Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Fotografos profissionais Vs Fotografos amadores

• Por favor inicie sessão para responder
104 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro
  • Registo: 09/01/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 21 Fevereiro 2013 - 15:14

^E é fácil porquê mesmo? :blink:

É que se vamos por ai todo o género de fotografia é fácil.

A composição/enquadramento/momento escolhido e todos os outros factores criativos que constroem a foto final são o grande desafio em TODAS as fotografias.

O aspecto técnico é algo que a meu ver apenas requer treino e o facto de ser fácil ou difícil dependem apenas do "treino" e isto é algo igual quer para fotografia de concertos quer paisagens ou o que for.

Anúncios

Partilhar Post #22 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 21 Fevereiro 2013 - 15:43

Claro que é fácil fotografar concertos... Qualquer um faz isso...  :lol:

O difícil é fotografá-los (ou fotografar outra coisa qualquer) bem!  :th_up:

Partilhar Post #23 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2013 - 16:24

Exactamente.

Eu alonguei-me talvez em demasia no anterior post mas filo porque não é nem a primeira nem a segunda vez que vejo neste forum pessoal a dizer que concertos é coisa fácil.

Partilhar Post #24 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2013 - 17:38

Podes então explicar o que tem de tao facil a fotografia de concertos em comparaçao por exemplo com fotografia de rua por exemplo?
A nao ser que tambem seja coisa facil..se de facto for diz-me entao um tipo que seja para ti dificil só para eu tentar entender.

Partilhar Post #25 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2013 - 18:50

Não porquê?

Quando fazes fotografia de rua és por norma insultado e espancado? Se és estas a fazer qualquer coisa mal porque eu nunca fui pelo menos.

E se vais por aí então a fotografia de rua é a única que requer técnica e que é difícil certo?

Concluo então da tua afirmação que fotografia de moda/estúdio/paisagens/macro/retratos é tudo do mais fácil que há não é? É que não estou a ver uma montanha dar-te um murro ou uma borboleta fotografada em 1:1 a arrancar-te os olhos.

Se bem que a par dos concertos talvez a fotografia animal (um cão dum amigo por exemplo) também seja no teu entender vista como altamente exigente já que existe sempre a hipótese de o animal em causa te arrancar um bocado.

A tua justificação é simplesmente a coisa mais ridícula que alguma vez li neste forum.

Partilhar Post #26 Drekas

Drekas

• Membro
  • Registo: 16/03/2008
    • Local: Aveiro

Publicado 21 Fevereiro 2013 - 19:17

Exactamente.

Eu alonguei-me talvez em demasia no anterior post mas filo porque não é nem a primeira nem a segunda vez que vejo neste forum pessoal a dizer que concertos é coisa fácil.

A mim até me pareceu que o comentário foi irónico. Mas posso estar enganado.

Partilhar Post #27 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2013 - 19:50

^Não me parece. No caso do Tanegashima sei que não foi porque ja o vi dizer anteriormente barbaridades do genero.

Partilhar Post #28 Gonçalo-Rodrigues

Gonçalo-Rodrigues

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2013 - 21:36

Humor? Nao estava a brincar.

Nao disse que concertos é que é dificil, se vires bem basicamente o que eu disse é que não ha tipos de fotografia mais ou menos dificeis.
Dominando a tecnica (seja em que tipo for) tudo o resto depende apenas da tua criatividade daí que nao vejo nenhum "ramo" da fotografia como sendo mais ou menos dificil de executar, cada um tem as suas particularidades e dificuldades.

Nao falaste em agredir mas eu extrapolei a minha expressao do teu "olham para ti com vontade de te partirem a maquina, e com olhar olha-me este fdp". Ok exagerei mas nao vejo em que é que olhares dificultam a execuçao do que quer que seja.

Tanegashima, nao vejas isto como uma especie de confronto porque estou a penas a deixar aqui a minha opiniao.  ;)

Partilhar Post #29 1sonhador

1sonhador

• Membro
  • Registo: 16/09/2009
    • Local: Avanca (Aveiro) e Caldas da Rainha (Leiria)

Publicado 22 Fevereiro 2013 - 15:13

Espero isso, então...

Uma pergunta, já tentaste ao menos fazer uma vez fotografia de rua (ao fim-de-semana, não conta), e fotografar concertos? Achas que entrar em vizinhanças menos "próprias", andar á procura de pessoas e momentos interessantes, conseguir o shot decente, no momento exacto, da posição exacta (que muitas vezes não se compactua com o olhar pela câmera), etc. etc. etc. seja alguma coisa comparada com chegar a um concerto, pôr f/2.8 e ISO 3200 e apanhar umas poses, usar uns ângulos e fotografar para a frente?

