Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Fotografos profissionais Vs Fotografos amadores

• Por favor inicie sessão para responder
104 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 rubencarrilho

rubencarrilho

• Novo Membro
  • Registo: 05/11/2012

Publicado 13 Janeiro 2013 - 14:08

Será impressão minha ou os fotógrafos são um pouco rudes em relação aos amantes da fotografia? Digo isto porque muitas das vezes reparo que ao fazer uma pergunta por exemplo coisas banais como, estou com dificuldade na maneira como devo fotografar um concerto será que me poderia dar uma breve explicação ou até mesmo em certos eventos em que estão fotógrafos profissionais e estão fotógrafos amadores eles estão constantemente a olhar dela ou até mesmo a implicar com coisas mínimas. Nunca vos aconteceu ou se aperceberam destas situações?

Anúncios

Partilhar Post #2 Pmacedo

Pmacedo

• Membro
  • Registo: 17/04/2010
    • Local: Funchal

Publicado 13 Janeiro 2013 - 14:30

Já passei pelos 2 mundos, e digo-te, nós os fotógrafos conseguimos ser bem tristes. Sim, isso é normal, um porque se sente ameaçado pelo amador (trabalhos de borla e sei lá que mais) e o outro porque se sente inferiorizado pelo dito Profissional.
Melhor que tens a fazer é ignorar isso, ou acabas a perder o gosto pela fotografia. E mesmo Amadores vs Amadores é algo constante, penso que faz parte da fotografia detestar os outros fotógrafos  :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Partilhar Post #3 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 13 Janeiro 2013 - 14:37

Por outro lado cada vez ha mais "amadores" que não pescam nada do assunto nem querem perder tempo a aprender. Muitos que não têm qualquer sensibilidade em relação ao que estão a fazer.

É comum reparar nisso especialmente em baptizados, onde existem vários fotógrafos em simultâneo. Os profissionais, por norma, sabem quando podem e não podem tirar fotos. Sabem que se querem tirar fotos em certos momentos, têm que o fazer de forma discreta. Sabem que não podem andar a correr de um lado para o outro, sabem que não podem invadir certos espaços, etc... Caso quebrem essas regras, sabem que estão sujeitos a que o Padre se limite a mandar parar com tudo o que é fotografia.... E sabem que o equilíbrio tem de ser mantido porque no domingo seguinte vão estar no mesmo local, com o mesmo padre....

O fotógrafo amador muitas vezes não tem essa noção.. Para ele todos os momentos são bons parar tirar fotos, o flash é para estar sempre ligado, etc.... Se houver problemas, é só nesse dia. Na semana seguinte não tem de estar lá outra vez.....

Depois existe essa do "ensina-me como fazes...". Isso é muito giro se fores a única pessoa no mundo a perguntar... Alguma vez foste a uma pastelaria dizer que querias fazer os teus bolos em casa mas que tas com dificuldades?  Se te podiam dizer como faziam......

Cheira-me que vais levar com uma resposta bem pior... :P

Fotografia é fácil e existe imensa informação pela net... Se não sabes, muitas vezes é porque não te preparaste o suficiente. É normal que as pessoas não fiquem super contentes por vir mais um fazer perguntas por vezes básicas...  Especialmente se não conhecerem a pessoa de lado nenhum.....

Partilhar Post #4 cochise

cochise

• Membro
  • Registo: 18/04/2011
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 13 Janeiro 2013 - 14:39

Melhor que tens a fazer é ignorar isso, ou acabas a perder o gosto pela fotografia. E mesmo Amadores vs Amadores é algo constante, penso que faz parte da fotografia detestar os outros fotógrafos  :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Não me considerando sequer amador... apenas mais um que gosta de fotografia, subscrevo as suas palavras...
Só não detesto os outros amadores... gosto de apreciar todos os trabalhos....
:P

