Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

As tuas 3 Melhores Fotografias em 2012

• Por favor inicie sessão para responder
41 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 21 Dezembro 2012 - 10:07

Como tem sido tradição, cá fica o tópico para cada um colocar o seu "TOP3" do ano que está quase a acabar!

:th_up:

Anúncios

Partilhar Post #2 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 21 Dezembro 2012 - 10:29

1 - Museu Municipal de Portimão

Um museu a visitar. Como não podia deixar de ser, uma grande parte é dedicada às fábricas de conservas de peixe, e está instalado numa delas, onde foi uma delas, melhor dizendo. Nesta foto o que me cativa é o realismo conseguido na representação da actividade, para o que contribuiu decisivamente o pessoal do museu, claro.

Imagem Colocada

2 - Estátua do pescador em ferragudo.

Aqui trata-se de outra das actividades desta zona, o estuário do Arade, que adoptei como minha. Na verdade eu nasci junto ao rio Arade, apenas a uns 20 quilómetros. Esta foto para mim foi bem conseguida, porque mostra o pescador a olhar mais além, mesmo para fora do enquadramento, e a puxar o que está no sentido contrário ao seu olhar. A linhas ténues formadas pelas nuvens completam a imagem.

Imagem Colocada

3 - Fieis amigos.

Sempre ouvi dizer qie o cão reflecte o carácter do dono. Tem muito de verdade. Este cão anda sempre com aquele ar feliz que ali se vê. Por alguma razão será.

Imagem Colocada

Nunca participei nestas coisas, mas é mais por ter muita dificuldade em escolher. É quase como se nos perguntassem de qual dos filhos se gosta mais. Mesmo esta selecção é um pouco forçada, mas posso garantir que gosto das três fotos. Duas são de outras obras de arte, e não da vida directamente, mas gostei delas.

Partilhar Post #3 zigoto

zigoto

• Membro
  • Registo: 04/01/2012

Publicado 21 Dezembro 2012 - 10:49

Nunca participei nestas coisas, mas é mais por ter muita dificuldade em escolher.

x2! Sou absolutamente incapaz de escolher 3 entre dezenas :D

Partilhar Post #4 MaXiM

MaXiM

• Membro
  • Registo: 11/12/2006
    • Local: Mem-Martins - Sintra

Publicado 21 Dezembro 2012 - 10:50

Algumas de 2012
Imagem Colocada

Imagem Colocada

Imagem Colocada

boas festas e melhores  :photo:

IT Partilhar Post #5 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 21 Dezembro 2012 - 10:51

Nunca participei nestas coisas, mas é mais por ter muita dificuldade em escolher. É quase como se nos perguntassem de qual dos filhos se gosta mais.

O objectivo não é necessariamente escolher as "melhores" (até porque como já se viu em vários debates por aqui, isso é muito subjectivo!), mas sim escolher as que nos marcaram mais, ou que mais gostamos de fazer, seja por que motivo for! :)

Já agora, como sugestão (que fica obviamente ao critério de cada um), acho interessante que se descreva cada uma das imagens: porque foi escolhida, onde e em que contexto foi feita, etc.

IT Partilhar Post #6 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 21 Dezembro 2012 - 11:08

Vale do Rossim, Serra da estrela.
Depois de ter saído da cama pelas 4:00 da matina, fiz 2h de caminho até à serra com o objectivo de fotografar o nascer do sol no Covão d'Ametade. Com cerca de -10º e com tudo montado à espera que o sol batesse no topo do Cântaro Magro, algumas nuvens começam a fazer das suas e tapam completamente a luz. "Flop" absoluto! Umas 8 ou 9h e algumas voltas depois, lá montei o estaminé no vale do rossim, já longe do local inicial, com um céu ainda pouco promissor. Depois de uma espera de 1 ou 2h com tudo montado, o sol lá começou a descer, as nuvens a aparecer e o vento a abrandar... Salvou-se o dia pelo por do sol, já não foi mau!
Imagem Colocada

Parque Terra Nostra, Furnas - S. Miguel
Visitar os Açores foi uma experiência fabulosa (mais info da minha viagem AQUI). Poderia ter seleccionado qualquer uma de muitas imagens que trouxe de lá. Seleccionei esta só porque sim.
A ilha de S. Miguel é, toda ela, extremamente fotogénica. Fotografei por lá essencialmente paisagens, mas não só.
Imagem Colocada

Istambul, Turquia
Trouxe de Istambul a sensação de que será difícil fazer outra viagem "de cidade" com o impacto desta (mais info da minha viagem AQUI). A mistura de culturas, a hostpitalidade das pessoas (principalmente fora dos circuitos turísticos) e a quantidade de coisas diferentes que se podem ver e fazer por lá não se encontram em mais lado nenhum (pelo menos do pequeníssimo pedaço de mundo que eu conheço). Mais uma vez, trouxe dezenas de imagens e escolhi esta só porque sim. Não trouxe de lá grandes fotos, é certo...
Para quem gosta de fotografia de rua, Istambul será certamente algo que se aproxime da sua noção de "paraíso fotográfico"!
Imagem Colocada

Partilhar Post #7 Hugo Saldanha

Hugo Saldanha

• Membro
  • Registo: 04/09/2011
    • Local: Portalegre

Publicado 21 Dezembro 2012 - 12:19

Boas,

Aqui deixo a minha humilde contribuição. Este ano revelou-se bastante importante, quer em termos de investimento (objectivas novas), mas acima de tudo de aprendizagem.
A escolha nas fotos seguintes recai essencialmente na razão de que, foram as que mais gozo me deram tirar e as quais considero que tenham algum conteúdo.

