Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Caixa seca

• Por favor inicie sessão para responder
249 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 joaocruz1987

joaocruz1987

• Membro
  • Registo: 11/11/2012

Publicado 25 Fevereiro 2013 - 18:35

olá a todos,
tenho uma questão: pçossuir desumificador em casa, mais propriamente na sala onde está o material, não será suficiente?

um abraço

Anúncios

IT Partilhar Post #42 AH.photo

AH.photo

• Membro
  • Registo: 05/02/2008
    • Local: Porto

Publicado 25 Fevereiro 2013 - 18:41

Diria que ajuda, sem dúvida.
Mas o que se pretende com a caixa seca é criar um mini-ambiente controlado que nunca vá além de certos níveis e com poucas variações.
Além do mais, é mais fácil retirar a humidade de apenas uma pequena área como a caixa do que numa sala inteira.

Partilhar Post #43 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 25 Fevereiro 2013 - 19:32

Muito obrigado pelas dicas.

Mandei vir o higrómetro e comprei silica para gatos no Continente por 4.99€.

Já tenho tudo dentro dos limites  :th_up:

Partilhar Post #44 cocococo

cocococo

• Membro
  • Registo: 15/02/2013

Publicado 13 Março 2013 - 22:21

Boas, aproveitando o tópico:

Tenho o material (corpo + 2 lentes) numa LowePro 160AW Nova, e 3 sacos de sílica lá dentro, dois minúsculos e o terceiro um pouco maior que vinha com a LowePro.

Tenho procurado por sacos de sílica no Continente, drogarias, etc. e ainda não encontrei. No entanto encontrei algo que pode até ser melhor.. Uns desumidificadores na casa dos 4/5€ que se vendem no continente, basicamente uma caixinha com um deposito onde acumula a humidade em formato líquido lol  :D

A minha pergunta, é se isto é uma boa opção ou não. Não sei porquê mas se cheirar dentro da bolsa cheira-me um bocado mal, provavelmente por causa da sílica. 

IT Partilhar Post #45 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 13 Março 2013 - 22:27

não conheço ao certo esses depósitos. Isso pode virar a água ou fica dentro dum recipiente vedado?
De qualquer das formas, recorrendo ao ebay, encontra-se barato e reusáveis:
http://www.ebay.co.u...=item2a108afdf0

Partilhar Post #46 cocococo

cocococo

• Membro

Publicado 13 Março 2013 - 22:31

Precisava de uma solução mais rápido do que o ebay.. E quanto ao cheiro é normal?

IT Partilhar Post #47 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 13 Março 2013 - 22:40

A sílica tem um cheiro próprio, não sei bem como será o cheiro a que te referes, mas poderá ser disso ou de humidade.
As mochilas também costuma ganhar cheiros por andarem em vários locais: na rua, às costas, no chão, de tabaco, etc.

No meu caso, pelo ebay, em cerca de 1 semana tinha cá os pacotinhos, mas também pode variar.

Partilhar Post #48 cocococo

cocococo

• Membro

Publicado 13 Março 2013 - 22:52

Acho que vou mesmo começar este teu processo da caixa. Acabei de encomenda o higrómetro do ebay (parece igual ao teu) e vou agora encomenda a sílica que me recomendaste no link.

Partilhar Post #49 fotoapparat

fotoapparat

• Membro
  • Registo: 25/08/2009

Publicado 19 Março 2013 - 11:57

tenho a minha caixa quase concluída (estive a espera do higrómetro), mas li algures aqui pelo forum um tópico onde alguém dizia para antes de colocar o material dentro da caixa, mandar umas borrifadelas de spray para matar germes e afins?? Que tipo de spray??

Ou não valerá a pena fazer esse processo?

Cumps

Os fungos propagam-se por esporos, são muitíssimo resistentes e não há spray que resulte (para esporos de fungos). Outra bicharada (bactérias, vírus) não ataca o material, não se justificam sprays para eles...Não há problema desde que se siga o princípio básico de nunca emprestar a máquina a um leproso.