Partilhar Post #5 frmorais

frmorais

• Membro
  • Registo: 01/06/2012

Publicado 13 Janeiro 2013 - 14:43

Confesso que não devo ter percebido muito bem a pergunta.. mas estás a dizer que profissionais da fotografia, que conseguiram acreditação para um determinado evento e se preparam para tal com equipamento, formação, etc. não são muito solícitos em dar-te uma "breve explicação" de como o fazer de uma forma ilegal, sem acreditação, entrando com a tua máquina à socapa, e depois utilizares as tuas fotos? Realmente não parece normal. :-)
Experimenta ir a uma oficina e pergunta a um mecânico se te pode explicar como trocar o motor do teu carro, depois compra umas ferramentas e faz tu... pode ser que ele te explique.
No entanto, essa informação está sobejamente divulgada na internet. Encontrarás as regras mais básicas para fotografar concertos, e se queres que não sejam "rudes" contigo sugiro que as sigas à risca! ...
Aqui no forum encontras tópicos sobre essa tema em particular  http://www.forumfoto...?topic=114336.0 e sugiro esta leitura: http://www.google.co...357700187,d.ZG4
No entanto sugiro que continues a tentar e que, tal como eu, tentes sempre entrar com a câmara em concertos, não podes esperar é que os fotógrafos que estão a trabalhar no evento te ajudem a tirar a melhor foto!

abraço

IT Partilhar Post #6 rubencarrilho

rubencarrilho

• Novo Membro

Publicado 13 Janeiro 2013 - 14:54

Pois de facto não percebeste bem, quando me referi a um concerto a pergunta foi realizada atraves do facebook por exemplo, pois já mais sai com a maquina não sabendo o basico para fotografar o momento, seja lá como for acho que existe uma grande rivalidade no mundo da fotografia verdade seja dita, acho que é das artes onde se sente mais isso infelizmente. Ainda não sou fotografo, tenho apenas alguns cursos de fotografia e workshop's, mas se um dia vier a ser pois certamente vou ajudar, isso é certo!

IT Partilhar Post #7 rubencarrilho

rubencarrilho

• Novo Membro

Publicado 13 Janeiro 2013 - 14:59

Por outro lado cada vez ha mais "amadores" que não pescam nada do assunto nem querem perder tempo a aprender. Muitos que não têm qualquer sensibilidade em relação ao que estão a fazer.

É comum reparar nisso especialmente em baptizados, onde existem vários fotógrafos em simultâneo. Os profissionais, por norma, sabem quando podem e não podem tirar fotos. Sabem que se querem tirar fotos em certos momentos, têm que o fazer de forma discreta. Sabem que não podem andar a correr de um lado para o outro, sabem que não podem invadir certos espaços, etc... Caso quebrem essas regras, sabem que estão sujeitos a que o Padre se limite a mandar parar com tudo o que é fotografia.... E sabem que o equilíbrio tem de ser mantido porque no domingo seguinte vão estar no mesmo local, com o mesmo padre....

O fotógrafo amador muitas vezes não tem essa noção.. Para ele todos os momentos são bons parar tirar fotos, o flash é para estar sempre ligado, etc.... Se houver problemas, é só nesse dia. Na semana seguinte não tem de estar lá outra vez.....

Depois existe essa do "ensina-me como fazes...". Isso é muito giro se fores a única pessoa no mundo a perguntar... Alguma vez foste a uma pastelaria dizer que querias fazer os teus bolos em casa mas que tas com dificuldades?  Se te podiam dizer como faziam......

Cheira-me que vais levar com uma resposta bem pior... :P

Fotografia é fácil e existe imensa informação pela net... Se não sabes, muitas vezes é porque não te preparaste o suficiente. É normal que as pessoas não fiquem super contentes por vir mais um fazer perguntas por vezes básicas...  Especialmente se não conhecerem a pessoa de lado nenhum.....

Pois é mas este pais está mesmo para isso, para cada um se desenrascar como pode! Verdade seja dita as pessoas hoje em dia não se preocupam muito com a qualidade mas sim pelo facto de ficarem com os registos do seu casamento ou batizado a baixo custo. Sinceramente não critico quem o faz pois simplesmente acho que cada um contrata quem quer...

Partilhar Post #8 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 13 Janeiro 2013 - 16:02

A classificação é que começa logo mal. A divisão não é entre profissionais e amadores. A divisão é entre pessoas que se interessam por fotografia, que gostam de fotografia, que respeitam a fotografia, e os outros.

Claro que pode haver profisionais, no sentido de pessoa que vive da fotografia, que não reúne os quesitos propostos. Não estou de maneira nenhuma a dizer que são a maioria deles, apenas que pode haver alguns.

No lado dos não profissionais a fatia será maior de certeza.