Fotografar concertos não é um "género" de fotografia, esse "género" é fotografia documental, mais própriamente, fotojornalismo.

Já que tamos numa de defender a bandeira de cada um: fotografar desporto é que é difícil!! :P

Partilhar Post #30 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 22 Fevereiro 2013 - 17:37

Já que tamos numa de defender a bandeira de cada um: fotografar desporto é que é difícil!! :P

Já agora, difícil difícil é fotografia subaquática. Nunca experimentei mas tenho a certeza que é lixado.
Os fotógrafos do C.S.I. também não têm vida fácil :lol:

Partilhar Post #31 1sonhador

1sonhador

• Membro

Publicado 22 Fevereiro 2013 - 19:43

Já agora, difícil difícil é fotografia subaquática. Nunca experimentei mas tenho a certeza que é lixado.
Os fotógrafos do C.S.I. também não têm vida fácil :lol:

CSI é facil! Eles só com o reflexo da cara num para-choques conseguem fazer-te um retrato de topo!!! É tudo com o computas!

Partilhar Post #32 al_diver

al_diver

• Membro
  • Registo: 17/02/2013
    • Local: Em viagem para a fotografia
    • Apenas detesto a fotografia

Publicado 23 Fevereiro 2013 - 02:37

Mas bem claro que é facil . . . !
Basta ter a boa maquina onde possas subir até +ou- 2000/3200 (do estilo D4) com pouco ruido, quanto à lente com VRII do estilo 70/200 isto para começar.
Depois trabalhar entre os 1/125 segundo a vibração que queiras dar aos musicos,trabalhar sempre apoiado a qualquer coisa para evitar mexer a maquina isto sempre em Manual.
E ajustar a f segundo a medida e exposição consoantete os Spots.
A foto não é nada mais que ter o bom material saber as afinações de base e trabalhar em M para excolher ao fin o  melhor cliché.
É claro que por vezes as bandas nao ajudam nada pois a  musica é tao boa que eles nao precisam da fazer show para a foto.
EH não é preciso te enervares apenas por isto Ha coisas mais graves na vida e no Mundo do que  aminha afirmação aqui .  . .  ! Coool Ciao AL

PS: Um musico quando olha para ti nao é por mal é que eles gostam desta vida fotos passarem nas revistas ELES SÃO ARTISTAS COMO TU AMIGO . . . !

Partilhar Post #33 al_diver

al_diver

• Membro

Publicado 23 Fevereiro 2013 - 03:07

Nâo so e dificil como muito cara pois o preço da maquina metes o mesmo para a caixa ou seja 2 x 6 m roros (maquina e caixão) do estilo (F5-D3s/4) depois vêm os flashes cabos e tudo é pesado para viagem como para Asia,USA por vezes so é possivel por Cargo a 10 roros/kg tranporte du material quero dizer.
Mas tambem como se disse quando encontras a bases para a macro por exemplo ao 60mm TTL entre 1/30 e 1/60 a f/10 é so shootares, ainda por cima agora tudo é digital quando se trabalhava ao Fuji Velvia 50 . . . ! Nao era ao fundo das ilhas de Polynésia que encontravas alguen que revelasse os pequeninos quadros so quando entravas en casa que Kodak o fazia a ai vias por vezes a M k tinhas feito mas era outra era .  . .  !

Mas apesar de alguns nao estarem de acordo comigo sabendo as bases da foto por cada tipo de assunto que vais tratar depois é afinar a tua visao do théma que trataste antes e procurar fazer algo de E X T R O R D I N A R I O que nunca ninguem fez.

Partilhar Post #34 al_diver

al_diver

• Membro

Publicado 23 Fevereiro 2013 - 03:34

Olha só consulta isto e depois diz o que pensas ok ?

http://img.gg/hhOn9aY

AL

Partilhar Post #35 1sonhador

1sonhador

• Membro

Publicado 23 Fevereiro 2013 - 13:04

Olha só consulta isto e depois diz o que pensas ok ?

http://img.gg/hhOn9aY

AL

Gostei de  algumas, na minha opinião: tem de ser mais «tight», nos casos onde não se vê a cara, não metia as fotos, no caso do tenis de mesa, se estao a servir para o lado oposto onde esta o fotografo também não lançava fotos, teria mais cuidado com as "linhas" (algumas estao meio tortas)
Algumas estão ligeiramente desfocadas, também não metia.