Partilhar Post #50 Zecter

Zecter

• Membro
  • Registo: 13/02/2012

Publicado 19 Março 2013 - 18:16

Os fungos propagam-se por esporos, são muitíssimo resistentes e não há spray que resulte (para esporos de fungos). Outra bicharada (bactérias, vírus) não ataca o material, não se justificam sprays para eles...Não há problema desde que se siga o princípio básico de nunca emprestar a máquina a um leproso.

essa ideia do spray não era para matar fungos, era para matar possiveis bicharadas, dos outros materiais que se colocaram na caixa.

Partilhar Post #51 FabioPinto

FabioPinto

• Membro
  • Registo: 17/01/2009
    • Local: Pedras Salgadas

Publicado 21 Março 2013 - 17:39

desde já parabéns pelo tópico, é muito útil, apenas gostaria de te fazer umas questões, tipo depois de colocares tudo e verificares que a humidade por exemplo já ta em 30% ou menos como fazes para que suba um pouco e mantenha? retiras a silica e fica sem nada?
E outra questão é eu também tenho duas caixas idênticas a essas de silica quando é para secar no microondas retiras dessa caixa plástica certo?

Abraços
E Obrigado ;)

IT Partilhar Post #52 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 21 Março 2013 - 17:44

Não deve haver muitos locais onde a humidade ande por esses valores, mas se estiver em valores muito baixos retiras até ficar dentro dos valores pretendidos.
Quanto à questão do micro-ondas, colocas mesmo dentro da caixinha. Elas têm umas aberturas que servem para absorver a humidade e ao mesmo tempo para evacuar o vapor de água, depois de terem ido ao micro-ondas

Partilhar Post #53 FabioPinto

FabioPinto

• Membro
  • Registo: 17/01/2009
    • Local: Pedras Salgadas

Publicado 21 Março 2013 - 18:41

Não deve haver muitos locais onde a humidade ande por esses valores, mas se estiver em valores muito baixos retiras até ficar dentro dos valores pretendidos.
Quanto à questão do micro-ondas, colocas mesmo dentro da caixinha. Elas têm umas aberturas que servem para absorver a humidade e ao mesmo tempo para evacuar o vapor de água, depois de terem ido ao micro-ondas

Obrigado pela resposta, apenas fiquei meio apreensivo porque era plástico e ainda pensei que pudesse derreter ou algo parecido.

Abraços
Obrigado

IT Partilhar Post #54 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 21 Março 2013 - 20:29

Essa é uma das razões porque se deve colocar por pequenos períodos e repetir o processo várias vezes. Atenção que mesmo assim o plástico vai ficar quente, cuidado para não se queimarem.

Descobri que é mais eficaz colocar mais tempo (cerca de 5 minutos) na posição de descongelar.
Repetir se necessário

Partilhar Post #55 RReis

RReis

• Novo Membro
  • Registo: 09/03/2013
    • Local: Ericeira

Publicado 03 Abril 2013 - 12:47

Muito boa ideia ando com o mesmo problema mta humidade v tentar fazer uma!
obrigado cumprimentos

IT Partilhar Post #56 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 03 Abril 2013 - 13:23

Post inicial alterado com links para items, alteração no processo de remoção de humidade da sílica e advertência final.

Partilhar Post #57 draik

draik

• Membro
  • Registo: 21/09/2009
    • Local: Almada

Publicado 03 Abril 2013 - 15:40

Boas

Será isto uma opção? alguem conhece ou utiliza disto?
http://niobo.pt/shop...kon-p-6655.html
Até á data tenho tido todo o material dentro da mochila numa divisão em que está quase sempre o desumificador ligado (de inverno)
Cumprimentos

IT Partilhar Post #58 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 03 Abril 2013 - 16:02

A caixa seca parece-me ter algumas vantagens em relação a essas tampas:

Preço: é uma solução muito mais económica, além de permitir colocar várias objectivas e máquinas, ao invés dessas, que só permitem uma.

Luz: Permite a entrada de luz. Estando as objectivas sem as tampas e sendo a caixa transparente, dificulta o desenvolvimento de fungos.

Partilhar Post #59 Joana.C.R

Joana.C.R

• Membro
  • Registo: 18/06/2012
    • "Creativity is intelligence having fun" A.E.

Publicado 03 Abril 2013 - 19:53

Parabéns pelo tópico, muito bom! Inspirou-me, fiquei com vontade de fazer uma para mim.  :D

IT Partilhar Post #60 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 03 Abril 2013 - 20:43

Acrescentei esquema da prateleira amovível ao primeiro post