Não sou profissional mas considero-me no grupo dos que gostam e respeitam a fotografia. De certeza que se chegar ao pé de mim uma pessoa e me pedir para lhe dizer em poucos minutos quais são os segredos de fazer boas fotos, a resposta vai ser torta.

E não é de certeza por interesses corporativos, não vivo da fotografia logo não tenho qualquer razão para ter medo da concorrência. Mas esse tipo de pergunta faz-me lembrar aquele tipo do "Catcher in the rye" de J. D. Salinger que pedia ao protagonista para lhe fazer as redacções porque ele tinha mais jeito para essa coisa de colocar as vírgulas.

E mais não digo.

Partilhar Post #9 kroko

kroko

• Membro
  • Registo: 20/02/2008

Publicado 13 Janeiro 2013 - 16:52

Há sempre casos e casos, e eu suponho que as pessoas são minimamente "normais" (se é que isso ainda existe) se fores educado ningúem vai ser rude contigo e se forem tu a seguir podes e deves desancar a pessoa.

Depende da forma como as perguntas são feitas, aproveitando um exemplo anterior se chegares ao pé de chefe e lhe perguntares como fazes este prato, desculpa que te diga ele só não te manda a M****, porque é mais educado do que tu. Porque ao fazeres uma pergunta desse tipo mostra que tu és perguiçoso não fizes-te um mínimo de pesquisa, e estas a querer que ele te faça a papa toda, e depois o mais provável é que não compreendas porque é que algumas coisas são feitas por certa ordem porque não tens a experiência que ele têm, nem estás a querer ter estás simplesmente a querer replicar e obter resultados. Se chegares ao pé desse mesmo chefe e perguntares metes primeiro a carne ou metes primeiro os legumes, a probabilidade de obteres uma resposta aumenta exponencialmente e se ele for mesmo um gajo porreiro ainda te explica o porquê.

Eu não sou fotógrafo profissional, nem amador sou, sou alguém que gosta apenas de fotografia, convêm dizer isto.

Agora vires dizer mal dos fotógrafos profissionais porque:

coisas banais como, estou com dificuldade na maneira como devo fotografar um concerto será que me poderia dar uma breve explicação

A tua pergunta não é banal porque a resposta pode não ser simples e ainda ficares ofendido...

Peço desculpa se estou a ser demasiado honesto, mas com a minha experiência de atendimento ao público vejo cada vez mais as pessoas não terem o mínimo de noção e de boas maneiras e são donas absolutas da razão.

Partilhar Post #10 lmiguelfalves

lmiguelfalves

• Novo Membro
  • Registo: 30/12/2011

Publicado 13 Janeiro 2013 - 17:11

Eu sou mais jovem que a maioria dos utilizadores deste fórum e ainda sou muito "verdinho" no que toca à fotografia mas penso que o que se está aqui a discutir não é um problema exclusivo desta área...sempre houve quem preferisse "atalhos" e tentasse copiar algo que outros tiveram tanto tanto trabalho para conseguir.

É normal que quem se inicie na fotografia sinta necessidade de fazer muito e rápido, infelizmente hoje em dia são poucas as pessoas que dão valor ao trabalho que é necessário para aprender a dominar determinado ofício...as pessoas compram a máquina xpto porque pensam que isso as vai fazer tirar fotos iguais às dos "prós" e quando isso não acontece optam por seguir o caminho mais rápido e perguntar como se faz. Têm toda uma panóplia de material mas não conseguem perceber o efeito que a abertura ou a velocidade do obturador têm numa foto. É que estudar algo demora e dá trabalho...o pessoal quer é resultados rápidos. É a "xico-espertice" do tuga. :D
Sendo eu ainda estudante este tipo de situações é-me familiar, é o equivalente a um colega querer copiar os resultados de um cálculo sem se dar ao trabalho de perceber a equação.

Ainda assim, eu penso que cabe aos mais experientes orientar quem lhes faz perguntas. Não digo que lhes mostrem os valores de iso, abertura, etc. que usaram! Não, o que acho que deveriam fazer era aconselhar essas pessoas a estudarem, a comprarem um bom livro de iniciação por exemplo. :) Se as pessoas seguem os conselhos ou não, isso já é com elas...

