Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Caixa seca

• Por favor inicie sessão para responder
249 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 LMirao

LMirao

• Membro
  • Registo: 20/12/2011
    • Local: Portalegre

Publicado 22 Janeiro 2013 - 21:29

Se a sílica já tiver algum tempo pode ter absorvido humidade.
Tenta colocar denro do micro ondas uns 20/30 seg e depois ao ar livre.
Repete o processo 3 ou 4 vezes para ela perder a água que tinha absorvido e voltar a ter efeito.

Obrigado

Anúncios

Partilhar Post #22 lemor

lemor

• Membro
  • Registo: 10/01/2012

Publicado 23 Janeiro 2013 - 10:58

Li em algum lugar que a sílica cor de  laranja é menos tóxica que a azul... Não sei se será verdade.

Partilhar Post #23 Zecter

Zecter

• Membro
  • Registo: 13/02/2012

Publicado 29 Janeiro 2013 - 23:46

tenho a minha caixa quase concluída (estive a espera do higrómetro), mas li algures aqui pelo forum um tópico onde alguém dizia para antes de colocar o material dentro da caixa, mandar umas borrifadelas de spray para matar germes e afins?? Que tipo de spray??

Ou não valerá a pena fazer esse processo?

Cumps

IT Partilhar Post #24 AH.photo

AH.photo

• Membro
  • Registo: 05/02/2008
    • Local: Porto

Publicado 29 Janeiro 2013 - 23:50

desconheço esse processo, mas não sei que tipo de spray poderá ser

Partilhar Post #25 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 29 Janeiro 2013 - 23:51

Epá... Isto só dá para Nikon?   :D

E se deixar o material na mochila (eu não sou gajo de andar com água na mochila), com a silica e mantiver os níveis nos 40-50%, será boa ideia?

Partilhar Post #26 Zecter

Zecter

• Membro

Publicado 30 Janeiro 2013 - 00:24

Epá... Isto só dá para Nikon?   :D

E se deixar o material na mochila (eu não sou gajo de andar com água na mochila), com a silica e mantiver os níveis nos 40-50%, será boa ideia?

OS fungos propagam-se mais facilmente no escuro, segundo já entendi.

desconheço esse processo, mas não sei que tipo de spray poderá ser

http://www.forumfoto...14641#msg714641

Ultimo poste

Partilhar Post #27 rxchoco

rxchoco

• Membro
  • Registo: 06/01/2012

Publicado 30 Janeiro 2013 - 00:44

Li em algum lugar que a sílica cor de  laranja é menos tóxica que a azul... Não sei se será verdade.

A sílica é azul quando esta seca e rosada quando está saturada. Agora se é mais ou menos tóxica ou se há mais tipos de sílica, é efectivamente uma boa pergunta :D Se usarmos aqueles saquinhos que vêm nas caixas de sapatos não deve haver problema.

É assim um problema tão grande a humidade muito baixa:???:?

AH.photo, bela caixa  ;) Parabéns, acho que ficou com um ar até bastante 'pró' :th_up:

IT Partilhar Post #28 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 30 Janeiro 2013 - 00:51

Penso que a humidade demasiado baixa pode ajudar a secar a lubrificação própria das lentes

Partilhar Post #29 Letrudo

Letrudo

• Membro
  • Registo: 23/12/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 30 Janeiro 2013 - 12:04

tenho a minha caixa quase concluída (estive a espera do higrómetro), mas li algures aqui pelo forum um tópico onde alguém dizia para antes de colocar o material dentro da caixa, mandar umas borrifadelas de spray para matar germes e afins?? Que tipo de spray??

Ou não valerá a pena fazer esse processo?

Cumps

Creio que esse spray é o desinfectante utilizado para a higienização de aparelhos de ar-condicionado (domésticos e em viaturas).
Se não for muito caro é capaz de ser uma boa ideia!

IT Partilhar Post #30 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 30 Janeiro 2013 - 19:49

Se não for deitado directamente no material, penso que mal não deverá fazer

Partilhar Post #31 Zecter

Zecter

• Membro

Publicado 30 Janeiro 2013 - 22:30

Pronto. Caixa terminada. Material colocado la dentro. Lentes destapadas. Mas entretanto pensei e a maquina? com a tampa frontal ou sem a tampa também?? E já agora, baterias, filtros, e demais, tbm pode ir pra dentro da caixa, ou não adianta?