1.ª
Observando Portalegre
Sou alentejano de gema, nascido e criado na bela cidade de Portalegre. Nos últimos anos tenho assistido à sua retracção, quer económica, quer populacional, mas ainda pior, à sua retracção de valores humanos. O clima de instabilidade (política e não só) e de insegurança veio para ficar. Esta foto foi tirada junto à Igreja do Calvário, em Portalegre, e a caveira ali presente está situada na base de uma cruz. Ao reparar neste pormenor tentei enquadrar o “olhar” da caveira para a cidade (ao fundo está o famoso Castelo de Portalegre). Tentei criar a sensação de que “algo” está Observando Portalegre e conjugar isso com a grave crise que a cidade atravessa.
Imagem Colocada
Observando Portalegre por Hugo Saldanha, no Flickr

2.ª
Hell´s Gate
Esta foto foi tirada durante as férias de Verão, num daqueles típicos túneis entre praias. Despertou-me a atenção a forte luz e tentei aproveitar para experimentar as vários balanços de brancos que a máquina dispões, por defeito. Ao puxar pelas cores mais quentes, apanhei a ideia do “Hell’s Gate”. Não foi fácil tirar esta foto, havia um constante fluxo de pessoas a entrar e a sair e o túnel era muito estreito.
Imagem Colocada
Hell's Gate por Hugo Saldanha, no Flickr

3.ª
Serra de S. Mamede
Esta foto pode não ter nada de especial, mas deu-me imenso gozo tirá-la pois já andava à muito tempo à espera da oportunidade para fotografar algo com nevoeiro. A ideia seria aproveitar o ambiente sombrio e escuro.
Imagem Colocada
Serra de S. Mamede por Hugo Saldanha, no Flickr

Espero que gostem ;)

Abraço

Partilhar Post #8 saraivacorreia

saraivacorreia

• Membro
  • Registo: 10/06/2009
    • Local: Tavira

Publicado 21 Dezembro 2012 - 12:24

Incêndios de Verão em Tavira
Imagem Colocada

CCB
Imagem Colocada

Palmela
Imagem Colocada

Este ano não foi um ano famoso em termos fotográficos :)

Partilhar Post #9 hdborges

hdborges

• Membro
  • Registo: 29/08/2010

Publicado 21 Dezembro 2012 - 14:50

Boas,

pela 1º vez vou participar e aqui ficam as minhas escolhas das que tenho aqui no portátil:

Foram 3 dias de completo isolamento e acampado na serra do alvão apenas a fotografar.

Imagem Colocada

2#
Pelo céu que presenciei neste dia
Imagem Colocada

3#
Talvez por ser a última...

Imagem Colocada

Partilhar Post #10 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro
  • Registo: 17/05/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 21 Dezembro 2012 - 17:50

Já estava com saudades deste tópico!
Apesar de não ter andado muito pelo fórum este ano, ainda fotografei bastante.. ficam aqui as minhas favoritas :)

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Boas festas a todos, e que 2013 seja ainda melhor!

Partilhar Post #11 jpgmn

jpgmn

• Novo Membro
  • Registo: 11/07/2006
    • Local: Charneca da Caparica

Publicado 21 Dezembro 2012 - 18:06

Boas!

Aqui vão as minhas:

1 - Pelo local fantástico que descobri este ano
Imagem Colocada

2 - Pela perspetiva
Imagem Colocada

3 - Pelo local em si
Imagem Colocada

Mais detalhes no clicando em cada foto.

Bom 2013!

Partilhar Post #12 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro
  • Registo: 28/01/2008

Publicado 21 Dezembro 2012 - 20:22

Este ano não fotografei tanto quanto gostaria, infelizmente...
De qualquer modo estas serão algumas das minhas fotos  :)

Rodaplana Session
Com um modelo fora do vulgar e bastante fotogénico
Imagem Colocada
Rodaplana Session por paulo_1970, no Flickr

Biker
Aquando da vinda das centenas de Harleys ao nosso país. A viseira espelhada faz a foto
Imagem Colocada
Biker por paulo_1970, no Flickr

Dani Sordo no Rally de Portugal
3 dias de muita chuva mas sempre um espectáculo imperdível para mim  :mestre:
Imagem Colocada
Dani Sordo @ Vascão por paulo_1970, no Flickr

Partilhar Post #13 codewizpt

codewizpt

• Membro
  • Registo: 26/03/2009

Publicado 28 Dezembro 2012 - 23:46

Tópico sempre interessante de acompanhar.
Bruno Candeias, gosto imenso da terceira foto.