É um bocado a velha história de "dar o peixe vs ensinar a pescar". ;)

Partilhar Post #11 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 13 Janeiro 2013 - 17:44

Eu sou mais jovem que a maioria dos utilizadores deste fórum e ainda sou muito "verdinho" no que toca à fotografia mas penso que o que se está aqui a discutir não é um problema exclusivo desta área...sempre houve quem preferisse "atalhos" e tentasse copiar algo que outros tiveram tanto tanto trabalho para conseguir.

É normal que quem se inicie na fotografia sinta necessidade de fazer muito e rápido, infelizmente hoje em dia são poucas as pessoas que dão valor ao trabalho que é necessário para aprender a dominar determinado ofício...as pessoas compram a máquina xpto porque pensam que isso as vai fazer tirar fotos iguais às dos "prós" e quando isso não acontece optam por seguir o caminho mais rápido e perguntar como se faz. Têm toda uma panóplia de material mas não conseguem perceber o efeito que a abertura ou a velocidade do obturador têm numa foto. É que estudar algo demora e dá trabalho...o pessoal quer é resultados rápidos. É a "xico-espertice" do tuga. :D
Sendo eu ainda estudante este tipo de situações é-me familiar, é o equivalente a um colega querer copiar os resultados de um cálculo sem se dar ao trabalho de perceber a equação.

Ainda assim, eu penso que cabe aos mais experientes orientar quem lhes faz perguntas. Não digo que lhes mostrem os valores de iso, abertura, etc. que usaram! Não, o que acho que deveriam fazer era aconselhar essas pessoas a estudarem, a comprarem um bom livro de iniciação por exemplo. :) Se as pessoas seguem os conselhos ou não, isso já é com elas...

É um bocado a velha história de "dar o peixe vs ensinar a pescar". ;)

Tocaste no ponto esencial. A pressa, o queimar etapas.
Mas ainda é mais fundo que isso, o que está mesmo na origem dessa atitude, além da preguiça, é o desprezo pelo valor do trabalho dos outros. Quando alguém está convencido, e muitos estão mesmo sinceramente convencidos, que bastaria umas dicas e ficavam a saber o mesmo que aqueles que andam na arte há muitos anos, é porque não está mesmo a valorizar nada o outro.

Partilhar Post #12 Bruno E. Santos

Bruno E. Santos

• Membro
  • Registo: 07/12/2009

Publicado 13 Janeiro 2013 - 19:57

A ideia que eu tenho, enquanto simples amador ocasional a frequentar este fórum, é a de que alguns novos users querem obter todas as informações na hora (por vezes até de questões simples), sem terem um mínimo de trabalho a pesquisar ou a experimentar.

Algum pessoal não perde cinco minutos a usar um motor de busca (se pesquisarem em inglês a probabilidade de encontrarem o que procuram é muito superior), não faz algumas experiências fotográficas para aprimorar o uso dos vários parâmetros configuráveis nos modos manuais em diversas situações, não lê um livro, não procura um dos milhões de tutorials existentes no youtube, não faz experiências próprias com os vários softwares que vão aparecendo (incluindo alguns bons freewares), não improvisa técnicas ou material próprio...

Nunca fotografei concertos, mas digo-te o que possivelmente faria se tivesse de fotografar um a partir do 0. Algum tempo antes de um concerto começar, costumam haver experiências de luzes e elementos do staff a trabalhar no palco. Se já tens uma base teórica e alguma experiência sobre ISO, abertura, velocidade do obturador e uso do flash; aproveita esse tempo e esse pessoal para tirar algumas fotos à experiência, até acertares no que pretendes para quando o concerto se iniciar.

Partilhar Post #13 1sonhador

1sonhador

• Membro
  • Registo: 16/09/2009
    • Local: Avanca (Aveiro) e Caldas da Rainha (Leiria)

Publicado 14 Janeiro 2013 - 12:34

Olá, sou o Pedro, Programador Web (faço «saites») e fotografo desportivo freelance.
Yup, sei bem o que é isso do "o que fazes é fácil" e "como fizeste isso?".