Cumps

IT Partilhar Post #32 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 30 Janeiro 2013 - 22:33

Eu coloco as máquinas com as tampas para não juntar pó no sensor.
O resto, também pode ir também, proteger da humidade filtros e contactos das baterias não há-de fazer mal.

Partilhar Post #33 Zecter

Zecter

• Membro

Publicado 30 Janeiro 2013 - 22:57

Obrigado AH.photo. Incansável nas respostas. Infelizmente as noticias não são das melhores. Infelizmente esses "bichos malvados" já me entraram numa das objectivas.

cumps

IT Partilhar Post #34 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 30 Janeiro 2013 - 23:06

Pois, depois de entrarem, só mesmo mandando limpar, se for uma objectiva que valha a pena o esforço.
A caixa-seca apenas impede o desenvolvimento, não os elimina caso já estejam instalados.
Posso-te indicar um local no Porto onde a levar, caso sejas daqui e seja uma objectiva que valha a pena tentar recuperar.

Partilhar Post #35 Zecter

Zecter

• Membro

Publicado 30 Janeiro 2013 - 23:30

Não vale a pena. É uma 18-55 III. Sou de Viana Do Castelo.

Fica assim, até deixar de dar para fotografar, nessa altura vai a limpezas mas é cá por casa, já o outro dia fiz o mesmo numa 90-300 da namorada, e já da para fotografar.

Cumps

Partilhar Post #36 rxchoco

rxchoco

• Membro

Publicado 31 Janeiro 2013 - 00:35

Penso que a humidade demasiado baixa pode ajudar a secar a lubrificação própria das lentes

Está bem pensado  ;)

Obrigado AH.photo. Incansável nas respostas. Infelizmente as noticias não são das melhores. Infelizmente esses "bichos malvados" já me entraram numa das objectivas.

cumps

Acho que se deres muito uso, ou melhor ainda, deixares a lente aberta apontada para o sol durante horas ou mesmo dias, os bichos acabam por morrer. Mas ficam é sempre lá os 'restos mortais', mas sempre impedes que cresçam mais.
Se estiverem entre os dois primeiros 'vidros', geralmente, consegues desenroscar o primeiro sem stress e limpar.

Partilhar Post #37 Zecter

Zecter

• Membro

Publicado 31 Janeiro 2013 - 00:54

Acho que se deres muito uso, ou melhor ainda, deixares a lente aberta apontada para o sol durante horas ou mesmo dias, os bichos acabam por morrer. Mas ficam é sempre lá os 'restos mortais', mas sempre impedes que cresçam mais.
Se estiverem entre os dois primeiros 'vidros', geralmente, consegues desenroscar o primeiro sem stress e limpar.

Pelo que me pareceu, estão nos últimos. Por enquanto não estragam as fotos, estão pequenos. E agora na caixa a ver se eles não se desenvolvem. Se se desenvolverem, se uma 90-300 (que deu umas 17 peças) não me assustou e ficou operacional (acredito que não é tão bem limpa como na marca) também não é a pequena 18-55 que me vai tirar o sono. Fosse ela cara, Ainda por cima é a versão sem IS

Partilhar Post #38 rxchoco

rxchoco

• Membro

Publicado 31 Janeiro 2013 - 01:29

Nem li o ' nessa altura vai a limpezas mas é cá por casa'. Cromo que eu sou. Exactamente, quando a lente já não tem grande valor vale a pena abrir. Uma vez, numa lente que tinha fungos mesmo no vidros mais intrínsecos arrisquei e destripei aquilo tudo. Ficou limpa que foi um mimo, só foi pena não ter tido cuidado, e a abrir uma parte esqueci-me de desenroscar uns parafusos e rasguei uns contactos electrónicos :s Fica para quando tiver tempo soldar aquilo(mas já lá vai mais de um ano eheh). De qualquer maneira o vidro frontal é sem stress.

Partilhar Post #39 nuno123

nuno123

• Membro
  • Registo: 20/02/2013

Publicado 21 Fevereiro 2013 - 01:43

Tenho a mesma questão, deixar na mochila com sílica não é suficiente? Alguém já teve má experiência com os fungos? E no caso de aparecerem o que fazer?

IT Partilhar Post #40 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2013 - 01:48

logo à partida vejo dois pontos a favor da caixa seca:

1. A mochila cria um ambiente sem luz.
Para impedir o desenvolvimento dos fungos, deverá estar guardada num local onde possa dar a luz, como a caixa transparente.

2. A mochila não permite monitorizar facilmente o grau de humidade e, sendo compartimentada, poderá facilmente ter valores diferentes em várias zonas.