Partilhar Post #14 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro

Publicado 28 Dezembro 2012 - 23:49

Ainda me vem à cabeça o que me aconteceu quando a tirei.. raio do cão que me saltou para cima, deve ter sido do flash!

Mas obrigado, bom saber que valeu o susto :)

Partilhar Post #15 Mario Silveira

Mario Silveira

• Membro
  • Registo: 26/01/2008
    • Local: Quinta do Conde - Setubal - Pt

Publicado 29 Dezembro 2012 - 00:03

Gostei muito da 2ª do Hugo Saldanha e da #2 e #3 do hdborges  :clap:

Partilhar Post #16 Vasco Silva

Vasco Silva

• Membro
  • Registo: 30/12/2009
    • Local: Viana do Castelo
    • aka cosamala

Publicado 03 Janeiro 2013 - 00:17

Gosto muito deste tópico. É uma boa oportunidade de rever algumas fotos fantásticas que passaram aqui no nosso fórum, outras de ver pela primeira vez, e no fim ficar maravilhado com o trabalho desenvolvido pelo pessoal deste forum. Em termos pessoais é uma boa desculpa para fazer uma revisão do ano que passou e reflectir sobre aquilo que foi conseguido e atingido...
E aqui vai a minha selecção, que não são necessariamente as que mais gosto, porque tenho algumas de 2012 que ainda não estou pronto a publicar, mas que constituem sem dúvida algumas das que mais gostei de fazer:

Este ano foi marcado pelas minhas primeiras experiências mais a sério em fotografia analógica, por isso decidi partilhar esta, que não a considerando nada de especial, foi uma que me marcou. Era de manhã cedo, estava muito nevoeiro e frio, as condições para fazer uma fotografia "diferente" deste monumento relativo ao 25 de Abril eram boas já que o nevoeiro "apagava" todo o detalhe da outra margem do rio, conferindo uma carácter minimalista à foto. Foi só esperar que passasse uma pessoa para dar dimensão, e este foi o resultado:
Imagem Colocada

No Verão fui visitar a já consagrada exposição "Arte na Leira" na Serra D'Arga. Fiquei fascinado por esta escultura de Mário Rocha mesmo à entrada. E foi quando saía da exposição que me deparei com estas pessoas a fazer uns ajustes na escultura. Adorei a posição dos corpos e nomeadamente dos braços que acho que de alguma forma conduzem o olhar na foto, e as cores para mim faziam todo o sentido aqui, o que me fez não optar pelo meu normalmente preferido preto e branco. O pormenor da saia semi-transparente só reparei mesmo na edição. Na minha opinião é um pormenor positivo, que "dá" algo à foto.
Imagem Colocada

Por último uma foto que fiz num dia que fui fazer um trilho. Fiquei para trás a fotografar algo e neste cruzamento de caminhos cruzei-me com esta senhora a transportar um molho de pinhas à cabeça. Adorei o momento porque foi mesmo sem contar e tive uma sensação muito boa por ter conseguido registar este momento...
Imagem Colocada

Acho que ainda não cheguei a uma conversão preto e branco que me satisfaça plenamente :(

Que o ano de 2013 traga mais e melhores fotos para todos ;)

Partilhar Post #17 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro

Publicado 03 Janeiro 2013 - 01:09

Vasco, sabes qual é a melhor conversão para preto e branco? Tri-X :D

Um bom ano para ti, gostei dessa primeira foto!

Partilhar Post #18 ricardoA

ricardoA

• Membro
  • Registo: 25/02/2011

Publicado 03 Janeiro 2013 - 13:43

mais ou menos isto:

Rua:

Imagem Colocada Imagem Colocada
Imagem Colocada

Fotografia de concertos:

Imagem Colocada Imagem Colocada Imagem Colocada
Imagem Colocada Imagem Colocada

ricardoalmeida89, no Flickr

Partilhar Post #19 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro

Publicado 03 Janeiro 2013 - 17:09

Acho que eram só 3 por pessoa :P

Mas gostei muito da terceira, já andei várias vezes por aí e acho que não saiu uma foto de jeito até agora!

Partilhar Post #20 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 03 Janeiro 2013 - 19:32

Ok, lá está, as "melhores"... É lixado, porque um gajo tira milhares de fotos num ano, depois nem tem tempo de as ver bem, quanto mais escolher as melhores  :lol:

É muito interessante ver diversas perspectivas do que é "o melhor", é um daqueles tópicos em que aprendemos alguma coisa.

Escolhi 3, se não fossem estas eram outras, mas se andasse à procura das melhores acho que acabava por não escolher nada e não participava.

A minha paixão é viajar. Para mim fotos boas não têm que ser fotos bonitas, são fotos que me dizem algo, e aqui estão as minhas:

A primeira tirei à noite, a pescadores Indonésios. Tive que me meter na água até à barriga para conseguir chegar ao pé deles.

A segunda, também na Indonésia, a uns putos meio surfistas, meio porque só tinham meia prancha.

A terceira, em Moçambique, uma profissão que já não vemos por cá.

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Imagem Colocada