Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Caixa seca

• Por favor inicie sessão para responder
249 respostas a este tópico

Partilhar Post #221 Enter Sandman

Enter Sandman

• Membro
  • Registo: 09/12/2009

Publicado 09 Fevereiro 2015 - 18:06

Obrigado. O estranho é que isto acontece inclusive com sílica nova... poderá ser excesso de sílica?

Anúncios

Partilhar Post #222 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 09 Fevereiro 2015 - 21:55

Isso não são exageros?

Daqui a nada temos de andar com caixas para tirar fotos!

Compreendo se for para guardar o equipamento durante muito tempo, tipo 3 ou mais meses, de resto acho um exagero.

Partilhar Post #223 Marco Novais

Marco Novais

• Membro
  • Registo: 12/12/2012
    • Local: @ Barcelos

Publicado 09 Fevereiro 2015 - 22:19

Sempre que não uso coloco tudo na caixa. :)

As vezes fico 15 dias sem fotografar, mas não mais que isso.

Sent from my iPad Air using Tapatalk

Partilhar Post #224 chuvavasco

chuvavasco

• Membro
  • Registo: 23/02/2015

Publicado 09 Junho 2015 - 22:22

Olá a todos,

tentando reavivar este tópico, venho apresentar-vos a minha caixa seca.

Em primeiro lugar, importa realçar que fui inspirado pelo André Henriques, que teve a amabilidade de partilhar connosco a construção da sua caixa. 

O que fiz foi seguir as suas instruções, mas criar algo que fosse mais de encontro ao que desejava, ou seja, mais personalizado.

- A caixa é maior, mais concretamente de 65 litros (56x39x42 cm) 
http://www.ikea.com/...6314/#/00102975

- A sílica não veio da China, mas dos Estates, um bocado mais cara, mas não sei bem porquê, eu que até sou um grande consumidor de produtos asiáticos, no que toca à sílica, preferi não arriscar. A que comprei vende-se na Colorfoto, mas a um preço substancialmente mais caro. Por 2 embalagens paguei, já com portes, 22,30 euros.

Cada embalagem tem 40 gramas e é cor de laranja, quando fica verde escuro está saturada e tem de ser reactivada no forno durante cerca de 2-3 horas a 250ºC (dá para fazer um assado e meter a sílica a reactivar ao mesmo tempo, uma espécie de assado de sílica au chef, hehehehehe  :lol:  :lol:  :lol: )
https://www.silicage...m-canister.html

- A espuma para o fundo da caixa comprei num estofador, foi muito barata.

- O suporte de garrafas foi cerca de 4 euros no Bricomarché. Igual a este à venda no Jumbo:

http://www.jumbo.pt/...=1099052&loop=1

Este suporte como sabem, é ligeiramente inclinado, o que permite que as lentes fiquem inclinada para cima, de modo a obter mais luz.

Com este sistema, podemos aceder ao fundo removendo todo o conjunto das lentes de uma vez só, e pode ser transportado para qualquer outro local.

- A espuma com tecido de 10mm também comprei no estofador e ofereceu-me a cola de contacto (só tive de levar um frasco).

- O higrómetro foi comprado no ebay, seguindo o link que o André deixou.

- O acrílico tinha cá por casa, só tive de lhe fazer os recortes laterais e os 4 furos.

O processo de construção foi simples:

1º - Cortar a espuma à medida do fundo

2º - Cortar o suporte de garrafas à medida da caixa e fazer uma ligeiras alterações como mostra a figura.

3º - Estofar o suporte das garrafas com a espuma de tecido. Esta tarefa dá um pouco de trabalho, mas com jeito chega-se lá. começa-se numa ponta e cola-se por partes, devidamente cortadas para se ajustar ao plástico.

4º - Cortei o acrílico, de modo a caber à justa na caixa, e porque as paredes laterais são inclinadas, a prateleira encaixa-se naturalmente sem qualquer estratégia adicional.

5º - Finalmente recortei na tampo o espaço para o higrómetro e depois de o colocar, selei-o com silicone transparente. Importa referir que os 67% de humidade da imagem, correspondem ao momento inicial de desumidificação.

6º Falta ainda a selagem da caixa que irei fazer usando silicone transparente, o que permitirá criar uma camada de borracha entre a caixa e a tampa, de resto, dou-a por concluído.

Espero que também esta minha postagem possa permitir a criação de novas caixas secas.

611384caixaseca.jpg

Partilhar Post #225 chuvavasco

chuvavasco

• Membro

Publicado 09 Junho 2015 - 23:20

Estou inclinado para este higrómetro, alguém tem um igual?

http://www.ebay.com/...=item3a8a7ce096

O meu é igual, até ver está impec

Partilhar Post #226 chuvavasco

chuvavasco

• Membro

Publicado 10 Junho 2015 - 03:32

Se quiserem calcular a quantidade de sílica para um determinado espaço, acedam à seguinte folha de excel e introduzam as medidas do espaço:

https://www.dropbox....silica.xls?dl=0

Partilhar Post #227 Prsmarques

Prsmarques

• Novo Membro
  • Registo: 13/02/2016

Publicado 13 Fevereiro 2016 - 11:56

Amigos, o melhor material que pode ser usado para o fundo da caixa é E.V.A., é aquele material que metemos no chão de casa para o caso das quedas dos bebés. É um material anti fungos.

Foi o que utilizei na minha caixa. :)

Partilhar Post #228 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 13 Fevereiro 2016 - 13:02

EVA = Espuma Vinilica Acetinada

11253239961.jpg

c9a7.jpg

Editado por Camara Lenta, 13 Fevereiro 2016 - 13:07 .

Partilhar Post #229 Prsmarques

Prsmarques

• Novo Membro

Publicado 13 Fevereiro 2016 - 23:23

É isso mesmo. Material livre de fungos. :)

Partilhar Post #230 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 14 Fevereiro 2016 - 01:06

É tão importante deixar o nosso material em caixas secas?
O meu material fica sempre dentro da mochila num armário próprio que tenho para o meu equipamento...
A minha casa está sempre entre os 20º e os 23º.
O aquecimento é automático e depende dos dias.

A longo prazo devo ter isto em atenção?
O meu equipamento mais recente tem cerca de:
- meio ano (o corpo, a 17-50 e a 35mm)
- cerca de 4 meses para o flash
- cerca de 2 meses para a 70-200mm

- a D3000 já tem muitos anos (comprada em 2007 ou 2008, juntamente com as lentes de kit 18-55 e 55-200).

A D3000 já passou uma temporada num sótão frio no inverno e quente no verão e só a bateria é que se danificou.
Nunca notei nada de errado com o sensor nem com as lentes de kit (que agora nem uso).

Nunca meti nenhum corpo ou lente ao sol para "arejar". Basicamente nunca tive nenhum cuidado especial.
Apenas guardo a D5300 + 17-50 + 35mm + 70-200 + flash numa mala como esta.
Deixo sempre uma lente no corpo e as restantes com as tampas metidas (a lens cap e a tampa "de baixo").

Faz-me alguma confusão deixar o sensor exposto principalmente.

Vou considerar melhor este aspecto, pois a D3000 nem era minha (era da minha mulher) e nunca foi tratada com carinho nas mãos dela e foi abandonada por alguns anos e quando eu a salvei foi só meter outra bateria e ainda hoje a uso na perfeição...

Cumps

Partilhar Post #231 Prsmarques

Prsmarques

• Novo Membro

Publicado 14 Fevereiro 2016 - 08:47

Depende da húmidade do ar. A minha casa, fica num vale (norte de Portugal), e neste momento tem cerca de 80% de húmidade, alguns dias ultrapassa este valor, não tenho aquecimento nem desumidificadores. Até agora guardei sempre o material em mochila Manfrotto sem problema. Questiono-me é se numa saída trago mochila molhada e permanecendo lá o material o mesmo seja afectado, não tenho mais onde o guardar. Por isso construí a caixa seca. Até comprava uma dry cabinet, mas é mais caro e em Portugal ninguém vende. A caixa seca também resolve o problema. :)

Partilhar Post #232 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 14 Fevereiro 2016 - 10:42

Varia muito com o ambiente. Aqui nos açores o perigo de fungos é alto. Melhor antídoto: uso frequente.

Só tenho na caixa seca material que uso raramente.

Ainda não tenho tempo para relatar experiências, mas até agora, nada ganhou fungos visíveis.

Partilhar Post #233 chuvavasco

chuvavasco

• Membro

Publicado 14 Fevereiro 2016 - 11:59

É tão importante deixar o nosso material em caixas secas?
O meu material fica sempre dentro da mochila num armário próprio que tenho para o meu equipamento...
A minha casa está sempre entre os 20º e os 23º.
O aquecimento é automático e depende dos dias.

A longo prazo devo ter isto em atenção?
O meu equipamento mais recente tem cerca de:
- meio ano (o corpo, a 17-50 e a 35mm)
- cerca de 4 meses para o flash
- cerca de 2 meses para a 70-200mm

- a D3000 já tem muitos anos (comprada em 2007 ou 2008, juntamente com as lentes de kit 18-55 e 55-200).

A D3000 já passou uma temporada num sótão frio no inverno e quente no verão e só a bateria é que se danificou.
Nunca notei nada de errado com o sensor nem com as lentes de kit (que agora nem uso).

Nunca meti nenhum corpo ou lente ao sol para "arejar". Basicamente nunca tive nenhum cuidado especial.
Apenas guardo a D5300 + 17-50 + 35mm + 70-200 + flash numa mala como esta.
Deixo sempre uma lente no corpo e as restantes com as tampas metidas (a lens cap e a tampa "de baixo").

Faz-me alguma confusão deixar o sensor exposto principalmente.

Vou considerar melhor este aspecto, pois a D3000 nem era minha (era da minha mulher) e nunca foi tratada com carinho nas mãos dela e foi abandonada por alguns anos e quando eu a salvei foi só meter outra bateria e ainda hoje a uso na perfeição...

Cumps

Olá Emanuel,

de facto tudo depende das condições de armazenamento, provavelmente tens muita sorte com os valores de humidade, o que faz que nunca tenhas tido problemas. Só para teres uma ideia, a minha casa está frequentemente com valores de humidade acima dos 80%, e mesmo uns binóculos blindados à prova de água foram contaminados. A água em estados diferentes também promove resultados diferentes nos aparelhos.

Saudações artísticas

Chuva Vasco

Partilhar Post #234 chuvavasco

chuvavasco

• Membro

Publicado 14 Fevereiro 2016 - 12:01

Já agora saiu um artigo meu numa revista de astronomia, sobre este assunto, e com uma explicação completa de construção de uma caixa seca, que talvez vos possa ser útil.

Saudações artísticas

Da página 13 à 27

http://apaa.co.pt/Rev50/Rev50.pdf

Partilhar Post #235 Prsmarques

Prsmarques

• Novo Membro

Publicado 15 Fevereiro 2016 - 00:34

Bom artigo.

Partilhar Post #236 passarotrovao

passarotrovao

• Novo Membro
  • Registo: 21/11/2015
    • Local: porto

Publicado 05 Outubro 2016 - 18:41

boa tarde

venho desenterrar este tópico , contudo deixo aqui a minha experiência sobre as caixas secas.

Depois de ter lido sobre as mesmas la comprei uma caixa transparente no deborla visto que o ikea fica mais longe uns 5 km. depois fui a procura de sílica para absorver a humidade, como não a encontrei passei nos chineses e estes tinham la uns desumidificadores comprei um e meti na caixa. Comprei um higrómetro digital no lidl e registei na caixa 2% de humidade relativa sendo que no exterior estava a 59%.

Partilhar Post #237 chuvavasco

chuvavasco

• Membro

Publicado 05 Outubro 2016 - 19:12

boa tarde

venho desenterrar este tópico , contudo deixo aqui a minha experiência sobre as caixas secas.

Depois de ter lido sobre as mesmas la comprei uma caixa transparente no deborla visto que o ikea fica mais longe uns 5 km. depois fui a procura de sílica para absorver a humidade, como não a encontrei passei nos chineses e estes tinham la uns desumidificadores comprei um e meti na caixa. Comprei um higrómetro digital no lidl e registei na caixa 2% de humidade relativa sendo que no exterior estava a 59%.

Olá,

2% dentro da caixa é matar o equipamento, cuidado com esses valores.

Partilhar Post #238 passarotrovao

passarotrovao

• Novo Membro
  • Registo: 21/11/2015
    • Local: porto

Publicado 05 Outubro 2016 - 21:25

Vou tirar de la

Partilhar Post #239 chuvavasco

chuvavasco

• Membro

Publicado 05 Outubro 2016 - 22:25

Vou tirar de la

Olá novamente,

lê o meu artigo, e perceberás que existem mínimos e máximos de humidade aconselhados para a boa conservação do equipamento.

qualquer dúvida é só dizer

Partilhar Post #240 martinsjoao

martinsjoao

• Membro
  • Registo: 02/09/2010

Publicado 23 Fevereiro 2017 - 12:53

vocês cortam a tampa para encaixar o higrómetro ou deixa-no no interior,?