudável,uma relação na partilha de conhecimentos com outros fotógrafos profissionais ou amadores na fotografia.

Na verdade, ser fotógrafo é na essência "um estado de alma", seja de uma forma renumerada ou não!

Cumprimentos

RB

Partilhar Post #54 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 09 Março 2013 - 12:28

Há muitos profissionais que partilham conhecimentos e há muitos amadores que não partilham nada!!!
As coisas não são assim tão lineares  ;)

Partilhar Post #55 Picacuca

Picacuca

• Membro
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 10 Março 2013 - 17:57

Há muitos profissionais que partilham conhecimentos e há muitos amadores que não partilham nada!!!
As coisas não são assim tão lineares  ;)

Tens razão. Tal como há profissionais invejosos e com mau feitio, também há amadores invejosos e com mau feitio. Infelizmente a inveja e mau feitio, são "qualidades" humanas muito bem distribuidas. :D

Picacuca

Partilhar Post #56 Acruz

Acruz

• Membro
  • Registo: 25/03/2012
    • Local: Expo e Santarém

Publicado 10 Março 2013 - 18:07

Tens razão. Tal como há profissionais invejosos e com mau feitio, também há amadores invejosos e com mau feitio. Infelizmente a inveja e mau feitio, são "qualidades" humanas muito bem distribuidas. :D
Picacuca

Concordo e subscrevo...

Partilhar Post #57 darksideblue

darksideblue

• Membro
  • Registo: 13/04/2012

Publicado 13 Março 2013 - 13:57

pertenço a mais dois foruns, onde sou mais assíduo e a muito mais tempo mas não são de fotografia. este forum e de longe o mais hostil.

obs> este computador esta em ingles, dai a pontuacao.

Partilhar Post #58 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 14 Março 2013 - 15:04

pertenço a mais dois foruns, onde sou mais assíduo e a muito mais tempo mas não são de fotografia. este forum e de longe o mais hostil.

Essa talvez seja uma característica nata dos dos fotógrafos, já que estão sempre a disparar para todo o lado. :lol:
Este fórum não será certamente tão hostil como o fórum dos presidiários de Alcoentre e Vale de Judeus (se é que ele existe). :D Mas concordo que, talvez possa ser daqueles fóruns onde se debatem ideias de forma mais apaixonada, o que leva também, não raras vezes, a hostilidades. :sim:

Picacuca

Partilhar Post #59 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 14 Março 2013 - 21:04

Sempre é melhor que aqueles fóruns em que ficamos à espera que alguém responda... Pelo menos aqui há sempre alguém pronto a "disparar"  :lol:

Partilhar Post #60 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 14 Março 2013 - 21:13

Sempre é melhor que aqueles fóruns em que ficamos à espera que alguém responda... Pelo menos aqui há sempre alguém pronto a "disparar"  :lol:

É que também há quem se meta mesmo a jeito.  :lol: