Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Direito à privacidade

• Por favor inicie sessão para responder
95 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 motta

motta

• Membro
  • Registo: 05/04/2006
    • Local: Estoril, LX

Publicado 22 Janeiro 2011 - 22:23

No outro dia ia havendo confusão com um monte de m+rda numa rolote de rua. Como não sabia bem o que fazer apaguei as fotografias, mesmo apesar de nenhuma pessoa estar a sair prejudicada nem denegrida na fotografia.

A fotografia não era um closeup de ninguém em particular, mas como não sabia bem a lei, decidi apagar à mesma e chamar a polícia.

Ele disse-me que não podia fotografia as pessoas, e eu até lhe disse "não posso se reclamarem" e ele disse "Nisso tem toda a razão"

Como devia ter reagido nesta situação?

Anúncios

Partilhar Post #42 Tonux

Tonux

• Membro
  • Registo: 11/01/2011

Publicado 18 Março 2011 - 17:12

Excelente tópico.
Hoje aconteceu-me isto .

Chego ao jardim.
Sento-me.
Ao longe, a uns 40 metros , uma construção de parque infantil onde as crianças brincam.
Aponto a máquina para lá.
Ouço gritar :
" Não pode tirar fotos de crianças ".
de facto , nessa construção, a 40 metros de mim , duas crianças  brincavam junto com duas adultas.

" Não pode tirar fotos de crianças " - Berra de novo a mulher.

" Vai tirar fotos de crianças ? " - Berra ela.
Eu continuo sentado.
Não respondo.

Daí a 2 minutos elas abandonam o jardim.
Eu julgava o episódio terminado.
Daí a cerca de 15 minutos..,saio do jardim e regresso a casa.
Vou eu no passeio.., pára um carro junto a mim.
" Não pode tirar fotos de crianças " - Berra uma mulher de dentro de um carro.
Eu olho surpreendido : São elas !!! - Penso.
Continuo o meu caminho.
O carro avança mais uns passos.., sai de lá uma mulher.., e diz que eu tenho de apagar as fotos da máquina .
" Apagar as fotos da máquina !!???" .
" Sim " - Diz ela.
" Ou então chamo a policia " - Diz.
" Vamos sim " - Digo.
" Entre no carro " - Diz ela.
" Não entro " - respondo .
" Não tenho de falar consigo " - Digo.
E continuo o meu caminho.
Metros  à frente estava parado um carro da policia e 3 agentes esperavam por mim.
" estava a tirar fotos a crianças ? " - Perguntam.
Entretanto a  ofendida sai do carro e começa a falar.
" Volte para o carro , faz favor " - Diz o policia.
Eu fico a falar com os policias.
Eles pedem-me a máquina.
Eu dou-lhes.
Começam a ver as minhas fotos.
Não tinha nem uma foto de criança.
Tinha fotos da minha mãe.., fotos de garrafas iluminadas..., fotos de casa de banho..., mas nada de foto de criança ou de adulto  em poses menores.
" Vai lá dizer que não hà nada " - Diz o policia para a colega.
Enquanto eu fico com um policia este diz-me que é proibido fotografar pessoas em espaços publicos ou privados em portugal sem o consentimento destas.
Só jornalistas o podem fazer .
A mulher arranca no carro.
À despedida o policia mais novo diz : " Boas fotografias ".
A policia mulher porém avisa : " Mas  nada de fotos a crianças !!".

...........

Concluindo : Parece-me a mim que não posso fotografar pessoas em público.
Por esta lógica fotógrafos como Henri Bresson é impossivel.
Ele fotografava o quotidiano nas ruas.

http://pt.wikipedia....Cartier-Bresson

Proibido.
Porque cada um dos fotografados tem direito a controlar a sua imagem.
Um absurdo.

Esta foto , uma das  fotos mais conhecidas da guerra do vietname..., esta.., se fosse um  soldado a tirá-la.., hoje seria condenado às gales.

Pedofilia !!!
http://static.open.s...r1249331376.jpg

Começa-se a viver num clima que não se pode retratar nada!!!
Se se fotografa criança  é-se pedófilo.
Se fôr idoso.., o idoso tem direito à imagem.
Se fôr mulher jovem.., vem logo carro da policia.

Hà aqui algo doentio.
Em locais publicos , deveria ser livre fotografar.

A mim sucedeu-me um caso mais bizarro.

Ia numa estrada, de carro, e olhei para os campos que estavam a meu lado. Um deles tinha vistosas flores silvestres. Como tinha a máquina comigo, precisamente com uma objectiva macro, saí para ir tirar umas fotos das flores e, com sorte, de algum insecto.

Estava eu a apontar a objectiva, quando soa uma voz grosseira, por trás de mim:
"O que pensa que está a fazer?"
Fiquei atónito com o inesperado. Ia para responder, quando ele se antecipou:
"Isto é propriedade privada, portanto desande daqui antes que lhe parta a máquina e chame a guarda". Aí eu respondi:
"Desculpe, não entendo, o sr bem vê que só estou a tirar fotos às flores. Eu gosto do colorido do campo.". Ele coçou o queixo e disse:
"Bem, como foi bem educado, deixo-lhe tirar só uma e depois desanda antes que me zangue"
Eu, ofendido com a situação virei costas e saí dali. Nem me apeteceu tirar alguma foto, nem dizer mais nada.

Do ponto de vista juridico-legal, o que se pode dizer deste caso?

Agora, em ambiente urbano, junto de escolas, e com o seu exemplo, que citou, é melhor trazer um saco e guardar lá a máquina, para evitar confusões e mal entendidos.

Reconheço que é mais difícil fotografar do que se pensa. É que, do lado de lá da objectiva temos, muitas vezes a lei e não o que pretendemos fotografar. E, nos dias que correm, está pior, concordo consigo.

Partilhar Post #43 Tonux

Tonux

• Membro

Publicado 18 Março 2011 - 17:39

Em Portugal, passou-se do 8 para o 80, após o escândalo Casa Pia!

Uma história que me contaram! Algum pessoal conhecido costuma praticar desporto! Aqui há uns 6 ou 7 anos atrás, depois de rebentar o escândalo Casa Pia; um deles terá subido ao palco numa terra qualquer, para receber um troféu ganho numa competição desportiva! No palco estava uma menina de 8 ou 9 anos (vestida com os trajes típicos do rancho folclórico da terra), a entregar os prémios juntamente com os dignitários e senhores importantes da zona!

Só porque terá dito algo do género "-Olha uma menina tão bonita, como te chamas?", ouve logo pessoal da assistência a fazer ameaças e a querer subir ao palco para lhe dar porrada!  :ph34r:  :ph34r:  :ph34r:

Pois, são só alguns que podem dizer isso, como o Goucha num dos seus programas em que entram crianças. Enfim... Irracionalidade muito irracional :wallbash:

Estamos num mundo de desconfiança generalizada, de paranóia

Partilhar Post #44 ppais

ppais

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 18 Março 2011 - 17:46

Veja a noticia que encontrei :

Desapareceram 193 crianças durante o ano passado em Portugal. Mas a taxa de recuperação revelou-se surpreendente porque todas foram resgatadas e entregues às famílias.

http://tv1.rtp.pt/no...cle=347307&tm=8

Penso que muitas dessas " crianças"  já não são crianças.
São pré adolescentes ou adolescentes de 14..,15 anos..,que fogem às familias  mas depois regressam , são encontrados.

Na estatistica são incluidas pré adolescentes e adolescentes  de 14..,e talvez 15 anos.
Criancinhas de 4 anos raptadas por desconhecidos ..,não são assim tantas..,são pouquissimas.

Mas estas a falar com algum dado que tenhas, ou simplesmente pela sensação que tens do que aparece no telejornal? Como deves imaginar se for o segundo caso, não é um argumento muito bom.

Partilhar Post #45 jmpf

jmpf

• Membro
  • Registo: 11/03/2011
    • Local: Ribeira Brava

Publicado 20 Março 2011 - 21:50

Também já fotografei varias vezes pessoas, incluindo crianças, e nunca ninguém me disse algo contra, às vezes vejo um olhar discreto ou algo do género(sobretudo com a 70-300), mas nada de grave. As únicas pessoas até que me pediram que não tira-se foto foram pessoas que me conhecem e que não se sentem à vontade.

Partilhar Post #46 Floyd

Floyd

• Novo Membro
  • Registo: 15/06/2011

Publicado 15 Junho 2011 - 18:41

Boas,
Desculpem não me apresentar mas dadas as circunstancias acho que poderá ficar para mais tarde.

Precisava da vossa opinião pois não sei mais onde me dirigir, reparei que aqui estão a falar do assunto o qual tenho um grande problema.

Tenho o meu pai numa fase terminal no hospital de São João no Porto na unidade de cuidados intermédios do piso 4.

O médico chefe proibiu-me de lhe tirar uma fotografia.
Talvez sejam os últimos dias de vida dele e gostava de poder ter uma foto comigo e com ele, sei que não é o melhor local para fotos mas não tenho outra forma.

O meu pai pouco fala mas obviamente consente a foto e apenas quero tirar uma foto dele comigo sem mais ninguém.

Estes gajos podem proibir tal coisa?

...Desculpem e Obrigado

Partilhar Post #47 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 15 Junho 2011 - 18:49

Boas,
Desculpem não me apresentar mas dadas as circunstancias acho que poderá ficar para mais tarde.

Precisava da vossa opinião pois não sei mais onde me dirigir, reparei que aqui estão a falar do assunto o qual tenho um grande problema.

Tenho o meu pai numa fase terminal no hospital de São João no Porto na unidade de cuidados intermédios do piso 4.

Talvez sejam os últimos dias de vida dele e gostava de poder ter uma foto comigo e com ele, sei que não é o melhor local para fotos mas não tenho outra forma.

O meu pai pouco fala mas obviamente consente a foto e apenas quero tirar uma foto dele comigo sem mais ninguém.

...Desculpem e Obrigado

Do ponto de vista legal não sei o que te responder. Pessoalmente no teu lugar tirava a foto nem que fosse à força a ver o que faziam. Não sou brutamontes, estou apenas a imaginar-me na tua situação.

Partilhar Post #48 avf

avf

• Membro
  • Registo: 16/11/2006
    • Local: Maia

Publicado 15 Junho 2011 - 19:34

Do ponto de vista legal não sei o que te responder. Pessoalmente no teu lugar tirava a foto nem que fosse à força a ver o que faziam. Não sou brutamontes, estou apenas a imaginar-me na tua situação.

Nem mais...eram precisos os "Marines" para me impedir de tirar essa foto...MAS...nos hospitais não me parece dificil faze-lo sem chatices...não há de estar lá sempre alguem, ou está? Numa altura em que não estiver esse medico tiras a foto rapidamente...aposto que o maximo que uma enfermeira te dirá será repetir que não podes tirar a foto...mas aí já a tiraste.

IMPORTANTE...as maquinas COMPACTAS normalmente permitem desligar o som do obturador (que é artificial) e se não usares flash acho que nem se nota que estás a tirar uma foto...eu começaria por aí...

Partilhar Post #49 raulcosta

raulcosta

• Membro
  • Registo: 22/04/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 15 Junho 2011 - 20:56

Boas,

...Desculpem e Obrigado

É que nem a policia de choque poderia fazer algo para evitar que eu tirasse a foto.
Nem que eu fosse à direcção. Todos os hospitais têm apoio ao utente.
Tens o direito. Desde q preserves a privacidade dos outros doentes, faz a foto.

Partilhar Post #50 Floyd

Floyd

• Novo Membro
  • Registo: 15/06/2011

Publicado 15 Junho 2011 - 23:55

Na unidade onde o meu pai está não é uma simples enfermaria ou recobro, na UCI tem sempre médicos 24h por dia e montes de enfermeiros sempre a ver tudo, quem fez queixa de mim quando me preparava para tirar a foto foi uma enfermeira.

Não entendo como se podem preocupar tanto com uma foto.
O medico chefe indignado ainda me perguntou como se eu fosse um criminoso se era assim que eu queria recordar o meu pai, eu respondi que quero recordar o meu pai em TODOS os momentos da sua VIDA, sejam bons ou tristes momentos, e ainda tal não lhe dizia sequer respeito.

Amanhã vou ao apoio ao utente ou a direcção pedir e se não me for permitido informar que vou tirar a foto quer queiram quer não, se mesmo assim não deixarem vai haver problemas graves pois não ando com paciência para a aturar gentinha, vai tudo à frente.

Muito obrigado pelas breves respostas e desculpem isto tudo... um forte abraço a todos

Partilhar Post #51 Tonux

Tonux

• Membro

Publicado 16 Junho 2011 - 10:54

Na unidade onde o meu pai está não é uma simples enfermaria ou recobro, na UCI tem sempre médicos 24h por dia e montes de enfermeiros sempre a ver tudo, quem fez queixa de mim quando me preparava para tirar a foto foi uma enfermeira.

Não entendo como se podem preocupar tanto com uma foto.
O medico chefe indignado ainda me perguntou como se eu fosse um criminoso se era assim que eu queria recordar o meu pai, eu respondi que quero recordar o meu pai em TODOS os momentos da sua VIDA, sejam bons ou tristes momentos, e ainda tal não lhe dizia sequer respeito.

Amanhã vou ao apoio ao utente ou a direcção pedir e se não me for permitido informar que vou tirar a foto quer queiram quer não, se mesmo assim não deixarem vai haver problemas graves pois não ando com paciência para a aturar gentinha, vai tudo à frente.

Muito obrigado pelas breves respostas e desculpem isto tudo... um forte abraço a todos

Tens TODO o direito. Chamo a isto desumanidade.

Já passei por duas situações idênticas e sei o que sentes. Força.

Partilhar Post #52 Felizes

Felizes

• Membro
  • Registo: 10/08/2008
    • Local: Lisboa / Vila Nova de Foz Côa / Guarda

Publicado 16 Junho 2011 - 11:00

Floyd.

Estás a dar-lhe importancia a mais.
Vais lá e tiras a fotos e eles que se danem. É o teu pai e eles não podem impedir-te de o fazer. Não reclames, nem sequer lhes respondas. Faz o que tens a fazer. "Vozes de burro não chegam ao Céu".

Gostava de saber se eles são assim tão zelosos a pedir aos pacientes para lhes fotografar as feridas.

É uma patetice. É o teu pai, eles não te podem impedir de o fotografares, apenas o teu pai o pode fazer. E Obviamente que os médicos e enfermeiros não são os procuradores do teu pai. Não lhes dês conversa, era dar-lhes importancia a mais.

Partilhar Post #53 Tonux

Tonux

• Membro

Publicado 16 Junho 2011 - 11:23

Tens TODO o direito a tirar a fotografia. Ninguém te pode impedir. Chama-se a isto desumanidade e empedernimento mental.

Sei o que sentes, pois já passei por duas situações idênticas. Força.

Um abraço.

Partilhar Post #54 hbertini

hbertini

• Membro
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Carcavelos
    • Avaliações nos Classificados: clicar no link em Interesses.

Publicado 17 Junho 2011 - 06:23

o problema deles é, certamente, o MEDO de que publiques a foto ou que a uses para algum fim que lhes dê chatisses. mas aqui, tanto tu como eles eles estão protegidos pelos os direitos de autor. Ou seja, a recolha da imagem por ti é uma forma de arte e tu és o autor disso. no entanto, a divulgação dessa imagem exige não só a tua autorização como também a da pessoa fotografada e eventualmente a da pessoa responsável pelo local.

se levantarem muito "a espinha" procura tranquilizá-los com uma declaração tua assinada que diga isso mesmo. espeta-lhes com isso nas mãos e siga.

de qualquer forma, depois de tirada a fotografia nada poderão sequer tocar no teu equipamento, nem impedir-te de sair do local. terão que recorrer aos procedimentos legais à disposição, carago.

além do mais a primeira coisa que terão que fazer é provar que tu tiraste de facto a foto; e não vamos mais longe, há dois dias estive a fazer algumas macros e... não tinha o cartão!!!

bom, o que sugiro é que faças isso dentro da maior calmaria possível para proteger o teu pai da confusão.

boa foto!

Partilhar Post #55 maisnet

maisnet

• Membro
  • Registo: 21/12/2010
    • Local: Vila Nova de Famalicão

Publicado 18 Junho 2011 - 21:05

Excelente comentário. O qual subscrevo na íntegra... está a tornar-se doentio!

Partilhar Post #56 JUGULATOR

JUGULATOR

• Membro
  • Registo: 31/03/2011
    • Local: Moimenta da Beira

Publicado 11 Julho 2011 - 22:53

Bom, a mim aconteceu o seguinte e gostava que me esclarecessem se pudessem. Fui no fim de semana á feira medieval a Lamego no castelo, levei o meu equipamento fotografico e lá fui todo contente para a minha primeira expedição fotográfica. Consciênte de que existem algumas regras fundamentais para respeitar os direitos dos motivos fotografados, lá comecei a disparar para todos os lados tentando perceber quando as pessoas se deixavam ou não ser fotografadas. A certa altura, quando vou fotografar uma das dezenas de barracas existentes no recinto da periferia do castelo, ouço uma vóz a dizer
"convém pedir"...-diz uma mulher
"pensava que se pedia as pessoas"! -digo eu
"convém pedir porque o nosso artesanato é unico no mundo e coisa e tal" -diz a mulher
"Eh pá se tiver que pedir a todas as barracas tou tramado" -digo eu
"É uma questão de educação diz ela"

Será que estando a barraca na via publica eu não posso fotografar a barraca do artesanato?

Obrigado

Partilhar Post #57 APAF

APAF

• Membro
  • Registo: 11/11/2005

Publicado 11 Julho 2011 - 23:48

Como ela disse e muito bem é, em primeiro lugar, uma questão de educação. Levado a um extremo, em museus, em feiras de design, o que não é o caso, ou em qualquer sítio onde se pode fotografar um objeto e posteriormente reproduzir a sua forma ou a sua decoração é frequente haver restrições. Aí é pura e simplesmente proíbido. E têm direito a isso, já que se trata de um local privado (por aluguer ou propriedade) ainda que de acesso público.

Partilhar Post #58 JUGULATOR

JUGULATOR

• Membro
  • Registo: 31/03/2011
    • Local: Moimenta da Beira

Publicado 12 Julho 2011 - 00:22

Ok, compreendo. Mas eu tento dentro dos conhecimentos que possuo respeitar as regras da educação e dos direitos.O que me faz confusão, é o facto de que no castelo tinha uma indicação de que podiamos tirar fotografias mas sem flash claro, na tenda dos animais tambem tinha indicações de como tirar as fotos. Não podiam os senhores das tendas como medida de cortesia por uma indicação a dizer se podemos tirar fotos ou não? é que assim até desisto de tirar fotos.

Desde já agradeço a resposta

Fernando Pereira

Partilhar Post #59 Tonux

Tonux

• Membro

Publicado 12 Julho 2011 - 09:34

Em Portugal, infelizmente, é complicado tirar fotografias em zonas públicas onde haja gente. Nestas zonas, salvo excepções devidamente indicadas, nada impede, por lei, tirar fotografias desde que não se vá colidir com a intimidade das pessoas.

De um modo geral, as pessoas sentem-se intimidadas  - mesmo não sendo o alvo - e, por vezes, reagem (muito) mal, quando, muitas vezes, não têm razão.

Aqui só mesmo paisagens selvagens, ou com amigos e familiares como ilustração humana, quase.

Noutros países isto não se verifica.

Partilhar Post #60 APAF

APAF

• Membro
  • Registo: 11/11/2005

Publicado 12 Julho 2011 - 12:24

Noutros países isto não se verifica.

Muito pelo contrário. Em alguns países o direito á imagem é levado a um tal extremo que desejemos que tal nunca aconteça em Portugal.