[edit] E nesse desporto as pernas não fazem nada, volta ao primeiro ponto: Mais tight nas fotos.
Mas isso é a minha opinião pessoal, vale o que vale, não sou ninguém para dizer o que quer que seja :)

Partilhar Post #36 al_diver

al_diver

• Membro

Publicado 23 Fevereiro 2013 - 18:18

[edit] E nesse desporto as pernas não fazem nada, volta ao primeiro ponto: Mais tight nas fotos.
Mas isso é a minha opinião pessoal, vale o que vale, não sou ninguém para dizer o que quer que seja :)

Eu sei mas por vezes os tipos das manifestações tao pouco percebem de foto eles querem é bonecos para mostar aos Sponsors c alguma Pub . . . !

E assim o que dizes foi feito hà poucos dias

http://img.gg/99HRGgv

AL

Partilhar Post #37 resteves

resteves

• Membro
  • Registo: 22/02/2013
    • Local: Seixal

Publicado 06 Março 2013 - 11:25

Olhei pela primeira vez com outros olhos para a fotografia à muito pouco tempo e comprei a minha máquina à menos de 3 semanas. Acho que ainda nem cheguei ao nível de amador, mas gostava de dar aqui a minha opinião sobre este tema.

Nunca falei com um profissional pessoalmente (excepto com o do meu casamento), pelo menos não sobre fotografia, mas pelo que tenho lido neste, e noutros fóruns pela net, os profissionais (assumo profissionais quem admite ganhar dinheiro com a fotografia) são intragáveis. Claro que estou a generalizar e como posso estar a ser injusto para alguém e desde já peço desculpa a essas pessoas. É frequente encontrar comentários maliciosos e, por vezes,  quase a roçar a humilhação dos menos hábeis.  Já li os argumentos do “querem salta passos de aprendizagem” e “são preguiçosos” e outros do mesmo nível. Parem e leiam o que escrevem. Um amador muitas vezes não sabe sequer por onde começar, não sabe pelo que procurar, as vezes nem sabe o que deve perguntar. Isto faz lembrar os condutores com meia dúzia de meses de carta. Sempre que encontram um carro de condução dizem mal da sua vida. Esquecem-se que já passaram por aquilo.

Atenção que não falo de comentários dirigidos a mim. Envolvo-me pouco e tenho aprendido imenso com os (raros) comentários às fotos que aqui coloquei. Mas verdade seja dita que me sinto sortudo pelo conteúdo dos comentários que tenho tido, não que tenham sido favoráveis (de todo), mas porque (maioritariamente) têm informação útil e que me permite perceber o que estou a fazer de mal.

Claro que há excepções e tenho lido posts e artigos de alguns que deram do seu tempo para ajudar os demais que são fantásticos. Há vários exemplos disso aqui no fórum e pela Internet fora.

Quanto à questão dos amadores vs profissionais, não entendo a entendo. Nesta área, a componente artística tem um peso imensamente superior à técnica. Eu preciso de aprender a técnica, mas a artística ou se consegue ou não. Neste aspecto os (bons) profissionais não têm nada a temer. Por tudo isto não entendo a aparente animosidade entre as duas classes.

Pessoalmente acho tudo difícil. Fotografar na rua, desporto, animais, paisagens, etc. Fica claro, escuro, longe, perto, desfocado, focado a mais, mas nunca fica como eu quero. Eu sei que não é da minha 1100D + 18-55mm, é de mim, mas enquanto tento aprender convosco vou-me divertindo à grande. Só é pena que a qualquer altura do dia existam mais de 50 utilizadores no fórum e são poucos os que comentam as fotos e respondem a dúvidas.

Partilhar Post #38 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 06 Março 2013 - 13:21

Olhei pela primeira vez com outros olhos para a fotografia à muito pouco tempo e comprei a minha máquina à menos de 3 semanas. Acho que ainda nem cheguei ao nível de amador, mas gostava de dar aqui a minha opinião sobre este tema.