E quando me perguntam, raramente digo algo especifico, tento levar a pessoa com duvidas a entender como se faz, para no futuro não me melgar mais. ^^
E sim, respondo muitas vezes torto, porque vejo pessoas a perguntarem coisas que não sabem simplesmente porque queimaram etapas na linha de aprendizagem, ou simplesmente «c*garam» naquilo que lhes tinha dito «na semana passada»

Partilhar Post #14 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 14 Janeiro 2013 - 13:08

É um problema de Educação / Formação. É flagrante, em todo o lado. A nossa sociedade tem défice de educação e formação civica.
Até os nossos governantes, e mais grave ainda até os nossos juízes hoje em dia dão mostras de falta de educação e ou formação.

Partilhar Post #15 eugenio

eugenio

• Membro
  • Registo: 29/01/2008
    • Local: Ponte de Lima

Publicado 14 Janeiro 2013 - 13:57

Será impressão minha ou os fotógrafos são um pouco rudes em relação aos amantes da fotografia? Digo isto porque muitas das vezes reparo que ao fazer uma pergunta por exemplo coisas banais como, estou com dificuldade na maneira como devo fotografar um concerto será que me poderia dar uma breve explicação ou até mesmo em certos eventos em que estão fotógrafos profissionais e estão fotógrafos amadores eles estão constantemente a olhar dela ou até mesmo a implicar com coisas mínimas. Nunca vos aconteceu ou se aperceberam destas situações?

Isso é normal. Basta passares na secção de "O negócio,  Gestão e os Serviços" para veres como os assuntos que lá estão sabem a pouco...

Outro tema que nunca vejo abordado é o da impressão das fotos ou de sistemas de impressão (minilabs, sublimações, etc).

Acho até que o fórum deveria ter um capítulo específico para isto, uma vez que o que existe está direccionado para "Impressões em casa"

Partilhar Post #16 APAF

APAF

• Membro
  • Registo: 11/11/2005

Publicado 14 Janeiro 2013 - 14:12

A questão não é entre profissionais e amadores, ainda que alguns dos exemplos aqui apontados (da pastelaria ou do mecânico) façam todo o sentido. Por outro lado sempre existiu um conflito, mais ou menos claro entre amadores e profissionais. Basta olhar para as discussões nas revistas de fotografia em finais do século XIX e inícios do século XX. É um conflito estúpido, é certo. São mundos diferentes que não têm de entrar em conflito, tirando a moda do trabalho low-coast e da ignorância em distinguir o bom do mau, seja ele produzido por amadores ou profissionais. Em jeito de alerta os nossos amadores têm de aprender a respeitar o trabalho empresarial dos profissionais, não oferecendo trabalhos a custo 0 e os nossos profissionais têm a aprender com os amadores a ter um olhar mais solto e menos formal, se calhar até visitando algumas exposições ou fazendo projetos de autor. É evidente que há exceções. É evidente que há o bom e o mau em ambos os campos. Sempre foi assim.

A questão que colocas é outra.

Muitas vezes esses posts não têm resposta porque:

1 - já não há pachorra
2 - não seria mais fácil aprender a fotografar?

Já não há pachorra porque normalmente são posts em que na maioria das vezes o interessado pouco pesquisa. São dezenas de posts a perguntar o mesmo, às vezes no mesmo fórum. Alguns até foram já bem respondidos em vezes anteriores.

Depois a grande parte das respostas a dar também não resolve o problema. Na maioria dos casos é como fotografo isto ou aquilo. A solução é sempre a mesma - aprender a medir a luz, aprender composição e ver imagens. Nunca vejo a pergunta "Como aprendo fotografia?" Vejo sempre como fotografo isto ou aquilo. Quem saiba medir a luz, quem saiba o mínimo de técnica, quem tenha um sentido estético que se educa vendo muitas imagens e refletindo sobre elas, sabe fotografar um concerto, uma pessoa ou um automóvel. O que há é depois pormenores decorrentes de cada especialidade, mas esses não se transmitem via internet. São feitos de experiência ou quanto muito falam-se em workshops. Naturalmente que fotografar um concerto implica um sentido de escolha do local onde fotografamos e por vezes temos segundos para decidir. É verdade que a escolha da roupa que vestimos é importante para não sermos uma referência junto ao palco. É lógico que antes de ir para um concerto tenho de escolher as objetivas que levo, tenho de ter a preocupação de ir com baterias carregadas, etc. etc. Isso é consequência da experiência. Se fotografar um móvel, uma pessoa, ou qualquer outra coisa as preocupações são outras e igualmente direcionadas.

