Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Controlo de racios de potência (Master+Slaves)

• Por favor inicie sessão para responder
10 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 pretoebranco

pretoebranco

• Membro
  • Registo: 31/03/2012

Publicado 07 Janeiro 2013 - 10:39

Boas,

estou a dar uns tiritos com uma 40D e 2 Nissin 866i, e estou com algumas dúvidas.

O Master está na sapata e o outro está a 2-3m (tudo em manual).

A potência do Master controlo no flash. E como controlo a potência do Slave?

E se optar pelo Master em TTL como controlo a potência do slave? O slave também tem que estar em TTL ou pode estar em manual?

Anúncios

IT Partilhar Post #2 pretoebranco

pretoebranco

• Membro

Publicado 07 Janeiro 2013 - 15:41

Help! :(

Partilhar Post #3 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 07 Janeiro 2013 - 15:58

Se isso é "slave" óptico tens de controlar tudo no flash. E o remoto não funciona em TTL

Se estiveres a falar de sistemas como o CLS da Nikon ou o equivalente da Canon que não sei como se chama, poderás controlar tudo a partir da máquina (ou do flash que estejas a usar como master - até porque não sei se essa máquina tem função de "commander")

EDIT: Pelo que percebi do que escreveste é o primeiro caso. Nesta situação não há qualquer tipo de comunicação entre os flashes a não ser a própria luz que faz o segundo flash disparar. Assim o remoto só funciona em modo manual e tem de ser ajustado à mão. Para evitar surpresas é melhor usares o da sapata também em manual (ou, melhor ainda, tirá-lo também da sapata e dispará-lo remotamente com uns triggers baratuchos ou com o flash da própria máquina)

IT Partilhar Post #4 pretoebranco

pretoebranco

• Membro

Publicado 07 Janeiro 2013 - 17:18

Se isso é "slave" óptico tens de controlar tudo no flash. E o remoto não funciona em TTL

Sim, é óptico...ok.

Se estiveres a falar de sistemas como o CLS da Nikon ou o equivalente da Canon que não sei como se chama, poderás controlar tudo a partir da máquina (ou do flash que estejas a usar como master - até porque não sei se essa máquina tem função de "commander")

.

Infelizmente essa técnologia não equipa a 40D  ::)

EDIT: Pelo que percebi do que escreveste é o primeiro caso. Nesta situação não há qualquer tipo de comunicação entre os flashes a não ser a própria luz que faz o segundo flash disparar. Assim o remoto só funciona em modo manual e tem de ser ajustado à mão. Para evitar surpresas é melhor usares o da sapata também em manual (ou, melhor ainda, tirá-lo também da sapata e dispará-lo remotamente com uns triggers baratuchos ou com o flash da própria máquina)

ok. Com o ST-E2, tbambém por IV posso controlar os racios...com radio trigers melhor ainda  ;)

Mas estava a brincar com os Nissin a ver se dava para controlar os racios master e slaves.

Pela leitura do manual diz que dá para controlar estes racios no master mas quando tenho vários grupos de slaves. Será possível definir o master e o slave como pertencendo a grupos diferentes (embora no mesmo canal) e definir esse racio?

Imagem Colocada

Bom, tenho que experimentar, experimentar ;)

Tnks joaopsr  :th_up:

IT Partilhar Post #5 pretoebranco

pretoebranco

• Membro

Publicado 08 Janeiro 2013 - 11:16

Assim o remoto só funciona em modo manual e tem de ser ajustado à mão.

joaopsr, ainda não experimentei mas pela leitura do manual indicam que o slave pode funcionar em TTL. Será possível?

Imagem Colocada

Partilhar Post #6 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 08 Janeiro 2013 - 11:58

Não sei... É melhor esperares por alguém que conheça o flash. Ou então vai experimentando, pode ser que descubras ;)

IT Partilhar Post #7 pretoebranco

pretoebranco

• Membro

Publicado 08 Janeiro 2013 - 13:08

Não sei... É melhor esperares por alguém que conheça o flash. Ou então vai experimentando, pode ser que descubras ;)

okapa, brgd  :th_up:

IT Partilhar Post #8 pretoebranco

pretoebranco

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2013 - 10:54

Já agora aproveito para colocar um dúvida.

Quando se fala em disparo por "simpatia" este é feito exactamente como?

O slave "lê" o disparo do master (luz) e dispara, é isso? E como faz essa leitura?

É portanto diferente do disparo IV (master+slave) em que a celula do slave tem que "ver" o master, correcto?

Partilhar Post #9 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2013 - 11:15

Sim, no caso de "slave óptico" (ou disparo por simpatia), o flash remoto dispara quando vê a luz do "master". Não precisa de a ver directamente, pode ser luz reflectida em qualquer lado. Em exterior, e principalmente ao sol, pode ser difícil.

Alguns flashes têm dois modos de slave: um "normal" que dispara assim que vir outra luz, e um preparado para ignorar o pré-flash (TTL) do master. Deve usar-se o primeiro caso o master esteja em manual, e o segundo caso o master esteja em TTL. Mas, como disse, nem todos os flashes têm a segunda opção...

IT Partilhar Post #10 pretoebranco

pretoebranco

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2013 - 12:17

Okapa, brgd  :th_up:

IT Partilhar Post #11 pretoebranco

pretoebranco

• Membro

Publicado 17 Janeiro 2013 - 13:27

Já consegui por tudo a funcionar  :th_up:

Entretanto comprei uns Pixel king e estou a começar a brincar com eles...tinha uns RF602 mas um dos receivers em cada dois disparos falhava 3 vezes e desisti.

Com os pixel kings+Nissin 866I acho que dá para controlar os racios de potência a partir do menu da máquina (40D)...vou experimentar ;)