Nunca falei com um profissional pessoalmente (excepto com o do meu casamento), pelo menos não sobre fotografia, mas pelo que tenho lido neste, e noutros fóruns pela net, os profissionais (assumo profissionais quem admite ganhar dinheiro com a fotografia) são intragáveis. Claro que estou a generalizar e como posso estar a ser injusto para alguém e desde já peço desculpa a essas pessoas. É frequente encontrar comentários maliciosos e, por vezes,  quase a roçar a humilhação dos menos hábeis.  Já li os argumentos do “querem salta passos de aprendizagem” e “são preguiçosos” e outros do mesmo nível. Parem e leiam o que escrevem. Um amador muitas vezes não sabe sequer por onde começar, não sabe pelo que procurar, as vezes nem sabe o que deve perguntar. Isto faz lembrar os condutores com meia dúzia de meses de carta. Sempre que encontram um carro de condução dizem mal da sua vida. Esquecem-se que já passaram por aquilo.

Atenção que não falo de comentários dirigidos a mim. Envolvo-me pouco e tenho aprendido imenso com os (raros) comentários às fotos que aqui coloquei. Mas verdade seja dita que me sinto sortudo pelo conteúdo dos comentários que tenho tido, não que tenham sido favoráveis (de todo), mas porque (maioritariamente) têm informação útil e que me permite perceber o que estou a fazer de mal.

Claro que há excepções e tenho lido posts e artigos de alguns que deram do seu tempo para ajudar os demais que são fantásticos. Há vários exemplos disso aqui no fórum e pela Internet fora.

Quanto à questão dos amadores vs profissionais, não entendo a entendo. Nesta área, a componente artística tem um peso imensamente superior à técnica. Eu preciso de aprender a técnica, mas a artística ou se consegue ou não. Neste aspecto os (bons) profissionais não têm nada a temer. Por tudo isto não entendo a aparente animosidade entre as duas classes.

Pessoalmente acho tudo difícil. Fotografar na rua, desporto, animais, paisagens, etc. Fica claro, escuro, longe, perto, desfocado, focado a mais, mas nunca fica como eu quero. Eu sei que não é da minha 1100D + 18-55mm, é de mim, mas enquanto tento aprender convosco vou-me divertindo à grande. Só é pena que a qualquer altura do dia existam mais de 50 utilizadores no fórum e são poucos os que comentam as fotos e respondem a dúvidas.

1º:

Um amador muitas vezes não sabe sequer por onde começar, não sabe pelo que procurar, as vezes nem sabe o que deve perguntar.

Toda a gente sabe exactamente por onde começar. Sabe que para fotografar precisa de uma máquina. Se não sabe como funciona a máquina, tem de aprender. 99% das dúvidas dos iniciados desaparecia com a leitura e estudo a sério de um manual básico da fotografia.
Porque perguntar aos outros que valores é que eles usaram não os leva a lado nenhum.
Uma pergunta muito comum é "porque é que a minha fotografia ficou muito escura?". Qualquer manual básico vai explicar o que é exposição e como fazer para que a fotografia fique mais clara ou mais escura. Quem ainda não entendeu isso é porque não perdeu o mínimo de tempo a estudar.
E com tanto site sobre fotografia, tanto livro, tanto vídeo, isso só se pode justificar com falta de vontade.

2º:

Só é pena que a qualquer altura do dia existam mais de 50 utilizadores no fórum e são poucos os que comentam as fotos e respondem a dúvidas.

O que acontece muitas vezes é que as pessoas não querem comentários, querem palmadinhas nas costas e ouvir dizer que a fotografia está fantástica.... Para se comentar fotos e depois se levar com o "estes gajos são intragáveis", mais vale estar quieto.

;)

Partilhar Post #39 dmarquizz

dmarquizz

• Membro
  • Registo: 10/03/2010

Publicado 06 Março 2013 - 13:26

Nunca falei com um profissional pessoalmente (excepto com o do meu casamento), pelo menos não sobre fotografia, mas pelo que tenho lido neste, e noutros fóruns pela net, os profissionais (assumo profissionais quem admite ganhar dinheiro com a fotografia) são intragáveis.

Não são só os profissionais os intragáveis.
Aliás, esses por norma não andam aqui nestes fóruns, estão a trabalhar

Apanhas aí com cada amador que ui, caramba

Partilhar Post #40 darksideblue

darksideblue

• Membro
  • Registo: 13/04/2012

Publicado 06 Março 2013 - 13:37

o fotografo e contratado para fazer um serviço. quando o amador esta a trabalhar no emprego de dia, de certeza que não esta para aturar um chato que não o deixa trabalhar.

e quando eles se metem a frente num momento chave, muitas vezes levam cotoveladas e pontapes.

ouvi dizer...