Por isso não há pachorra para repetir as mesmas receitas técnicas. Podem fazer-se umas fotografias razoáveis do concerto para o qual se pediu opinião, mas no dia seguinte não se sabe fotografar mais nada, ... a não ser que e peça outro conselho. Continuo a defender que a solução é aprender fotografia e não a fotografar isto ou aquilo. Isso serve para solidificar a primeira opção. Depois também porque é difícil passar deste nível. E não é uma questão de amadores versus profissionais.

Partilhar Post #17 Antonius

Antonius

• Membro
  • Registo: 25/03/2008
    • Local: Maia - Porto

Publicado 14 Janeiro 2013 - 18:37

Pior que os Amadores são os Amadores com Credenciais 'pseudo-profissionais', com as suas maquinetas e objectivas da treta, colocam-se à frente, estorvam, tiram fotografias em 'modo rajada', fazem perguntas ridículas do tipo 'devo usar flash?', 'modo P, A, S ou M?', '18-55 ou 70-300?', 'iso 100 ou 3200?', etc, etc...no fim só fazem 'caca', mas vão todos satisfeitos e emproados a achar que não devem ter feito pior do que os outros que lá estavam!!!!!!!!!!!!

Partilhar Post #18 1sonhador

1sonhador

• Membro
  • Registo: 16/09/2009
    • Local: Avanca (Aveiro) e Caldas da Rainha (Leiria)

Publicado 15 Janeiro 2013 - 16:00

Pior que os Amadores são os Amadores com Credenciais 'pseudo-profissionais', com as suas maquinetas e objectivas da treta, colocam-se à frente, estorvam, tiram fotografias em 'modo rajada', fazem perguntas ridículas do tipo 'devo usar flash?', 'modo P, A, S ou M?', '18-55 ou 70-300?', 'iso 100 ou 3200?', etc, etc...no fim só fazem 'caca', mas vão todos satisfeitos e emproados a achar que não devem ter feito pior do que os outros que lá estavam!!!!!!!!!!!!

É o prato do dia sempre que os «grandes» vão às terrinhas jogar hahahaha

Partilhar Post #19 Drekas

Drekas

• Membro
  • Registo: 16/03/2008
    • Local: Aveiro

Publicado 15 Janeiro 2013 - 16:18

Eu não sou profissional, longe disso e sempre que me perguntam como fazer melhor, tento explicar o melhor que consigo e sei.

Eu acho que o problema está na forma como se é abordado, e neste boom de pseudo-fotografos ( olhando bem, eu também o sou, há cerca de 4 ou 5 anos, mas sou ) há conceitos básicos que explicados por alguém que sabe é uma coisa, ler\ ver tutoriais é outra.

Eu tive um "acompanhamento" espectacular, nunca tanto neste fórum, e considero este acompanhamento fulcral para o meu desenvolvimento. Ninguém me cobrou nada, tudo à base da boa " amizade virtual ". A crítica das fotos deve ser visto como algo construtivo e não destrutivo, a mais valia neste fórum reside essencialmente neste feedback de quem sabe a quem está a começar.

Se é chato ? Compreendo que o seja.. Eu tenho noção que a minha tendência é mais a da crítica, com a finalidade de ajudar\ melhorar, do que o de dizer que está " Impec " ( embora o faça ).

Tomara eu ter o equipamento e a disponibilidade para estar onde estão os fotografos profissionais, em concertos, em jogos de futebol, mas isto não quer dizer que eu consiga melhor do que eles.

No fundo, o que eu quero dizer é que cada um precisa de saber o espaço que ocupa, quem é Profissional e é reconhecido como tal tem o seu trabalho reconhecido e valorizado, fruto de árduo trabalho, aperfeiçoado pelas mais variadas formas. Quem é amador, tenta de alguma forma aprender com quem sabe, é natural, quem não o faz ? Mas isso não quer dizer que cheguem ao topo ou algo do género.

Just my one cent ( é a crise )

Partilhar Post #20 al_diver

al_diver

• Membro
  • Registo: 17/02/2013
    • Local: Em viagem para a fotografia
    • Apenas detesto a fotografia

Publicado 21 Fevereiro 2013 - 04:58

Mas diz là o que precisas de saber para foto de concerto ? talvez eu possa ajudar.
É a coisa mais facil deste Mundo
AL